Morungaba
Morungaba decreta medidas emergenciais mais restritivas

O Decreto nº 3123/2021 foi assinado pelo prefeito de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, instituindo medidas emergenciais mais restritivas, de caráter excepcional, neste fim de semana, dias 27 e 28, a fim de conter a transmissão e disseminação da Covid-19. De acordo com o novo decreto, fica proibido o estacionamento de motocicletas nestas datas, em ambos os sentidos da Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, também conhecida como Rodovia das Estâncias, entre o km 104 e km 106.
Também fica proibido o estacionamento de motos em todos os sentidos da Rua Sebastião de Oliveira Cunha, da Rua Sete de Setembro, da Rua São Judas Tadeu, da Praça João Pessoa, da Praça Fioravante Frare, da Rua Pereira Cardoso, da Rua Fortunato Stella, da Avenida José Frare e da Rua João Cilindri, e em todos os sentidos das ruas entre estas vias e a Rua Araújo Campos. O estacionamento de motocicletas em todos os sentidos das vias que limitam com a Rua Araújo Campos, situados no interior do perímetro constituído pela Rua São Benedito, Rua Barão de Campinas e Rua 28 de Março também estão proibidos.
De acordo com o Decreto, neste sábado, 27, está proibido o funcionamento de lojas de conveniências e comércio de pastéis, salgados, lanches, bebidas, cafés e assemelhados, estabelecidos na Rua Araújo Campos. E na mesma data em padarias, lanchonetes, pastelarias, comércios ambulantes de lanches, pastéis, salgados e congêneres localizados nas demais vias do município, fica proibido o acesso de clientes ao interior dos estabelecimentos, o consumo no local e aglomerações, sendo permitido apenas o atendimento na porta do estabelecimento, desde que observado o distanciamento obrigatório entre as pessoas na fila de espera.
Durante todo este domingo, 28, da 0h até as 5h da segunda-feira, 29, fica determinado o fechamento de todo o comércio, inclusive a suspensão da feira livre, sendo permitido apenas o funcionamento de farmácias e serviço de delivery de alimentos, como refeições, lanches e pizzas, das 11h às 23h.
O decreto também prevê a proibição de locação de chácaras, salões de festas e congêneres, para realização de festas de qualquer natureza, públicas ou privadas, que aglomerem pessoas, sob pena de aplicação de medidas legais cabíveis, como multa e interdição do local.
O Decreto nº 3123/2021 pode ser acessado na íntegra pelo link: https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MTYwMDAz
Morungaba
Inscrições abertas para a 31ª Corrida Conceição de Barra Mansa em Morungaba
A tradicional Corrida Conceição de Barra Mansa está com inscrições abertas para a sua 31ª edição, marcada para o dia 29 de junho, um domingo, com largada às 7 horas da manhã. O evento é organizado pela UHUW Eventos com o apoio da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Esportes e Lazer.
A prova contará com duas modalidades: caminhada de 3 quilômetros e corrida de 6 quilômetros, promovendo a participação de atletas de diferentes níveis e idades em um ambiente esportivo e de confraternização.
LEIA TAMBÉM:
Segundo relatos dos morungabenses mais velhos, como Aércio Consolim, a primeira edição da corrida de Barra Mansa em Morungaba teve início há mais de 40 anos, durante a gestão do prefeito Lúcio Flaiban. O evento sempre era promovido no período noturno no dia do aniversário do município, 29 de junho.
Também foi chamada de “Prova Pedestre Conceição de Barra Mansa”, uma homenagem ao antigo nome de Morungaba. A corrida era um evento muito concorrido atraindo atletas de toda a região, e em suas edições iniciais o então jovem atleta morungabense José Júlio Martins se destacou e chegou a começar sua carreira atlética nas décadas de 60 e 70 correndo em grandes maratonas, inclusive na tradicional São Silvestre, onde obteve consideráveis colocações. A corrida não foi promovida em todos os anos, mas atualmente se encontra em sua 31ª edição.
Embora nem todas as edições tenham sido realizadas anualmente, o evento será retomado neste ano, após um período de 7 anos, reafirmando sua tradição e relevância no calendário esportivo regional.
“É uma satisfação enorme o resgate desta corrida já que é um resgate de parte da própria história da cidade. Agradeço a parceria da Uhuw Eventos de abraçar o projeto junto com a prefeitura, por meio do Departamento de Esporte e Lazer, e fazer acontecer”, comenta o diretor do Departamento de Esporte e Lazer, Hygor Petroli.
As inscrições estão abertas até o dia 23 de junho e podem ser realizadas exclusivamente pelo site Ticket Sports, no link: https://www.ticketsports.com.br/e/31-corrida-conceicao-de-barra-mansa-72084
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Morungaba passa a contar com Ponto de Atendimento da Receita Federal

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, em parceria com a Receita Federal do Brasil, abriu oficialmente nesta quarta-feira, 28, o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, instalado no Paço Municipal “Lúcio Roque Flaibam”. O objetivo do ponto é facilitar o acesso dos moradores aos serviços da Receita, evitando deslocamentos até outras cidades.
O PAV foi viabilizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre o município e a Receita Federal. A Prefeitura, por intermédio do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento, cedeu a estrutura física, incluindo mobiliário, computadores e servidores municipais treinados para o atendimento. A Receita Federal, por sua vez, disponibilizou o canal de comunicação digital e realizou o treinamento dos funcionários. Com isso, o município passa a oferecer serviços como inscrição, alteração e cancelamento de CPF, regularização de imóveis rurais, protocolo de documentos de CNPJ, consulta de pendências fiscais e emissão de cópias de declarações.
LEIA TAMBÉM:
O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Paço Municipal, onde haverá um servidor municipal que prestará atendimento e poderá esclarecer as dúvidas dos munícipes, contando com o suporte técnico da Receita Federal.
“Realizar essa parceria com a Receita Federal para atender melhor a nossa população vai trazer inúmeros benefícios, regularizações de documentos e outras pendências que facilitam a vida das pessoas. O slogan da nossa administração é sonhar e realizar. E é um sonho de atender melhor a população que estamos realizando hoje, junto à Receita Federal”, comemora o prefeito Luis Fernando Miguel.
Com a inauguração do PAV, Morungaba avança na modernização dos serviços públicos e fortalece a cidadania fiscal local, garantindo mais facilidade e qualidade no atendimento aos seus cidadãos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Morungaba avança na construção do Plano Municipal de Saúde Mental

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, realizou na tarde desta sexta-feira, 23, uma reunião para discutir e construir de forma colaborativa o Plano Municipal de Saúde Mental e Qualidade de Vida.
O encontro reuniu representantes de diversos departamentos municipais, integrantes da sociedade civil e profissionais da saúde, com o objetivo de alinhar estratégias e ações que fortaleçam os cuidados em saúde mental no município.
Durante a reunião, foram apresentados dados que reforçam a urgência do tema, como o número de consultas psiquiátricas realizadas entre 2022 e abril de 2025 chegou a 6 mil, o dobro do volume de consultas de Clínica Geral no mesmo período.
Atualmente, 175 pessoas aguardam na lista de espera por atendimento psicológico. O consumo de antidepressivos tem crescido de forma desproporcional ao aumento populacional, afetando inclusive crianças e adolescentes. A principal demanda registrada nos serviços de saúde mental está relacionada a transtornos de ansiedade.
O fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) foi apontado como fundamental para ampliar o acesso da população aos cuidados em saúde mental. As unidades de saúde são a porta de entrada para quem busca acolhimento e atendimento, contando atualmente com horários estendidos para atender principalmente os trabalhadores.
LEIA TAMBÉM:
Entre as propostas discutidas estão: Criação de canais de acolhimento psicológico, tanto pelo CAPS quanto com apoio de voluntários; oferecimento de cursos gratuitos sobre saúde mental, autocuidado, alimentação saudável e controle do estresse e a realização de campanhas permanentes de combate ao estigma e ao preconceito relacionados aos transtornos mentais.
“Dentre as ações em prol à Saúde Mental, atualmente a prefeitura tem em seu calendário fixo as campanhas do Janeiro Branco e do Setembro Amarelo que, a partir destas discussões, deverá ser complementado com ações concretas que serão implementadas na prática com a participação de outros departamentos municipais, de outras instituições e da própria comunidade”, explica a diretora do Departamento de Saúde da prefeitura, Maysa Piovesan, que ressalta que a reunião foi a primeira discussão sobre o tema.
Participaram do encontro a vice-prefeita Claudia Pretti Rossi; os diretores municipais Monique Molena (Ação e Inclusão Social), Elaine Barreto (Educação), Débora Frare (Turismo) e Ronaldo Frare (Obras); o médico da Atenção Primária e coordenador do NEP (Núcleo de Educação Permanente), Dr. Guilherme Murari; a psicóloga do CAPS, Laura Soares; além de servidores municipais, membros do Conselho Tutelar e terapeutas da cidade.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Campinas1 semana atrás
Campeonato amador de kart de aluguel, realizado em Paulínia, promove encontros, transforma vidas e desafia cada vez mais adeptos
-
Jaguariúna1 semana atrás
Abertura dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas será sábado no Azulão
-
Campinas1 semana atrás
Operação de 20 GMs fiscaliza 84 estabelecimentos e apreende 500 kg de fios de cobre na RMC
-
Campinas1 semana atrás
RB2 Empreendimentos entrega o condomínio Città Di Módena, em Paulínia
-
Campinas1 semana atrás
CIM deflagra operação integrada contra furto de fios e cabos em cidades da RMC
-
Holambra1 semana atrás
Holambra amplia vacinação contra gripe para toda a população com mais de 6 meses de idade a partir de segunda-feira
-
Amparo1 semana atrás
Sábado tem vacinação na Unidade de Saúde do Centro de Amparo
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1987