Holambra
Setor de flores em vasos supera Covid-19 e encerra 2020 com crescimento de 10%
Com mais pessoas em casa, cuidando não apenas de seus jardins, mas do próprio bem-estar, o crescimento foi garantido pelas plantas ornamentais e pelas flores em vaso; No entanto, o setor sofre com as perdas acumuladas de 40% no setor de flores de corte, mais usadas na decoração dos eventos, ainda proibidos devido ao isolamento social
Nem tudo foram flores neste conturbado e pandêmico 2019. Mas elas fizeram a diferença para o consumidor que, isolado socialmente, aproveitou para cuidar do jardim e para decorar a casa com produtos naturais. As pessoas descobriram as flores e as plantas verdes também para garantir mais vida e alegria aos ambientes residenciais que passaram a servir também como escritório (home office) e escola. Embora em um primeiro momento, no início da pandemia e estabelecimento da quarentena, as vendas de flores e plantas ornamentais tenham sofrido a brusca queda de mais de 90%, ao longo do ano o mercado floricultor brasileiro foi se recuperando e fecha 2020 com crescimento geral de 10%. Quem ainda amarga os efeitos da pandemia são os produtores de flores de corte – mais usadas na decoração de casamentos, formaturas e outros eventos ainda proibidos de ser realizados – que acumulam, no ano, perdas de 40%.
O presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Kees Schoenmaker, informa que, no geral, o crescimento do setor no Brasil será de 10%, porém fortemente concentrado nos vasos com flores e plantas verdes (ornamentais). Foi a partir de maio que esse setor começou a fase de recuperação, com o Dia das Mães, e a situação mudou.
As demissões no setor, que chegaram, no máximo, a 10%, foram revertidas. Os produtores se readequaram, alguns mudaram os produtos (espécies e variedades de flores), mas, no geral, reagiram junto com a demanda. “Para o próximo ano, 2021, a gente estima um crescimento entre 8% e 9%, com o pé no chão e ainda considerando o impactado da Covid-19”, diz.
Para a Cooperativa Veiling Holambra (CVH), a mais importante do País, apesar de todos os contratempos vividos neste ano e da baixa sofrida pelos produtos de corte, devido ao cancelamento e à proibição dos eventos, a expectativa é de fechar o ano com crescimento entre 8% e 10% no faturamento geral, em relação a 2019. A avalição é feita pelo Departamento Comercial da Cooperativa. De acordo com os mais de 400 produtores da CVH, o papel da cooperativa foi fundamental para o enfrentamento da crise do setor.
Flores e plantas de Natal
Os produtores também tiveram importante papel para esses resultados. Mesmo sem os grandes eventos do setor, como o Enflor e a Expoflora, eles adequaram suas produções às demandas que foram surgindo, de forma a recuperar os granes prejuízos do início do ano. E pretendem concluir 2020 ainda com muito trabalhando, movimentando o setor por meio do oferecimento de produtos para a decoração das festas familiares que devem marcar o Natal e o Réveillon 2020.
As plantas mais associadas à essas datas, como as tuias (pinheiros) e as poinsettias (bico de papagaio) sofreram, no geral, redução em torno de 15% no volume diante da incerteza motivada pela pandemia. A maior parte dos produtores não projetou crescimento no momento da reserva das mudas, que aconteceu no início do ano e, em alguns casos, houve, inclusive, redução do plantio. No entanto, a Cooperativa projeta um crescimento no faturamento em torno de 20% apenas dessas duas espécies.
No sítio Panorama, o produtor Renê Vernoy perdeu, durante a pandemia, todo o cyclamen plantado – mais de 100 mil vasos -, amargando prejuízos de R$1,5 milhão. Ele espera compensar a perda com as poinsettias e, pelo menos, empatar a receita. No entanto, enquanto a maioria reduziu a produção, ele investiu no cultivo de 140 mil vasos da flor para o Natal, no pote 11, que representam 40% a mais do que o produzido no ano passado, e mais 36 mil vasos no pote 14 (pretendia produzir 50 mil, mas teve problema com a qualidade das mudas).
As flores foram plantadas no período de julho a setembro e começaram a ser vendidas logo após Finados. Ele espera vender toda a produção até a próxima semana. Para 2021, no entanto, não tem previsão. “As mudas, compradas em euros, tiveram mais de 30% de aumento e estão faltando materiais para embalagens (vasos, papelão etc.). Não sabemos se os consumidores conseguirão absorver esses aumentos de custos”, diz.
Holambra
Holambra disponibiliza versão digital do IPTU 2025 e outros tributos
Os carnês digitais para pagamento dos tributos municipais de Holambra, entre eles o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), já estão disponíveis no Portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br. O vencimento da cota única e da primeira parcela para quem optar pelo pagamento fracionado está previsto para 10 de março. No caso do ISS fixo, o vencimento é em 17 do mesmo mês e no dia 15 nos meses seguintes.
Para acessar o carnê eletrônico, basta localizar a guia “IPTU e Tributos Municipais” na aba de Serviços do site. Os tributos estão divididos em três módulos: Rural, para recolhimento da Coleta de Lixo Rural; Imobiliário, para boletos do IPTU; e Mobiliário, para tributação de ISS Fixo, Alvará e Vigilância Sanitária. Os carnês físicos serão distribuídos pela Prefeitura nas próximas semanas. Quem já tiver efetuado o pagamento do carnê digital, deve desconsiderar o material.
LEIA TAMBÉM:
“O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação da cidade e o valor pago fica integralmente no município”, explicou o economista e diretor municipal de Finanças, Rodolfo Silva Pinto, que disse também que o valor do IPTU sofreu esse ano reajuste de 4,76%. “É o equivalente à inflação dos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA”. A expectativa é que a arrecadação em 2025 seja de R$ 10 milhões.
Os locais credenciados para pagamento do IPTU e de outros tributos municipais, até a data de vencimento, são as agências bancárias Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú.
Quem optar pelo pagamento à vista, em cota única, terá o benefício de 10% de desconto assegurado por Lei Municipal. Se preferir, o contribuinte pode parcelar o tributo em até 10 vezes, com a última mensalidade prevista para o dia 10 de dezembro de 2025. Nesses casos, não há desconto sobre o valor do boleto.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Holambra
Saúde de Holambra retoma mutirões de combate à Dengue neste sábado
O Departamento Municipal de Saúde de Holambra irá retomar os mutirões de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, neste sábado, dia 25 de janeiro. A ação será realizada nos bairros Groot e Jardim Holanda das 8h ao meio-dia. A iniciativa irá contar com a participação de agentes que farão visitas nas residências. O trabalho consiste na retirada de possíveis criadouros, orientações ao morador e entrega de material informativo.
A orientação do diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, é de que as pessoas colaborem e recebam os agentes. Eles estarão uniformizados e identificados com crachás.
LEIA TAMBÉM:
O último balanço revela que Holambra confirmou este ano 13 casos de dengue. “A prevenção é uma responsabilidade coletiva. Cada um de nós tem um papel importante no combate ao mosquito transmissor, adotando hábitos que contribuem para a eliminação de focos de reprodução”, disse. “Proteger-se contra a dengue é um ato de cuidado consigo mesmo e com a comunidade.” Em caso de suspeita de dengue, a orientação é procurar a unidade de saúde o mais brevemente possível. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone da Vigilância Ambiental, que é o (19) 3802-7978.
Como combater o mosquito:
– Vedar caixas d´água
– Não manter água parada em calhas ou outros recipientes
– Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas
– Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas
– Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana
Sintomas da dengue:
– Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Dor nos ossos e articulações
– Manchas vermelhas no corpo
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Holambra
Suspeito de furtar cerca de 20 comércios em Holambra é preso em flagrante pela GCM
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Holambra prendeu em flagrante um indivíduo acusado de furtar cerca de 20 comércios na cidade. A prisão ocorreu após uma intensa operação de monitoramento e vigilância, que resultou na captura do suspeito enquanto ele cometia mais um furto.
De acordo com a GCM, o acusado vinha agindo de maneira recorrente, aproveitando-se do período noturno para invadir estabelecimentos comerciais. Durante as investigações, a Guarda Civil foi alertada por comerciantes locais sobre os roubos, que já causavam prejuízos significativos.
LEIA TAMBÉM:
Em ação rápida, a equipe de patrulhamento conseguiu identificar o suspeito e monitorar seus movimentos até que fosse flagranteado em uma tentativa de furto. Ele foi imediatamente abordado e conduzido à delegacia, onde foi reconhecido por vítimas de furtos anteriores.
O acusado foi preso em flagrante e permanece à disposição da Justiça para as devidas providências.
A ação bem-sucedida da GCM foi destaque, mostrando a importância da colaboração entre os agentes de segurança e a população na luta contra a criminalidade.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo3 dias atrás
Turismo de SP realiza missão em Madrid
-
Campinas3 dias atrás
Sebrae-SP realiza Empretec para reforçar habilidades empreendedoras que podem impulsionar os negócios de Campinas
-
São Paulo4 dias atrás
Detran-SP amplia fiscalização a credenciados, que cresce quatro vezes em 2024
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1969
-
Jaguariúna1 semana atrás
Suplente de vereadora, Rose Guerreira toma posse na Câmara de Jaguariúna
-
Amparo3 dias atrás
Segurança: Amparo prevê investimentos em novos equipamentos e contratações de GCM
-
Jaguariúna1 semana atrás
Secretaria de Esportes inicia manutenção em campos de futebol
-
Jaguariúna6 dias atrás
Janeiro Branco: Jaguariúna promove ações em benefício da saúde mental