Conecte-se conosco

Cosmópolis

Prefeito de Cosmópolis e CPFL nas Escolas se unem, no Dia Mundial do Meio Ambiente, para falar sobre a importância da energia elétrica e da eficiência energética 

Publicados

em

A carreta itinerante da CPFL nas Escolas está na Praça do Rodrigo desde este 23 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) até o dia 8 de julho e deve atender 2 mil alunos credenciados. Na solenidade de inauguração do projeto, às 10h, estarão presentes o prefeito e os vereadores da cidade, o time completo da CPFL e os diretores do Instituto Crescer

No dia 23 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a prefeitura de Cosmópolis e os responsáveis pelo projeto CPFL Nas Escolas estiveram presentes, às 10h, na Praça do Rodrigo, para inaugurar as atividades itinerantes, em que alunos e professores tem a oportunidade de conhecer mais sobre o tema energia elétrica e eficiência energética por meio de atividades lúdicas.

A carreta itinerante CPFL Nas Escolas  fica em ação até o dia 8 de julho em Cosmópolis e atende os alunos do 1º ao 5º ano de 12 escolas municipais participantes: EMEB Antônio Pegorari, EMEB Cecília Meireles, EMEB Dr. Moacir Amaral, EMEB Dr. Nicolau Nolandi, EMEB Estudante Ximena Coelho Pereira, EMEB Fernando José Bertazzo, EMEB Mons. João Batista Maria Rigotti, EMEB Prof. Felício Marmo, EMEB Prof. Florestan Fernandes, EMEB Prof. Odila Amaral Bottcher, EMEB Rodrigo O. L. Menezes e EMEB Educador Paulo Freire. 

A proposta da Ação Itinerante é que educadores e alunos interajam com os conceitos de energia elétrica e eficiência energética, suas práticas de conservação e a utilização racional dos recursos e meio ambiente. Esta é a dinâmica no projeto “CPFL nas Escolas – Energia em Jogo”, uma iniciativa do Grupo CPFL, que dissemina muito conhecimento sobre o por meio das carretas itinerantes aos municípios visitados, além de proporcionar atividades de lazer e entretenimento aos jovens beneficiados. “Desde o início do programa, ainda em 2010, cerca de 200 mil pessoas já foram atingidas pela iniciativa. A partir de maio deste ano, as carretas chegarão a 25 municípios no Estado de São Paulo, com a expectativa de atender 12 mil estudantes e 2 mil professores. A previsão é que até junho de 2023, as carretas itinerantes atinjam mais de 15 mil alunos.”, prevê Luciana Allan, diretora pedagógica do Instituto Crescer.

Entre as atividades praticadas durante a visitação das carretas aos municípios, estão ações lúdicas, com jogos educativos e interativos, onde os alunos são convidados a explorar e conhecer as diversas formas de energia, – seja por meio de jogos digitais com recursos tecnológicos, jogos de tabuleiro ou mesmo experimentos ligados à ciência. De acordo com Letícia Dotta, gestora do projeto pelo grupo CPFL, a iniciativa vem para somar os esforços empregados no projeto “CPFL nas Escolas” e propagar ainda mais o tema junto aos educadores, alunos e também a comunidade escolar, públicos que podem replicar as boas práticas em seu dia a dia.

Letícia explica que, desde o início do funcionamento das carretas, em 2010, já foram alcançadas 200 mil pessoas, de público em geral, em sua maioria, alunos e professores, em 89 municípios da área de concessão do grupo CPFL. “Consumir energia de maneira consciente é importante para reduzir os impactos ao nosso futuro. Por isso, elaboramos ações interessantes e com formatos diferentes para trazer dinamismo ao projeto. Desta forma, a sociedade em geral tem ferramentas e conhecimentos suficientes para mudar seus hábitos e trabalhar a conscientização sobre uso eficiente de energia, a cultura da eficiência energética e o desenvolvimento sustentável para tornar o mundo mais justo para todos”, finaliza.

PROJETO CPFL NAS ESCOLAS

CPFL nas Escolas – Energia em Jogo é uma iniciativa da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – Programa de Eficiência Energética – PEE; CPFL Energia; CPFL Paulista; CPFL Piratininga; CPFL Santa Cruz; e com realização do Instituto Crescer. 

Segundo a diretora do Instituto, a proposta do projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também os jeitos de pensar da Ciência e desenvolver um conjunto de novos conhecimentos e habilidades, bem como influir o pensamento crítico:

  • Argumentar, apontando razões pelas quais devemos consumir energia elétrica de maneira eficiente;
  • Argumentar em favor da necessidade de todas as pessoas terem acesso à energia elétrica limpa e de baixo custo;
  • Reconhecer e explicar os benefícios no uso de fontes limpas para a geração de energia elétrica.

RESULTADO E META CPFL NAS ESCOLAS

Em 2021, o CPFL nas Escolas atendeu 66 municípios, 1.800 professores e 33.500 alunos. 

A meta de atendimento em 2022 é chegar a 90 mil alunos por meio de 2.400 professores em 221 cidades da área de concessão da CPFL Paulista, CPFL Santa Cruz e da CPFL Piratininga. Para isso, este ano o projeto tem como inovação as carretas itinerantes com atividades educacionais, jogos com a temática de energia e experimentos científicos, que irão até os estudantes e professores dos municípios atendidos pelo projeto.

As escolas pré-selecionadas serão chamadas pelas Secretarias de Educação. As interessadas em participar do projeto podem se inscrever pelo WhatsApp: (11) 97123-1396 e obter mais informações no site: www.cpflnasescolas.com.br 

Cosmópolis

Espetáculo Infantil “O Que Será?” terá apresentação gratuita na APAE de Cosmópolis

Publicados

em

Espetáculo leva arte e diversão para estimular o aprendizado infantil

APAE de Cosmópolis recebe nesta terça-feira, 29, o espetáculo infantil “O Que Será?”. O projeto via PROAC ICMS, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, tem patrocínio da empresa Agristar.

Com mais de 20 mil espectadores e 200 apresentações por diversas cidades do Estado, “O Que Será?” combina arte e diversão para estimular o aprendizado infantil. A história mostra dois amigos que participam de um jogo cheio de aventuras e descobertas. Em cada apresentação há diferentes possibilidades, podendo ser uma história, uma fábula, aprender a fazer um brinquedo, dança, brincadeira, música e outras atividades.

LEIA TAMBÉM:

Os amigos utilizam um dado e descobrem qual aventura irão fazer, tendo três possibilidades a cada jogada. No espetáculo, o teatro é visto como um jogo e o ator o seu jogador, trabalhando temáticas de nossa cultura popular.

Essa metodologia permite trabalhar temáticas presentes no currículo pedagógico, envolvendo noções matemáticas com números e formas geométricas, bem como de língua portuguesa com seus diversos gêneros textuais (músicas, fábulas, receitas, piadas, adivinhas, trava-línguas etc.), oferecendo aos professores um amplo repertório de possibilidades de abordagens do conteúdo em sala de aula.A peça é apresentada em teatros e locais públicos, com entrada franca. Para garantir acessibilidade, as apresentações contarão com intérpretes de libras.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Cosmópolis

Peça Contos de Areia chega em Cosmópolis com entrada gratuita

Publicados

em

Apresentação ocorre no dia 21 de outubro

A peça Contos de Areia será apresentada na segunda-feira, 21, na EMEB Rodrigo Otávio Langaard Menezes (Rua Santa Gertrudes, 1331 – Bela Vista – Cosmópolis), às 10h e às 15h30, com entrada gratuita. Depois do espetáculo, o público participa da vivência “Conhecendo o universo dos Bonecos de Saco”. A entrada é gratuita.

Encenada pelo grupo QTRUP (Daniel Salvi e Eduardo Brasil), a peça leva ao palco um montículo de areia numa mesa, uma mágica superfície retangular onde os bonecos contam histórias sobre a vida, o tempo, o poder, a arte e a amizade. Após o espetáculo será realizada a vivência “Conhecendo o universo dos Bonecos de Saco” – tipo de boneco utilizado nesta produção.

LEIA TAMBÉM:

O espetáculo é dividido e interligado por três Contos, o primeiro é o “Criação”, no qual uma dupla de bonecos descobre um simpático ser que surge da areia. Em seguida, o conto “O artista” que mostra o impacto da arte de um artista de rua transformando o dia de um executivo muito atarefado. O último conto se intitula “Abdução” e traz uma simples ampulheta que deixa de funcionar misteriosamente, provocando o mistério sobre quem ou o quê teria provocado tal fenômeno. 

Após cada conto, um atrapalhado e cômico contrarregra é o responsável por limpar a areia das cenas que acontecem. A presença da anciã sábia, Pachamama, vela e protege cada grão de areia, cada protagonista das histórias.“Contos de Areia” as diversas imagens funcionam como espelhos da humanidade, cenas que instigam a capacidade de imaginar e refletir.

O nome Contos de Areia, além de ter uma narrativa que envolve a areia como elemento dramatúrgico, tem nela a matéria originária dos bonecos. A estrutura corporal dos bonecos permite aos atores-manipuladores desenvolver também corpos híbridos utilizando partes do seu corpo para completar o corpo do boneco.

Em memória de Lily Curcio 
Concebido e dirigido pela mestra Lily Curcio (1954-2023), este espetáculo do gênero teatro de formas animadas afeta o público combinando humor, poesia e reflexão. A produção teve sua estreia em 2021 em formato on-line e foi apresentada com sucesso em 2022 em festivais no Brasil e no exterior. Com o falecimento de Lily Curcio, no ano passado, os atores Eduardo Brasil e Daniel Salvi dão continuidade à montagem. 

Juntos, eles fundaram o QTRUP –  nome alusivo à uma frase que Lily sempre dizia à equipe antes de entrar em cena: “Que Te Rompas Una Pata”. Essa é uma expressão que atrizes e atores que falam espanhol usam para desejar que seja um bom espetáculo. A atriz, palhaça, titereira e antropóloga Lily Curcio faleceu repentinamente no dia 07 de novembro de 2023, na Colômbia, viajando a trabalho.

Natural de Buenos Aires/Argentina, Lily chegou ao  Brasil em 1994. Em Búzios/RJ começou a desenvolver o trabalho dos Seres de Luz Teatro, criando e apresentando seus espetáculos. Em 1998 mudou-se para o distrito de Barão Geraldo – Campinas/SP, onde escolheu viver e criar laços.

A dramaturgia de Contos de Areia foi criada por Lily Curcio e Eduardo Brasil, que também assinam a concepção de cenografia, figurinos e confecção de bonecos. Eduardo Brasil também é responsável pela concepção de luz. As músicas foram compostas pelo sanfoneiro Eduardo Guimarães, especialmente para o espetáculo, criando os climas de cada cena. 

Antes de chegar à Cosmópolis, a circulação de Contos de Areia passou por Santa Gertrudes (14/07), teve apresentação em Leme (08/08), depois Águas de São Pedro (15/08), São Pedro (16/08), Nova Odessa (18/08), Cordeirópolis (26/08) e Conchal (02/09). No dia 28/10 o espetáculo será apresentado na cidade de Araras. Esta circulação é realizada com apoio do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura e Economia Criativa e o Programa de Ação Cultural – ProAC.

Serviço 

Espetáculo Contos de Areia, com QTRUP
21/10 – 10h e 15h30
EMEB Rodrigo Otávio Langaard Menezes
Rua Santa Gertrudes, 1331 – Bela Vista – Cosmópolis
Entrada gratuita.
Classificação etária indicativa: Para todos os públicos, indicado para público infantil.
Gênero: Teatro de Formas Animadas.
Duração: 40 minutos

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Cosmópolis

Cosmópolis recebe concerto gratuito que promove encontro entre obras de Haydn, Mozart e Brahms nomês de outubro

Publicados

em

O trio León, Schaefer e Ring divide o palco com o violinista francês Régis Pasquier, para apresentações gratuitas em Santos, Americana, Cosmópolis e Franca

Com a proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao litoral e interior, o Ministério da Cultura e a CPFL Energia apresentam os Concertos EPTV 2024, com apresentação gratuita no dia 19 de outubro, às 20h, no Auditório Escola Paulo Freire, em Cosmópolis, além de edições em Santos, Americana e Franca.

No palco, Pablo de León (violino), Horácio Schaefer (viola) e Roberto Ring (violoncelo) receberão o violinista francês Régis Pasquier, em um encontro único de talentos. Comemorando 23 anos de trajetória em 2024, este trio é um verdadeiro pilar da música clássica brasileira, tendo realizado mais de 800 concertos no país e representado o Brasil em eventos prestigiados na Argentina e Chile. 

LEIA TAMBÉM:

Pablo de León, spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Horácio Schaefer, chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e o violoncelista Roberto Ring, se unem a Régis Pasquier, que aos 12 anos já havia conquistado o primeiro prêmio do Conservatório de Paris. Além de gravar obras icônicas, como o “Concerto para dois Violinos” de Bach pela Deutsche Grammophon, o violinista também um renomado professor do Conservatório de Paris, equilibrando seu tempo entre suas intensas apresentações internacionais e a formação de novos talentos.

Juntos, eles prometem uma performance inesquecível, interpretando obras-primas como o Quarteto em Ré Maior, Op. 64, nº 5 – “Cotovia”, de Haydn, o Quarteto nº 15 em Ré menor, K. 421, de Mozart, e o Quarteto nº 2 em Lá Menor, Op. 51, de Brahms.

Os ingressos para todos os Concertos EPTV 2024 são gratuitos. Classificação: 10 anos.

Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio CPFL Energia e EPTV. Apoio State Grid. Produção Stravinsky Produções Artísticas. Realização Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL – União e Reconstrução.

Serviço:

19/10 – COSMÓPOLIS
Auditório Escola Paulo Freire
R. Sete de Abril, 649 – Damiano
19 de outubro, sábado, 20h
Informações: (19) 3812-2227
Retirada de ingressos: 1 hora antes do início do concerto

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias