Conecte-se conosco

Campinas

Recorde de empreendedores na pandemia puxa recorde de mentorias

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com 15 empresas, o CEO do Grupo Gether, Diógenes Malaquias, revela que com apenas uma sessão de mentoria é possível reverter quadros estagnados de crescimento

Crises podem impulsionar o surgimento de negócios criados por necessidade, mas esta pandemia não tem precedente. Segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, o número de empreendedores iniciais (negócios com menos de 3,5 anos) motivados por necessidade saltou de 37,5% (2019) para 50,4% (2020), mesmo nível de 2002. Entre os empreendedores nascentes (negócios com até 3 meses de atividade), salto de 20,3% (2019) para 53,4% (2020), mesmo nível de 19 anos atrás.

Em Campinas, o primeiro semestre deste ano teve um aumento de 189,9% na abertura de empresas em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo relatório da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) com base em dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Foram abertas 7.051 empresas e encerradas 2.706, representando um saldo positivo de 4.345 empreendimentos. Na comparação, no período de janeiro a junho de 2020 foram ativados 2.432 e encerrados 1.843.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o aumento foi ainda maior. De janeiro a junho de 2021 foram abertas 17.196 empresas e encerradas 6.392, enquanto no período de janeiro a junho de 2020 haviam sido abertas 5.858 empresas e encerradas 4.775. Um aumento de 193,55%. As cidades que percentualmente registraram a maior quantidade de abertura de empresas foram Monte Mor (aumento de 300%) na criação de novos negócios, Hortolândia (298,88%) e Santa Bárbara D’Oeste (253,4%).

Apesar do contexto adverso para negócios, os empreendedores precisam entender suas principais aptidões e possíveis nichos de atuação ou não conseguirão crescer. Poder contar com os conselhos de um profissional mais experiente e atento às tendências do mercado tornou-se quase um manual de sobrevivência no mundo dos negócios.

De acordo com a Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), nos anos 2019 e 2020 o número de mentores de negócios disparou 78% em comparação a 2016, saindo de 8 mil para 35 mil mentores. Crescimento de 19,5%. Recorde de empreendedores acabou puxando o recorde de mentorias também, afinal, num mercado complexo no qual o consumidor muda constantemente de comportamento, ter alguém com experiência de mercado para aconselhar com eficácia pode evitar processos que retardariam o crescimento orgânico.

O mais importante nessa tendência de mentorias e consultorias é encontrar pessoas sérias do mercado, que ganham dinheiro do que oferecem ensinar – e não dos que vivem de vender mentorias somente. Um mentor competente deve ter a capacidade de analisar o negócio, descobrir falhas e conduzir o mentorado a um caminho com soluções assertivas.

O CEO do Grupo Gether, Diógenes Malaquias, é apaixonado por empreender e decidiu dividir sua bagagem de vida e portfólio de soluções para ajudar estrategicamente os negócios de outras pessoas. Com a experiência de quem tem uma holding com 15 empresas em diversas áreas, além de prestar mentoria, organizou uma fraternidade de empresários como um grupo de ajuda mútua. “A partir da consultoria do conhecimento de cada participante é formada uma mente única em prol de resolver os desafios de cada um.”, revela.

“Eu convivo com as dores de vários empreendedores e sei onde estão os gargalos dos negócios. Por isso tenho condições reais e sustentáveis de oferecer soluções que vão aumentar resultados e corrigir problemas”, diz sem hesitar. “Simplesmente uma sessão de mentoria tem esse poder de achar um ponto falho relevante no mentorado e arrumar de maneira rápida”. E cita rapidamente um de seus cases, o do gestor de tráfego (profissional responsável por gerenciar anúncios da conta online de uma empresa) Matheus Bertagna. “Logo na primeira mentoria identifiquei espaço para aumentar seu ticket de cobrança e passamos a trabalhar na persona dos seus clientes. Decidimos que ele focaria em empresas maiores apenas. O networking da fraternidade também o ajudou e ele conseguiu aumentar seu faturamento em 2,5 vezes em menos de 2 meses”.

Malaquias também cita exemplos com profissionais liberais, como médicos, arquitetos ou advogados. Na área da saúde, por exemplo, explica que um profissional recém-graduado na melhor faculdade do país pode entender tudo de sua especialidade de formação, mas pouco sobre como gerenciar um consultório, atrair mais pacientes, manter seu site atualizado com as últimas tendências de ranqueamento dos sites de busca, conduzir suas redes sociais de forma atraente e engajada, ou seja, transformar-se em um produto a ser consumido. Com o nutricionista Danilo Lamounier, Diógenes revela que o ajudou a caminhar para o mundo digital. Ao longo de um ano valorou sua consulta em mais de 100%, lotou agenda e trabalha atualmente na criação de infoprodutos na área de nutrição para distribuir seu conteúdo em maior escala.

Em tempos pandêmicos com mudanças importantes no comportamento do consumidor, ter a coragem de investir em uma mentoria para rever o atual modelo de negócio e se adequar à nova realidade pode ser a diferença entre ter um negócio ou “morrer na praia”.

Sobre Diógenes Malaquias, CEO Grupo Gether:
Apaixonado por empreendedorismo e transformar a vida das pessoas. Cria e maximiza o potencial de empresas através do conhecimento em gestão, marketing e tecnologia. Com formação em Engenharia de Produção na UFMG (sem nunca ter pegado o diploma), consegue através da disciplina tornar a vida mais leve, divertida e prazerosa.

Sobre Gether Fraternidade:
Fraternidade de empresários com o objetivo de ajuda mútua. A partir do conhecimento de cada participante é formada uma mente única em prol de resolver os desafios de cada um. O foco é desenvolvimento pessoal, tecnologia e marketing digital.

Sobre Mentoria Gether:
Um grupo de pessoas, guiadas pelo mentor, se reúnem em 10 encontros online para a resolução de problemas de cada membro. Um processo rápido com grandes resultados que transformam os negócios dos participantes.

Sobre Gether Holding:
Um Holding empresarial com 5 vertentes: poker, fintech, educacional, fitness e serviços internos (fábrica de software e agência de mkt digital que atendem apenas às empresas da holding). Um total de 15 empresas abaixo dessa estrutura.

Continue lendo

Campinas

Campinas recebe Exposição Nacional de Antigomobilismo

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Um dos maiores eventos de carros antigos do Brasil chega a Campinas no próximo fim de semana, de 03 a 05 de dezembro, na Lagoa do Taquaral. A Exposição Nacional de Antigomobilismo tem entrada gratuita e no encerramento, no domingo, às 15h, recebe a chegada do Papai Noel em um carro de bombeiros antigo, dos anos 50, que pertenceu aos estúdios da Warner Bros. É um evento destinado aos apaixonados por motos e carros antigos, organizado pela Decor Associados e Fadel Eventos e, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Clube V8, Puma Clube e Confraria dos Gigantes. A proposta também é oferecer uma programação gratuita às famílias e divertir as crianças que estarão passeando no Parque Portugal, um dos principais complexos de lazer da cidade e o mais utilizado nos fins de semana.

Centenas de colecionadores de todo território nacional estão vindo para Campinas. A exposição reunirá todas as categorias de veículos antigos e afins, como automóveis, motos, utilitários, caminhões, tratores e ônibus, que tenham história de mais de 25 anos de fabricação, tanto nacionais quanto importados.

Junto a Exposição Nacional de Antigomobilismo ocorre o Festival na Brasa e a Fest Beer, um festival gastronômico com cervejas artesanais, churrasco gourmet, torresmo, doces entre outras delícias, como o torresmo de rolo, que faz o maior sucesso e hambúrgueres gourmets, tudo para completar a programação para aqueles que querem passar o dia no evento.

Será possível apreciar modelos clássicos, originais, restaurados, do tipo hot rods, streets, uma frota antiga de carros militares e até caminhões gigantes irão integrar a exposição. Ao todo, o evento deve receber de 500 a 800 veículos, com uma grande variedade de marcas e modelos das décadas de 10, 20, 30, 40, 50, 60… até modelos dos anos 90, vindos de todos os lugares do Brasil. O evento ocupará diversos ambientes do Parque Portugal e Kartódromo, entre os portões 5 e 7.

Vários fãs clubes já confirmaram presença, entre eles, de motos antigas, Kombis, Fuscas, que figuram na lista das paixões de muitos brasileiros. Categorias de colecionadores de veículos que fizeram história também estarão no evento como os de ‘offroad’, tratores, ônibus, caminhões, dentre outros, entre eles uma coleção de ônibus antigos.

Os Hot Rods são carros geralmente das décadas de 1910, 1920 e 1930 modificados. Geralmente estas modificações incluem rodas largas atrás, já que os carros eram praticamente todos de tração traseira, pintura com chamas geralmente feitas a partir de aerografia e pinstriping, e motores potentes, na maioria das vezes do tipo V8. Já o estilo Street: é um dos mais conhecidos no Brasil. São feitas poucas alterações no motor. Uma das primeiras modificações são os carros rebaixados, com rodas esportivas, som potente e algumas partes do carro são envelopados. Esse estilo é para quem gosta de customização. Na exposição será possível apreciar desde modelos originais, que mantém todas as características do modelo e do ano, até estas transformações que personalizam os veículos ao gosto do motorista.

Também haverá um concurso com premiações nas categorias: originalidade, clube com maior número de inscritos, o hot mais bonito, a melhor customização, o motorista com a carta mais antiga, a mulher mais velha dirigindo carro antigo e a mais nova, o clube que trouxer o maior número de mulheres associadas.

Um palco principal receberá 6 bandas com música ao vivo, com programação distribuída nos 3 dias. A entrada para os shows é gratuita, com ingresso solidário de 1kg de alimentos ou 1 brinquedo em bom estado para doação ao Banco de Alimentos de Campinas. As bandas convidadas irão tocar o melhor do rock, pop e anos 80/90, estilo musical que agrada o público de aficionados por motos e carros antigos. Além de uma área kids que será montada com diversos brinquedos infláveis para diversão das crianças, com ingresso pago conforme o tempo de uso, na sexta, o valor é a partir de R$5 e sábado e domingo, a partir de R$8.

Em uma das áreas ainda será possível encontrar veículos antigos que estarão disponíveis para comercialização, tanto para quem precisa passar para frente aquele carro que tem guardado quanto para os apaixonados que querem adquirir um carro ou moto de modelo antigo. Assim como peças e acessórios, também poderão ser encontrados nos stands de profissionais prestadores de serviço dentro da linha automotiva.

Para entrar no evento é obrigatório apresentar documento com foto, comprovante de vacinação em dia com as duas doses, via aplicativo ou físico, seguindo as determinações do Plano SP e as normas sanitárias estabelecidas em Campinas para eventos. Para quem tomou apenas uma dose ou nenhuma, é obrigatória a apresentação do teste negativo para Covid-19 do tipo antígeno (realizado até 24 horas antes) ou do tipo PCR (realizado em até 48 horas antes).

Serviço:
Exposição Nacional de Antigomobilismo e Festival na Brasa
Local: Parque Portugal – Lagoa do Taquaral – Kartódromo
Av. Dr. Heitor Penteado, 1671 – Parque Taquaral, Campinas – SP, Portãos 5 e 7

Quando: Dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2021

Horários:
Dia 3 – 17h às 22h
Dia 4 – 10h às 22h
Dia 5 – 10h às 22h

Domingo 5/12 às 15h – Chegada do Papai Noel a bordo de um carro de bombeiro americano

Continue lendo

Campinas

Parque D. Pedro Shopping recebe Parada Natalina

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Apresentações acontecem até 16 de dezembro, às terças e quintas-feiras, a partir das 18h30

As noites de terças e quintas-feiras estão ainda mais encantadoras no Parque D. Pedro Shopping. Até o dia 16 de dezembro, o empreendimento, administrado pela Aliansce Sonae, recebe a Parada Natalina, apresentações que narram de forma lúdica o encantamento do Natal.

Nos espetáculos, que acontecem sempre a partir das 18h30, personagens ganham vida e celebram a data desfilando pelos corredores do shopping, levando música e alegria para os visitantes, além de muita interatividade com o público. Soldados, renas, e bailarinas rockets estarão acompanhados por uma banda que tocará tradicionais composições natalinas no estilo fanfarra.

“Queremos presentear todos os clientes com algo verdadeiramente encantador, portanto, além da decoração, teremos as paradas voltadas para toda a família que vão, sem dúvida, emocionar o público”, diz Taís Tavares, gerente de Marketing do Parque D. Pedro Shopping.

Este ano, os visitantes estão sendo surpreendidos com o “Natal Mágico Parque D. Pedro”, que conta com a decoração especial “Mickey e Amigos”. O Papai Noel também já está no shopping, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h, próximo à passarela no Anel das Águas, seguindo todos os protocolos sanitários.

Sobre o Parque D. Pedro Shopping
O Parque D. Pedro Shopping, empreendimento administrado pela Aliansce Sonae, é o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da região de Campinas. Com 127.300 m² de ABL (área bruta locável), oferece mais de 471 opções aos clientes entre cerca de 385 Lojas, sendo 26 Lojas âncora e 18 Megalojas, 19 Restaurantes e 39 Operações na praça de alimentação. Além de um complexo que inclui 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento.
Referência em sustentabilidade no setor, foi o primeiro a receber certificação ambiental, adotando desde sua construção políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional. Atento às principais tendências de comportamento e consumo, investe sistematicamente em inovação por meio de interação digital com seus clientes, fazendo uma extensão da experiência de quem visita o shopping fisicamente com os ambientes digitais.

Continue lendo

Campinas

Shopping de Campinas terá festival de churrasco neste fim de semana

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Festival “Carnivoria” conta com mais de 15 estações com assadores conhecidos, além de atrações musicais ao vivo; veja onde

O Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, recebe neste fim de semana o “Festival Carnivoria” que reúne churrasqueiros do Brasil em mais de 15 estações de carne. O evento acontece nos dias 20 e 21 de novembro, com entrada gratuita, no estacionamento VIP da Entrada das Águas.

O festival terá mais de 15 estações de carne, como galeto no varal, prime rib suíno, costela de chão, cordeiro patagônico e ancho, além de cervejas artesanais e atrações musicais ao vivo.

A programação musical conta com a banda paulista de pop rock indicada ao Grammy Latino, Vespas Mandarinas, e a veterana do punk rock, Plebe Rude. Também haverá atividades de recreações para as crianças.

Os cortes serão preparados por assadores conhecidos como Fernando Possenti, especialista em fogo de chão e parrilla e participante do reality show BBQ Brasil.

Segundo a organização, o evento seguirá todos os protocolos sanitários exigidos, como a obrigatoriedade do uso de máscaras. Além disso, o evento permite a entrada de pets em um espaço dedicado.

Festival Carnivoria no Parque D. Pedro Shopping
Data: 20 e 21 de novembro
Horário: Sábado, das 12h às 22h; domingo das 12h às 20h
Local: Estacionamento VIP da Entrada das Águas
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra – Campinas SP
Entrada: Grátis

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias