Conecte-se conosco

Holambra

Saúde de Holambra inicia nesta quinta-feira, dia 1º, vacinação de moradores acima de 70 anos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Holambra recebeu nesta quarta-feira, 31 , novo lote da vacina contra a Covid-19 e inicia nesta quinta, dia 1º, a aplicação da primeira dose em moradores acima de 70 anos de idade. A vacinação ocorre na Unidade Básica Santa Margarida das 8h às 12h e entre 13h e 16h em sistema drive-thru (dentro do carro). É necessário apresentar documento oficial com foto e Cartão Cidadão.

Até o momento, 1.585 doses da vacina contra a doença já foram aplicadas no município. Quem aguarda o complemento deve conferir o comprovante de imunização e verificar a data indicada para a administração.  

Dados divulgados nesta quarta, 31, pelo departamento municipal de Saúde do município revelam o registro de um novo óbito e 48 novos casos de Covid-19 na cidade na última semana. A vítima é uma mulher de 57 anos, moradora do bairro Jardim Flamboyant, com doenças preexistentes e que faleceu no dia 26 de março. Ela estava em um dos leitos de observação da Policlínica Municipal. Até agora nove pessoas, no total, já morreram em Holambra em função do novo coronavírus.  

O município registra, desde o início da pandemia, 1.151 casos da doença, sendo 974 considerados curados. 7 pacientes estão internados em hospitais da região e 1 permanece em leito de observação na Policlínica Municipal. 133 pessoas aguardam resultado de exames. O bairro Imigrantes lidera a quantidade de confirmações: 272. Em seguida vem o Centro com 115 e o Fundão com 104.  

“O número de novas confirmações, que chegou a 72 num período de sete dias na segunda semana de março, felizmente está caindo. Não temos dúvida de que isso é resultado de um trabalho forte em diversas frentes”, explica o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, se referindo a medidas de enfrentamento à pandemia adotadas pela Prefeitura, como o trabalho de desinfecção de ruas, calçadas, espaços públicos – de convívio, lazer e de grande circulação de pessoas – bem como de áreas externas e internas de unidades de Saúde; e também as barreiras sanitárias e de orientação nas entradas das cidade aos finais de semana.

“O comportamento da população também tem sido fundamental, respeitando as medidas restritivas, reforçando a higiene das mãos e o distanciamento social. Não tenho dúvidas de que o trabalho precisa ser feito em conjunto”, destaca.

Continue lendo

Holambra

Biodiversidade é tema de estudo para alunos da Rede Municipal de Holambra

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Recanto das Palmeiras estão realizando estudo prático sobre biodiversidade por meio da montagem de um terrário coletivo. O experimento, iniciado após o retorno das aulas presenciais e desenvolvido em etapas, é uma ação conjunta do Departamento Municipal de Educação e do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e faz parte das atividades propostas pela Prefeitura de Holambra voltadas ao programa estadual Município Verde Azul, que visa promover políticas ambientais.

A professora Aline Zulato foi responsável por orientar os alunos sobre a utilidade de cada elemento presente ao modelo criado e a importância da manutenção do ciclo natural para todo o ambiente, especialmente relacionado à preservação da água: “caso houvesse poluição da água presente, se acabasse ou se seu ciclo fosse interrompido, toda diversidade de plantas ali presentes também se extinguiria”, explica a professora.

De acordo com o supervisor de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Anselmo, a iniciativa permite aos alunos extrapolarem o ambiente escolar, levando para a vida as lições aprendidas: “as crianças passam a entender a conexão entre a preservação da água no terrário e o cuidado desse elemento no contexto global, reforçando conceitos ecológicos importantes”, afirma.

Continue lendo

Holambra

Biblioteca Municipal de Holambra disponibiliza 100 novos títulos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O acervo da Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes passou a contar esse mês com 100 novos títulos, já disponíveis aos leitores interessados. Os livros foram doados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) através do Programa de Apoio à Atualização e Renovação de Acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Os títulos foram selecionados com foco na produção literária brasileira contemporânea e fazem parte de uma lista de vencedores e finalistas de grandes concursos nacionais.

Entre eles, “Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis” e “Redemoinho em Dia Quente”, de Jarid Arraes, “Nada Digo de Ti, Que em Ti Não Veja”, de Eliana Alves Cruz, e a história em quadrinhos voltada ao público adulto “Angola Janga”, de Marcelo D’Salete, vencedor do prêmio Jabuti em 2018. Na literatura infantil se destacam “E Foi Assim Que Eu e a Escuridão Ficamos Amigas” e “Amoras”, de Emicida, além de três novas publicações da consagrada escritora infantojuvenil Ruth Rocha.

O objetivo do programa é contribuir com o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e ações que incentivem e promovam a leitura, colaborando com a atualização dos acervos públicos.

“Apenas 50 bibliotecas públicas em todo o Estado de São Paulo receberam esse kit de livros a partir de seleção criteriosa que avaliou os serviços e programas prestados à comunidade local e a participação da equipe da biblioteca nas ações de formação presenciais e/ou virtuais do SisEB”, explicou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “Nossa biblioteca é um centro de cultura e lazer que sempre procura propor novidades e agregar conhecimentos”.

Com um acervo de mais de 17 mil títulos, a Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes fica na Rua Solidagos, 42, no bairro Morada das Flores, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações e consulta de títulos podem ser realizadas através do telefone (19) 3802-4423, pelo e-mail [email protected] ou pelo Facebook (Biblioteca Municipal de Holambra).

Continue lendo

Holambra

Fundo Social de Holambra promove Campanha de Arrecadação de Brinquedos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Fundo Social de Solidariedade realiza a partir desta semana, em parceria com a Prefeitura, Campanha de Arrecadação de Brinquedos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações devem ser levadas ao Salão da Terceira Idade de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e entre 13h30 e 16h30. Outra opção é solicitar a retirada em domicílio. Basta entrar em contato com o Departamento de Promoção Social por meio do telefone (19) 3802-1915 e realizar o agendamento.

Serão aceitos brinquedos novos e usados em bom estado de conservação. “Muita gente tem em casa jogos ou brinquedos guardados e fora de uso. E aquilo que não nos serve mais poderá proporcionar felicidade e levar muito lazer, diversão e aprendizado para crianças de nosso município”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo, Yvonne Capato. “O povo holambrense é muito solidário. Tenho certeza de que a campanha será um sucesso”.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias