Conecte-se conosco

Jaguariúna

Medicina da UniFAJ é reconhecida com nota máxima pelo MEC

Publicados

em

Conquista ocorre quatro anos após o início do curso no centro universitário e mantém a nota 5, mais alto nível de qualidade conferido pelo órgão

O curso de Medicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) acaba de ser reconhecido com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A conquista veio quatro anos após a abertura da disciplina no centro universitário, quando a UniFAJ recebeu autorização para ofertar o curso, também com nota 5. Com isso, a UniFAJ se junta ao Centro Universitário Max Planck (UniMAX) e confirma a altíssima qualidade do curso de Medicina oferecido pelas instituições.

O credenciamento foi obtido após avaliação da comissão do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e do Ministério da Educação entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. A nota confirma a qualidade da metodologia pedagógica da UniFAJ e reconhece a instituição como uma das melhores em ensino e capacitação de Medicina do país.

A avaliação é composta por mais de 60 requisitos que devem ser seguidos e cumpridos com excelência pelo centro universitário.

Para o gestor do curso de Medicina da UniFAJ, professor Dr. André Lemos, a certificação com nota máxima coroa o trabalho e dedicação da equipe pedagógica da UniFAJ. “Nossa instituição tem seu foco voltado para o desenvolvimento do profissional do futuro, o que caracteriza todo trabalho acadêmico de nossos docentes, que se preocupam com essa formação inovadora”, disse.

O gestor também destaca o comprometimento de todos. “Tenho a certeza de que quando definimos um horizonte a nossa frente e contamos com um time que também acredita nesse propósito, só temos bons resultados. Tenho que agradecer a todos os alunos e a todos que fazem parte da família UniFAJ. Essa nota 5 não é só da Medicina. Ela é de todos que fazem parte do nosso centro universitário e nossa alegria é imensurável”, comemorou.

Aprendizado na prática
A prática do curso de Medicina da UniFAJ é ainda mais possível com as parcerias que a instituição mantém com a rede pública de saúde dos municípios de Amparo, Holambra, Jaguariúna, Pedreira e Santo Antonio de Posse, bem como a ampla rede hospitalar, o que permite que os alunos vivenciem a prática da saúde coletiva em um ecossistema de saúde na região de Jaguariúna.

Este, inclusive, é um dos grandes diferenciais do centro universitário: o aprendizado na prática. Desde o primeiro ano de faculdade os alunos participam da estratégia de saúde da família e já no primeiro dia de aula têm contato com a saúde dos pacientes.

A partir do terceiro ano eles já começam a praticar atividades nos centros médicos com atendimento às mais diversas especialidades, entre elas Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Saúde do Adulto e do Idoso.

No quarto ano eles aprendem sobre cirurgia geral, saúde coletiva e psiquiatria. Em cirurgia geral dispõem de simuladores, com a oportunidade de acompanhar e simular cirurgias laparoscópicas e robóticas. Além das simulações realísticas com manequins de alta fidelidade, uma tecnologia de ponta disponível no curso de Medicina da UniFAJ.

Já na Psiquiatria a parceria com o Centro de Integração e Saúde Mental (CISM), maior programa de pesquisa em saúde mental do mundo, permite o desenvolvimento de inúmeras pesquisas e de polos de saúde mental no município de Jaguariúna, além da parceria com o Instituto Américo Bairral, em Itapira – um dos maiores institutos de saúde mental da América Latina.

Para o diretor geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta, a certificação mostra a continuidade do comprometimento assumido pela instituição em 2020. “Receber a certificação com nota máxima e poder ensinar uma medicina inovadora e atualizada aos nossos estudantes é um motivo de muito orgulho e mostra a união de todos que compõem nossa instituição de ensino”, afirma Pacetta.

A conquista coloca o centro universitário na lista das melhores escolas de medicina do Brasil. “Estamos muito satisfeitos com essa conquista. Tenho que agradecer aos nossos professores, alunos, colaboradores e mantenedores pela confiança no projeto da nossa Medicina, que hoje é uma das melhores do país. Hoje no Brasil temos 447 cursos de Medicina e a UniFAJ e a UniMAX estão entre os 22 centros universitários credenciados com essa nota. Isso é muito relevante e demonstra que estamos no caminho certo!”, completa Pacetta.

A diretora geral da UniMAX, professora Luciana Mori, ressalta que ser uma das poucas instituições com esse reconhecimento é uma honra. “Isso é fruto de muito trabalho, de um projeto pedagógico inovador baseado nas metodologias ativas de ensino e aprendizado, um corpo docente muito qualificado e uma infraestrutura e tecnologia de ponta comparada aos maiores centros de saúde do mundo”, ressalta.

Para o diretor acadêmico da UniFAJ e da UniMAX, professor Hércules Domingues, essa é a conclusão vitoriosa de um trabalho de anos. “As nossas duas unidades agora possuem nota 5 em Medicina. Isso é fruto de muito trabalho e muita dedicação dos nossos professores, colaboradores e, principalmente, dos nossos alunos. São todos eles que construíram esse momento e que vão construir ainda mais para essa instituição”, diz.

Para obter a nota 5, o instrumento de avaliação exige que a instituição seja altamente inovadora, com práticas exitosas. “Em breve formaremos a primeira turma de profissionais médicos e conseguimos novamente a nota 5. Ou seja, conseguimos realizar tudo o que havíamos previsto e mantivemos a nossa qualidade”, complementa Domingues.

Daqui para a frente, o compromisso da UniFAJ está em manter e aprimorar, ainda mais, o nível de excelência no ensino de Medicina no Brasil. “Temos um compromisso não apenas com os estudantes que se formam conosco esse ano, mas com todos os demais alunos, que acreditam em nossa instituição como um caminho seguro para sua capacitação profissional. Assim como um compromisso com toda a sociedade”, destaca Dr. André Lemos.

Crédito da Imagem: Igor Carreira/Divulgação UniFAJ

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna entrega kits escolares a todos os alunos da rede municipal

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou a entregar os kits escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino.

Segundo a secretaria, os kits foram organizados de acordo com cada faixa etária e etapa de ensino, contendo materiais de qualidade, adequados às necessidades dos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
A entrega dos kits escolares é realizada nas unidades escolares, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação, e é feita diretamente ao aluno, não sendo necessária a presença dos pais ou responsáveis para a retirada.

Nos próximos dias, também serão entregues os kits de materiais escolares para os alunos da Educação Infantil, garantindo que todos os estudantes da rede municipal recebam os itens necessários para o desenvolvimento das atividades escolares.

Veja abaixo os itens que compõem os kits:

  • Infantil: agenda escolar, apontador com depósito, borracha branca, caderno de desenho, canetinha hidrográfica, giz de cera grande, guache, lápis de cor grande, lápis grafite, massa de modelar, pincel nº 8, tesoura sem ponta e cola branca.
  • Fundamental I: apontador com depósito, borracha branca, caderno brochurão, caderno de desenho, caneta esferográfica azul, canetinha hidrográfica, giz de cera grande, lápis de cor grande, lápis grafite, régua, cola bastão e cola branca.
  • Fundamental II: apontador com depósito, borracha branca, caderno de desenho, caderno universitário, caneta esferográfica azul, preta e vermelha, lápis de cor grande, lápis grafite, régua, tesoura sem ponta, transferidor e cola branca.

“Com essa ação, a Prefeitura de Jaguariúna reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade, investindo em estrutura, materiais pedagógicos e no bem-estar dos alunos, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem em toda a rede municipal”, informa a Secretaria de Educação.

Foto: Diego Monarin

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos da Escola das Artes de Jaguariúna

Publicados

em

A Secretaria de Cultura de Jaguariúna informa que já estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos da Escola das Artes de 2026. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 06. Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 2 mil vagas em mais de 40 modalidades artísticas e de bem-estar.

Entre as opções oferecidas estão ballet, jazz, gastronomia, bateria, violão, yoga, pilates, teatro, hip-hop, ritmos, entre outras. A novidade para este ano é a inclusão da modalidade de dança country, ampliando ainda mais o leque de atividades disponíveis à população da cidade que se destaca como a “capital Country do Brasil”.

Segundo a Secretaria de Cultura, podem se inscrever pessoas a partir de 4 anos de idade, respeitando a faixa etária específica de cada curso. Cada candidato poderá escolher até duas modalidades.

LEIA TAMBÉM:

Ainda de acordo com a secretaria, a Escola das Artes registrou mais de 3 mil atendimentos no ano passado, e a proposta para 2026 é ampliar ainda mais o número de vagas, garantindo maior acesso da população às atividades culturais e formativas.

As inscrições devem ser feitas pelo aplicativo Cidadão Mais, na opção “Escola das Artes”. Em caso de dúvidas, os interessados podem buscar atendimento presencial na secretaria da Escola das Artes, localizada no Parque Santa Maria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a democratização do acesso à cultura, oferecendo cursos gratuitos para diferentes faixas etárias — de crianças a partir de 4 anos até adultos com mais de 90 anos — e promovendo o desenvolvimento artístico e social da comunidade de Jaguariúna”, informa a Secretaria de Cultura.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Feira Noturna de Jaguariúna desta quarta celebra o Mês da Mulher

Publicados

em

A Feira Noturna de Jaguariúna desta quarta-feira, 04, comemora o Mês da Mulher. O evento será realizado no Parque Santa Maria, das 17h às 22h, e tem entrada gratuita.

A programação musical ficará por conta das cantoras Valéria Santos, Dany Zanolo e Karol Figueiredo, que vão animar a noite do evento. A Feira Noturna é promovida semanalmente pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento conta com barracas de frutas, verduras e pasteis, artesanato local, entre outras, atraindo moradores e turistas. Também há brinquedos para as crianças e praça de alimentação com food trucks.

Serviço:
Feira Noturna de Jaguariúna – Especial Mês da Mulher
Data: hoje, 04/03
Horário: das 17h às 22h
Local: Parque Santa Maria
Endereço: Rua José Alves Guedes, 1.003 – Jardim Sonia

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias