Conecte-se conosco

Holambra

Setor de flores em vasos supera Covid-19 e encerra 2020 com crescimento de 10%

Publicados

em

Com mais pessoas em casa, cuidando não apenas de seus jardins, mas do próprio bem-estar, o crescimento foi garantido pelas plantas ornamentais e pelas flores em vaso; No entanto, o setor sofre com as perdas acumuladas de 40% no setor de flores de corte, mais usadas na decoração dos eventos, ainda proibidos devido ao isolamento social

Nem tudo foram flores neste conturbado e pandêmico 2019. Mas elas fizeram a diferença para o consumidor que, isolado socialmente, aproveitou para cuidar do jardim e para decorar a casa com produtos naturais. As pessoas descobriram as flores e as plantas verdes também para garantir mais vida e alegria aos ambientes residenciais que passaram a servir também como escritório (home office) e escola. Embora em um primeiro momento, no início da pandemia e estabelecimento da quarentena, as vendas de flores e plantas ornamentais tenham sofrido a brusca queda de mais de 90%, ao longo do ano o mercado floricultor brasileiro foi se recuperando e fecha 2020 com crescimento geral de 10%. Quem ainda amarga os efeitos da pandemia são os produtores de flores de corte – mais usadas na decoração de casamentos, formaturas e outros eventos ainda proibidos de ser realizados – que acumulam, no ano, perdas de 40%.

O presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Kees Schoenmaker, informa que, no geral, o crescimento do setor no Brasil será de 10%, porém fortemente concentrado nos vasos com flores e plantas verdes (ornamentais). Foi a partir de maio que esse setor começou a fase de recuperação, com o Dia das Mães, e a situação mudou.

As demissões no setor, que chegaram, no máximo, a 10%, foram revertidas. Os produtores se readequaram, alguns mudaram os produtos (espécies e variedades de flores), mas, no geral, reagiram junto com a demanda.  “Para o próximo ano, 2021, a gente estima um crescimento entre 8% e 9%, com o pé no chão e ainda considerando o impactado da Covid-19”, diz.

Para a Cooperativa Veiling Holambra (CVH), a mais importante do País, apesar de todos os contratempos vividos neste ano e da baixa sofrida pelos produtos de corte, devido ao cancelamento e à proibição dos eventos, a expectativa é de fechar o ano com crescimento entre 8% e 10% no faturamento geral, em relação a 2019. A avalição é feita pelo Departamento Comercial da Cooperativa. De acordo com os mais de 400 produtores da CVH, o papel da cooperativa foi fundamental para o enfrentamento da crise do setor.

Flores e plantas de Natal
Os produtores também tiveram importante papel para esses resultados. Mesmo sem os grandes eventos do setor, como o Enflor e a Expoflora, eles adequaram suas produções às demandas que foram surgindo, de forma a recuperar os granes prejuízos do início do ano. E pretendem concluir 2020 ainda com muito trabalhando, movimentando o setor por meio do oferecimento de produtos para a decoração das festas familiares que devem marcar o Natal e o Réveillon 2020.

As plantas mais associadas à essas datas, como as tuias (pinheiros) e as poinsettias (bico de papagaio) sofreram, no geral, redução em torno de 15% no volume diante da incerteza motivada pela pandemia. A maior parte dos produtores não projetou crescimento no momento da reserva das mudas, que aconteceu no início do ano e, em alguns casos, houve, inclusive, redução do plantio. No entanto, a Cooperativa projeta um crescimento no faturamento em torno de 20% apenas dessas duas espécies.

No sítio Panorama, o produtor Renê Vernoy perdeu, durante a pandemia, todo o cyclamen plantado – mais de 100 mil vasos -, amargando prejuízos de R$1,5 milhão. Ele espera compensar a perda com as poinsettias e, pelo menos, empatar a receita. No entanto, enquanto a maioria reduziu a produção, ele investiu no cultivo de 140 mil vasos da flor para o Natal, no pote 11, que representam 40% a mais do que o produzido no ano passado, e mais 36 mil vasos no pote 14 (pretendia produzir 50 mil, mas teve problema com a qualidade das mudas).

As flores foram plantadas no período de julho a setembro e começaram a ser vendidas logo após Finados. Ele espera vender toda a produção até a próxima semana. Para 2021, no entanto, não tem previsão. “As mudas, compradas em euros, tiveram mais de 30% de aumento e estão faltando materiais para embalagens (vasos, papelão etc.). Não sabemos se os consumidores conseguirão absorver esses aumentos de custos”, diz.

Holambra

Personagens da Disney voltam ao Natal Mágico de Holambra

Publicados

em

Neste sábado, 21, os personagens da Disney estarão novamente na Parada Natalina na Alameda Maurício de Nassau. Após o desfile, eles estarão à disposição das crianças para fotos na Vila Encantada da Praça dos Pioneiros, uma nova chance para quem não conseguiu no último sábado.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Cidade legal: Holambra entrega novos títulos de regularização fundiária

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra entregou no início de dezembro matrículas de regularização fundiária para 21 famílias que vivem na região do Glória e que foram contempladas pelo Programa Cidade Legal. A solenidade, realizada no Teatro Municipal Franciscus Johannes Eltink, contou com a presença do prefeito do município, Fernando Capato, da secretária executiva da iniciativa, Candelária Maria Reyes Garcia, de diretores municipais e vereadores.

O Cidade Legal, desenvolvido com apoio do Governo do Estado, auxilia os municípios paulistas na regularização de áreas que estão em desconformidade com a Lei. O objetivo é acelerar e desburocratizar o processo de adequação cadastral dos imóveis. Para isso, os moradores recebem, sem custo, assessoria para intermediar o registro dos projetos nos cartórios, segurança jurídica, acesso ao mercado formal de crédito, possibilidade de comercialização e transferência do bem para filhos ou herdeiros.

LEIA TAMBÉM:

Em Holambra, desde 2021, 58 famílias do bairro Vila Nova e da Colônia dos Pedroso, no Fundão, já foram beneficiadas pela ação. “É um sonho da família. Ter a legalização, no nosso nome, é uma benção. Além disso, agora pode chegar rede de esgoto e água encanada”, disse o auxiliar de produção Josivaldo Oliveira dos Santos, que vive com a esposa e três filhos há 7 anos no Glória.

A auxiliar de serviços gerais Graciete da Silva Lima Brasil, mora na região há 10 anos com três filho e celebra o recebimento do documento. “Hoje é um dia muito importante. Retrata uma longa trajetória da gente para conseguir esse objetivo. Realização total de um sonho”, contou Graciete da Silva Lima Brasil, moradora do Glória há 10 anos.

“Este título é a segurança de que agora as famílias são oficialmente donas do lugar onde vivem e constroem suas histórias”, disse o prefeito Fernando Capato. “Desejo que seja o início de uma nova etapa, marcada por tranquilidade e realizações.”

De acordo com o diretor municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Reinaldo Pavão, outros 5 núcleos habitacionais da cidade estão sendo contemplados pela iniciativa, com trabalho já em andamento nas regiões conhecidas popularmente como Chichem, Ednéia Fogassa e Sítio São Jorge.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Natal Mágico de Holambra: Semana terá atrações musicais de diversos gêneros

Publicados

em

O Natal Mágico de Holambra entra em seu terceiro fim de semana com apresentações musicais para diversos tipos de público, com gêneros variados como samba e pagode, sertanejo e coral (confira abaixo).  Todas as atividades são gratuitas e abertas a moradores e visitantes. 

O evento segue até o dia 22 de dezembro. Além das atrações no palco da Praça dos Pioneiros, e das Paradas Natalinas, repletas de enfeites, flores e personagens, locais como o Deck do Amor, a Praça dos Coqueiros e a Torre do Relógio receberam diversas peças decorativas. O portal principal conta com uma árvore de Natal de 15 metros de altura e, este ano, o entorno da Lagoa e a Praça da Nossa Prainha receberam iluminação especial. A decoração da cidade possui ainda 4 mil unidades de cascatas de luz, mais de 140 quilômetros de cordões de LED instalados em troncos e galhos de árvores da região central, além de 40 guirlandas iluminadas.

LEIA TAMBÉM:

Natal de Holambra
Além da festividade natalina desenvolvida pela Prefeitura, a cidade conta com a segunda edição do Natal de Holambra – evento promovido pela iniciativa privada no Parque da Expoflora. Moradores da cidade, mediante apresentação do Cartão Cidadão válido e emitido até 31 de outubro, têm direito a uma entrada gratuita por dia. Menores de 15 anos só terão acesso ao local acompanhados dos pais ou responsáveis. Somadas, as iniciativas devem transformar a Capital Nacional das Flores em um dos destinos natalinos mais concorridos de São Paulo.

Diversos setores mobilizados para o Natal
Estão programadas diversas ações por toda a cidade durante o mês de dezembro. O comércio contará com iluminação e decoração especial, com diversos cenários instagramáveis e muitos restaurantes comercializarão pratos típicos especiais para celebrar a data. 

Natal de Holambra by Expoflora
Além da festividade natalina desenvolvida pela Prefeitura, a cidade conta com o Natal de Holambra – evento promovido pela iniciativa privada no Parque da Expoflora até 22 de dezembro. Somadas, as iniciativas devem transformar a Capital Nacional das Flores em um dos destinos natalinos mais concorridos de São Paulo. Moradores da cidade, mediante apresentação do Cartão Cidadão válido e emitido até 31 de outubro, terão direito a uma entrada gratuita por dia. Menores de 15 anos só terão acesso ao local acompanhados dos pais ou responsáveis.

Confira a programação do Natal Mágico de Holambra:

Sexta-Feira, 13 de dezembro
20h: Coral em Libras do Projeto Villa Musical

21h: Thiago e Marconi
Local: Praça dos Pioneiros

Sábado, 14 de dezembro
19h: Parada de Natal – Desfile com a participação da Fanfarra Amigos de Holambra, carros alegóricos, muitas flores e outras atrações
Local: Praça Bento Euzébio Tobias, em frente ao Paço Municipal

20h30: Coral Municipal de Cosmópolis

21h: Grupo Pura Opção
Local: Praça dos Pioneiros

Domingo, 15 de dezembro
19h: Parada de Natal – Desfile com a participação da Fanfarra Amigos de Holambra, carros alegóricos, muitas flores e outras atrações
Local: Praça Bento Euzébio Tobias, em frente ao Paço Municipal

20h30: Orquestra de Viola Caipira de Holambra
Local: Praça dos Pioneiros

Sexta-Feira, 20 de dezembro
20h: Dinho Anicetto

21h: Rustic Brothers
Local: Praça dos Pioneiros

Sábado, 21 de dezembro
19h: Parada de Natal – Desfile com a participação da Fanfarra Amigos de Holambra, carros alegóricos, muitas flores e outras atrações
Local: Praça Bento Euzébio Tobias, em frente ao Paço Municipal

20h30: Orquestra de Flautas Doces de Holambra

21h30: Rock Flowers

Local: Praça dos Pioneiros

Domingo, 22 de dezembro
19h: Parada de Natal – Desfile com a participação da Fanfarra Amigos de Holambra, carros alegóricos, muitas flores e outras atrações
Local: Praça Bento Euzébio Tobias, em frente ao Paço Municipal

10h30: Unique Moments Banda

Local: Praça dos Pioneiros

*Programação sujeita a alterações

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias