Conecte-se conosco

Campinas

Recorde de empreendedores na pandemia puxa recorde de mentorias

Publicados

em

Com 15 empresas, o CEO do Grupo Gether, Diógenes Malaquias, revela que com apenas uma sessão de mentoria é possível reverter quadros estagnados de crescimento

Crises podem impulsionar o surgimento de negócios criados por necessidade, mas esta pandemia não tem precedente. Segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, o número de empreendedores iniciais (negócios com menos de 3,5 anos) motivados por necessidade saltou de 37,5% (2019) para 50,4% (2020), mesmo nível de 2002. Entre os empreendedores nascentes (negócios com até 3 meses de atividade), salto de 20,3% (2019) para 53,4% (2020), mesmo nível de 19 anos atrás.

Em Campinas, o primeiro semestre deste ano teve um aumento de 189,9% na abertura de empresas em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo relatório da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) com base em dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Foram abertas 7.051 empresas e encerradas 2.706, representando um saldo positivo de 4.345 empreendimentos. Na comparação, no período de janeiro a junho de 2020 foram ativados 2.432 e encerrados 1.843.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o aumento foi ainda maior. De janeiro a junho de 2021 foram abertas 17.196 empresas e encerradas 6.392, enquanto no período de janeiro a junho de 2020 haviam sido abertas 5.858 empresas e encerradas 4.775. Um aumento de 193,55%. As cidades que percentualmente registraram a maior quantidade de abertura de empresas foram Monte Mor (aumento de 300%) na criação de novos negócios, Hortolândia (298,88%) e Santa Bárbara D’Oeste (253,4%).

Apesar do contexto adverso para negócios, os empreendedores precisam entender suas principais aptidões e possíveis nichos de atuação ou não conseguirão crescer. Poder contar com os conselhos de um profissional mais experiente e atento às tendências do mercado tornou-se quase um manual de sobrevivência no mundo dos negócios.

De acordo com a Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), nos anos 2019 e 2020 o número de mentores de negócios disparou 78% em comparação a 2016, saindo de 8 mil para 35 mil mentores. Crescimento de 19,5%. Recorde de empreendedores acabou puxando o recorde de mentorias também, afinal, num mercado complexo no qual o consumidor muda constantemente de comportamento, ter alguém com experiência de mercado para aconselhar com eficácia pode evitar processos que retardariam o crescimento orgânico.

O mais importante nessa tendência de mentorias e consultorias é encontrar pessoas sérias do mercado, que ganham dinheiro do que oferecem ensinar – e não dos que vivem de vender mentorias somente. Um mentor competente deve ter a capacidade de analisar o negócio, descobrir falhas e conduzir o mentorado a um caminho com soluções assertivas.

O CEO do Grupo Gether, Diógenes Malaquias, é apaixonado por empreender e decidiu dividir sua bagagem de vida e portfólio de soluções para ajudar estrategicamente os negócios de outras pessoas. Com a experiência de quem tem uma holding com 15 empresas em diversas áreas, além de prestar mentoria, organizou uma fraternidade de empresários como um grupo de ajuda mútua. “A partir da consultoria do conhecimento de cada participante é formada uma mente única em prol de resolver os desafios de cada um.”, revela.

“Eu convivo com as dores de vários empreendedores e sei onde estão os gargalos dos negócios. Por isso tenho condições reais e sustentáveis de oferecer soluções que vão aumentar resultados e corrigir problemas”, diz sem hesitar. “Simplesmente uma sessão de mentoria tem esse poder de achar um ponto falho relevante no mentorado e arrumar de maneira rápida”. E cita rapidamente um de seus cases, o do gestor de tráfego (profissional responsável por gerenciar anúncios da conta online de uma empresa) Matheus Bertagna. “Logo na primeira mentoria identifiquei espaço para aumentar seu ticket de cobrança e passamos a trabalhar na persona dos seus clientes. Decidimos que ele focaria em empresas maiores apenas. O networking da fraternidade também o ajudou e ele conseguiu aumentar seu faturamento em 2,5 vezes em menos de 2 meses”.

Malaquias também cita exemplos com profissionais liberais, como médicos, arquitetos ou advogados. Na área da saúde, por exemplo, explica que um profissional recém-graduado na melhor faculdade do país pode entender tudo de sua especialidade de formação, mas pouco sobre como gerenciar um consultório, atrair mais pacientes, manter seu site atualizado com as últimas tendências de ranqueamento dos sites de busca, conduzir suas redes sociais de forma atraente e engajada, ou seja, transformar-se em um produto a ser consumido. Com o nutricionista Danilo Lamounier, Diógenes revela que o ajudou a caminhar para o mundo digital. Ao longo de um ano valorou sua consulta em mais de 100%, lotou agenda e trabalha atualmente na criação de infoprodutos na área de nutrição para distribuir seu conteúdo em maior escala.

Em tempos pandêmicos com mudanças importantes no comportamento do consumidor, ter a coragem de investir em uma mentoria para rever o atual modelo de negócio e se adequar à nova realidade pode ser a diferença entre ter um negócio ou “morrer na praia”.

Sobre Diógenes Malaquias, CEO Grupo Gether:
Apaixonado por empreendedorismo e transformar a vida das pessoas. Cria e maximiza o potencial de empresas através do conhecimento em gestão, marketing e tecnologia. Com formação em Engenharia de Produção na UFMG (sem nunca ter pegado o diploma), consegue através da disciplina tornar a vida mais leve, divertida e prazerosa.

Sobre Gether Fraternidade:
Fraternidade de empresários com o objetivo de ajuda mútua. A partir do conhecimento de cada participante é formada uma mente única em prol de resolver os desafios de cada um. O foco é desenvolvimento pessoal, tecnologia e marketing digital.

Sobre Mentoria Gether:
Um grupo de pessoas, guiadas pelo mentor, se reúnem em 10 encontros online para a resolução de problemas de cada membro. Um processo rápido com grandes resultados que transformam os negócios dos participantes.

Sobre Gether Holding:
Um Holding empresarial com 5 vertentes: poker, fintech, educacional, fitness e serviços internos (fábrica de software e agência de mkt digital que atendem apenas às empresas da holding). Um total de 15 empresas abaixo dessa estrutura.

Campinas

Campinas é a primeira cidade a instalar totens do TCESP sobre Desenvolvimento Sustentável

Publicados

em

A Prefeitura de Campinas, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), instalou na sexta-feira, 14, os totens comemorativos aos 100 anos da Corte de Contas paulista com conteúdo interativo sobre a Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Agora, os cidadãos campineiros poderão se informar e acompanhar esses conteúdos no Parque Portugal, localizado à Avenida Dr. Heitor Penteado, 1671. A área, popularmente conhecida como Lagoa do Taquaral, constitui um dos mais importantes espaços de lazer do município, com espaços recreativos, culturais e esportivos.

Totens nas cidades
Como parte das comemorações de seu centenário, o TCESP realiza esta ação especial nas cidades em que possui suas sedes, como a capital paulista e as 20 localidades onde estão suas Unidades Regionais.

Além de Campinas, a primeira a instalar os equipamentos, também receberão seus totens ao longo deste mês as cidades de São Paulo, Adamantina, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Bauru, Fernandópolis, Guaratinguetá, Itapeva, Ituverava, Marília, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

LEIA TAMBÉM:

O TCESP, com isso, efetiva um de seus programas, o “Faça Parte – ODS”, envolvendo o Tribunal de Contas, o Governo do Estado de São Paulo, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo e prefeituras dos 20 municípios participantes.

A iniciativa foca na escolha de espaços públicos, de convivência dos municípios, como forma de engajamento social na temática desenvolvimento sustentável, englobando seus mais variados aspectos, quais sejam: meio ambiente, instituições eficazes, educação, saúde e bem-estar.

Os textos foram desenvolvimentos pelo Observatório do Futuro e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Por estarem instalados em locais de grande circulação, os cidadãos poderão usufruir das informações, interagir e saber mais sobre os conteúdos das ODS usando os QR codes e ainda deixar registrada sua visita com uma foto em um ‘painel instagramável’.

Observatório do Futuro
O Observatório do Futuro do TCESP foi criado para auxiliar o Estado e as Prefeituras na implementação da Agenda 2030 e também para acompanhar a evolução desse processo nos dois níveis de governo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por sua vez, são o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030. Com 17 objetivos e 169 metas, os ODS estão fundamentados nos três pilares do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

Para isso, o núcleo de monitoramento dos ODS desenvolve estudos e atividades de capacitação de servidores, colaborando ainda na sistematização e divulgação de dados e de boas práticas. Uma cartilha já foi elaborada para explicar o que são os ODS e como o TCESP pode ajudar Prefeitos e Governo do Estado a aderir ao projeto.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Paulo Rosa disputa título do 1º turno no Campeonato San Marino Fuzzy Açaí

Publicados

em

Piloto de Paulínia vai em busca da vitória e da liderança na categoria F4 Master neste sábado

O piloto Paulo Rosa (Sorvetes Jundiá / Fuzzy Açaí / HB Brasil / Navarro Kart Race) vai em busca do título do primeiro turno e da liderança da categoria F4 Master na 5ª etapa do Campeonato San Marino Fuzzy Açaí, no Kartódromo San Marino, em Paulínia, neste sábado, 22. A rodada encerra o primeiro turno da competição e Rosa está na disputa pelo título da categoria.

Com 51 pontos válidos, o piloto de Paulínia ocupa a segunda colocação na F4 Master, a apenas seis pontos do líder, Luiz Antonio Cervone. As disputas da F4 Master começam às 10h e terão transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Kartódromo San Marino.

LEIA TAMBÉM:

“Eu e minha equipe estamos muito confiantes para essa quinta etapa, que será decisiva para o primeiro turno do campeonato. É uma competição com grandes pilotos no grid e isso nos desafia e motiva ainda mais”, disse o piloto.

O Campeonato San Marino Fuzzy Açaí é disputado em nove etapas, divididas em dois turnos. A final será no dia 30 de novembro. A competição é uma das principais do Estado de São Paulo, com chancela e supervisão da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo).

Natural de Santo André (SP) e morador de Paulínia, Paulo Rosa acumula vários títulos ao longo da carreira, como os de campeão da Copa KTT 2016 e 2017 e da Copa Só Pneus Goodyear Pé de Chumbo 2018. Em 2022, foi 5º colocado no Campeonato Brasileiro disputado em Itu.

O piloto conta com o patrocínio e apoio de Sorvetes Jundiá, Fuzzy Açaí, HB Brasil e Navarro Kart Race.

Fotos: Photorace/Fernando Camargo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Parque Dom Pedro inicia campanha de arrecadação de agasalhos

Publicados

em

Doações podem ser feitas até 07 de julho em todas as entradas do empreendimento; material será destinado ao Instituto Padre Haroldo

Nesta sexta-feira, 21, inicia o inverno, estação marcada pelas baixas temperaturas, que muitas vezes colocam em risco àqueles em situação de vulnerabilidade. Para aquecer essas pessoas, o Parque Dom Pedro iniciou a campanha Vem Doar Agasalho.

Até 07 de julho, os visitantes poderão doar em todas as entradas do shopping (Flores, Águas, Colinas, Pedras e Árvores) itens de vestuário masculino, feminino e para crianças, além de cobertores. Todo o material arrecadado será destinado ao Instituto Padro Haroldo, que encaminhará para as famílias necessitadas de Campinas e região.

LEIA TAMBÉM:

“Nossa expectativa é superar as doações do último ano, quando coletamos mais de 2,5 mil peças. O Parque Dom Pedro é referência na Região Metropolitana de Campinas e tem a responsabilidade social como um de seus pilares, realizando e incentivando ações que contribuam com a sociedade”, afirma Taís Tavares, gerente de marketing do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS – a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina.

Neste mês, o Parque Dom Pedro realizou uma campanha para os atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul que arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos, roupas e itens. “Normalmente nossa campanha do agasalho começa em maio, para que os itens já estejam com as pessoas que necessitam dessas doações no início do inverno. Porém, em razão dessa campanha emergencial para o Rio Grande do Sul, acabamos adiando. Confiamos na solidariedade de nossos visitantes para mais esta ação, para que, juntos, consigamos superar a campanha do agasalho do último ano, cuidando daqueles que mais precisam”, complementa Taís.

Serão recebidas peças de vestuário masculino, feminino, infantil e cobertores, que podem ser usados e em bom estado, e roupas íntimas, que devem ser itens novos, sem uso. Também é importante a doação de acessórios como gorro, cachecol e pares de meias e luvas.

De acordo com dados da Prefeitura de Campinas, o município conta com mais de 135 mil famílias cadastradas no Cadastro Único, programa que insere pessoas em situação de vulnerabilidade para receber benefícios assistenciais, além de 1,3 mil pessoas em situação de rua.

Serviço: “Campanha Vem Doar Agasalho – Parque Dom Pedro”
Data: até 07/07
Horário para doação: Segunda a Sábado, das 10h às 22h. Domingos e Feriados, das 12h às 20h
Local: Parque Dom Pedro – entradas Flores, Águas, Colinas, Pedras e Árvores
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra – Campinas

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias