Brasil
Serviços de customização ganham destaque no mercado imobiliário de luxo
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Versões personalizadas são diferenciais para quem busca imóvel único e alinhado com as particularidades de cada comprador
Se a casa é, de fato, um reflexo e símbolo do self dos moradores, a idealização de imóveis customizados para atender as necessidades específicas de um consumidor é uma tendência que veio para ficar. A personalização de imóveis é a adaptação da propriedade conforme os gostos, preferências e necessidades do futuro morador. Ao invés de comprar um imóvel com uma planta espelhada, construir uma casa do zero e/ou experienciar as adversidades de uma reforma, é possível ter uma propriedade completamente projetada e alinhada para o cliente.
Segundo um estudo do Boston Consulting Group (BCG), as empresas que possuem áreas focadas em Customer Experience (experiência do cliente) conseguem alcançar um crescimento de até 190% acima da média em um período de três anos. Em mercados de alto padrão, a oferta de uma experiência VIP é uma estratégia eficaz para diferenciar um imóvel de luxo, proporcionando aos potenciais clientes uma jornada de compra exclusiva e atraente. O serviço premium aumenta o interesse e a excitação em torno de um imóvel, proporcionando exclusividade e autonomia.
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Outra pesquisa realizada pela consultoria Deloitte “O Comportamento do Consumidor de Imóveis em 2040” apontou que, além de tecnologia e sustentabilidade, a possibilidade de personalização é uma das características que tende a ser cada vez mais valorizada no processo de compra e venda de imóveis.
Poder escolher como será cada espaço do imóvel dá ainda mais significado ao sonho de ter um lar personalizado. Pensando em atender às necessidades e, acima de tudo, aos desejos dos compradores, as construtoras têm ampliado as possibilidades de customização de apartamentos na planta. Dessa forma, os futuros moradores adquirem imóveis exclusivos que imprimem suas identidades, executando a planta perfeita.
“A principal vantagem em comprar um imóvel na planta é a flexibilidade e a possibilidade de personalizá-la. É o cenário ideal para todo arquiteto na busca do melhor projeto, no qual é possível com os espaços, ampliar uma sala, tornar uma cozinha privativa ou social, etc. São comodidades que o segmento de alto padrão visa proporcionar, visto que o imóvel ideal muda de acordo com as fases da vida”, explica a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Ana Paula Pimentel.
Além de customizar e personalizar o apartamento em si, outro destaque dos empreendimentos é a possibilidade de plantas diferenciadas entre si, em um mesmo edifício e, até, no mesmo pavimento. “Estávamos acostumados com apartamentos iguais e espelhados. Atualmente, os projetos também apresentam opções de tipologias diferentes umas das outras”, explica.
Tailor Made Service: exclusividade ao nível máximo
Na vanguarda da tendência, desde a sua fundação, o Grupo A.Yoshii possui um programa 100% focado no desejo e necessidades dos clientes com a possibilidade de personalizar o próprio imovel. A solução Tailor Made Service é uma solução completa e exclusiva que permite ao cliente personalizar o apartamento ainda na planta, agilizando a mudança e evitando obras após a entrega de chaves. “Contamos com uma equipe de arquitetos exclusivos. O Tailor Made Service permite ao cliente customizar o imóvel na planta, personalizando-o de acordo com suas particularidades e estilo de vida, proporcionando uma experiência única desde o início”, explica a arquiteta. Esse plus é um trabalho em conjunto, inclusive realizado lado a lado aos profissionais particulares contratados pelo futuro morador, como arquitetos e designer de interiores. A construtora conta com uma estrutura de atendimento de personalização nos showrooms e atua como um facilitador junto aos profissionais terceirizados, a fim de realizar os desejos do comprador. “Além de uma equipe à disposição para atender a demanda, também trabalhamos em conjunto com os profissionais contratados pelo próprio cliente, garantindo um serviço de qualidade e com excelência A.Yoshii. Afinal, todos temos o mesmo objetivo que é a satisfação do cliente”, explica a arquiteta.
Com um custo adicional, o serviço também é uma maneira do cliente acompanhar cada etapa da construção do seu novo apartamento, pois todo o processo é individualizado para que o imóvel esteja conforme o morador solicitou na entrega, evitando obras e gastos desnecessários após a compra. “A possibilidade de personalizar projetos faz com que o cliente se sinta especial. Isso é de suma importância no segmento de alto padrão, já que estamos falando em um investimento considerável, no qual o morador demanda algo totalmente voltado para sua rotina”, comenta a arquiteta.
Além disso, a personalização na planta proporciona ainda mais segurança para o futuro dono do imóvel. Isso porque, antes mesmo de concretizar a compra, ele sabe exatamente o que pode ou não fazer no apartamento, como revestimentos, metais, louças, bancadas e a possibilidade de ampliar cômodos, que são alguns dos itens avaliados em conjunto por toda a equipe e clientes.
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Brasil
Governo vai destinar R$35,5 bilhões para salário-educação em 2025
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Critérios e estimativas anuais de repasses foram divulgados nesta segunda-feira, 17. Repasses dos recursos entre os entes federativos são feitos pelo Ministério da Educação
Em 2025, o salário-educação destinará R$35,5 bilhões para a educação básica pública. O valor, que será repassado a estados e municípios, poderá ser utilizado em diversas ações de educação, como manutenção das escolas, transporte escolar e equipamentos. A única exigência é que sejam despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, com restrição do uso para pagamento de pessoal.
Os critérios de distribuição dos recursos da Quota Estadual e Municipal do Salário-Educação, bem como a estimativa de repasses aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para o exercício de 2025, foram publicados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) — autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) — na segunda-feira, 17 de fevereiro, por meio da Portaria nº 167/2025.
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O repasse é fruto da arrecadação de empresas vinculadas à previdência social, que contribuem com o percentual de 2,5% sobre a folha de pagamento de seus empregados. O valor total arrecadado é destinado à educação básica pública a título de fonte adicional de financiamento.
Do valor da arrecadação líquida do salário-educação, 60% são destinados diretamente aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios sob a forma de Quota Estadual e Municipal. Os restantes 40% são destinados ao FNDE, que também reparte esses recursos entre os entes federativos por intermédio das ações educacionais alocadas em seu orçamento.
Cálculo — Os valores foram calculados com base no número de matrículas na educação básica pública, utilizando dados do Censo Escolar de 2024. A estimativa poderá ser ajustada ao longo do ano, conforme a arrecadação da contribuição social efetivada do salário-educação. Em 2025, os estados, o Distrito Federal e os municípios contarão com R$21,3 bilhões de Quota Estadual e Municipal. Esse valor é superior ao valor da quota de 2024 em R$1,5 bilhão, um aumento de 7,57% em relação ao ano anterior.
Manutenção e desenvolvimento – A Quota Estadual e Municipal deve ser aplicada pelos entes federativos no financiamento de programas, projetos e ações da educação básica. No entanto, esses recursos não podem ser aplicados no pagamento de pessoal e de aposentadorias e pensões, em face de vedação expressa prevista na Constituição Federal e na Lei nº 9.766/98.
FNDE — O FNDE é o órgão responsável pelo cálculo dos coeficientes de distribuição da Quota Estadual e Municipal e pelos repasses dos recursos entre os entes federativos, além de prestar assistência técnica visando à sua correta e eficiente aplicação. Os repasses aos entes são realizados em 12 parcelas mensais, de fevereiro de 2025 a janeiro de 2026, até o dia 20 de cada mês.
Os detalhes completos, incluindo os coeficientes de distribuição e valores estimados, estão disponíveis no site do FNDE.
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Brasil
Golpe do IPVA: alerta para fraudes e dicas para evitar prejuízo
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· Criminosos aproveitam o período de pagamento do imposto para aplicar golpes;
· Quatro em cada 10 pessoas já caíram em fraudes de diversos tipos no Brasil em 2024, 32% deles em “pagamento de boleto falso ou pix”.
Os golpistas estão aproveitando o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para intensificar suas atividades. Normalmente por meio de e-mails ou mensagens de texto contendo informações direcionando a pagamentos ou confirmação de informações, os criminosos têm o objetivo de obter ganho financeiro ou roubar dados das vítimas. Segundo o “Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024” da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, quatro em cada 10 pessoas já caíram em fraudes de diversos tipos, sendo “pagamento de boleto falso ou pix” a segunda mais comum (32%) atrás apenas de “uso de cartão de crédito por terceiro ou cartões falsificados” (39%). Do total de consumidores lesados, 57% tiveram perda financeira de R$ 2.288 em média.
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“Além de lesar financeiramente os consumidores, os golpistas também podem obter crédito em seu nome sem que eles tenham consciência disso. Esse tipo de crime pode acarretar problemas para a vítima. A conscientização e a adoção de práticas seguras são fundamentais para reduzir a vulnerabilidade da população. Para as empresas, combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário e com a conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais barrar a ação de golpistas”, explica Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.
Como se proteger dos golpes
Para ajudar os consumidores a se protegerem, a Serasa Experian recomenda:
· Sempre verificar a autenticidade dos boletos, conferindo se os dados do beneficiário correspondem aos do órgão oficial responsável pelo IPVA em seu estado;
· Evitar clicar em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais que prometam facilidades no pagamento do IPVA. Golpistas frequentemente utilizam nomes de instituições como DETRAN e Senatran para criar sites falsos e coletar dados pessoais, senhas e informações de cartão de crédito;
· Desconfiar de ofertas vantajosas que ofereçam descontos ou facilidades no pagamento do IPVA para atrair vítimas;
· Garantir que os documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
· Ter atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
· Cadastrar chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
· Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
· Não realizar transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
· Incluir as informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
· Manter os dados pessoais seguros e atualizadas para evitar inconsistências cadastrais, que foram responsáveis por 58,1% das tentativas de fraude evitadas em outubro de 2024;
· Monitorar o CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Para as empresas evitarem fraudes, especialistas da Serasa Experian dão as seguintes dicas:
· Investir em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da empresa;
· Garantir uma proteção em camadas, considerando que, em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente, e garantir soluções combinadas que possam identificá-las e combatê-las não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
· Garantir a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
· Entender profundamente o perfil dos usuários e buscar constantemente minimizar pontos de fricção na jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança;
· Utilizar a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduzir perdas e permitir uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.
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Brasil
Em apenas 40 dias de 2025, brasileiros já pagaram R$500 bilhões em impostos
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A marca foi atingida mais cedo devido ao aquecimento da economia, à alta da inflação e aos aumentos do ICMS e da tributação federal, diz economista da ACSP
O Impostômetro, painel instalado da sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), localizado no Centro Histórico da Capital Paulista, irá registrar no próximo domingo, 09, às 06h09, que os contribuintes brasileiros já pagaram R$500 bilhões em impostos em 2025. O valor representa um aumento de 8,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o painel marcava R$461,6 bilhões.
Para o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, a marca foi atingida mais cedo devido a uma combinação de fatores que impulsionaram a arrecadação tributária. “Entre eles, destaca-se o aquecimento da atividade econômica”, afirma.
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“A inflação também desempenhou um papel relevante, uma vez que o sistema tributário brasileiro é baseado majoritariamente em impostos sobre o consumo, que incidem diretamente sobre os preços dos bens e serviços”, completou Ruiz de Gamboa. O economista também aponta outros fatores que explicam o crescimento da arrecadação: a elevação das alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e diversas medidas adotadas pelo Governo Federal, como a tributação offshore, reoneração dos combustíveis, mudanças na tributação de incentivos fiscais dos estados e retomada do voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).
Também segundo Ruiz de Gamboa, as perspectivas de crescimento da economia e, consequentemente, da arrecadação tributária em 2025 são mais modestas. Apesar de novos aumentos das alíquotas do ICMS e da inflação, que continuarão impulsionando a arrecadação, o crescimento econômico esperado para o ano é menor, devido principalmente à elevação da taxa de juros básica (Selic).
O painel físico do Impostômetro está situado na Rua Boa Vista, 51, no Centro Histórico de São Paulo, próximo ao edifício-sede da ACSP. Além disso, os dados sobre a arrecadação de impostos nas esferas federal, estadual e municipal podem ser acompanhados, em tempo real, pelo site: impostometro.com.br.
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