Jaguariúna
Parceria entre Prefeitura de Jaguariúna, UniFaj e governo da China traz investimento inédito ao município

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Jaguariúna, o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFaj) e governo da China traz ao município um inédito projeto de educação, esporte e cultura. Numa área de 500 mil m2, comprada pelo governo chinês, é implantado o primeiro centro de treinamento de futebol do maior país do mundo no Brasil.
Apenas outros três países (EUA, Espanha e República Checa) receberam o projeto, que tem como objetivo a revelação de talentos e favorecer o intercâmbio de informações e conhecimentos de todo o universo relacionado ao mercado do futebol. A Carta de Intenções de Cooperação, para garantir a vinda do projeto, tem validade de 20 anos e foi assinada entre o Instituto Educacional Jaguary, mantenedor da UniFAJ, o Centro de Serviços de Entrada e Saída Campus Global de Pequim (China).
O documento estabelece a cooperação educacional, acadêmica, científica e cultural entre as duas instituições de ensino, a fim de melhor desenvolver e implementar programas e projetos de cooperação. As duas partes vão estabelecer conjuntamente a Academia Internacional de Futebol na China, vão instalar em Jaguariúna o Instituto Internacional de Esportes e o Centro de Treinamento de Futebol de Jovens Chineses.
“Com essa parceria reforçamos nosso projeto de oferecer à comunidade, além de ensino superior de qualidade, ações que promovam o desenvolvimento sociocultural. Essa iniciativa soma-se às demais que temos como importantes instituições de outros países”, destaca o diretor acadêmico da UniFaj, professor Flávio Fernandes Pacetta.
“Hoje em dia é muito importante que as instituições de ensino se mantenham atualizadas sobre o que está acontecendo no mundo e se adaptem às mudanças que ocorrem todos os dias. Essa parceria com a China é uma prova de que a UniFaj está caminhando junto com essas mudanças, é um passo enorme, importantíssimo e de muito sucesso que demos”, reforça a responsável pelo Departamento Internacional da UniFaj, Caroline de Rosso.
Para o desenvolvimento do projeto, os parceiros desenvolvem conjuntamente cursos nas áreas de saúde/esportes, com foco em cursos, livros didáticos e sistemas de treinamento adequados para o treinamento de professores de futebol escolar chineses, com o objetivo de treinar professores e treinadores de futebol escolar para a China. Vão ainda lançar atividades de acampamento de inverno e de verão de futebol para jovens; desenvolver projetos e atividades de interesse comum nas áreas de ensino, pesquisa e divulgação, trocam conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas e fornecem informações e publicações acadêmicas; desenvolver atividades de intercâmbio entre professores e alunos, proporcionar aos professores e alunos de intercâmbio livros, equipamentos, experiências, facilidades cotidianas etc., a fim de melhor concluir as tarefas e metas da visita de estudo.
“Estamos muito felizes por Jaguariúna firmar essa parceria inédita com o país dono da maior economia do mundo e receber esse investimento grandioso. Certamente irá gerar muitos benefícios para a nossa cidade”, comemora o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.
Jaguariúna
Sebrae Móvel chega em Jaguariúna nesta sexta-feira, 23

Em março o Sebrae Móvel esteve no município e retorna neste maio
Nesta sexta-feira, 23, o Sebrae Móvel estará na Praça Nossa Senhora dos Remédios, no Parque José Pires, em Jaguariúna, das 9h às 13h.
A iniciativa, realizada em parceria entre o Sebrae-SP e a Prefeitura Municipal de Jaguariúna, oferecerá atendimento gratuito e personalizado a empreendedores e futuros empresários.
A ação contará com a presença de consultoras especializadas, que estarão disponíveis para auxiliar na formalização de negócios, esclarecer dúvidas e orientar sobre a declaração anual do MEI, cujo prazo termina em 31 de maio.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Saúde realiza avaliação de densidade larvária no combate à dengue

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde e do setor de Controle de Vetores, está realizando a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), uma ação fundamental no combate à dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Essa atividade, que faz parte das estratégias de prevenção às doenças, consiste em visitas domiciliares feitas por agentes de saúde treinados para coletar amostras e identificar áreas com maior risco de infestação do mosquito. Serão visitados cerca de 600 imóveis neste mês de maio.
A ADL é semelhante aos mutirões contra a dengue, já conhecidos da população, e tem o objetivo de localizar possíveis focos de proliferação do mosquito em imóveis residenciais. Os bairros visitados são sorteados por critérios técnicos, e algumas casas são escolhidas aleatoriamente dentro dessas regiões para que seja feita a coleta de larvas e a verificação de recipientes com acúmulo de água.
LEIA TAMBÉM:
A Prefeitura destaca que a colaboração da população é essencial para o sucesso desse trabalho. Os agentes, devidamente uniformizados e identificados, precisam entrar nas residências para realizar a vistoria.
“A colaboração dos moradores é decisiva para que possamos redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar estratégias de controle das larvas no município”, explica a diretora da Vigilância em Saúde de Jaguariúna, Renata Miranda.
A ADL é realizada em ciclos periódicos e fornece dados importantes que orientam as próximas ações de combate, como aplicação de larvicidas, visitas educativas e mutirões de limpeza. Quanto mais completa for essa amostragem, mais eficaz será o planejamento e a resposta do município frente ao risco de epidemias.
A Secretaria de Saúde reforça ainda que, ao permitir a entrada dos agentes, o morador contribui diretamente para a saúde pública e para a proteção de toda a comunidade.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
SOMA apresenta a palestra: Desafios familiares e educacionais na sociedade atual: reflexões inspiradas na minissérie Adolescência

A SOMA convida para um encontro de reflexão e diálogo sobre os desafios enfrentados por famílias, escolas e jovens na sociedade atual. Inspirada na série Adolescência, da Netflix, a palestra será conduzida por Cecília Carmen Jacintho Andrade, doutora em Psicologia Sócio-Histórica, e acontece no dia 27 de maio.
Com o tema, Desafios familiares e educacionais na Sociedade atual: reflexões sobre a minissérie Adolescência., a proposta é discutir a normalização de fatores disfuncionais que afetam a saúde social, familiar e individual — e que exigem atenção diante dos dilemas vividos por jovens e seus círculos de convivência.
LEIA TAMBÉM:
A palestra trará reflexões sobre como lidar melhor com a cultura tóxica instalada na sociedade, abordando também o papel das redes sociais no comportamento das novas gerações e o impacto disso nas relações familiares e escolares.
“A minissérie Adolescência nos oferece uma importante provocação e uma denúncia sobre fatores que adoecem a Sociedade, desafiando pais, educadores e profissionais da saúde a buscarem soluções para as dificuldades de comunicação e de relacionamento entre as gerações, o papel da Escola e a hostilidade que permeia a vida social” Afirma Cecília Andrade.
Sobre a palestrante
Cecília Carmen Jacintho Andrade é doutora em Psicologia Sócio-Histórica pela PUC-SP e sócia fundadora da Cecília Andrade Desenvolvimento Humano. Atua há mais de 40 anos em projetos de governança familiar e corporativa, desenvolvimento de líderes e harmonização de grupos. Foi professora em instituições como FIA-USP, FGV, INSPER, ESPM e Instituto Mauá de Tecnologia, e é autora de diversos artigos e livros na área.
Serviço
Palestra: Adolescência — Conflitos, Anseios e o Impacto das Redes Sociais
Data: 27 de maio de 2025
Local: Sede Acij – Rua Silvia Bueno, 484 –Centro – aguariúna
Ingresso: R$30,00 (via PIX: (chave PIX 19991199069)
Realização: SOMA
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Campinas1 semana atrás
AMAPAULÍNIA celebra 20 anos com lançamento de projeto inovador para a cidade: Parque Linear do Rio Atibaia
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1986
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas ganha 1º Centro de Inteligência Metropolitana reunindo inteligências das Guardas Municipais
-
Amparo1 semana atrás
Sebrae-SP tem programa para produtores rurais de Amparo
-
Campinas6 dias atrás
Outback oferece 80 vagas de emprego em Mogi Guaçu
-
Amparo1 semana atrás
Sábado tem campanha de arrecadação para a Campanha do Agasalho 2025 em Amparo
-
Campinas1 semana atrás
População poderá fazer check-up de saúde gratuito no dia 17 de maio na Lagoa do Taquaral
-
Campinas1 semana atrás
Americana terá edição do Pork’s Festival Motor Rock na área externa do Teatro de Arena