São Paulo
Manobrista é humilhado por empresário em bar de Campinas: ‘O que você ganha em um mês, eu gasto em um dia’
Vítima conta que se ofereceu para tirar carro de lugar irregular, quando Tiago Zoain Gonçalves passou a ofendê-lo e ameaçá-lo. Homem disse que tinha uma arma no carro e que atiraria no funcionário. Caso foi registrado como injúria e ameaça
Um empresário foi filmado humilhando e ameaçando o manobrista de um bar em Campinas. No vídeo, o homem diz que tem uma arma no carro e que vai atirar no rapaz, e fala que o que o funcionário “ganha de salário ele gasta em um dia”. O caso ocorreu no sábado, 28, mas a EPTV e o G1 tiveram acesso às imagens nesta quinta-feira, 03. A ocorrência foi registrada na Polícia Civil como injúria e ameaça.
Segundo o boletim de ocorrência, o empresário Tiago Zoain Gonçalves, de 40 anos, teria estacionado o veículo na calçada do bar, sendo informado em seguida que não poderia parar ali. A vítima, Jailton do Nascimento, de 30 anos, conta que se ofereceu para levar o carro ao lugar correto, e aí tiveram início as ofensas e ameaças.
No vídeo feito por um dos clientes do bar, Gonçalves aponta constantemente em direção a Jailton e faz o sinal de arma com a mão algumas vezes, enquanto a vítima permanece sentada.
“Dá a chave do carro aqui, vou pegar meu cano [arma] lá. Vou dar um tiro na cabeça desse merda aqui. Seu merda. Vai ver o tamanho do buraco que sai atrás da sua cabeça, seu bosta. Seu bosta do car. Tira uma comigo, seu bosta do car pra você ver […] Você é um merda. O que você ganha em um mês, eu gasto em um dia. Seu bosta”.
Trabalhando como manobrista naquele local há um ano, Jailton conta que nunca teve problemas ou foi ofendido por clientes antes, e disse que ficou com medo das ameaças. “Na hora eu fiquei [com medo]. O cara chega e fala que vai dar um tiro na cara, que tá com a arma no carro e o carro próximo dele. A gente não vai duvidar se tem arma ou não tem”, disse.
No momento da confusão, a Polícia Militar foi acionada e não encontrou arma no veículo, mas orientou o manobrista a registrar o boletim de ocorrência.
Ao comentar o momento de fúria e as humilhações sofridas, o manobrista relatou o sentimento de impotência que sentiu na ocasião. “Ser ofendido daquele jeito, ser ameaçado, e não poder fazer nada, estar de mãos atadas. Simplesmente minha reação foi de abaixar a cabeça e ficar ouvindo tudo aquilo. Sentimento de impotência de não poder fazer nada naquela hora. Não desejo que ninguém passe por isso”, contou.
Após as ameaças e ofensas, Gonçalves teria deixado o local levado pelo pai. O advogado que representa o manobrista prepara uma representação para processar o empresário.
A EPTV esteve no endereço fornecido pelo empresário à Polícia Civil, no registro da ocorrência, mas a informação no local é que Tiago Zoain Gonçalves não mora no local há seis meses.
São Paulo
Paulista Cultural celebra 133 anos da Av. Paulista com programação cultural gratuita
Com o lançamento do passaporte ‘Sou Paulista Cultural’, a iniciativa promove intercâmbio de atividades gratuitas entre sete instituições no principal corredor cultural de São Paulo
A Paulista Cultural – Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles – IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista – promove uma série de atividades especiais e gratuitas em homenagem aos 133 anos da Avenida Paulista, no dia 8 dezembro, das 10h às 17h. A programação conjunta busca ampliar o acesso à arte e à cultura, reforçando a Avenida Paulista como um importante destino turístico e artístico. Para incentivar a visita e o passeio pelos 2.700 metros da avenida, que é o maior corredor cultural da cidade, o evento promove apresentações de dança performática, contação de histórias, aulas de dança, oficinas de arte, bonecos, fotografia e máscaras. Confira a programação completa aqui.
Esta é a quarta edição do evento promovido pela Paulista Cultural e o destaque será o intercâmbio entre as instituições culturais localizadas na tradicional avenida de São Paulo. A proposta reforça a união entre as participantes e a pluralidade das programações. Neste ano, cada instituição vai propor atividades que serão realizadas em uma localidade diferente do corredor, oferecendo novas perspectivas para o público desfrutar da avenida.
LEIA TAMBÉM:
Durante o evento, os visitantes poderão retirar gratuitamente o Passaporte Sou Paulista Cultural, que estará disponível na recepção das sete instituições a partir de 8 de dezembro e será válido para visitas ao longo das férias. A cada visita, os participantes poderão coletar um carimbo, registrando suas experiências culturais de forma interativa.
Conheça a programação:
Japan House São Paulo no Sesc Avenida Paulista: A Japan House São Paulo traz a ‘Vivência da Dança do Dragão de Nagasaki’, uma apresentação conduzida pelo Grupo Nagasaki Jya Odori, único no Brasil a manter viva essa tradição. A dança, realizada com um dragão de mais de 100kg e com 20 metros de extensão confeccionado artesanalmente no Japão, é inspirada em uma antiga lenda que diz que o dragão traz prosperidade e fertilidade àqueles que o conhecem. Após a apresentação, haverá um workshop em que o público poderá aprender os movimentos básicos dessa dança.
IMS Paulista no Centro Cultural Fiesp: a oficina ‘Paulista de Ponta Cabeça’ propõe uma experiência imersiva com câmeras escuras, permitindo aos participantes explorar o entorno do Centro Cultural Fiesp e comparar o passado e o presente da Avenida Paulista através de monóculos com fotos históricas. A oficina é uma oportunidade de interação com a história da cidade.
Sesc Avenida Paulista na Casa das Rosas: no jardim da Casa das Rosas, o Sesc Avenida Paulista promove a aula aberta ‘Casa das Rosas no Ritmo’, que combina movimentos aeróbicos com ritmos latinos, como salsa, mambo, merengue e reggaeton. A atividade visa promover o condicionamento físico de forma divertida e acessível a todas as idades. Vale lembrar que no dia 9 de dezembro é aniversário do museu Casa das Rosas. Uma boa oportunidade para também conhecer as atividades desse casarão dos anos 1930 que resgata a memória da região.
Centro Cultural Fiesp no Itaú Cultural: Para o público infantil, a contação de histórias ‘Histórias da Gaveta’, da Cia Teatro InComum, será realizada no espaço Bulevar do Rádio ao lado do Itaú ‘Guarda Pó’ e ‘Tira Poeira’ convidam as crianças a abrir gavetas cheias de surpresas, com poemas, trava-línguas e adivinhações, mostrando a importância da leitura e da literatura de forma lúdica.
Casa das Rosas no IMS Paulista: o museu Casa das Rosas leva uma ‘Oficina de arte urbana’ com o artista e produtor cultural Kleber Pagu para o térreo do IMS Paulista. O público poderá criar o próprio estêncil, do molde à aplicação da tinta, inspirado em elementos arquitetônicos da Casa das Rosas e nas demais instituições que marcam a paisagem da Avenida Paulista. A atividade aborda a conexão entre arte urbana e patrimônio cultural, guiada no visual da região.
MASP na Japan House São Paulo: o MASP Oficinas apresenta ‘Máscaras-manifesto: ocultar e revelar’, conduzida por Gustavo Inafuku. Inspirada no romance Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima, a oficina convida os participantes a realizar intervenções gráficas em máscaras de papel, abordando a formação da identidade pessoal e as vivências de grupos minoritários. Utilizando técnicas de gráfica de guerrilha, como estêncil e colagem, o objetivo é criar e compartilhar mensagens de forte impacto visual, promovendo um espaço de reflexão e expressão Durante o evento do dia 8 de dezembro, a entrada no MASP será gratuita; os ingressos poderão ser reservados antecipadamente no site do MASP.
Itaú Cultural no MASP: o IC propõe aos visitantes do MASP a oficina ‘A Linha de Cada Um’, criada e promovida pelo Grupo Caixa de Imagens. Por quais caminhos as linhas nos levam a percorrer? Que linhas traçamos em e com nossas mãos? Esta oficina consiste na criação e confecção de bonecas miniaturas feitas de palitos de fósforos, linhas e papéis de vários tipos e cores. A inspiração para criação vem dos tradicionais bonecos da Guatemala. O Grupo Caixa de Imagens, formado por Mônica Simões e Carlos Gaúcho, completou 30 anos de carreira em 2024.
Sobre a Paulista Cultural
A Paulista Cultural busca valorizar a diversidade cultural da tradicional avenida inaugurada em 8 de dezembro de 1891. A origem da Paulista Cultural remonta a 2017, quando, em meio a um período de revitalização da Avenida Paulista, o MASP deu início à proposta, motivada pela inauguração de três novas instituições: IMS Paulista, Japan House São Paulo e Sesc Avenida Paulista. Essa expansão cultural foi vista como uma oportunidade para fortalecer a identidade artística da avenida, que já abrigava importantes centros como a Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, o Itaú Cultural e o MASP.
LEIA TAMBÉM:
Inspirada no sucesso do Museum Mile de Nova York, a Paulista Cultural nasceu com o objetivo de criar um corredor de arte e cultura em São Paulo. O Museum Mile, localizado na 5ª Avenida, reúne dez museus ao longo de 1,6 km no Upper East Side. Iniciado na década de 1970, transformou a região em um dos mais prestigiados destinos culturais do mundo, com museus, eventos ao ar livre e programas educativos. A Paulista Cultural segue esse exemplo, integrando instituições para fortalecer o potencial cultural e a diversidade da Avenida Paulista.
O primeiro evento da Paulista Cultural ocorreu em março de 2018, marcando o início dessa iniciativa que rapidamente conquistou o público com uma programação diversificada de teatro, música, dança, literatura e artes visuais, atraindo mais de 40 mil pessoas. Em 2019, a iniciativa cresceu, alcançando 46.500 participantes.
Em 2020, a terceira edição foi adiada devido à pandemia de Covid-19, mas a Paulista Cultural se adaptou ao transferir suas atividades para o ambiente virtual, criando um site para divulgar as programações e manter o diálogo com o público. Em 2021, o evento retornou no formato digital como Paulista Cultural #EmCasa, oferecendo cinco dias de atividades online. Nos anos seguintes, mesmo sem festivais presenciais, a iniciativa continuou a usar suas plataformas digitais para promover as instituições culturais e manter a conexão com seus seguidores.
A Paulista Cultural, em 2024, celebra seis anos de existência, consolidando-se como um ponto de referência para eventos artísticos e culturais na Avenida Paulista. Com uma presença ativa na internet, por meio do site e das redes sociais, a iniciativa conecta mais de 66 mil seguidores às programações das sete instituições culturais,reforçando o Corredor Cultural como um dos principais destinos de São Paulo.
Serviço:
Paulista Cultural 2024 + Lançamento do Passaporte Sou Paulista Cultural
Quando: Domingo, 8 de dezembro de 2024
Todas as atividades são gratuitas, assim como o acesso às instituições. Para visitar as exposições do MASP, é necessário agendar no site.
Programação completa em paulistacultural.com.br
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Qualifica SP prorroga inscrições de oferta com 3,3 mil vagas para cursos gratuitos e remotos
Com 3,3 mil vagas disponíveis, a oferta de cursos gratuitos e remotos de qualificação profissional do Qualifica SP – Novo Emprego, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo, foi prorrogada até esta sexta-feira, 29. Os interessados devem se cadastrar pelo site www.qualificasp.sp.gov.br.
As aulas são online e ao vivo, com vagas distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite. A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas em aberto.
LEIA TAMBÉM:
A oferta conta com cursos de assistente administrativo (780 vagas), assistente contábil de crédito e cobrança (210 vagas), assistente de recursos humanos (570 vagas), auxiliar de logística (270 vagas), balconista de farmácia (330 vagas), espanhol para recepção (390 vagas), inglês para recepção (510 vagas), operador de caixa (150 vagas), operador de telemarketing (30 vagas), porteiro e controlador de acesso (30 vagas), recepção e atendimento (30 vagas) e técnicas de vendas (30 vagas).
Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados no estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.
A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas têm previsão de início para o dia 2 de dezembro. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.
Serviço Prorrogação das inscrições para cursos profissionalizantes do Qualifica SP – Novo Emprego
Quantidade de vagas: 3.330 vagas
Formato: Remoto
Inscrições: até 29 de novembro
Início das aulas: 2 de dezembro (previsão)
Site para inscrições: www.qualificasp.sp.gov.br
São Paulo
Governo de SP premia os melhores cafés especiais do Estado de SP
Região do Circuito da Águas Paulista tem 8 produtores entre os 10 melhores cafés do Estado em suas respectivas categorias
O 23º Concurso Estadual “Qualidade do Café de SP” ocorreu nesta terça, 26, em Campinas, elegendo os ganhadores do café paulista. Os melhores cafés foram premiados em cinco categorias: natural, cereja descascado, fermentado, orgânico; novidade desta edição com o canephora.
Para valorizar a excelência dos cafeicultores paulistas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP (SAA) realizou nesta terça-feira, 26, a cerimônia de premiação do tradicional Concurso “Qualidade do Café de São Paulo”, na sede do Instituto Agronômico (IAC-Apta), em Campinas.
LEIA TAMBÉM:
Em sua 23ª edição, foram avaliadas mais de 300 amostras de todo o estado e a disputa entre os melhores grãos ocorreu em cinco categorias: natural, cereja descascado, fermentado, orgânico e a novidade foi a inclusão de uma nova categoria: coffea canephora, que representa uma grande fatia da produção nacional de café, cerca de 40%.
O Circuito das Águas Paulista contou com 8 produtores de cafés entre os melhores do Estado, ficando entre os 10 melhores cafés do Estado em cada categoria. No café orgânico, Silvia Fonte, do Sítio São Roque, de Serra Negra, ficou em 3° lugar, seguido de Luciana Capobianco, Fazenda Barreiro, de Socorro, em 4º lugar e Vinícius de Farias, Fazenda Santana, de Serra Negra, em 6º lugar, que também levou o 3° lugar no café cereja descascado, seguido de Márcia Bichara, Cafezal em Flor, de Monte Alegre do Sul, em 7º lugar e Dalcio Guidetti, Sítio São Pedro, de Serra Negra, em 10° lugar. E no café natural, Pedro Goulart, Sítio Manacá, de Serra negra, ficou em 3º lugar, e Regina Marchi, Santa Serra, de Serra Negra, em 7º lugar. Todos eles fazem parte da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista – ACECAP, que entre seus objetivos atua para melhorar e promover os cafés especiais do Circuito das Águas Paulista, assim como divulgar os produtores e a qualidade dos grãos produzidos na região. Além de promover a cultura do café, estimula o consumo dos cafés especiais, através de apoio aos associados e parceiros no desenvolvimento de suas atividades.
“O café é a essência de São Paulo, o Estado começou com o café. Parabéns aos vencedores e a todos os competidores do concurso, pois, isso agregará muito valor e contribuirá a evoluir ainda mais este produto de excelência”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
O concurso é organizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), juntamente com Apta Regional, Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Amparo1 semana atrás
Amparo se prepara para o “Natal Mágico de Noel” 2024 com uma programação imperdível para toda a família
-
Uncategorized2 dias atrás
Casa da Memória Padre Gomes recebe exposição ‘Modernismo’
-
Jaguariúna7 dias atrás
Prefeitura de Jaguariúna abre inscrições para o Prouni Municipal neste domingo
-
Campinas6 dias atrás
Senac Mogi Guaçu faz evento gratuito sobre as raízes da cidade e o futuro do turismo e da gastronomia
-
Campinas7 dias atrás
Papai Noel chega de helicóptero no Paulínia Winner Mall Shopping neste domingo, dia 1º
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1962
-
Amparo2 dias atrás
Ypê abre inscrições para processo seletivo de aprendiz técnico
-
Amparo6 dias atrás
Blindado Urutu em exposição permanente em Amparo é ‘Batizado’ de Tenente Aristides das Mercedes Mendes