Campinas
Observatório PUC-Campinas aponta crescimento acelerado da população idosa na RMC

Projeção para 2040 mostra que deverá haver 41 idosos a cada 100 adultos
Um estudo realizado pelo Observatório PUC-Campinas sobre a transição demográfica na Região Metropolitana de Campinas (RMC) mostrou um processo acelerado de envelhecimento da população até 2040. O estudo mostra dados e projeções por município da região e parte dele foi apresentada aos prefeitos na reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC realizada dia 21 de junho no Campus I da PUC-Campinas.
Segundo o Prof. Dr. Cristiano Monteiro da Silva, coordenador dos estudos, o crescimento já mostrou ser consistente nos últimos 20 anos. O número de pessoas com mais de 60 anos dobrou em duas décadas e pode ser quase a metade da população adulta em 2040. O estudo completo será divulgado na próxima semana na página do Observatório no site da PUC-Campinas ( https://observatorio.puc-campinas.edu.br/ ).
“Pode-se perceber, no primeiro momento, que as cidades da RMC tinham a relação em 2000 perto de 10 idosos para cada 100 pessoas; porém, este número se aproximou de 20 idosos, em 2020. Convém destacar o olhar preditivo para o ano de 2030, ou seja, um momento tão próximo, este indicador social aponta algo perto de 30 idosos para cada 100 pessoas adultas”, disse.
Diante deste contexto, levanta-se a discussão que a Região Metropolitana de Campinas, em função dos efeitos da transição demográfica, tão logo, necessitará menos das construções físicas de escolas. Por outro lado, caso o fenômeno se confirme, a região vai precisar muito da capacidade da intensificação tecnológica como forma de inclusão das pessoas ao novo no sistema educacional.
Também será necessário um plano de inovação em serviços públicos, tornando possível a filiação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de se alcançar a capacidade da oferta dos direitos em saúde, educação, segurança, lazer, cultura, habitação, entre outros direitos sociais, em conformidade com as necessidades reais dos agrupamentos da população.
“À primeira vista, a RMC vivencia o que se pode atribuir como uma transição demográfica marcada pela desaceleração das taxas de natalidade e crescimento populacional, condicionada a uma população economicamente ativa que está chegando na faixa etária reconhecida como pessoa idosa, tudo isso combinado com alto nível de urbanização. Certamente, uma situação que obriga novos olhares sobre as demandas da vida social urbana”, disse o professor.
A gestão de políticas públicas em uma situação social pautada por taxas de natalidades baixas, combinada com sinais de estrutura etária envelhecida, implica em reprodução social na qual o poder decisório precisa se ater as prioridades em serviços públicos, empregos e nas demandas características da vida social urbana.
A redução da taxa de natalidade também cresce rápido na região. A RMC contava com algo perto de 35 jovens para cada 100 pessoas adultas em 2000, mas essa relação caiu para perto de 28 jovens em 2020.
Nesse ritmo, o estudo projeta a a superioridade da participação dos Idosos em 2040, a relação entre 41 Idosos para 100 pessoas adultas e, no caso dos Jovens, o declínio que expõe a relação de 22 para 100 adultos. Chega-se ao ponto de vista que se trata de uma transição demográfica que anuncia a estrutura etária da população envelhecida.
Investimentos
O estudo do Observatório também avaliou o valor dos investimentos confirmados para distintas regiões do Estado de São Paulo. A série que vai de 2015 a 2021 destaca a posição singular da Região de Campinas. Os valores de investimentos confirmados situam-se bem acima do que se vê em outras regiões. Trata-se de investimentos de alto valor. A trajetória deste indicador sustenta o número médio perto de R$ 6 bilhões.
A exceção foi somente para o ano de 2019, quando a Região de Bauru, em caráter único, mostrou uma decisão de investimento de altíssimo valor, acima de R$ 7 bilhões. O contexto pandêmico colocou uma retração nas decisões de investimentos, especialmente, no primeiro momento, o ano de 2020, depois a recuperação dos gastos produtivos.
A Região Metropolitana de Campinas mostra um movimento que conta com o crescimento das atividades de Serviços. Cabe destacar a importância dos Serviços que se conectam com os processos produtivos da Indústria, no sentido dinâmico do produto, emprego e renda.
Pode-se acrescentar que esta tendência, observada na dinâmica regional de Campinas, por sua própria natureza, conecta-se com o movimento internacional e as recentes transformações nas cadeias produtivas globais.
Este caminho, apontado como a densidade produtiva, apresenta-se com muitas potencialidades para se provocar inclusive mudanças na dimensão da empregabilidade associada aos setores dinâmicos da Indústria, com a participação relativa alta de grupos etários acima de 30 anos.
Campinas
Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do projeto Cidadania Itinerante, vai oferecer serviços gratuitos à população em situação de vulnerabilidade social durante o Pop Rua Jud Campinas, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A ação acontece nesta terça-feira, dia 1º, no Largo do Rosário, s/n – Conceição, das 10h às 16h.
No local serão oferecidos serviços de agendamento de 1.ª e 2.ª via de RG e CNH; Agendamento na Receita Federal; Atestado de antecedentes criminais; Auxílio para baixar Carteira de Trabalho Digital no celular; Consulta Serasa; Criação de conta GOV; Elaboração de currículo; Emissão 2.ª via de CPF , título de eleitor e 2.ª via de contas (água e luz); Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC; Entrada no seguro-desemprego; Orientações com Procon e Defensoria Pública; Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM); Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa; Registro de boletim de ocorrência; e solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.
LEIA TAMBÉM:
Durante a iniciativa, haverá ainda testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite e Covid-19; vacinação; aferição de pressão arterial; orientação para diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; saúde bucal; corte de cabelo, esmaltação e maquiagem; refeição; varal solidário; serviços para animais de estimação; entre outros. Os participantes terão orientação sobre FGTS, PIS e Cadastro Único, além de vagas de emprego.
Serviço: Projeto Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos no Pop Rua Campinas
Data e Horário: Terça-feira (01), das 10h às 16h
Endereço: Largo do Rosário, s/n , Conceição – Campinas
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região

Desempenho de estudantes dos anos finais do Fundamental e Médio garante classificação para fase 2ª da Omasp – Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais
A primeira edição da Prova Paulista de 2025 tem novidades. A partir de agora estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental também serão avaliados e se juntam aos alunos do 5ª ano até a 3ª série do Ensino Médio. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica entre esta segunda-feira, 31, e 09 de abril as provas que vão aferir o aprendizado referente ao primeiro bimestre letivo. Mais de 416,8 mil alunos da rede estadual na região de Campinas participam do exame.
Outra novidade é a inclusão dos componentes de educação financeira e tecnologia e inovação do currículo de classes do 6º ao 8º anos.
LEIA TAMBÉM:
A Seduc-SP definiu dois dias de prova para cada ano/série (veja tabela abaixo), sempre no mesmo turno de aula em que o aluno está matriculado. Todas as questões são de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta, mas a quantidade e as disciplinas variam de acordo com a etapa:
4º e 5º anos do Fundamental
30 questões por dia
Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história
6º, 7º, 8º e 9º anos do Fundamental
40 questões por dia
Língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências, geografia e história – educação financeira e tecnologia e inovação aplicáveis de 6º a 8º anos
1ª, 2ª e 3ª séries do Médio
45 questões por dia
Língua portuguesa, língua Inglesa, matemática, química, física, geografia, história e educação financeira – conteúdo dos itinerários de exatas, humanas e profissionalizantes aplicáveis da 2ª e 3ª séries
“A Prova Paulista é fundamental para o planejamento e ajustes de rota ao longo do ano letivo. Como as provas são digitais, o resultado é calculado de forma rápida. Isso facilita o trabalho dos professores e dos gestores das escolas que conseguem identificar as dificuldades e avanços dos estudantes a cada bimestre. Por isso é muito importante a presença de todos os alunos nos dias de prova”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.
Classificação para a próxima fase da Olimpíada de Matemática
A Prova Paulista do 1º bimestre mais uma vez será seletiva para a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) e o desempenho dos estudantes nas questões de matemática da Prova Paulista será o balizador para a participação na segunda fase da competição.
Entre os 2,4 milhões de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (6º ano à 3ª série) que devem realizar a Prova Paulista em todo o Estado, serão selecionados e automaticamente classificados para a segunda fase da Omasp os 30% estudantes de cada ano ou série, de cada escola, que tiverem as melhores pontuações.
Calendário
Confira as datas de aplicação da Prova Paulista de cada etapa:

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Confraria da Dança abre inscrições para residência artística em Campinas

Fomentado pela FUNARTE, o projeto é destinado a artistas da Região Metropolitana de Campinas, terá três meses de duração e encerrará com apresentação aberta ao público na cidade. Inscrições vão até 29 de abril
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Residência Artística “Criação e Criatura – Animália”, promovida pela Confraria da Dança, grupo sediado em Campinas que acumula 28 anos de trajetória dedicados à pesquisa, criação e produção artística. Quatro artistas da cena serão selecionados para integrar o projeto, que inclui remuneração individual no valor de R$3.500,00.
Podem participar artistas maiores de 18 anos, residentes na Região Metropolitana de Campinas, do estado de São Paulo, com experiência em dança, espetáculo ou áreas afins, e que queiram mergulhar em um processo de criação coletiva.
LEIA TAMBÉM:
O projeto será conduzido por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, fundadores da Confraria da Dança, tendo como participante convidado o violeiro e multi-instrumentista João Arruda. Ao longo da residência, os artistas selecionados irão explorar a animalidade latente em seus corpos, investigando sua essência humana com a natureza. O resultado será apresentado ao público em espaço cultural na cidade de Campinas/SP.
“A residência é uma oportunidade para quem deseja experimentar o fazer artístico de forma profunda, conectando o corpo com o que há de mais instintivo na natureza, para dançar sua animalidade resguardada”, destaca Diane Ichimaru. Marcelo Rodrigues completa: “a residência é um convite à criação compartilhada, que leva a uma transformação real, tanto pessoal quanto coletiva”.
A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio de formulário, que pode ser acessado clicando aqui ou também no site www.confrariadadanca.com.br e no perfil do Instagram @confraria.da.danca. O prazo é até 29 de abril.
Processo seletivo em duas etapas
A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira etapa serão avaliadas as respostas do formulário de inscrição. O resultado será divulgado em 04 de maio de 2025 e até 20 pessoas serão convidadas para a segunda etapa, que ocorre no dia 08 de maio, das 9h às 12h, com uma vivência coletiva na sede da Confraria da Dança, além de entrevistas agendadas individualmente. O resultado será divulgado em 16 de maio de 2025.
A residência será entre os meses de junho, julho e agosto de 2025, na sede da Confraria da Dança, em Campinas. Terá carga horária total de 72 horas, dividida em 24 encontros de três horas cada.
Esta ação integra projeto da Confraria da Dança, contemplado pelo Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas 2023.
Conheça um pouco mais dos artistas que vão conduzir a residência artística
Diane Ichimaru: Bailarina, coreógrafa, dramaturga, diretora de cena e artista plástica. Premiada pela APCA em 2009 na categoria criadora-intérprete em dança, iniciou sua carreira profissional em 1983. É bacharel em Dança pelo Instituto de Artes da UNICAMP e uma das fundadoras da Confraria da Dança, onde atua desde 1996 em criações autorais, cenografia, figurino, ilustração e criação gráfica.
Marcelo Rodrigues: Bailarino, iluminador e produtor artístico. Também fundador da Confraria da Dança, desenvolve suas pesquisas e criações em dança desde 1996, assinando os desenhos de luz dos espetáculos do grupo e atuando em sua produção artística.
João Arruda: Cantador, violeiro e percussionista, é um trovador dedicado à cultura musical dos povos da América Latina. Atua como arranjador, produtor musical e compositor de trilhas sonoras para espetáculos, filmes e documentários. Tem CDs solo gravados e participa ativamente de projetos que valorizam e recriam a música popular brasileira e latino-americana.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
São Paulo1 semana atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979
-
Holambra3 dias atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Amparo1 semana atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
São Paulo1 semana atrás
SP anuncia R$80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças
-
Campinas1 semana atrás
Encontro na Tennessee Harley-Davidson celebra paixão das mulheres por motos
-
São Paulo1 semana atrás
Artesp firma convênio para combater evasão de pedágio
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Educação de Artur Nogueira é destaque estadual em premiação do Governo de SP