Holambra
Setor de flores em vasos supera Covid-19 e encerra 2020 com crescimento de 10%

Com mais pessoas em casa, cuidando não apenas de seus jardins, mas do próprio bem-estar, o crescimento foi garantido pelas plantas ornamentais e pelas flores em vaso; No entanto, o setor sofre com as perdas acumuladas de 40% no setor de flores de corte, mais usadas na decoração dos eventos, ainda proibidos devido ao isolamento social
Nem tudo foram flores neste conturbado e pandêmico 2019. Mas elas fizeram a diferença para o consumidor que, isolado socialmente, aproveitou para cuidar do jardim e para decorar a casa com produtos naturais. As pessoas descobriram as flores e as plantas verdes também para garantir mais vida e alegria aos ambientes residenciais que passaram a servir também como escritório (home office) e escola. Embora em um primeiro momento, no início da pandemia e estabelecimento da quarentena, as vendas de flores e plantas ornamentais tenham sofrido a brusca queda de mais de 90%, ao longo do ano o mercado floricultor brasileiro foi se recuperando e fecha 2020 com crescimento geral de 10%. Quem ainda amarga os efeitos da pandemia são os produtores de flores de corte – mais usadas na decoração de casamentos, formaturas e outros eventos ainda proibidos de ser realizados – que acumulam, no ano, perdas de 40%.
O presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Kees Schoenmaker, informa que, no geral, o crescimento do setor no Brasil será de 10%, porém fortemente concentrado nos vasos com flores e plantas verdes (ornamentais). Foi a partir de maio que esse setor começou a fase de recuperação, com o Dia das Mães, e a situação mudou.
As demissões no setor, que chegaram, no máximo, a 10%, foram revertidas. Os produtores se readequaram, alguns mudaram os produtos (espécies e variedades de flores), mas, no geral, reagiram junto com a demanda. “Para o próximo ano, 2021, a gente estima um crescimento entre 8% e 9%, com o pé no chão e ainda considerando o impactado da Covid-19”, diz.
Para a Cooperativa Veiling Holambra (CVH), a mais importante do País, apesar de todos os contratempos vividos neste ano e da baixa sofrida pelos produtos de corte, devido ao cancelamento e à proibição dos eventos, a expectativa é de fechar o ano com crescimento entre 8% e 10% no faturamento geral, em relação a 2019. A avalição é feita pelo Departamento Comercial da Cooperativa. De acordo com os mais de 400 produtores da CVH, o papel da cooperativa foi fundamental para o enfrentamento da crise do setor.
Flores e plantas de Natal
Os produtores também tiveram importante papel para esses resultados. Mesmo sem os grandes eventos do setor, como o Enflor e a Expoflora, eles adequaram suas produções às demandas que foram surgindo, de forma a recuperar os granes prejuízos do início do ano. E pretendem concluir 2020 ainda com muito trabalhando, movimentando o setor por meio do oferecimento de produtos para a decoração das festas familiares que devem marcar o Natal e o Réveillon 2020.
As plantas mais associadas à essas datas, como as tuias (pinheiros) e as poinsettias (bico de papagaio) sofreram, no geral, redução em torno de 15% no volume diante da incerteza motivada pela pandemia. A maior parte dos produtores não projetou crescimento no momento da reserva das mudas, que aconteceu no início do ano e, em alguns casos, houve, inclusive, redução do plantio. No entanto, a Cooperativa projeta um crescimento no faturamento em torno de 20% apenas dessas duas espécies.
No sítio Panorama, o produtor Renê Vernoy perdeu, durante a pandemia, todo o cyclamen plantado – mais de 100 mil vasos -, amargando prejuízos de R$1,5 milhão. Ele espera compensar a perda com as poinsettias e, pelo menos, empatar a receita. No entanto, enquanto a maioria reduziu a produção, ele investiu no cultivo de 140 mil vasos da flor para o Natal, no pote 11, que representam 40% a mais do que o produzido no ano passado, e mais 36 mil vasos no pote 14 (pretendia produzir 50 mil, mas teve problema com a qualidade das mudas).
As flores foram plantadas no período de julho a setembro e começaram a ser vendidas logo após Finados. Ele espera vender toda a produção até a próxima semana. Para 2021, no entanto, não tem previsão. “As mudas, compradas em euros, tiveram mais de 30% de aumento e estão faltando materiais para embalagens (vasos, papelão etc.). Não sabemos se os consumidores conseguirão absorver esses aumentos de custos”, diz.
Holambra
Fundo Social de Holambra inicia edição 2025 da Campanha “Inverno Sem Frio”

O Fundo Social de Solidariedade de Holambra iniciou mais uma edição da Campanha Inverno Sem Frio. A ação solidária tem como objetivo arrecadar itens de vestuário e cobertores para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a enfrentarem o frio com mais conforto e dignidade.
Serão recebidos, ao longo da ação, casacos, blusas de manga longa, calcas, meias, toucas, calçados e cobertores novos ou usados, desde que em bom estado de conservação. Todo o material arrecadado passará por triagem e será destinado às famílias acompanhadas pelo Departamento Municipal de Promoção Social.
LEIA TAMBÉM:
“Precisamos de peças para adultos e crianças, homens e mulheres. Cada doação representa um gesto de carinho e pode fazer uma grande diferença na vida de quem enfrenta o frio com pouco ou nenhum recurso”, explicou a primeira-dama e presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade, Yvonne Schouten Capato. “É uma forma de mostrarmos, na prática, o quanto a solidariedade aquece corações,” afirmou.
A arrecadação será feita por meio de caixas da campanha que estarão disponíveis em 17 pontos da cidade, entre eles a Prefeitura, o Salão da Terceira Idade, o Centro de Referência da Assistência Social e o Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho, o NAOTT, além de comércios e residenciais (veja lista abaixo).
Mais informações sobre a campanha Inverno Sem Frio podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3802-8092.
Confira onde levar a sua doação:
-Salão da Terceira Idade
Rua Muscaris, nº 99 – Morada das Flores
-Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Rua Solidagos, nº 99 – Morada das Flores
-Prefeitura de Holambra
Alameda Maurício de Nassau, nº 444 – Centro
-Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT)
Rua Frésias, nº 66 – Girassóis de Holanda
E mais 13 pontos espalhados pela cidade:
– Residencial Flor D’ Aldeia
– Residencial Nova Holanda
– Residencial Portal do Sol
– Condomínio Fazenda Duas Marias
– Supermercado Eva (Centro)
– Supermercado Eva (Imigrantes)
– Makim Supermercado
– Remafra Supermercado
– Daolio Supermercado
– Posto de Combustíveis Pioneiro
– Multidrogas (Centro)
– Loterica Pé Quente
– Magazine Alcione
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Holambra
Holambra recebe serviços de documentação em ação do Governo de São Paulo

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) leva o ônibus do projeto Cidadania Itinerante para os moradores da cidade de Holambra, localizada na região administrativa de Campinas. O veículo do projeto, que visa levar os serviços de documentação essenciais para o exercício da cidadania para mais perto da população, estará nos locais entre os dias 20 e 22 de maio, onde serão distribuídas 100 senhas por dia, em ordem de chegada, com término uma hora antes do horário previsto para o final dos atendimentos. Confira os endereços e horários no final do texto.
Serviços disponíveis para a população:
- Agendamento de 1.ª e 2.ª via de RG;
- Agendamento de 2.ª via de CNH;
- Agendamento na Receita Federal;
- Atestado de antecedentes criminais;
- Baixar Carteira de Trabalho Digital no celular;
- Consulta Serasa;
- Criação de conta GOV;
- Elaboração de currículo;
- Emissão 2.ª via de CPF e título de eleitor;
- Emissão de 2.ª via de contas (água e luz);
- Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC;
- Entrada no seguro-desemprego;
- Orientações com Procon e Defensoria Pública;
- Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM);
- Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa;
- Registro de boletim de ocorrência;
- Solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.
Serviço
- Data e Horário: Terça-feira, 20, das 10h às 18h
Endereço: Rua Muscarias, 1 – 91 – Morada das Flores, Holambra
- Data e Horário: Quarta-feira, 21, das 9h às 17h
Endereço: Rua Van Aken – Imigrantes, Holambra
- Data e Horário: Quinta-feira, 22, das 9h às 15h
Endereço: Rua Rota dos Imigrantes, 99 – Parque dos Ipês, Holambra
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Holambra
Prefeitura anuncia atrações da 3ª edição da Semana Cultural Piet Schoenmaker

Holambra promove entre os dias 26 de maio e 1º de junho, a terceira edição da Semana Cultural Piet Schoenmaker, um evento criado para exaltar e celebrar a rica cultura local, influenciada pela imigração holandesa. A iniciativa homenageia Piet, empresário, produtor, professor de dança folclórica e embaixador da Expoflora que, em vida, realizou diversas ações para divulgar, inclusive de forma voluntária, diferentes formas de expressão cultural. As atividades têm entrada gratuita.
A agenda será aberta com a exposição “Diálogos de Cultura: Brasil e Holanda em imagens e palavras”, na Biblioteca Municipal.
O programa segue na sexta-feira, 30, com sessões do documentário “Doce Brasil Holandês”, no Teatro Municipal. A atividade será voltada exclusivamente para estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino. Às 20h, na Praça do Moinho Povos Unidos, ocorrerão apresentações da Orquestra da Escola Acalanto e do Quarteto de Cordas da Banda Musical Lyra Mojimirana.
LEIA TAMBÉM:
No sábado, 31, será realizado um encontro de voluntários da cidade, que se dedicam a construir um trabalho colaborativo e de transformação social no município. A atividade é realizada em parceria com o Conviva. O evento celebra a união de esforços em prol do bem comum e reforça o compromisso da comunidade com a solidariedade e o desenvolvimento local. Às 10h está prevista uma exposição floral da artista Stans Scheltinga na Praça do Moinho Povos Unidos. A partir das 13h, no mesmo local, ocorrerá o Festival Cultural, com diversas apresentações de dança e música.
No domingo, dia 1º, ocorrerá mais uma edição do Café, Viola e Flores, com participação da Orquestra de Viola Caipira de Holambra e da Orquestra Esperança de Viola Caipira de Serra Negra, na Praça do Moinho. No período da tarde está prevista a 1ª Tarde de Talentos de Holambra, aberta para a participação de toda a população. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de maio por meio do site da Prefeitura, em www.holambra.sp.gov.br, ou presencialmente na Biblioteca Municipal e no Espaço Cidadão.
A agenda de atrações conta ainda com apresentações de dança circular nas unidades de ensino municipais, promovidas pela Associação Cultural Dança Viva.
De acordo com a diretora de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, o evento conta com apoio da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Tudo Vira Cult SP, APAA – Difusão Cultural e Difusão Cult SP. O evento é realizado pela Prefeitura em parceria com iniciativa privada.
“Piet foi de extrema relevância para as manifestações culturais de nossa cidade”, falou o prefeito de Holambra, Fernando Capato.”Ele uniu nossa comunidade por meio da arte e fortaleceu laços comunitários atuando como voluntário e inspirando muita gente a contribuir com a coletividade”.
Serviço:
3ª edição da Semana Cultural Piet Schoenmaker
26 de maio a 1º de junho – 8h às 12h e entre 13h e 17h
Exposição Diálogos de Cultura: Brasil e Holanda em imagens e palavras
Local: Biblioteca Municipal
30 de maio
Cinema no Teatro
Exibição do documentário “ Doce Brasil Holandês”
Local: Teatro Municipal
Atividade voltada exclusivamente para estudantes do 9º ano de escolas da rede pública municipal
30 de maio, às 20h
Apresentações:
Orquestra da Escola Acalanto
Quarteto de Cordas – Banda Musical Lyra Mojimirana
Local: Moinho Povos Unidos
Entrada gratuita
31 de maio, às 9h
Encontro dos voluntários de Holambra
Local: Praça do Voluntariado
Entrada gratuita
31 de junho, às 10h
Mostra de Arte Floral com artista Stans Scheltinga
Local: Praça do Moinho Povos Unidos
31 de junho, às 13h30
Festival Cultural
Apresentações:
Fanfarra Amigos de Holambra
Associação Cultural Dança Viva – dança folclórica
Grupo Ciranda De Luz – dança circular
Associação Cultural Dança Viva – dança folclórica
Cia de Dança Allegro – danças italiana e árabe
Projeto Villa Musical – hip- hop
Studio Tales Rosa – balé e dança flamenca
Espaço Patrícia Dorah – dança cigana
Tiago e Marconi – sertanejo
Zapper’s Band – rock clássico
Local: Praça do Moinho Povos Unidos
Entrada gratuita
1º de junho, às 9h
Café Viola e Flores
Apresentações:
Orquestra de Viola Caipira de Holambra
Orquestra Esperança de Viola Caipira de Serra negra
Local: Praça do Moinho Povos Unidos
Entrada gratuita
1º de junho, às 13h
Tarde de Talentos de Holambra
Local: Praça do Moinho Povos Unidos
Entrada gratuita; inscrições de artistas devem ser feitas até 26 de maio na Biblioteca Municipal, no Espaço Cidadão ou em www.holambra.sp.gov.br
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Campinas1 semana atrás
AMAPAULÍNIA celebra 20 anos com lançamento de projeto inovador para a cidade: Parque Linear do Rio Atibaia
-
Morungaba1 semana atrás
Jovens formados nas categorias de base do Guarani FC em Morungaba assinam contrato profissional
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas ganha 1º Centro de Inteligência Metropolitana reunindo inteligências das Guardas Municipais
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1986
-
Amparo1 semana atrás
Sebrae-SP tem programa para produtores rurais de Amparo
-
Campinas6 dias atrás
Outback oferece 80 vagas de emprego em Mogi Guaçu
-
Campinas1 semana atrás
População poderá fazer check-up de saúde gratuito no dia 17 de maio na Lagoa do Taquaral
-
Campinas1 semana atrás
Americana terá edição do Pork’s Festival Motor Rock na área externa do Teatro de Arena