Conecte-se conosco

Campinas

Sábado sem Câncer: uma ação solidária que salva vidas

Publicados

em

Dos 500 pacientes inicialmente atendidos gratuitamente, 13 tiveram resultado positivo para câncer de próstata

Por trás de uma ação solidária, há um contingente de profissionais de diferentes áreas, uma vasta estrutura de apoio e recursos médico-hospitalares que salvam vidas. A Campanha Sábado sem Câncer, realizada em novembro do ano passado, no Centro de Oncologia Campinas, serviu não apenas para oferecer exames gratuitos de câncer de próstata a 500 homens de Campinas e região, como para diagnosticar e cuidar de 13 casos positivos. Também forneceu subsídios para a elaboração de um estudo capaz de traçar um perfil da saúde masculina durante a pandemia do coronavírus, momento em que a Covid-19 consume a maior parte dos esforços da saúde mundial.

Organizada em parceria pelo Centro de Oncologia Campinas (COC), Ramos Medicina Diagnóstica, Próton Diagnósticos, Laboratório Multipat, Hospital Centro Médico Campinas e Santa Casa de Campinas, a ação que se propôs a identificar e tratar o câncer de próstata dentro da Campanha Novembro Azul trouxe ao Sistema Único de Saúde (SUS) uma economia de R$270.550,07 mil. Esse foi o valor gasto para avaliar, examinar e tratar os 500 pacientes inicialmente atendidos, segundo valores estabelecidos por convênios médicos.

Nesta quarta-feira, 19, houve a apresentação dos dados finais da campanha, para marcar o encerramento da ação solidária iniciada ainda em novembro passado. O caminho até o diagnóstico e tratamento seguiu por etapas que dificilmente seriam cumpridas em espaço de tempo tão curto e de maneira tão completa, ainda mais em tempos de pandemia.

No Centro de Oncologia Campinas, os pacientes, após a triagem para elaboração do cadastro, passaram por avaliação clínica e realizaram, no próprio local, a coleta de material para o exame de PSA, que mede o nível de uma substância produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico. Em poucos dias, todos os que foram examinados receberam os resultados. Aqueles que apresentaram indicativos da doença, foram contatados e deram sequência à investigação e diagnóstico.

Na ocasião, 60 pacientes tiveram resultado suspeito no toque retal e 38 apresentaram resultado alterado para o exame de PSA – nove deles tiveram toque retal positivo e PSA alterado. Os cuidados tiveram sequência com os exames de ressonância magnética realizados por 37 pacientes.

Com base nos resultados dos exames clínicos, PSA e imagens, 18 dos 500 homens atendidos inicialmente no COC foram encaminhados à biópsia, sendo que 13 deles tiveram positivo para câncer de próstata. Como se propunha o Sábado sem Câncer, os tratamentos indicados nos casos positivos tiveram início. Sete pacientes foram encaminhados à radioterapia, dois para a terapia hormonal, um para a cirurgia e três seguiram para a realização de acompanhamento com nutricionista.

O médico Fernando Medina, um dos idealizadores da campanha Sábado sem Câncer, salienta a importância dos resultados. “Esta é uma ação de cuidado completo. Examinamos 500 pessoas, mas o alcance da campanha é muito maior que isso, porque essas pessoas foram orientadas sobre a doença e puderam levar esse conhecimento adiante para tantas outras pessoas. A população que soube da ação foi orientada e pôde procurar atendimento médico”, afirma.

“Quem nos procura na campanha é quem realmente precisa de atendimento, a população necessitada. O fato de ter feito o diagnóstico e já proporcionado tratamento para essas pessoas melhora muito a qualidade de vida delas, porque você pega a doença no princípio, proporciona um tratamento necessário para que tenha uma resolutividade rápida”, reforça a médica do Centro de Oncologia Campinas, Mary da Silva Thereza.

Fernando Medina lembra ainda que ações como a do Sábado sem Câncer mostram o quanto é possível realizar ações em favor da saúde da população. “Mutirões como o que fizemos chamam a atenção das pessoas e mostram que é possível buscar a cura para as doenças. Todos sabemos que mais cedo ocorrer o diagnóstico maiores são as chances de cura”, destaca Medina.

O oncologista cita coo exemplo a casuística do COC para o câncer de próstata. “O COC avaliou 463 pacientes que passaram pelo nosso centro entre 2000 a 2020. Noventa por cento deles tiveram sobrevida de cinco anos após o tratamento. Já a sobrevida de dez anos chegou a 87%. Ou seja, essas 13 pessoas que foram diagnosticas na campanha têm quase 90% de chances de terem dez anos de vida saudável”.

Perfil
O compilamento das informações obtidas no atendimento do Sábado sem Câncer reforça o sucesso na missão de atender a parcela da população mais necessitada. Mostrou que 5,4% dos pacientes não possuíam nenhum grau de escolaridade e que apenas 17% possuíam Ensino Superior completo ou incompleto.

Para pode traçar o perfil de risco de contrair câncer de próstata, a raça dos pacientes atendidos foi especificada nas fichas de participação da campanha. “A raça negra tem um fator de risco para o câncer de próstata duas vezes e meia maior”, detalha Medina. Dos 500 pacientes, 25,4% eram negros, 67,2% brancos e 7,4% de outras raças. Durante a avaliação clínica, 27,8% disseram possuir histórico familiar para a doença.

Com base na pontuação de indicativos atribuída aos pacientes após os exames clínicos, que inclui histórico familiar da doença, idade, raça e queixas urinárias, entre outros, 7% dos 500 homens examinados foram incluídos no grupo de risco mais alto para a doença.

Perto de 100 voluntários, entre profissionais da saúde (56), médicos (16) e pessoal de apoio trabalharam no Sábado sem Câncer para cumprir a meta de realizar 500 atendimentos.

Sobre o câncer de próstata

Cerca de 1,3 milhão de novos casos de câncer de próstata devem ocorrer neste ano no mundo. No Brasil, a previsão é que a doença atinja quase 63 mil homens este ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do País e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro.

Sobre o COC
O Centro de Oncologia Campinas atende pelo menos 30 convênios médicos para oferecer diferentes serviços. Dispõe de renomado corpo clínico e eficiente equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui Centro Cirúrgico, salas de imagens, de quimioterapia e de radioterapia. O Centro de Oncologia Campinas está localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

Campinas

Outback oferece 80 vagas de emprego em Mogi Guaçu

Publicados

em

Oportunidades são para os cargos de atendente de restaurante, atendente de bar, recepcionista, auxiliar de limpeza e auxiliar de cozinha

Quem quer ser um “Outbacker”? Restaurante inspirado na cultura australiana, o Outback Steakhouse inicia um processo seletivo para preencher 80 vagas de emprego para a unidade que será inaugurada no Shopping Boulevard em Mogi Guaçu, no interior paulista. Há oportunidades para os cargos de atendente de restaurante, atendente de bar, recepcionista, auxiliar de limpeza e auxiliar de cozinha. Os (as) interessados (as) podem se inscrever pelo site e preencher uma ficha para participar do processo seletivo, que será realizado na semana do dia 19 de maio.

Com um plano de carreira bem estruturado, o Outback tem orgulho em afirmar que 84% de seus sócios proprietários, que comandam as unidades do ao redor do país, vieram da operação. Isso significa que os atuais sócios da empresa iniciaram as suas carreiras como recepcionistas, atendentes de restaurante ou bar ou auxiliares de cozinha e limpeza.

LEIA TAMBÉM:

Desde o primeiro dia de trabalho, os profissionais são capacitados por um robusto sistema de treinamento, por isso, não é exigido que novos colaboradores tenham experiência em sua área de atuação. A cada nova posição, o colaborador recebe um pacote de conteúdos e competências para desenvolver sua qualificação.

A sócia regional da rede, Márcia Piellusch, reforça os pontos positivos de se tornar um “Outbacker”, que é como carinhosamente a rede nomeia seus colaboradores. “O ambiente de trabalho acolhedor e descontraído e o plano de carreira são excelentes motivos para fazer parte do time Outback. Estamos ansiosos para formar nossa equipe em Mogi Guaçu e temos certeza de que conseguiremos reunir muitos novos talentos na cidade”, afirma Márcia.

O Outback oferece, além da remuneração, benefícios como: vale-transporte, refeição no local, assistência médica e odontológica. A inscrição pode ser feita virtualmente, e, durante o processo seletivo, os (as) candidatos passam por uma dinâmica em grupo e entrevistas. As pessoas selecionadas após essas etapas passam por um treinamento nos restaurantes para entenderem mais do dia a dia da operação e cultura da companhia.

Quem pode participar
Os (as) candidatos (as) devem ter mais de 18 anos e possuir ensino médio ou técnico completo, além de ter disponibilidade de horário, inclusive aos finais de semana e feriados. O Outback procura pessoas dedicadas, com perfil dinâmico e vontade de crescer. Não é necessário ter experiência na área.

Serviço:
Como participar: a inscrição para o processo seletivo pode ser feita por meio do site https://outback.pandape.infojobs.com.br/

  • Cargos disponíveis: atendente de restaurante, atendente de bar, recepcionista, auxiliar de limpeza e auxiliar de cozinha.
  • Requisitos: pessoas com ensino médio/técnico completo e disponibilidade de horário, inclusive aos finais de semana e feriados.
  • Faixa etária: maiores de 18 anos, exceto para a vaga de jovem aprendiz de restaurante.
  • Remuneração: variável de acordo com o cargo exercido e as horas trabalhadas.
  • Benefícios: vale-transporte, refeição no local, assistência médica e odontológica (os dois últimos após o período de experiência).
  • Etapas do processo seletivo e duração: inscrição online, dinâmica e entrevistas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

Região de Campinas ganha 1º Centro de Inteligência Metropolitana reunindo inteligências das Guardas Municipais

Publicados

em

A sala vai funcionar em um espaço anexo ao Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas (CICC ), na Vila Nova São José

Nesta segunda-feira, 12, ocorreu o lançamento do Centro de Inteligência Metropolitana (CIM ) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A inauguração foi conduzida pelo prefeito campinense Dário Saadi, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

Além do CIM, cada uma das 20 cidades da metrópole vai receber R$1,2 milhão em recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) para investimentos em equipamentos e tecnologias na área de Segurança Pública.

LEIA TAMBÉM:

A aprovação do projeto aconteceu em março, na mesma reunião da Câmara Temática de Segurança do CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) na qual os prefeitos aprovaram a criação do CIM regional.

O Centro
O CIM tem como principal função articular os Núcleos de Inteligência das Guardas Municipais das 20 cidades da Região Metropolitana, promovendo a cooperação entre os municípios, o compartilhamento e a análise de dados, além da definição de estratégias e a realização de operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade.

A união das inteligências contará com o sistema de monitoramento veicular, que já é utilizado por todas as corporações para compartilhamento das informações e também de integração de câmeras CFTV. Na prática, por exemplo, se um veículo for furtado em Campinas e passar por Vinhedo, este carro poderá ser abordado na cidade vizinha.

Também estão sendo planejadas operações em conjunto com as guardas municipais para atuar em crimes comuns entre as cidades, como furto de fios, roubo e furto de veículos, desmanches, receptação e furto a estabelecimentos comerciais.

A ideia do CIM é agregar informações de todas as esferas, seja municipal, estadual e federal, inclusive a Abin. A proposta é produzir conhecimento para que os gestores municipais tenham ferramentas para a tomada de decisões e para a formatação de políticas públicas, em especial da segurança pública.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Campinas

População poderá fazer check-up de saúde gratuito no dia 17 de maio na Lagoa do Taquaral

Publicados

em

Evento, com diversas estações de exame e orientações, é organizado pela Sociedade de Medicina e Prefeitura de Campinas

No dia 17 de maio, sábado, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC ), em parceria com a Prefeitura de Campinas e apoio da Faculdade São Leopoldo Mandic, realiza a edição 2025 do evento Saúde Integral – Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A ação será totalmente gratuita e voltada a pessoas com 18 anos ou mais. O evento acontece das 7h30 às 14h, no Portão 7 da Lagoa do Taquaral, com uma série de atendimentos e orientações de saúde em diversas estações especialmente montadas no local.

A iniciativa oferece à população uma excelente oportunidade de realizar um verdadeiro check-up, com exames de glicemia, colesterol, triglicérides, aferição correta da pressão arterial, avaliação do risco cardíaco, bioimpedância (medição de percentual de músculo e gordura), ultrassom para investigação de osteoporose (densitometria óssea no calcanhar), além de orientações sobre saúde bucal, alimentação, atividade física, sono, saúde emocional, sessões de yoga, atualização da caderneta de vacinação e programa antitabagismo.

LEIA TAMBÉM:

Para participar, basta comparecer ao local dentro do horário de atendimento, preferencialmente com roupa confortável, tipo esportiva. Apenas dois exames exigem inscrição prévia gratuita: densitometria óssea e bioimpedância. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo link:
sympla.com.br/sade-integral-smcc-dia-mundial-de-preveno-e-combate–hipertenso-arterial__2899447 e seguir as orientações de preparo.

“A hipertensão é uma doença silenciosa e perigosa. Cerca de 50% das pessoas que têm pressão alta não sabem que são hipertensas. Dentre os diagnosticados, metade não faz uso de medicamentos, e entre os que usam, 50% tomam de forma inadequada. Por isso, eventos como esse são tão importantes para aumentar a conscientização e promover a prevenção”, explica a médica cardiologista Dra. Carla Patrícia da Silva e Prado, organizadora do evento e coordenadora do Departamento de Cardiologia da SMCC.

Segundo a Dra. Carla, a edição deste ano está ainda mais robusta. “Ampliamos o número de estações para oferecer à população uma abordagem completa da saúde, com ações que vão desde a prevenção até o encaminhamento para tratamento, quando necessário. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a entenderem melhor como está sua saúde e o que podem fazer para melhorá-la”, explica

Logo ao chegar ao evento, o participante fará um breve cadastro e receberá dois materiais: o “Cartão de Saúde”, onde os dados coletados nas estações serão anotados para que ele possa levar para casa, e o “Passaporte da Saúde”, onde será feito o registro de todas as estações visitadas. O local contará também com banners informativos com QR Codes para que o público possa baixar conteúdos educativos diretamente no celular.

O evento será realizado justamente no Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data que inspirou a criação da iniciativa. Além de médicos e profissionais da área da saúde, participarão acadêmicos da Liga Acadêmica de Cardiologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Liga Acadêmica de Cardiologia e Hipertensão da Unimax, Liga de Cardiologia da Unicamp, Liga de Cardiologia da Unip e Liga de Cardiologia da PUC Campinas.

A ação conta ainda com o apoio institucional de parceiros e patrocinadores, como Unimed Campinas, SEM, Hospital e Maternidade São Luiz Campinas, Faculdade São Leopoldo Mandic, Laboratórios Sabin, Oba Hortifruti, Unicred, Medrex (Densitometria Óssea e Bioimpedância), Yoga Flamboyant e Sanasa Campinas.

SERVIÇO
Evento Saúde Integral – Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Data: 17 de maio de 2025 (sábado)
Horário: das 7h30 às 14h
Local: Portão 7 da Lagoa do Taquaral – Campinas/SP
Público: Pessoas com 18 anos ou mais
Gratuito
Inscrição prévia necessária apenas para exames de Densitometria Óssea e Bioimpedância: Saúde Integral SMCC: Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial em Campinas – Sympla

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias