Campinas
MPT investiga atos antissindicais nas regiões de Campinas, Jundiaí e Piracicaba

Trinta e dois inquéritos abordam casos de empresas que influenciam e coagem trabalhadores a se opor à contribuição sindical; uma liminar já foi proferida
Os procuradores lotados na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15ª Região, em Campinas, estão atuando em mais de 30 inquéritos contra empresas de diferentes cidades, denunciadas por incentivar seus funcionários a se opor à contribuição sindical instituída por acordo ou convenção coletiva, e até se negando a efetuar os descontos das taxas nas folhas de pagamento.
Até o momento, dos 32 procedimentos ativos, que tiveram início em 2024, quatro resultaram na celebração de termo de ajuste de conduta (TAC), pelo qual as empresas se comprometeram a não induzir os trabalhadores a se opor às contribuições sindicais, sob pena de multa, e outros quatro resultaram no ajuizamento de ações civis públicas, apresentando os casos ao judiciário trabalhista. Uma liminar foi concedida.
O desconto das contribuições assistenciais instituídas por norma coletiva foi declarado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão de 2023, desde que seja assegurado o direito de oposição do trabalhador.
LEIA TAMBÉM:
“Nos inquéritos conduzidos pelo MPT, observa-se uma conduta antissindical empreendida pelos empregadores que, em sua maioria, não apenas se recusam a descontar os valores das taxas sindicais, como incentivam os empregados a apresentar oposição, inclusive propondo modelos de cartas a serem entregues pelo trabalhador à entidade, e até conduzindo grupos de trabalhadores até os sindicatos, com veículos da empresa, para que apresentem oposição à contribuição assistencial. Tais condutas atentam contra a liberdade sindical, uma vez que impõem a vontade da empresa em prejudicar a viabilidade da atividade sindical, e não necessariamente a vontade do trabalhador de não contribuir com os representantes daquela categoria”, explica o procurador e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS), Elcimar Rodrigues Reis Bitencourt.
As denúncias são oriundas de diferentes municípios do interior de São Paulo, como Piracicaba, Limeira, Campinas, Indaiatuba, Valinhos, Jundiaí, Pedreira, Cosmópolis, Atibaia e Santo Antônio de Posse.
A instrução dos inquéritos apresenta casos de imposição do departamento jurídico das empresas sobre a forma de oposição do trabalhador à taxa sindical, geralmente pela elaboração de modelos de carta, mas também coagindo os empregados a fazê-lo, inclusive disponibilizando carros da empresa para levá-los aos sindicatos para apresentar a oposição.
“A Convenção da OIT nº 98, introduzida por decreto federal ao ordenamento jurídico brasileiro, assegura aos trabalhadores a proteção de quaisquer atos atentatórios à liberdade sindical em matéria de emprego. Portanto, caso o trabalhador queira contribuir para a atividade sindical, a fim de assegurar melhores condições à categoria, pode fazê-lo sem que haja a interferência do seu empregador, sendo essa prática um grave atentado à liberdade de atuação dos sindicatos”, explica Elcimar.
O MPT obteve uma liminar contra uma empresa de Santo Antônio de Posse, que determina que a ré se abstenha de “coagir, estimular, auxiliar e/ou induzir o trabalhador a se opor ou a resistir aos descontos de contribuições sindicais legais, normativas ou negociadas, ou de qualquer outra espécie, bem como exigir, impor e/ou condicionar a forma, tempo e/ou modo do exercício da oposição”. A decisão também obriga a empresa a se abster de “fomentar a assinatura, contribuir para elaboração e/ou confeccionar carta de oposição para ser entregue pelos seus empregados ao sindicato da categoria ou, ainda, remetê-las ao sindicato da categoria profissional”. A multa imposta por descumprimento é de R$ 3 mil por ato ilegal, para cada trabalhador atingido.
Outras três ações aguardam o julgamento de mérito, ajuizadas contra empresas de Atibaia, Campinas e Jundiaí. Celebraram TAC com o MPT empregadores de Campinas (2), Cosmópolis e Limeira.
“O MPT não advoga em nome de sindicatos, mas em benefício de toda a sociedade, sendo o garantidor da lei e da liberdade sindical. Se o trabalhador é contrário à contribuição assistencial e quiser se opor a ela, ele tem todo o direito de fazê-lo, contanto que não haja interferência ou coação de terceiros para tal, o que seria uma conduta ilegal e passível de punição. É justamente o que se discute nos inquéritos e ações em questão”, finaliza o procurador.
Processo nº 0011656-90.2024.5.15.0188 (Jundiaí); nº 0011568-65.2024.5.15.0022 (Santo Antônio de Posse); 0013499-40.2024.5.15.0140 (Atibaia); 0010142.56.2025.5.15.0095 (Campinas)
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Secretário de Saúde do Estado participa de Congresso com foco em inteligência e inovação na gestão hospitalar

Voltado ao setor filantrópico de saúde, 34º Congresso Fehosp acontece de 15 a 17 de abril, em Campinas, reunindo lideranças do segmento
O secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, abrirá a 34ª edição do Congresso Fehosp, organizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo e que acontecerá de 15 a 17 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas. A cerimônia de abertura, nesta terça-feira, 15, às 14h, dará o start a discussões envolvendo o tema “Integrando inteligências na gestão da saúde”.
A tecnologia tem transformado diversos setores, incluindo a forma como os serviços de saúde são administrados. Diante de um cenário em constante evolução e das oportunidades proporcionadas pelas ferramentas tecnológicas, o 34º Congresso Fehosp apresentará debates com especialistas e autoridades, que contribuirão para a atuação de presidentes, provedores, diretores e administradores de Santas Casas e hospitais beneficentes. Entre as presenças confirmadas, estão o ex-secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri; a idealizadora da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Linamara Battistella; o coordenador do programa de Regionalização da Saúde e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Renilson Rehem; e o presidente da ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde), Gustavo Ribeiro.
LEIA TAMBÉM:
“A gestão da saúde está em constante transformação, e a integração das inteligências humana, tecnológica e estratégica é fundamental para garantir eficiência, sustentabilidade e qualidade no atendimento à população. No Congresso da Fehosp, queremos ampliar esse debate, trazendo especialistas e líderes do setor para discutir soluções inovadoras que possam fortalecer o trabalho das Santas Casas e hospitais beneficentes em todo o Estado”, fala o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti.
“Inovações em inteligência artificial ao alcance dos gestores da saúde hospitalar”; “Ferramentas de IA mais promissoras para gestão da saúde”; “A UTI neonatal e contribuições da inteligência artificial” e “O papel das startups na mudança da saúde do futuro” serão algumas das discussões que integrarão a programação.
“Em terra de robôs, quem tem coração é rei”, será a palestra magna ministrada no primeiro dia do evento, por Flavio Tavares, CEO da Upper, ecossistema de negócios e educação; da Moovr – Fábrica de Movimentos e co-fundador da escola do Metaverso. No evento, haverá também espaço dedicado a discussões voltadas à avaliação e perspectivas da Tabela SUS Paulista e o programa de Regionalização.
Fóruns temáticos
Outro destaque do 34º Congresso Fehosp são os Fóruns, que trarão temas essenciais para a gestão hospitalar, como Cadeia de Suprimentos (Compras, Almoxarifado e Farmácia); Comunicação e Captação de Recursos; Controladoria, Finanças, Contabilidade e Custos; Gestão com Pessoas; Governança Clínica, Inovação e Tecnologia; Jurídico; Oncologia; e Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente.
“Os fóruns temáticos não apenas proporcionam um ambiente de troca de experiências, mas também geram soluções práticas e inovadoras, essenciais para o aprimoramento contínuo da gestão hospitalar. A Fehosp acredita que, por meio dessas discussões, conseguiremos fortalecer a qualidade dos serviços prestados e contribuir para a evolução do setor”, salienta Rogatti.
Consolidado com um dos principais eventos na área da saúde do país, o Congresso Fehosp registrou, em 2024, a presença de 1.350 profissionais de 14 estados brasileiros.
As informações completas da 34ª edição sobre a programação e as inscrições para o evento estão no site eventosfehosp.com.br.
Serviço
34º Congresso Fehosp
Data: De 15 a 17 de abril
Local: Royal Palm Hall (Avenida Monsenhor Luis Fernandes de Abreu, 311, Jardim do Lago – Continuação, Campinas, SP)
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Renovias recebe inscrições para vaga de Auxiliar de Placas

Prazo para que candidatos confirmam participação em processo seletivo segue até sexta-feira, 11
Mais uma oportunidade de trabalho na Renovias. A concessionária, responsável pelas rodovias que fazem a interligação entre Campinas, o Circuito das Águas e o Sul de Minas Gerais, está com uma nova vaga de trabalho aberta, desta vez para o cargo de Auxiliar de Placas, em Mogi Mirim-SP.
Para a oportunidade, o candidato deve ter Ensino Médio completo e residir em Mogi Mirim ou Mogi Guaçu. Experiência com pintura de rodovias será considerado um diferencial.
LEIA TAMBÉM:
O candidato irá realizar e apoiar execução de sinalização, operar equipamentos e utilizar materiais apropriados, além de colaborar para a implantação e manutenção de placas ao longo da rodovia, efetuando os serviços de acordo com as normas e solicitações. Reparos em defensas metálicas e o controle de materiais utilizados na área também fazem parte das responsabilidades.
Mais informações sobre a vaga, assim como a campo de candidatura para o processo seletivo, estão disponíveis pela plataforma https://grupoccr.gupy.io/jobs/8643339?jobBoardSource=gupy_public_page.
A concessionária oferece salário compatível com a função, bem como diversos benefícios, dentre eles assistência médica e odontológica, participação nos lucros, previdência privada, seguro de vida, vale refeição ou alimentação, licença maternidade de seis meses e paternidade de 20 dias, Gympass (academia), auxílio-creche e Day off (folga) no dia do aniversário.
A Renovias tem ainda o compromisso de construir uma cultura cada vez mais diversa e inclusiva, valorizando a diversidade e promovendo a inclusão de mulheres, negros, profissionais PcD’s, pessoas que pertencem às comunidades LGBTQIAP+ e profissionais de qualquer idade a se candidatarem às vagas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Campinas
Região de Campinas se consolida como principal polo gastronômico do Interior de São Paulo

Responsável por 7,1% do Produto Interno Bruto do Estado de São Paulo e 14º destino turístico mais pesquisado no país em 2025, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) é reconhecida por seus polos industrial, científico, pesquisa, acadêmico, hospitalar e o turismo de negócios. Outro segmento tem se destacado: o gastronômico, rico e diversificado, com atração de investimentos de marcas consolidadas e grupos regionais.
A RMC tem uma população estimada em 3,2 milhões de habitantes. Com mais de 37 mil restaurantes e bares, o setor responde por uma parte significativa da movimentação do PIB regional. O gasto com alimentação fora do lar e bebidas na RMC 2024 representou cerca de R$7,8 bilhões, segundo estimativa do IPC Maps, sem contar o volume gasto por turistas de passeios e negócios, que circulam mensalmente pelas cidades da região.
A gastronomia regional se consolidou na última década como principal polo gastronômico do interior paulista. O Estado de São Paulo tem o maior número de estabelecimentos focados em alimentação fora do lar, com 532,5 mil pontos ativos, o que representa cerca de 27% do mercado nacional. Campinas é a terceira cidade com maior número de estabelecimentos no Estado, atrás da Capital e de Guarulhos, na Grande São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
“Temos um setor dinâmico e bem evidente na região, que contribui não somente para a economia, mas principalmente no fomento do turismo regional,”, comenta André Mandetta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas.
A cidade conta, por lei, com quatro polos gastronômicos – os bairros do Cambuí, do Guanabara e os distritos de Barão Geraldo e de Sousas e Joaquim Egídio, mais conhecidos dos turistas de final de semana, por estarem localizados em Área de proteção Ambiental (APA), com fazendas históricas e espaços para atividades esportivas -, sem contar os centros de compras das cidades da região.
A região, segundo Mandetta, oferece restaurantes de variados estilos gastronômicos, bares, gastronomia de fazenda e até cozinhas internacionais.
O Bellini Ristorante, de comida mediterrânea, e o Kindai (japonês), são exemplos da consolidação do setor. Localizados dentro do Vitória Hotel Concept Campinas, recebem diariamente moradores da região e turistas de eventos corporativos.
“Na Rede Vitória Hotéis sempre demos prioridade para a gastronomia. A alta gastronomia sempre atrai e traz boas avaliações dos visitantes do Brasil e do exterior”, comenta Rodrigo Porto, diretor de Alimentos e Bebidas da Rede.
“Buscando atender um público cada vez mais exigente, tanto da região quanto de outros estados, a gastronomia regional evoluiu muito nos últimos anos”, diz Antonio Dias, Diretor Executivo do grupo Royal Palm Hotels & Resorts, que conta com um complexo com cinco estabelecimentos gastronômicos, como o bistrô francês La Palette, e a adega Cave do Douro, que abre exclusivamente no inverno, voltados para hóspedes e clientes da região.
O Banana Café Campinas também acompanha a evolução gastronômica da região. A casa conta com uma unidade na Capital paulista, mas os cardápios têm suas diferenças. “Para o cardápio de Campinas trouxemos adaptações para esse público que é muito exigente. Além disso, a cidade é um amplo polo de negócios e recebemos muitas pessoas de outras cidades.”, explica André Biazzo, um dos sócios da casa.
Há 30 anos no mercado, a Churrascaria Colonial Grill, de Campinas, é outro exemplo da evolução da gastronomia local. “Estamos sempre procurando nos adaptar às exigências cada vez maior do público, não só da região, mas de outros estados e países”, afirma Sérgio De Simone, fundador do restaurante.
O empresário Dino Ramos, sócio do Dom Brejas diz que o fortalecimento do setor gastronômico em Campinas e região é visível. “Estamos no mercado há 15 anos e cada ano vemos a chegada de grandes marcas de redes e empresas, trazendo novas experiências e para fortalecer a gastronomia regional”, diz.
Ele lembra, ainda, que no final do ano passado o lanche Boquinha de Anjo, criado em Campinas, virou patrimônio imaterial pela Câmara Municipal, com a data comemorada no dia 10 de maio. “Isso traz ainda mais visibilidade para o polo gastronômico regional que vem evoluindo a cada ano”, completa Ramos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1980
-
Campinas5 dias atrás
Região de Campinas se consolida como principal polo gastronômico do Interior de São Paulo
-
Artur Nogueira7 dias atrás
Artur Nogueira 76 anos: 29º Passeio Ciclístico acontece neste domingo
-
Amparo5 dias atrás
Oportunidade: seguem até 29 de abril as inscrições para o Processo Seletivo da Prefeitura de Amparo
-
Jornal Online3 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1981
-
Campinas5 dias atrás
Renovias recebe inscrições para vaga de Auxiliar de Placas
-
Amparo18 horas atrás
Palestras marcam programação do mês pela consciência do Transtorno do Espectro Autista em Amparo
-
Artur Nogueira7 dias atrás
Prefeitura vacina cães e gatos contra raiva nesta terça e quarta