Conecte-se conosco

Campinas

Sirius aberto para calouros universitários em visita virtual

Publicados

em

Roteiro pelas instalações do acelerador de partículas de última geração pode ser acompanhado em tempo real pela internet no dia 18

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, tem uma programação especial para jovens universitários de todo o Brasil, interessados em conhecer por dentro o Sirius, acelerador de elétrons de última geração, instalado em Campinas.

Nesta sexta-feira, 18, profissionais de diversas áreas vão guiar a audiência pelos ambientes de trabalho e pesquisa do Sirius, o acelerador de elétrons de última geração, instalado em Campinas. A ideia é mostrar como profissionais de diferentes formações atuam no CNPEM, inspirando os jovens que acabam de ingressar na universidade.

O Sirius é a maior e mais complexa infraestrutura científica do Brasil. Foi projetado para gerar luz síncrotron, um tipo muito especial de radiação usada em experimentos nas mais diversas áreas do conhecimento.

No dia 18 a programação começa às 10h e pode ser acompanhada em tempo real pelo Canal do CNPEM no Youtube.

Os visitantes virtuais vão ser guiados a partir do hall de entrada do Sirius, onde está a maquete do prédio, vão passar pela sala de controle dos aceleradores de elétrons e percorrer a área onde estão instaladas as chamadas linhas de luz, estações de pesquisa onde são realizados diversos tipos de experimentos.

Também vão poder conferir como está o trabalho de montagem de novas estações, bem como as potenciais aplicações dos estudos que serão realizados por pesquisadores de todo o Brasil e também do exterior.

Visitas Virtuais
O projeto de visitas virtuais foi iniciado no ano passado como estratégia para suprir o agendamento presencial que teve que ser interrompido em função da pandemia da Covid-19.

Ao longo de 2021 foram realizadas 25 visitas virtuais, atingindo quase dezoito mil pessoas de 18 estados do território nacional. O maior percentual de participantes foi de estudantes de graduação (60,9%), mas as transmissões atraíram também percentuais expressivos de alunos de pós-graduação, ensino médio, cursos técnicos e até estudantes do ensino fundamental.

A experiência da visita virtual foi avaliada como excelente por 84,6% dos participantes que responderam a um formulário.

Calendário de Visitas Virtuais 2022

Nos próximos meses estão programadas visitas em outras instalações do CNPEM. Os interessados podem se inscrever antecipadamente preenchendo um formulário.

ABRIL – ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

MAIO – DIA INTERNACIONAL DA LUZ – ABERTO AO PÚBLICO GERAL

JUNHO – PÚBLICO DO SETOR INDUSTRIAL

Campinas

Região de Campinas ganha 1º Centro de Inteligência Metropolitana reunindo inteligências das Guardas Municipais

Publicados

em

A sala vai funcionar em um espaço anexo ao Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas (CICC ), na Vila Nova São José

Nesta segunda-feira, 12, ocorreu o lançamento do Centro de Inteligência Metropolitana (CIM ) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A inauguração foi conduzida pelo prefeito campinense Dário Saadi, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

Além do CIM, cada uma das 20 cidades da metrópole vai receber R$1,2 milhão em recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) para investimentos em equipamentos e tecnologias na área de Segurança Pública.

LEIA TAMBÉM:

A aprovação do projeto aconteceu em março, na mesma reunião da Câmara Temática de Segurança do CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) na qual os prefeitos aprovaram a criação do CIM regional.

O Centro
O CIM tem como principal função articular os Núcleos de Inteligência das Guardas Municipais das 20 cidades da Região Metropolitana, promovendo a cooperação entre os municípios, o compartilhamento e a análise de dados, além da definição de estratégias e a realização de operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade.

A união das inteligências contará com o sistema de monitoramento veicular, que já é utilizado por todas as corporações para compartilhamento das informações e também de integração de câmeras CFTV. Na prática, por exemplo, se um veículo for furtado em Campinas e passar por Vinhedo, este carro poderá ser abordado na cidade vizinha.

Também estão sendo planejadas operações em conjunto com as guardas municipais para atuar em crimes comuns entre as cidades, como furto de fios, roubo e furto de veículos, desmanches, receptação e furto a estabelecimentos comerciais.

A ideia do CIM é agregar informações de todas as esferas, seja municipal, estadual e federal, inclusive a Abin. A proposta é produzir conhecimento para que os gestores municipais tenham ferramentas para a tomada de decisões e para a formatação de políticas públicas, em especial da segurança pública.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

População poderá fazer check-up de saúde gratuito no dia 17 de maio na Lagoa do Taquaral

Publicados

em

Evento, com diversas estações de exame e orientações, é organizado pela Sociedade de Medicina e Prefeitura de Campinas

No dia 17 de maio, sábado, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC ), em parceria com a Prefeitura de Campinas e apoio da Faculdade São Leopoldo Mandic, realiza a edição 2025 do evento Saúde Integral – Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A ação será totalmente gratuita e voltada a pessoas com 18 anos ou mais. O evento acontece das 7h30 às 14h, no Portão 7 da Lagoa do Taquaral, com uma série de atendimentos e orientações de saúde em diversas estações especialmente montadas no local.

A iniciativa oferece à população uma excelente oportunidade de realizar um verdadeiro check-up, com exames de glicemia, colesterol, triglicérides, aferição correta da pressão arterial, avaliação do risco cardíaco, bioimpedância (medição de percentual de músculo e gordura), ultrassom para investigação de osteoporose (densitometria óssea no calcanhar), além de orientações sobre saúde bucal, alimentação, atividade física, sono, saúde emocional, sessões de yoga, atualização da caderneta de vacinação e programa antitabagismo.

LEIA TAMBÉM:

Para participar, basta comparecer ao local dentro do horário de atendimento, preferencialmente com roupa confortável, tipo esportiva. Apenas dois exames exigem inscrição prévia gratuita: densitometria óssea e bioimpedância. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo link:
sympla.com.br/sade-integral-smcc-dia-mundial-de-preveno-e-combate–hipertenso-arterial__2899447 e seguir as orientações de preparo.

“A hipertensão é uma doença silenciosa e perigosa. Cerca de 50% das pessoas que têm pressão alta não sabem que são hipertensas. Dentre os diagnosticados, metade não faz uso de medicamentos, e entre os que usam, 50% tomam de forma inadequada. Por isso, eventos como esse são tão importantes para aumentar a conscientização e promover a prevenção”, explica a médica cardiologista Dra. Carla Patrícia da Silva e Prado, organizadora do evento e coordenadora do Departamento de Cardiologia da SMCC.

Segundo a Dra. Carla, a edição deste ano está ainda mais robusta. “Ampliamos o número de estações para oferecer à população uma abordagem completa da saúde, com ações que vão desde a prevenção até o encaminhamento para tratamento, quando necessário. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a entenderem melhor como está sua saúde e o que podem fazer para melhorá-la”, explica

Logo ao chegar ao evento, o participante fará um breve cadastro e receberá dois materiais: o “Cartão de Saúde”, onde os dados coletados nas estações serão anotados para que ele possa levar para casa, e o “Passaporte da Saúde”, onde será feito o registro de todas as estações visitadas. O local contará também com banners informativos com QR Codes para que o público possa baixar conteúdos educativos diretamente no celular.

O evento será realizado justamente no Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data que inspirou a criação da iniciativa. Além de médicos e profissionais da área da saúde, participarão acadêmicos da Liga Acadêmica de Cardiologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Liga Acadêmica de Cardiologia e Hipertensão da Unimax, Liga de Cardiologia da Unicamp, Liga de Cardiologia da Unip e Liga de Cardiologia da PUC Campinas.

A ação conta ainda com o apoio institucional de parceiros e patrocinadores, como Unimed Campinas, SEM, Hospital e Maternidade São Luiz Campinas, Faculdade São Leopoldo Mandic, Laboratórios Sabin, Oba Hortifruti, Unicred, Medrex (Densitometria Óssea e Bioimpedância), Yoga Flamboyant e Sanasa Campinas.

SERVIÇO
Evento Saúde Integral – Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Data: 17 de maio de 2025 (sábado)
Horário: das 7h30 às 14h
Local: Portão 7 da Lagoa do Taquaral – Campinas/SP
Público: Pessoas com 18 anos ou mais
Gratuito
Inscrição prévia necessária apenas para exames de Densitometria Óssea e Bioimpedância: Saúde Integral SMCC: Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial em Campinas – Sympla

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

AMAPAULÍNIA celebra 20 anos com lançamento de projeto inovador para a cidade: Parque Linear do Rio Atibaia

Publicados

em

A Associação de Moradores e Amigos de Paulínia (AMAPAULÍNIA) completa 20 anos de atuação em defesa da cidadania, da qualidade de vida e do desenvolvimento socioambiental. Para marcar essa data tão significativa, a entidade apresenta à sociedade o Projeto Parque Linear do Rio Atibaia, um estudo preliminar que propõe a revitalização das margens do rio com espaços de lazer, esporte, cultura, hub de inovação ambiental e empreendedorismo e convivência comunitária.

Com o lema “Vida que flui: uma cidade onde o rio inspira, os parques acolhem e a natureza conecta”, a AMAPAULÍNIA convida a população a refletir sobre o futuro de Paulínia: Que cidade queremos? Qual legado deixaremos para as próximas gerações?

LEIA TAMBÉM:

“O Parque Linear do Rio Atibaia representa o nosso sonho coletivo de uma cidade mais humana, integrada com a natureza e aberta à inovação. Celebrar 20 anos da AMAPAULÍNIA com essa entrega simbólica é reforçar nosso compromisso com o futuro de Paulínia e com a qualidade de vida das próximas gerações”, afirma Valmor Amorim, presidente da AMAPAULÍNIA.

O projeto contempla ciclovia, pista de caminhada, paisagismo, academias ao ar livre, hub de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, espaço pet, sanitários, áreas de alimentação, quadras esportivas, pista de skate, área gourmet e de serviços – compondo um grande corredor verde urbano. A proposta é resultado da colaboração entre arquitetos, urbanistas e a sociedade civil, simbolizando um novo capítulo para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Desde sua fundação, a AMAPAULÍNIA esteve à frente de importantes lutas ambientais e urbanas, como a proteção do cerrado, a conquista da estação de tratamento de esgoto em Cosmópolis, e a destinação de recursos compensatórios da ampliação da Replan para projetos de educação ambiental – decisão confirmada judicialmente em 2024, com impacto estimado de R$ 40 milhões para a região.

Evento Comemorativo – 20 anos da AMAPAULÍNIA
Durante o evento serão realizadas palestras com especialistas em arquitetura e urbanismo, como a Profa. Dra. Vanessa Gayego Bello Figueiredo (PUC-Campinas) e o Prof. Valdemir Lúcio Rosa (Associação Escola da Cidade/SP), será exibido o vídeo do projeto e o estudo preliminar por Guilherme Massucato, Letícia Peres e Amilcar Castaldi, além da presença de autoridades locais, regionais, empresários e representantes da entidade.

Serviço:
Inscrição prévia:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSZX2cjrEuGRDd31-k_FW6lLvoPy2gy2WbejwQTUcSTnm-Pw/viewform?usp=sharing

Data: 17/05/2025
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal de Paulínia
www.amapaulinia.org.br
Informações / contato: [email protected]

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias