Campinas
Resultados da penúltima etapa acirram disputa pelo título no Campeonato San Marino Fuzzy Açaí

Maioria das categorias ainda está indefinida para a Final em novembro; Pedro Corrêa é campeão antecipado da X30 Graduados
Os resultados da oitava e penúltima etapa do Campeonato San Marino Fuzzy Açaí, realizada no último sábado, 19, no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, acirraram ainda mais a disputa pelo título de campeão da competição na maioria das categorias. Nove das 10 divisões vão para a grande Final, no próximo dia 30 de novembro, com os títulos em disputa. A etapa decisiva terá pontuação dobrada, valendo até 40 pontos, o que garantirá ainda mais emoção.
No sábado, a briga por posições proporcionou ao público presente – e também pela transmissão ao vivo do campeonato – um espetáculo de estratégias, ultrapassagens e defesas de posição. O primeiro campeão por antecipação também foi conhecido. Na X30 Graduados, Pedro Corrêa soma 106 pontos válidos e não pode mais ser alcançado pelo segundo colocado, Matheus Vaz (37), sendo matematicamente o campeão da categoria.
LEIA TAMBÉM:
Na F4 Graduados, a mais equilibrada e com o maior grid da competição, a disputa ficou ainda mais acirrada após a etapa 8, com Henrique Pelaquim em primeiro lugar, com 91 pontos, e João Alécio – que assumiu a vice-liderança da categoria – com 76, mesma pontuação de André Salmoria. Julio Zanotti (70), Alain Sisdeli (70), Diogo Mazon (67), Pedro Valentim (63), Fred Bueno (62), Guilherme Bailon (55), João Fornaro (54) e Caio Murari (54) ainda têm chances matemáticas de título.
A F4 Sprinter, João Murari mantém a primeira colocação, com 107 pontos, seguido por Victor Bianco, em segundo, com 94. Flávio Neto (93), Davi Silva (83) e Lucas Liani (79) também seguem com chances de título.
A Mirim tem a disputa mais apertada. Bernardo Grespan lidera com 110 pontos, apenas quatro a mais que Bernardo Vieira (106), segundo colocado. Luiz Moro (91), Edu Fonseca (86) e Artur Andreolli (74) ainda têm chances matemáticas. Na Cadete, João Costa está com as mãos no título e lidera com 120 pontos contra 83 de Pietro Saviolli, em segundo.
Na F4 Sênior, a Final também promete fortes emoções, com Davi Pisani em primeiro, com 114 pontos, e Maurício Guzzo, em segundo (107). Na F4 Master, Gran Cervone lidera com 109 pontos, nove a mais que o segundo colocado, Paulo Rosa (100). Marcelo Dias também está na disputa, com 95 pontos. Já na F4 Super Sênior, Daniel Silva é o primeiro colocado, com 54 pontos, contra 40 de Fábio Bussamara, em segundo.
Na X30 Sênior, Luiz Coelho é o primeiro colocado, com 103 pontos. Marcelo Arruda, o vice-líder (92), Felipe Prinotti, o terceiro (88), e Carlos Murari, o quarto colocado (87), ainda mantêm chances matemáticas de título. Por fim, na Shifter, Marcelo Arruda acelera para ser o campeão, com 40 pontos, com Rodrigo De Giovanne em segundo (17).
Segundo turno
A disputa pelo título do segundo turno do campeonato também está acirrada. Fred Bueno (F4 Graduados), João Murari (F4 Sprinter), Bernardo Grespan (Mirim), João Costa (Cadete), Davi Pisani (F4 Sênior), Fábio Bussamara (F4 Super Sênior), Marcelo Dias (F4 Master) Pedro Corrêa (X30 Graduados) Luiz Coelho (X30 Sênior) e Marcelo Arruda (Shifter) são os líderes após a oitava etapa.
O campeonato tem o patrocínio de Fuzzy Açaí, uma das principais fabricantes de sorvete de açaí do Brasil e parte do grupo Sorvetes Jundiá, além das fabricantes de chassi Mega Kart, Concept Kart, Kart Mini, Bravar e Thunder, e empresas especializadas na personalização de capacetes, como Roger Designs, Gandolfo Estúdio e FineArt Studios. Também apoiam o evento as empresas Toykids, DieselDias e Kartmachine.
Resultados de pódio da etapa 8
F4 GRADUADOS
1º Fred Bueno
2º João Alécio
3º Julio Zanotti
4º André Salmoria
5º Henrique Pelaquim
F4 SPRINTER
1º João Murari
2º Lorenzo Schneider
3º Raphael Siqueira
4º Lucas Liani
5º Davi Silva de Almeida
F4 SÊNIOR
1º Davi Pisani
2º Maurício Guzzo
3º Rodrigo De Giovanne
4º Flávio Chohfi
F4 SUPER SÊNIOR
1º Fábio Bussamara
F4 MASTER
1º Marcelo Dias
2º Paulo Rosa
3º Gran Cervone
X30 SÊNIOR
1º Marcelo Arruda
2º Felipe Prinotti
3º Luiz Fernando Coelho
4º Carlos Murari
X30 GRADUADOS
1º Cacá Neto
2º Pedro Correa
CADETE
1º João Lucas Costa
2º Pietro Saviolli
MIRIM
1º Bernardo Vieira
2º Bernardo Grespan
3º Eduardo Fonseca
4º Luiz Moro
5º Artur Andreolli
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região

Desempenho de estudantes dos anos finais do Fundamental e Médio garante classificação para fase 2ª da Omasp – Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais
A primeira edição da Prova Paulista de 2025 tem novidades. A partir de agora estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental também serão avaliados e se juntam aos alunos do 5ª ano até a 3ª série do Ensino Médio. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica entre esta segunda-feira, 31, e 09 de abril as provas que vão aferir o aprendizado referente ao primeiro bimestre letivo. Mais de 416,8 mil alunos da rede estadual na região de Campinas participam do exame.
Outra novidade é a inclusão dos componentes de educação financeira e tecnologia e inovação do currículo de classes do 6º ao 8º anos.
LEIA TAMBÉM:
A Seduc-SP definiu dois dias de prova para cada ano/série (veja tabela abaixo), sempre no mesmo turno de aula em que o aluno está matriculado. Todas as questões são de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta, mas a quantidade e as disciplinas variam de acordo com a etapa:
4º e 5º anos do Fundamental
30 questões por dia
Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história
6º, 7º, 8º e 9º anos do Fundamental
40 questões por dia
Língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências, geografia e história – educação financeira e tecnologia e inovação aplicáveis de 6º a 8º anos
1ª, 2ª e 3ª séries do Médio
45 questões por dia
Língua portuguesa, língua Inglesa, matemática, química, física, geografia, história e educação financeira – conteúdo dos itinerários de exatas, humanas e profissionalizantes aplicáveis da 2ª e 3ª séries
“A Prova Paulista é fundamental para o planejamento e ajustes de rota ao longo do ano letivo. Como as provas são digitais, o resultado é calculado de forma rápida. Isso facilita o trabalho dos professores e dos gestores das escolas que conseguem identificar as dificuldades e avanços dos estudantes a cada bimestre. Por isso é muito importante a presença de todos os alunos nos dias de prova”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.
Classificação para a próxima fase da Olimpíada de Matemática
A Prova Paulista do 1º bimestre mais uma vez será seletiva para a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) e o desempenho dos estudantes nas questões de matemática da Prova Paulista será o balizador para a participação na segunda fase da competição.
Entre os 2,4 milhões de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (6º ano à 3ª série) que devem realizar a Prova Paulista em todo o Estado, serão selecionados e automaticamente classificados para a segunda fase da Omasp os 30% estudantes de cada ano ou série, de cada escola, que tiverem as melhores pontuações.
Calendário
Confira as datas de aplicação da Prova Paulista de cada etapa:

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Confraria da Dança abre inscrições para residência artística em Campinas

Fomentado pela FUNARTE, o projeto é destinado a artistas da Região Metropolitana de Campinas, terá três meses de duração e encerrará com apresentação aberta ao público na cidade. Inscrições vão até 29 de abril
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Residência Artística “Criação e Criatura – Animália”, promovida pela Confraria da Dança, grupo sediado em Campinas que acumula 28 anos de trajetória dedicados à pesquisa, criação e produção artística. Quatro artistas da cena serão selecionados para integrar o projeto, que inclui remuneração individual no valor de R$3.500,00.
Podem participar artistas maiores de 18 anos, residentes na Região Metropolitana de Campinas, do estado de São Paulo, com experiência em dança, espetáculo ou áreas afins, e que queiram mergulhar em um processo de criação coletiva.
LEIA TAMBÉM:
O projeto será conduzido por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, fundadores da Confraria da Dança, tendo como participante convidado o violeiro e multi-instrumentista João Arruda. Ao longo da residência, os artistas selecionados irão explorar a animalidade latente em seus corpos, investigando sua essência humana com a natureza. O resultado será apresentado ao público em espaço cultural na cidade de Campinas/SP.
“A residência é uma oportunidade para quem deseja experimentar o fazer artístico de forma profunda, conectando o corpo com o que há de mais instintivo na natureza, para dançar sua animalidade resguardada”, destaca Diane Ichimaru. Marcelo Rodrigues completa: “a residência é um convite à criação compartilhada, que leva a uma transformação real, tanto pessoal quanto coletiva”.
A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio de formulário, que pode ser acessado clicando aqui ou também no site www.confrariadadanca.com.br e no perfil do Instagram @confraria.da.danca. O prazo é até 29 de abril.
Processo seletivo em duas etapas
A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira etapa serão avaliadas as respostas do formulário de inscrição. O resultado será divulgado em 04 de maio de 2025 e até 20 pessoas serão convidadas para a segunda etapa, que ocorre no dia 08 de maio, das 9h às 12h, com uma vivência coletiva na sede da Confraria da Dança, além de entrevistas agendadas individualmente. O resultado será divulgado em 16 de maio de 2025.
A residência será entre os meses de junho, julho e agosto de 2025, na sede da Confraria da Dança, em Campinas. Terá carga horária total de 72 horas, dividida em 24 encontros de três horas cada.
Esta ação integra projeto da Confraria da Dança, contemplado pelo Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas 2023.
Conheça um pouco mais dos artistas que vão conduzir a residência artística
Diane Ichimaru: Bailarina, coreógrafa, dramaturga, diretora de cena e artista plástica. Premiada pela APCA em 2009 na categoria criadora-intérprete em dança, iniciou sua carreira profissional em 1983. É bacharel em Dança pelo Instituto de Artes da UNICAMP e uma das fundadoras da Confraria da Dança, onde atua desde 1996 em criações autorais, cenografia, figurino, ilustração e criação gráfica.
Marcelo Rodrigues: Bailarino, iluminador e produtor artístico. Também fundador da Confraria da Dança, desenvolve suas pesquisas e criações em dança desde 1996, assinando os desenhos de luz dos espetáculos do grupo e atuando em sua produção artística.
João Arruda: Cantador, violeiro e percussionista, é um trovador dedicado à cultura musical dos povos da América Latina. Atua como arranjador, produtor musical e compositor de trilhas sonoras para espetáculos, filmes e documentários. Tem CDs solo gravados e participa ativamente de projetos que valorizam e recriam a música popular brasileira e latino-americana.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Encontro na Tennessee Harley-Davidson celebra paixão das mulheres por motos

Evento no próximo sábado, 29, terá uma programação com diversas atrações; número de mulheres motociclistas cresceu 65% na última década
Um dia para celebrar uma realidade cada vez mais presente no trânsito brasileiro: na última década, o número de mulheres motociclistas cresceu mais de 65%. E para comemorar essa conquista, que simboliza liberdade e independência feminina, a Tennessee Harley-Davidson, uma marca do Grupo Germânica, promove no próximo sábado, 29/3, um dia de festa dedicado a elas.
O encontro será na Tennessee Harley-Davidson em Campinas, na Avenida José Bonifácio, .3214, Jardim das Paineiras. Das 9h às 15h, haverá uma programação especial com diversas atrações, como música, food truck, ativação como flash tattoo, além de venda de acessórios. A ideia é celebrar o espaço conquistado pelas mulheres no trânsito, pilotando suas motos. A festa é aberta a todo o público.
“As mulheres compram motos não apenas para o trabalho ou para ir trabalhar. Elas escolhem as motos também para se divertir. As mulheres estão perdendo o medo de pilotar, não querem mais andar na garupa, com os maridos. Querem estar ao lado deles, pilotando e se divertindo”, comenta Roseli Mendes, consultora de vendas da Tennessee Harley-Davidson.
LEIA TAMBÉM:
Dados da Senatran (Secretaria Nacional do Trânsito) mostram que hoje mais de 10 milhões de mulheres possuem habilitação para pilotar moto. Há dez anos, as motociclistas brasileiras eram pouco mais de 6 milhões, o que representa um aumento de 65,8% em uma década.
Sobre o Grupo Germânica
O Grupo Germânica está há 54 anos no mercado e é uma das maiores redes de concessionárias do Interior de São Paulo. Tem mais de 40 lojas no estado de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. É representante das marcas Volkswagen, GWM, Toyota, BMW, BMW Motorrad, Mini, Volvo, Harley-Davidson, Kia, Jeep e RAM. www.grupogermanica.com.br
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1978
-
São Paulo5 dias atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
São Paulo5 dias atrás
SP anuncia R$80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças
-
Amparo5 dias atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
Amparo1 semana atrás
Assistência Social: Prefeitura de Amparo apresenta diagnóstico inédito que servirá de base para políticas públicas na área
-
Campinas1 semana atrás
Renovias recebe inscrições para vaga de Técnico de Manutenção de Sistemas
-
Campinas1 semana atrás
Com novo recorde de inscritos, Campeonato San Marino tem 2ª etapa ‘quente’ em Paulínia
-
São Paulo5 dias atrás
Artesp firma convênio para combater evasão de pedágio