Conecte-se conosco

Jaguariúna

Projeto de compostagem produz toneladas de adubo orgânico em Jaguariúna

Publicados

em

Diferente do que se imagina, o local de produção não tem nenhum cheiro, nenhum odor

A Prefeitura de Jaguariúna cedeu para a Oscip Trilhos do Jequitibá um terreno para produção de adubo orgânico. A Oscip trabalha neste projeto em conjunto com a Associação Carisma de Educação, Cultura, Recuperação e Integração Social de Jaguariúna e visa gerar benefícios para todos os envolvidos.

A partir deste projeto de compostagem orgânica a Oscip ainda desenvolve hortas urbanas e projeto ECO KIDS que consiste no feitio de hortas em creches e escolas. São nestes projetos que a doação recente da CPFL, por meio da ação “Desconto Eficiente”, é investido.

O presidente do Carisma e vice-presidente da Oscip, Edemir Vasconcelos Bonfim, é responsável pelo projeto e explica que o primeiro lote piloto de adubo já está pronto e há dois meses foi iniciado novo lote que está previsto gerar 100 toneladas de adubo. Para a produção do adubo é usado esterco de cavalo e galhos moídos. Os materiais são colocados em processo de fermentação, que leva cerca de três meses e depois são peneirados resultado no adubo limpo.

De acordo com Edemir, esse projeto tem três objetivos, “Primeiro, trazer uma novidade para Jaguariúna cuidando do meio ambiente; segundo, a reeducação ambiental, tanto para os internos do Carisma quanto para os alunos das escolas e creches; e também gerar renda, pois o adubo será comercializado e assim faremos com que as entidades lucrem”, explica.

Para avançar com o projeto Edemir diz que há necessidade do apoio da máquina pública e empresas privadas. “Assim vamos crescer e ajudar o município, pois logo os lixões terão que deixar de existir, mas as podas de árvores não podem parar e restos de alimentos sempre tem”, diz.

E realmente, as capitais e regiões metropolitanas têm até 2 de agosto de 2021 para acabar com os lixões, enquanto cidades com mais de 100 mil habitantes têm até agosto de 2022 como prazo final. Por isso o projeto torna-se tão importante e pioneiro.

“Estamos oferecendo uma solução para a destinação correta destes materiais. Só falta as pessoas entenderem que isso é importante”, afirma Edemir.

Carisma
A entidade civil sem fins lucrativos atua com a finalidade de reabilitar adultos dependentes de álcool e outras drogas, reintegrando-os à sociedade. A maior dificuldade que Edemir encontra é em recolocá-los no mercado de trabalho, portanto a participação deles no projeto, eles tornam-se funcionários. “Vamos oferecer emprego. Todos se beneficiam com o ciclo de compostagem”, diz.

Atualmente o Carisma tem 36 residentes em reabilitação, sendo 24 de Jaguariúna. O tratamento na restauração da dependência química tem a duração de aproximado de seis meses com o acompanhamento de equipe terapêutica multidisciplinar.

Na medida em que o projeto de compostagem se desenvolve, é possível manter a entidade. “O custo de tratamento é caro. Tudo tem custo. Então estamos buscando essas alternativas para sobreviver e manter as portas abertas”, afirma.

Outras ações
De acordo com o presidente da Oscip, Hilário Argemiro, o local onde é realizado o projeto de compostagem atualmente deve servir de horta comunitária no futuro. A ideia é realizar uma troca com o munícipe – ele entrega um guarda-roupa usado, restos de alimentos, grama cortada, ou outro, para o projeto e em troca ele leva algum produto da horta para casa ou até mesmo recebe um espaço para produzir.

Jaguariúna

Mutirão contra a dengue visita quase 1.300 imóveis no fim de semana em Jaguariúna

Publicados

em

O mutirão contra a dengue realizado neste fim de semana em Jaguariúna visitou um total de 1.290 residências nos bairros Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul. Os agentes liderados pela Secretaria Municipal de Saúde conferiram os quintais em busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de chikungunya, zica e febre amarela.

Segundo balanço da Secretaria de Saúde, do total de casas trabalhadas no sábado e domingo, 559 estavam fechadas e 13 desocupadas. Em outros 65 imóveis, os proprietários se recusaram a permitir a entrada dos agentes da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM:

A secretaria destaca que os moradores devem colaborar com a ação permitindo a entrada dos agentes de saúde em suas residências. Os agentes visitam as casas em busca de possíveis focos do mosquito e dão informações à população sobre as doenças e como evitar o acúmulo de água nos quintais e dentro das residências.

Balanço do mutirão contra a dengue:
Casas trabalhadas: 1.290
Casas fechadas: 559
Casas recusadas: 65
Casas desocupadas: 13
Bairros visitados: Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Em Jaguariúna, Ipem-SP realizará verificação de radares

Publicados

em

Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, fará verificação metrológica nesta terça-feira, 28, a partir das 9h30, nos radares instalados nos seguintes endereços em Jaguariúna, cidade localizada a 125 km da capital. Serão eles:

– Avenida Prefeito Laércio José Gothardo, nº 600, próximo ao Centro Cultural, sentido bairro;

– Avenida Luciano Vlademir Poltronieri, próximo ao nº 504 da rua Amazonas, sentido centro;

– Avenida Luciano Vlademir Poltronieri, próximo ao nº 1.082 da rua Thomaz Jasso, sentido bairro.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A obrigatoriedade da fiscalização do Ipem-SP também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.    

LEIA TAMBÉM:

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.    

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.     

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Campinas. 

Em 2024, o Ipem-SP verificou 5.028 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. 

Interessados em acompanhar a verificação dos radares devem acionar a Assessoria de Imprensa do instituto.    

A verificação metrológica   

O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Veja:    

Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler.    

Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida.    

Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida.  

Em geral, os medidores são constituídos por:   

– Dispositivo de detecção, que identifica as distâncias necessárias para o cálculo da velocidade dos veículos.    

– Dispositivo de medição, constituído por micro processador e software que capta os dados do sistema de detecção e efetua o cálculo da velocidade.    

– Dispositivo de processamento, constituído por um processador e software dedicado ao controle do sistema.    

– Dispositivo de armazenamento, que registra e armazena os dados referente à medição.   

– Dispositivo de registro óptico, constituído por câmera fotográfica ou de vídeo capaz de identificar o veículo.    

Os medidores podem ser fixos, portáteis (tipo pistola), móveis (instalados em veículos em movimento) ou estáticos (sobre suporte que pode ser deslocado de um ponto para outro). No Estado de São Paulo é o Ipem-SP que fiscaliza todos esses instrumentos e verifica se apresentam medições corretas. A verificação dos instrumentos em operação é feita uma vez ao ano (verificação periódica), ou sempre que sofrem manutenção ou transferência de local de instalação (verificação eventual).    

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.    

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.    

Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Inscrições para o Campeonato de Futsal Feminino de Jaguariúna começam amanhã

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, vai abrir as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Feminino. As equipes interessadas poderão retirar as fichas de inscrição a partir desta terça-feira, 28, com prazo final até o dia 04 de fevereiro, também uma terça-feira.

A competição será aberta para meninas a partir dos 14 anos de idade, promovendo o incentivo à prática esportiva e a integração entre atletas da cidade.

Como se inscrever
As fichas de inscrição devem ser retiradas presencialmente na sede da secretaria, localizada no Centro de Lazer do Trabalhador “Lebrão”. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

LEIA TAMBÉM:

Após o término do período de inscrições, será realizado um congresso técnico, no qual serão definidos os detalhes da competição, como o regulamento e a tabela de jogos.

“O campeonato é uma iniciativa que reforça o compromisso da administração municipal com o incentivo ao esporte feminino e à formação de novos talentos. As jogadoras da cidade têm a oportunidade de mostrar suas habilidades e competir em um ambiente organizado e estruturado”, afirma o secretário de Juventude, Esportes e Lazer de Jaguariúna, Carlos França.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias