Conecte-se conosco

Campinas

Observatório PUC-Campinas aponta crescimento acelerado da população idosa na RMC

Publicados

em

Projeção para 2040 mostra que deverá haver 41 idosos a cada 100 adultos

Um estudo realizado pelo Observatório PUC-Campinas sobre a transição demográfica na Região Metropolitana de Campinas (RMC) mostrou um processo acelerado de envelhecimento da população até 2040. O estudo mostra dados e projeções por município da região e parte dele foi apresentada aos prefeitos na reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC realizada dia 21 de junho no Campus I da PUC-Campinas.

Segundo o Prof. Dr. Cristiano Monteiro da Silva, coordenador dos estudos, o crescimento já mostrou ser consistente nos últimos 20 anos. O número de pessoas com mais de 60 anos dobrou em duas décadas e pode ser quase a metade da população adulta em 2040. O estudo completo será divulgado na próxima semana na página do Observatório no site da PUC-Campinas ( https://observatorio.puc-campinas.edu.br/ ).

“Pode-se perceber, no primeiro momento, que as cidades da RMC tinham a relação em 2000 perto de 10 idosos para cada 100 pessoas; porém, este número se aproximou de 20 idosos, em 2020. Convém destacar o olhar preditivo para o ano de 2030, ou seja, um momento tão próximo, este indicador social aponta algo perto de 30 idosos para cada 100 pessoas adultas”, disse.

Diante deste contexto, levanta-se a discussão que a Região Metropolitana de Campinas, em função dos efeitos da transição demográfica, tão logo, necessitará menos das construções físicas de escolas. Por outro lado, caso o fenômeno se confirme, a região vai precisar muito da capacidade da intensificação tecnológica como forma de inclusão das pessoas ao novo no sistema educacional.

Também será necessário um plano de inovação em serviços públicos, tornando possível a filiação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de se alcançar a capacidade da oferta dos direitos em saúde, educação, segurança, lazer, cultura, habitação, entre outros direitos sociais, em conformidade com as necessidades reais dos agrupamentos da população.

“À primeira vista, a RMC vivencia o que se pode atribuir como uma transição demográfica marcada pela desaceleração das taxas de natalidade e crescimento populacional, condicionada a uma população economicamente ativa que está chegando na faixa etária reconhecida como pessoa idosa, tudo isso combinado com alto nível de urbanização. Certamente, uma situação que obriga novos olhares sobre as demandas da vida social urbana”, disse o professor.

A gestão de políticas públicas em uma situação social pautada por taxas de natalidades baixas, combinada com sinais de estrutura etária envelhecida, implica em reprodução social na qual o poder decisório precisa se ater as prioridades em serviços públicos, empregos e nas demandas características da vida social urbana.

A redução da taxa de natalidade também cresce rápido na região. A RMC contava com algo perto de 35 jovens para cada 100 pessoas adultas em 2000, mas essa relação caiu para perto de 28 jovens em 2020.

Nesse ritmo, o estudo projeta a a superioridade da participação dos Idosos em 2040, a relação entre 41 Idosos para 100 pessoas adultas e, no caso dos Jovens, o declínio que expõe a relação de 22 para 100 adultos. Chega-se ao ponto de vista que se trata de uma transição demográfica que anuncia a estrutura etária da população envelhecida.

Investimentos

O estudo do Observatório também avaliou o valor dos investimentos confirmados para distintas regiões do Estado de São Paulo. A série que vai de 2015 a 2021 destaca a posição singular da Região de Campinas. Os valores de investimentos confirmados situam-se bem acima do que se vê em outras regiões. Trata-se de investimentos de alto valor. A trajetória deste indicador sustenta o número médio perto de R$ 6 bilhões.

A exceção foi somente para o ano de 2019, quando a Região de Bauru, em caráter único, mostrou uma decisão de investimento de altíssimo valor, acima de R$ 7 bilhões. O contexto pandêmico colocou uma retração nas decisões de investimentos, especialmente, no primeiro momento, o ano de 2020, depois a recuperação dos gastos produtivos.

A Região Metropolitana de Campinas mostra um movimento que conta com o crescimento das atividades de Serviços. Cabe destacar a importância dos Serviços que se conectam com os processos produtivos da Indústria, no sentido dinâmico do produto, emprego e renda.

Pode-se acrescentar que esta tendência, observada na dinâmica regional de Campinas, por sua própria natureza, conecta-se com o movimento internacional e as recentes transformações nas cadeias produtivas globais.

Este caminho, apontado como a densidade produtiva, apresenta-se com muitas potencialidades para se provocar inclusive mudanças na dimensão da empregabilidade associada aos setores dinâmicos da Indústria, com a participação relativa alta de grupos etários acima de 30 anos.

Campinas

Educação libera resultado do Provão Paulista; 914 aprovados na 1ª chamada são da região de Campinas

Publicados

em

SP garante mais de 15 mil vagas diretas ao ensino superior para alunos da rede pública por meio do programa; 7.600 delas para este primeiro semestre

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou às 14h desta segunda-feira, 20, o resultado e a primeira chamada do Provão Paulista Seriado 2025 para 7.652 estudantes que ingressarão nos cursos superiores no primeiro semestre na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).

Os resultados estão disponíveis no portal do Provão Paulista. A divulgação da aprovação é individual e cada estudante pode verificar sua situação no portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. Dos estudantes da rede estadual aprovados e convocados nesta primeira chamada, 914 são da região de Campinas.

LEIA TAMBÉM:

Pelo segundo ano, a Secretaria da Educação aplicou a prova que beneficia estudantes no acesso às instituições de ensino superior do estado, entre elas as melhores do país e da América Latina.

Para este primeiro semestre, as vagas são distribuídas da seguinte forma:

1.500 para a USP;
934 para a Unesp;
325 para a Unicamp;
4.893 vagas para as Fatecs.

As demais vagas das Fatecs são destinadas aos cursos que têm início no segundo semestre, assim como todas as turmas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

“Parabenizamos a todos os aprovados no Provão Paulista. Agora, está na hora de fazer a matrícula. A faculdade espera por vocês”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.

Psicologia na USP São Paulo no topo
Entre centenas de cursos disponíveis pelo Provão Paulista, a turma de psicologia na USP no campus de São Paulo esteve no topo entre os mais concorridos na melhor universidade do país, com um total de 786,4 candidatos por vaga. Na sequência, o curso de fisioterapia no mesmo campus registrou 618,7 candidatos por vaga.

Na Unesp, o curso mais procurado foi o de administração em Jaboticabal, com 478,8 candidatos por vaga. Na Unicamp, o curso mais procurado foi o de arquitetura e urbanismo com 514,7 candidatos por vaga.

Nas Fatecs, o curso de análise e desenvolvimento de sistemas também recebeu alta procura, com 798,3 candidatos por vaga, para o campus de Americana. Esses cursos foram registrados entre as oito opções de cada estudante.

Conforme edital, as vagas são divididas proporcionalmente e igualitariamente entre alunos da rede estadual de ensino, Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), estudantes de outras redes públicas do país e, ainda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Dos 7.652 convocados nesta primeira chamada, 5.592 são oriundos da rede estadual de SP, 1.417 das Etecs do Centro Paula Souza, 212 da rede federal e de outros estados, 225 das redes municipais e 206 dos colégios da USP, Unesp e Unicamp.

Com a divulgação dos resultados, cada participante deve acessar a área do estudante para verificar a sua aprovação no curso escolhido. Os alunos que concluíram a 3ª série nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.

Matrículas
Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. A primeira delas acontece junto à divulgação dos resultados, nesta segunda-feira, 20.

Cada instituição de ensino superior tem o seu próprio cronograma, além de suas regras para o processo de matrícula. As regras de cada universidade estão disponíveis no Portal do Provão Paulista.

É preciso que cada estudante atente-se a todas as regras de cada universidade e das Fatecs publicadas na Instrução Normativa para Matrículas de cada instituição.

Após as três chamadas unificadas, as instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às organizadas pela Seduc-SP e divulgadas no portal oficial.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

CPFL acelera transformação sustentável com foco em resiliência climática e cidades mais seguras

Publicados

em

Companhia avança em plano ESG com ações integradas para adaptação climática

A CPFL Energia anuncia a atualização de seu Plano ESG 2030 com a inclusão do 24º compromisso estratégico: estabelecer planos de adaptação climática para seus negócios de geração, transmissão e distribuição. O objetivo é fortalecer a resiliência de seus ativos e responder de forma ainda mais robusta aos desafios impostos pelos eventos climáticos extremos.

Os recentes fenômenos, como tempestades severas e períodos de chuvas intensas, evidenciam a necessidade de ações coordenadas. Na geração, por exemplo, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) têm enfrentado a gestão de volumes elevados de água, reforçando a importância de operações ágeis no controle de vertimentos e na segurança de barragens. Na transmissão e distribuição, ventos fortes e quedas de árvores têm causado danos significativos à infraestrutura elétrica.

LEIA TAMBÉM:

Para mitigar esses impactos, a CPFL já avança em soluções como o programa Arborização + Segura, que alia a preservação ambiental ao cuidado com a rede elétrica. Em parceria com prefeituras, a companhia já promoveu o plantio de espécies nativas adaptadas ao ambiente urbano, reduzindo o risco de interferência com a rede e melhorando a infraestrutura das cidades. Essa iniciativa destaca o papel da CPFL na integração de sustentabilidade e qualidade de vida para as comunidades atendidas.

“Os desafios climáticos exigem um olhar integrado e inovador. O plano de adaptação climática e as iniciativas como o Arborização + Segura são exemplos de como estamos construindo um futuro mais resiliente, ao mesmo tempo em que garantimos um fornecimento de energia seguro e sustentável para a sociedade”, afirma Rodolfo Sirol, diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Grupo CPFL.

Com ações que consolidam estratégias já existentes e abrem espaço para novas frentes, o compromisso da CPFL reflete sua visão de longo prazo, que une tecnologia, inovação e cuidado com o meio ambiente e comunidade para fortalecer a rede elétrica e prevenir crises futuras.

Acesse o plano ESG do Grupo CPFL aqui: Plano ESG 2030 | CPFL

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

CPFL Energia é reconhecida pelo prêmio Top Employer pelo sexto ano consecutivo

Publicados

em

Mais que um prêmio, uma história de evolução em gestão de pessoas

Pelo sexto ano consecutivo, a CPFL Energia recebe a certificação concedida pelo Top Employers Institute – organização internacional baseada na Holanda que reconhece excelência em práticas de Recursos Humanos globalmente. Mais do que um prêmio, essa conquista reflete uma trajetória contínua de aprendizado e inovação que transformou a experiência dos colaboradores e reforçou o compromisso da CPFL com um ambiente de trabalho mais inclusivo, diverso e focado no bem-estar.

Em 2025 nosso compromisso com Diversidade&Inclusão (D&I) foi destaque na premiação, com metas que passaram a ser diretamente vinculadas à remuneração da liderança ao longo dos anos. Essa medida, alinhada ao plano ESG da empresa, acelerou mudanças importantes: desde sua implementação as metas sempre foram superadas, graças a iniciativas que ampliaram a representatividade de mulheres, pessoas com deficiência e pessoas negras.

LEIA TAMBÉM:

“Ser reconhecido como Top Employer pelo sexto ano consecutivo é a prova de que estamos avançando juntos, como equipe, para evoluir na construção de um ambiente onde todos possam crescer. A liderança desempenha um papel essencial, não apenas como gestores, mas como agentes de transformação cultural”, destaca Renato Povia, diretor de RH do Grupo.

Além disso, a CPFL Energia também investiu em práticas que vão além da certificação. A criação de programas voltados ao desenvolvimento contínuo, ajustes em  processos de recrutamento para ampliar a equidade e o fortalecimento de redes internas de apoio são passos que tornam a jornada dos colaboradores mais significativa.

Fazer parte de um seleto grupo de 73 empresas brasileiras certificadas em 2025 — e uma das nove na indústria de energia — é motivo de orgulho e de motivação para seguir inovando. Cada certificado conquistado desde 2020 não apenas celebra uma prática, mas também conta a história de uma empresa em constante evolução, alinhada ao futuro do trabalho e aos valores de inclusão e crescimento humano.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias