Conecte-se conosco

Jaguariúna

Projeto de aluno da UniFaj fica entre os 10 melhores do Brasil

Publicados

em

O objetivo principal do projeto foi desenvolver um produto que atenda ao Design Universal, buscando facilitar as atividades desenvolvidas por pessoas com deficiência visual

O aluno da Engenharia de Produção do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFaj), Rafael Pereira, ficou entre os 10 finalistas no Empreenda Santander – Universitário Empreendedor. Ele apresentou DLDV, projeto de dispositivo para locomoção de deficientes visuais.

A parte técnica do projeto submetido pelo aluno foi desenvolvida na disciplina de Projeto do Produto, ministrada pelo professor Geraldo Delgado e orientado na parte de empreendedorismo pela professora Vivianne Delgado. Foram mais de três mil projetos inscritos na categoria e o de Rafael ficou entre os 10 melhores do Brasil.

No Brasil a deficiência visual atinge mais de 6,5 milhões de pessoas, dentre as deficiências é a que atinge maior porcentual da população. “O objetivo principal do projeto foi o de desenvolver um produto que atenda ao Design Universal, buscando facilitar as atividades desenvolvidas por pessoas com deficiência visual. Através do produto, o consumidor poderá caminhar com mais segurança, pois não correrá o risco de sofrer acidentes ocasionados por obstáculos, pois tais objetos serão identificados através do sensor que emitirá um sinal sonoro, para que o usuário consiga desviar com segurança, proporcionando inclusão social aos seus usuários. O DLDV é capaz de proporcionar mais segurança e autonomia com a função de detectar qualquer objeto que entrar em seu campo, permitindo ao usuário tempo de reação”, explica a professora Viviane.

O aluno participou de mentorias online oferecidas pela Ace Startups para preparação do pitch para a banca de avaliação. Recebeu também técnicas de oratória e conselhos para apresentação do Projeto. A mentoria com a aceleradora continua por 6 meses, proporcionando continuidade no desenvolvimento do projeto e das habilidades e competências do aluno nos temas inovação, empreendedorismo e impacto social.

“O DLDV surgiu a partir de um estudo que busca resolver a maior dificuldade do público-alvo visando o menor custo possível. Escolhemos os deficientes visuais, pois dentre as deficiências é a que atinge maior percentual da população (no Brasil possui mais de 6,5 milhões de pessoas). O DLDV foi desenvolvido a partir de uma entrevista intensa com o Glauco (era deficiente visual) e também utilizou nosso protótipo”, conta o estudante Rafael.

Ele explica que o DLDV é capaz de proporcionar maior segurança e autonomia, pois sua função se constitui em detectar qualquer objeto/obstáculo que já estivesse à frente ou viesse a surgir na frente do usuário. “Quando surgiu a inscrição de projetos no Santander, tivemos a ideia de aproveitar a oportunidade. Após preenchermos todos os requisitos e descrição, tivemos depois de algum tempo o feedback que estávamos entre os 50 melhores e logo depois entre os 10 melhores do Brasil”, cita o estudante. “Foi incrível ver o impacto que conseguimos causar, apesar das dificuldades que encontramos em alguns momentos, por causa de conhecimento e aplicabilidade a UniFAJ sempre nos ajudando com tudo que tinham disponível e até mesmo com indicações. Isso é excelente, pois demonstra a qualidade do ensino que temos à nossa disposição e que estarão sempre lá para alcançarmos o que desejamos”.

O professor e diretor acadêmico de unidade da UniFaj, Flávio Fernandes Pacceta, presente na cerimônia de anúncio e premiação dos vencedores do Prêmio Santander Universidades destacou a importância da conquista. “Embora não tenha conquistado o primeiro lugar – que foi para um projeto bem parecido, mas voltado pra deficientes auditivos – tem o mérito juntamente com o curso, seus professores e orientadores, além de toda a UniFaj, de ter conquistado esse feito histórico é inédito até o momento em nossa história. Um marco de incentivo para ele e todos os nossos alunos! Obrigado e parabéns a todos!”.

Jaguariúna

Alunos de Jaguariúna vão ao ar com projetos ‘Rádio Escola’ e ‘Hora do Conto’

Publicados

em

A Rádio Estrela FM e a Secretaria Municipal de Educação de Jaguariúna lançaram dois projetos que vão envolver os alunos da rede pública: o Rádio Escola e A Hora do Conto.

O Rádio Escola é para os estudantes dos oitavos anos. Eles vão aprender como funciona uma rádio por dentro, e cada turma vai produzir um programa que será transmitido pela Rádio Estrela FM.

LEIA TAMBÉM:

A Hora do Conto é voltada para os alunos do quinto ano. Nesse projeto, as crianças vão escolher livros, treinar a leitura e gravar histórias, que também vão ao ar na programação da rádio.

“Os dois projetos têm como objetivo principal dar espaço para que os alunos se expressem, desenvolvam a criatividade e aprendam de forma divertida e diferente, usando o rádio como ferramenta de aprendizado”, disse Hellen Hayano, diretora da Rádio Estrela FM.

As primeiras gravações já começaram e poderão ser conferidas pelos ouvintes a partir do próximo dia 24 de maio, às 10h.

Para acessar a Rádio Estrela FM, uma emissora da Prefeitura de Jaguariúna, basta acessar o site estrelafm.net ou sintonizar no 94,5 FM.

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Alunas de estética da Escola das Artes realizam atendimentos gratuitos na Praça Umbelina Bueno

Publicados

em

Em comemoração ao Dia das Mães, a Praça Umbelina Bueno, no Centro de Jaguariúna, será palco de uma iniciativa especial voltada ao bem-estar das mulheres. Neste sábado, 10, das 9h às 12h, as alunas do curso de Estética da Escola das Artes vão oferecer atendimentos gratuitos, abertos ao público e realizados por ordem de chegada.

A ação, promovida pela Escola das Artes – um projeto da Secretaria Municipal de Cultura –, tem como objetivo proporcionar uma manhã de cuidado e beleza na véspera do Dia das Mães, além de oferecer às alunas uma oportunidade prática de aplicar seus conhecimentos em um ambiente real e acolhedor.

LEIA TAMBÉM:

A equipe irá realizar a gomagem facial, um tipo de esfoliação para tirar as células mortas da pele. Em seguida, será feita uma hidratação profunda com aplicação de filtro solar, tudo com a supervisão de profissionais da área e seguindo protocolos de higiene e segurança.

“É uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho das nossas alunas, ao mesmo tempo em que oferecemos um serviço gratuito de qualidade para a comunidade na véspera do Dia das Mães”, afirma o secretário de Cultura de Jaguariúna, Celso Lauro.

A atividade integra o compromisso da Escola das Artes de Jaguariúna com a formação técnica e humana dos seus estudantes, promovendo ações que conectam aprendizado, cidadania e bem-estar.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna inicia 2ª etapa da nebulização contra a dengue

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna vai iniciar na próxima terça-feira, 13, a segunda etapa da termonebulização veicular, também conhecida como fumacê contra a dengue, nos bairros da cidade. A primeira etapa foi realizada em abril.

A aplicação da nebulização ocorrerá em todos os bairros da cidade, começando pela Roseira de Cima, Roseira de Baixo, Cruzeiro do Sul e Águas do Jaguari. Nos bairros da área urbana, a ação será realizada das 18h30 às 21h30 e, na área rural e periurbana, a partir das 15h.

LEIA TAMBÉM:

A termonebulização veicular é uma técnica de dedetização usada para combater o mosquito Aedes aegypti e reduzir a transmissão de doenças como a dengue. Um equipamento acoplado a um veículo dispersa uma névoa de inseticida no ar. A névoa atinge locais de difícil acesso e o inseticida elimina o mosquito na fase adulta.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, o fumacê é uma medida adicional no combate ao mosquito, porém, deve ser utilizado com cautela, não sendo o primeiro meio de controle. O foco principal deve estar na eliminação dos criadouros.

Ainda de acordo com a secretaria, é importante que os moradores reforcem os cuidados para evitar a proliferação do vetor, como a remoção de recipientes que possam acumular água e se transformar em criadouros, além da desobstrução de calhas, lajes e ralos.

Foto: Thiago Carvalho

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias