Conecte-se conosco

Jaguariúna

Medicina Veterinária: profissão que segue em alta com mais de 80 áreas de atuação

Publicados

em

Do campo ao consultório: médico veterinário contribui para o desenvolvimento econômico e social do País

No dia 9 de setembro comemora-se uma das profissões mais versáteis e promissoras do mercado de trabalho. Com mais de 80 áreas de atuação, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o trabalho desse profissional vai muito além da atividade clínica. Ele cuida desde o bem-estar animal, passando pela produção de alimentos saudáveis e proteção do meio ambiente até no combate à pandemia da Covid-19.

Isso porque compete ao médico veterinário, entre tantas atribuições, atuar na prevenção e controle de doenças em seres humanos e animais (zoonoses) e nas vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária, contribuindo com o controle da pandemia.

“A medicina veterinária é uma profissão muito ampla com importantes especialidades, que permite o aluno entrar no mercado de trabalho com plena capacidade em atuar em todos os níveis de atenção à saúde, baseado em conhecimentos científicos e atividades práticas”, explica o gestor dos cursos de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK, Silvio Piotto.

Com infraestrutura nota máxima (5) no MEC (Ministério da Educação), o curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK é focado em acompanhar o constante avanço em tecnologias e no mercado agropecuário, proporcionando ao aluno a oportunidade de atuar em segmentos variados de produção animal, reprodução, clínica médica, cirurgia, laboratório, vigilância sanitária, medicina de animais silvestres, industrialização e comercialização de produtos de origem animal, fabricação de rações e produtos biológicos, entre outras áreas.

Desde o 1º semestre, os estudantes de Medicina Veterinária contam no mínimo 50% de aulas práticas, além de investimentos constantes em corpo docente altamente especializado e da infraestrutura de ponta que tem como objetivo prestar serviços que fortalecem o aprendizado didático e científico, inserindo os alunos no dia a dia da profissão.

O curso mantém também parcerias para intercâmbio com instituições de renome como Stanford Medicine e Global Understanding que permitem a atuação profissional tanto em âmbito nacional como internacional. Também oportuniza ao aluno atuar internacionalmente ou dar continuidade aos seus estudos (pós-graduação, mestrado, doutorado), validando o seu diploma através do credenciamento junto à Associação de Médicos Veterinários da América (AMVA).

Práticas
Os maiores Hospitais-Escola Veterinários da América Latina estão em Jaguariúna e Indaiatuba e à disposição dos estudantes do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX). Os Hospitais-Escola foram desenvolvidos exclusivamente para a formação do médico veterinário e são os únicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com atendimento 24 horas para pequenos e grandes animais, beneficiando toda a comunidade local e regional.

Além de atender às aulas do curso, os Hospitais-Escola Veterinários oferecem serviços à comunidade a preços baseados na média de valores praticados no mercado. Por isso, mantém clínicas para animais de pequeno e grande porte, com atendimento 24 horas. Entre outras atividades, as clínicas realizam procedimentos ambulatoriais e hospitalares nas áreas de gastroenterologia, pneumologia, neurologia, cardiologia e ortopedia.

Os Hospitais-Escola contam, ainda, com centros cirúrgicos amplamente equipados, permitindo a realização de procedimentos reais que servem de estudo de caso para alunos e residentes – estes vindos por meio do Programa de Aprimoramento Profissional que recebe recém-formados de várias regiões do Brasil e promove habilidades técnicas de forma intensiva e direcionada, com treinamento profissional sob orientação de docentes do curso de Medicina Veterinária, permitindo interação e troca de experiências.

Para completar, os campi da Medicina Veterinária do Grupo UniEduK oferecem ainda serviços como o ambulatório de animais silvestres, diagnóstico por imagem (radiologia e ultrassonografia), laboratório de análises clínicas e reprodução animal em animais domésticos e silvestres. Em breve o hospital de Jaguariúna contará com tomografia computadorizada.

Além de toda estrutura, a Medicina Veterinária do Grupo UniEduK também realiza projetos sociais. Entre eles estão o programa de controle populacional e posse responsável com ampla divulgação destinada à conscientização sobre a importância da castração, além de outros projetos que beneficiam a comunidade local.

Jaguariúna

Atrações da primeira noite de JRF são confirmadas

Publicados

em

Chitãozinho e Xororó, Murilo Huff, Lauana Prado e Felipe & Rodrigo embalam a primeira noite de festival

O Jaguariúna Rodeo Festival chega a sua 36ª edição neste 2025. O evento, que ocorre entre os dias 19 e 27 de setembro, na Red Eventos, faz parte do “Circuito Sertanejo”.

Na primeira noite, a dupla Chitãozinho e Xororó, Murilo Huff, Lauana Prado e Felipe & Rodrigo já estão confirmados.

Chitãozinho e Xororó apresenta a turnê “Uma História de Sucesso”, em que a dupla celebra mais de 50 anos de estrada.

LEIA TAMBÉM:

Murilo se apresenta pela primeira vez no festival. O sertanejo já antecipou que vai preparar um show inédito para o público de Jaguariúna.

Lauana Prado chega para marcar mais um capítulo no evento. Donos de “Gosta de Rua”, música mais tocada nas plataformas do Brasil em 2024, Felipe & Rodrigo, estreiam no festival.

Outra atração já anunciada é a apresentação da estrela do country, Kacey Musgraves, no dia 27 de setembro.

As vendas para todos os dias, mesmo sem a divulgação completa do line-up, estão abertas pela internet com valores a partir de R$ 49. Os ingressos são divididos em Arena, Pista Premium, Camarote Super Bull Ballantine’s, Camarote Open Super Bull Ballantine’s e Camarote Brahma.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

1º Museu de Jogos de Madeira na América Latina é inaugurado em Jaguariúna

Publicados

em

Ambiente cultural e turístico promete ser fonte de história e lazer para moradores e visitantes

Em plena era digital, os brinquedos de madeira seguem encantando gerações. Muito antes da popularização dos brinquedos de plástico, esses objetos já faziam parte da infância de muitos — e agora ganham espaço e reconhecimento em Jaguariúna, com a inauguração do 1º Museu de Jogos de Madeira Tradicionais da América Latina. O novo atrativo cultural abre as portas neste sábado, 03, e reúne um acervo com mais de 40 jogos de diferentes épocas e regiões do mundo.

A iniciativa é do diretor artístico e cenógrafo Fernando Demonte, cuja relação com os jogos começou anos atrás, durante um projeto gastronômico com temática de aldeia. A pesquisa o levou a mergulhar no universo dos brinquedos artesanais em madeira, e a coleção que nasceu desse interesse acabou se transformando em paixão e trabalho.

LEIA TAMBÉM:

“Quanto mais eu estudava, mais jogos eu descobria. Fui além dos jogos europeus que já conhecia e hoje tenho peças americanas, canadenses, vietnamitas, africanas e até sumérias. A coleção atual tem 42 jogos estruturados, mas o acervo estudado já ultrapassa 100”, conta Fernando.

Todos os jogos são produzidos artesanalmente por ele próprio, com atenção aos detalhes históricos e técnicos. “Estudar e depois ir para a oficina produzir é meu momento de prazer. Para mim, é uma válvula de escape. Um jogo simples levo um dia para fazer, mas os mais complexos chegam a três dias de produção”, revela.

O museu reúne peças raras, algumas inspiradas em jogos antigos até criações mais contemporâneas. O grande diferencial do espaço, segundo Fernando, é a interatividade. “Não é um acervo estático. As pessoas podem jogar. Queremos criar experiências e memórias. Esse é o objetivo principal do museu”, destaca.

Localizado na charmosa Fazenda Santa Francisca do Camanducaia, o museu promete ser um novo polo de cultura e turismo para o Circuito das Águas, região em que Jaguariúna se destaca como a “Estrela da Mogiana” e “Capital do Cavalo”. O evento de inauguração acontece das 16h às 22h, com atrações como oficinas de arte, apresentações de dança, passeio a cavalo, boa gastronomia e a vista de um belíssimo pôr do sol.

Além de resgatar a história dos brinquedos, o museu convida adultos a revisitarem a infância e apresenta às crianças um universo de jogos que marcaram gerações passadas. Uma verdadeira viagem no tempo por meio da madeira, da criatividade e da interação.


Serviço
Inauguração do 1º Museu de Jogos de Madeira da América Latina
📍 Onde: Fazenda Santa Francisca do Camanducaia – Av. Dr. Sebastião Paes de Almeida, 2100 – Bairro Primavera, Jaguariúna
📅 Quando: Sábado, 3 de maio
🕓 Horário: Das 16h às 22h

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

UniFAJ realiza atendimentos gratuitos para quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda

Publicados

em

IR Solidário ocorre entre os dias 05 e 09 de maio, das 19h às 21h, em Jaguariúna

O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) realiza, de 05 a 09 de maio, mais uma edição do IR Solidário. A ação tem por objetivo oferecer atendimentos gratuitos para os contribuintes que precisam fazer a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2025). Os plantões ocorrem das 19h às 21h, no campus 1 do centro universitário em Jaguariúna.

O IR Solidário é promovido pelo curso de Ciências Contábeis da UniFAJ. Alunos do 5º e 7º semestres, sob supervisão dos docentes, realizarão atendimentos que vão desde tirar dúvidas sobre o IR, até a montagem e envio da declaração à Receita Federal.

Para isso, o contribuinte deve comparecer ao local da ação com documento pessoal que tenha o número do CPF; informes de rendimentos de trabalho e dos bancos onde possuir contas; e comprovantes de despesas com saúde, educação e de bens em nome do titular. O contribuinte deverá ter em mãos a senha Gov.br, que será digitada por ele no momento de envio da declaração.

LEIA TAMBÉM:

Para o docente de Ciências Contábeis da UniFAJ e organizador do evento, Luis Fernando de Morais, o IR Solidário é uma forma de o contribuinte fazer a sua declaração de maneira segura.

“A ação representa ao contribuinte a chance de acesso gratuito à orientação especializada, segurança no preenchimento da declaração e incentivo à cidadania fiscal”, garante. “Aos alunos, é a oportunidade única de aplicar conhecimentos técnicos em situações reais, desenvolvendo competências profissionais e senso de responsabilidade social”, complementa o gestor de Ciências Contábeis da UniFAJ, professor Anderson Barros.

Além de auxiliar na declaração, o IR Solidário busca incentivar os contribuintes a ajudarem os projetos voltados ao bem-estar das crianças, adolescentes e idosos, com a doação de 3% a 6% do Imposto de Renda para entidades assistenciais de Jaguariúna. Em 2024, 45 contribuintes passaram pelo IR para tirar dúvidas e fazer a declaração.

Quem precisa fazer a declaração?
O prazo para envio da declaração do IR em 2025, ano-calendário 2024, vai até às 23h59 do dia 30 de maio. Pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$33.888 anuais ou que tenham posse ou propriedade de bens com valor superior a R$800 mil, são obrigadas a declarar.

Entre as principais mudanças para este ano, estão a exigência de declaração de rendimentos no exterior; prioridade na restituição para quem usar a declaração pré-preenchida com Pix; a possibilidade de atualização de bens imóveis com tributação diferenciada; além da exclusão de alguns campos no preenchimento online. A Receita Federal estima receber 46,2 milhões de declarações, quase 3 milhões a mais do que as 43,2 milhões entregues no ano passado.

IR Solidário – UniFAJ 2025 

Datas: 05 a 09 de maio
Horário: 19h às 21h
Local: Campus 1 da UniFAJ – Rua Amazonas, 504, Jardim Dom Bosco – Jaguariúna

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias