São Paulo
Soldado que ameaçou PM com arma em briga no centro de SP é preso
O soldado Felipe do Nascimento, que ameaçou com arma em punho um cabo da corporação, nesta sexta-feira, 04, em São Paulo, após uma discussão sobre o horário de almoço, foi preso em flagrante por ameaça e violência contra superior qualificada pelo uso de arma. De acordo com a Polícia Militar (PM), Nascimento seria conduzido ainda na tarde de hoje ao presídio militar Romão Gomes, na zona norte da capital, onde está detido. Nascimento ameaçou o cabo Márcio Simão de Oliveira Matias por se atrasar no retorno do almoço.
De acordo com a Polícia Militar (PM), Nascimento seria conduzido ainda na tarde de hoje ao presídio militar Romão Gomes, na zona norte da capital, onde está detido. Nascimento ameaçou o cabo Márcio Simão de Oliveira Matias por se atrasar no retorno do almoço.
De acordo com o registro interno da ocorrência, o soldado Felipe do Nascimento, lotado na 2ª companhia do 13º batalhão, que havia saído para o almoço, demorou para retornar. Quando retornou, o cabo Márcio, lotado na 3ª companhia do 7º batalhão, que estava no posto, cobrou pela demora e afirmou que reportaria ao sargento, pois não conseguiria mais almoçar.
Neste momento, o soldado Nascimento sacou a arma para o cabo Simão e começou a ameaçá-lo. Todos os PM’s foram para a sede do 7º batalhão após o ocorrido.
Dezenas de vídeos feitos por pessoas que passavam pelo local flagraram a briga. Enquanto um dos PMs aponta a arma para o colega, pessoas gritaram “mata ele”, “pega ele”.
Por meio de nota, a PM diz classificar como ‘gravíssima e repulsiva a ocorrência do início da tarde desta sexta-feira, 04’.
São Paulo
“Virose e arrastão são o ‘apagão’ no litoral de SP nesta alta temporada”, alerta Federação
Fhoresp oficiou governador, pedindo providências nas áreas Sanitária, Ambiental e de Segurança Pública; prejuízos no Turismo da Baixada Santista tem impactado 52 setores da Economia
A crescente onda de virose na Baixada Santista, a falta de água no litoral norte e os arrastões ocorridos no Guarujá-SP preocupam a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp). A entidade, que representa mais de 500 mil empresas, recebeu relatos de cancelamentos de reservas nesta temporada e teme prejuízos no Turismo. Com receio de piora na situação – um “apagão” com a debandada dos visitantes – a entidade oficiou Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), para que o governador de São Paulo tome providências, no sentido de mitigar danos.
Entre os pedidos feitos pela Federação, em documento protocolado nesta terça-feira, 07, está a articulação com autoridades sanitárias estaduais e locais para a adoção de medidas emergenciais e preventivas relacionadas ao surto de virose que afeta sobremaneira, desde meados de dezembro, o litoral sul. De acordo com a Fhoresp, embora este tipo de enfermidade seja mais comum nesta época do ano, há na Baixada Santista um “agravamento desproporcional” e que se funde a outro problema não menos importante: os arrastões:
“É um combo explosivo: virose em surto e arrastões. É o ‘apagão’ do nosso litoral. Dias atrás, turistas ainda foram assaltados e baleados no Guarujá. Um, infelizmente morreu. O Estado precisa intervir, nas áreas Ambiental, Sanitária e na Segurança Pública. Senão, o verão, um dos períodos mais fortes para o Turismo, será catastrófico para o setor. Essas ocorrências, afinal, afastam o turista. Sem contar que, muitos hotéis, restaurantes e bares do litoral dependem da alta temporada para sair do vermelho e compensar o baixo fluxo ao longo do ano”, alerta Édson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp.
LEIA TAMBÉM:
O litoral paulista é o destino preferido para as férias de verão e tinha taxa de ocupação esperada de 95% para a virada de ano, segundo a Fhoresp. Sobre a virose, o representante da entidade ainda faz um alerta quanto à confiança do turista para o resto do ano:
“Desde dezembro, milhares de pessoas que passaram pela Baixada Santista procuraram ajuda médica por conta de virose. Mesmo com as subnotificações, que são significativas, os contaminados, entre munícipes e visitantes, abarrotaram postos médicos e farmácias. Não se sabe se este surto está acontecendo por causa da água do mar, ou da água corrente. O problema é isso interferir na opinião do turista. Será que ele vai se sentir seguro em voltar para a Baixada Santista? A imagem do nosso litoral está seriamente comprometida”, complementa o representante da Federação.
Dias antes do Réveillon, moradores e visitantes de Santos-SP, de Praia Grande-SP e de Guarujá começaram a relatar casos de vômito, de dor abdominal e de diarreia. Unidades de Pronto-Atendimento (PA) ficaram super lotadas. Nas farmácias, também foi registrada a falta de remédios para combater os sintomas. A situação teve um pico nos primeiros dias do novo ano e ainda não está controlada:
“Os empresários do Turismo fazem investimentos em equipamentos, contratação de mão-de-obra extra e compram estoques maiores, pois, em regra, vão ter maior demanda nesta época do ano. Agora, o momento é de grande apreensão. Já temos relatos de cancelamentos de reservas, e não somente nos hotéis, mas, também, de locações residenciais de temporada”.
Édson Pinto também não descarta demissões no setor de Hotéis, Restaurantes e Bares, uma vez que, os prejuízos no Turismo da Baixada Santista já impactaram 52 setores da Economia:
“Podemos ter, inclusive, desemprego, caso essa situação persista”, lamenta o executivo.
Falta de água
No ofício endereçado a Tarcísio, a Fhoresp aponta, ainda, a falta de abastecimento de água no litoral norte – outra região de alto fluxo nas férias de janeiro:
“Sem água potável, a permanência dos turistas e o próprio funcionamento de todo o trade turístico acabam sendo prejudicados”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Leonardo Sica assume presidência da OAB SP em solenidade de posse administrativa
Em ato, dirigente destacou o papel representativo da instituição diante da classe paulista e anunciou as cinco primeiras ações da gestão
O advogado criminalista, Leonardo Sica, assumiu a presidência da diretoria da maior secional da Ordem dos Advogados do Brasil, a de São Paulo, em cerimônia realizada na sede da instituição, na terça-feira, 07. Em uma eleição histórica, realizada de forma totalmente online pela primeira vez na Ordem paulista, Sica foi conduzido à presidência da OAB SP com 116.858 votos, e vai liderar a entidade durante o triênio 2025-2027.
A posse administrativa da gestão também contou com a presença de Daniela Magalhães, que assume como vice-presidente da OAB SP, Adriana Galvão, secretária-geral, Viviane Scrivani, secretária-geral adjunta, e Alexandre de Sá Domingues, diretor-tesoureiro. Diva Gonçalves Zitto Miguel de Oliveira estará à frente da presidência da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo).
LEIA TAMBÉM:
Em seu discurso de posse, Sica destacou a importância de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na última gestão. “Nosso maior desafio hoje é continuar e aprofundar as mudanças, as inovações e as renovações feitas nos últimos três anos”, destacou.
O presidente também enfatizou as maiores responsabilidades e desafios do mandato, que estarão centradas na promoção de inclusão, diversidade e representatividade, o fortalecimento das instituições democráticas e a valorização do papel social da advocacia, e uma gestão com ações perenes e baseada em diálogo e projetos. Além disso, destacou a importância de ampliar a participação da OAB em momentos cruciais para a defesa da democracia representativa.
Patricia Vanzolini, que deixa a presidência da entidade e assume uma vaga no Conselho Federal da OAB, esteve presente para a passagem de bastão e reforçou o papel da instituição paulista no âmbito federal com ações fundamentais, como a defesa das prerrogativas da classe e a reforma do processo eleitoral interno do CFOAB. “No Conselho Federal, a OAB SP tem tido uma atuação firme, independente, destacada e vai continuar desta forma”, ressaltou Vanzolini.
As cinco primeiras medidas adotadas pela atual diretoria foram anunciadas durante a posse. “Para enfrentar esses desafios nós temos time, confiança, legitimidade, ideias e não nos falta boa vontade”, citou Sica.
1. Expansão do programa Anuidade de Volta: o programa passa a valer para todos os cursos, seminários e conferências realizados pela OAB SP
2. Campanha nacional para aprovação do PL 4359/2023: campanha intensa para a aprovação do projeto, que é um instrumento normativo valioso para garantir a eficácia das prerrogativas dos advogados em juízo.
3. Letramento em Inteligência Artificial (IA): oferecimento de programa gratuito à advocacia paulista com os melhores profissionais do ramo para o letramento na área.
4. Proposta de reforma eleitoral da OAB: proposta para eleições diretas e online do CFOAB.
5. Pacto pela Justiça: reunindo, em um centro de entendimento e ação, Judiciário, Legislativo, Executivo e Sociedade Civil, em um movimento de defesa das instituições democráticas e de compreensão das necessidades contemporâneas de acesso e distribuição de Justiça. Diálogo e cooperação são os únicos meios para a “justiça ser justa”.
Na solenidade foram divulgados os profissionais que estarão à frente de algumas das comissões temáticas da Ordem paulista. Entre eles Camila Torres, na Comissão de Direitos Humanos; Claudia Bernasconi que lidera a Prerrogativas; Luciana Temer, que comanda Direito Constitucional; Celso Vilardi, que será responsável pela Defesa da Democracia e do Estado de Direito; Alexandre Zavaglia que ficará à frente de Tecnologia e Inovação; e Daniela Liborio que dirigirá a Escola Superior de Advocacia (ESA).
Veja no link (clique aqui), detalhes dos planos para a gestão, anunciados pelo presidente, e também do foco de atuação da OAB SP sob comando de Leonardo Sica.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Grupo SC/Panpharma realiza 1º processo seletivo de 2025 para 100 vagas de Auxiliar de Logística em Nova Odessa
O Grupo Santa Cruz/Panpharma/Oncoprod/SAR realiza nesta terça-feira, 07, o primeiro processo seletivo presencial de 2025, desta vez para a contratação de mais 100 Auxiliares de Logística para o gigantesco Centro de Distribuição instalado no final de 2022 em um galpão às margens da Rodovia Anhanguera, em Nova Odessa. É exigido Ensino Fundamental completo e disponibilidade de horários.
Os interessados devem comparecer no Auditório do Paço Municipal (na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro), que foi cedido à empesa pela Prefeitura para facilitar o acesso dos trabalhadores da cidade às entrevistas presenciais.
LEIA TAMBÉM:
O recebimento dos currículos impressos dos trabalhadores interessados vai das 9h às 15h desta terça-feira. Além dos currículos, os interessados devem levar documentos pessoais e caneta.
Inaugurado em 2022 na cidade, o grande Centro de Distribuição do grupo fica na Rua Lourenço Chofi, nº 590, no Jardim São Francisco, paralelo à Via Anhanguera.
O Grupo Santa Cruz é especialista na distribuição de medicamentos e itens de higiene pessoal e dono de marcas como a Panpharma, Santa Cruz Distribuidora e Oncoprod/SAR. A Santa Cruz, por exemplo, é considerada a segunda maior distribuidora de medicamentos do Brasil.
Localizado em um prédio de aproximadamente 34 mil m² e capacidade para armazenar até 8 milhões de produtos, o complexo logístico da empresa já gerou centenas de empregos para moradores da cidade. É uma das mais de 25 grandes e médias empresas anunciadas na cidade desde 2021.
Vagas no PLT
O PLT (Posto Local do Trabalho) da Prefeitura de Nova Odessa, que funciona junto ao novo Poupatempo da cidade, já está recebendo currículos para a seleção de profissionais para a iniciativa privada, em funções distintas.
As vagas são para pessoas moradoras de Nova Odessa e a maioria exige experiência na respectiva função. Os interessados devem enviar seus currículos para o e-mail [email protected], com a especificação da função interessada.
Os moradores interessados também podem cadastrar o currículo no portal www.novaodessa.sp.gov.br, na aba “Emprega Nova Odessa”, espaço já utilizado pelas empresas da cidade disponibilizarem centenas de vagas ao público. O novo portal de vagas mantido pela Prefeitura pode ser acessado diretamente em https://www.novaodessa.sp.gov.br/emprega-novaodessa.
O PLT e os demais serviços municipais voltados ao mercado de trabalho atendem ao público no novo Poupatempo e CRET (Centro Municipal de Referência ao Empreendedor e Trabalhador), que fica na Rua Duque de Caixas, nº 600, no Centro – junto à unidade do Poupatempo Paulista inaugurada em 2023 na cidade.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo6 dias atrás
Transferência Digital de Veículos permite atualização de documento em segundos e garante prêmio de inovação ao Detran-SP
-
Santo Antônio de Posse7 dias atrás
Ricardo Cortez é empossado como prefeito de Santo Antônio de Posse
-
Jaguariúna7 dias atrás
Davi Neto suspende emissão de alvarás e licenças para novos loteamentos e condomínios em Jaguariúna
-
Jaguariúna6 dias atrás
A partir do dia 06 Secretaria de Saúde de Jaguariúna estará em novo endereço
-
Amparo1 semana atrás
Inscrições abertas para o Programa de Bolsas Universitárias da Prefeitura de Amparo
-
Entretenimento1 semana atrás
Significado das cores no Ano Novo 2025: saiba o que usar no Réveillon
-
São Paulo3 dias atrás
Em 1ª reunião de secretários do ano, prefeito Leitinho anuncia Odair Dias no Governo de Nova Odessa
-
Jaguariúna7 dias atrás
Novo prefeito de Jaguariúna, Davi Neto, visita Hospital Municipal e UPA logo após a cerimônia de posse