Conecte-se conosco

Campinas

Grupo UniEduK adquire simuladores de pacientes de alta fidelidade para curso de Medicina e Saúde

Publicados

em

A tecnologia empregada nos simuladores de paciente de alta fidelidade vem da empresa Laerdal que possui matriz na Noruega e fábrica no Estados Unidos e será utilizada para o desenvolvimento das atividades de habilidades clínicas dos estudantes de Medicina

A fim de desenvolver as atividades de Habilidades Clínicas dos alunos do curso de Medicina da UniMAX em Indaiatuba, o Grupo UniEduK adquiriu três simuladores de paciente de alta fidelidade: SimMan 3G PLUS; SimMom; e SimBaby. A tecnologia vem da empresa Laerdal, que possui matriz na Noruega e uma fábrica nos Estados Unidos.

A simulação realística faz parte de uma nova possibilidade de ensino que engloba não somente as habilidades técnicas, mas o gerenciamento de crises, liderança, trabalho em equipe e raciocínio clínico que não reflitam prejuízos ao paciente real”, cita o artigo científico de Brandão, Collares e Marin, a coordenadora da terceira e quarta série do curso de Medicina, professora Camila Cristina Atihe.

Para usufruir de todo o potencial dos equipamentos, monitores, docentes e alunos passam por treinamento com a equipe técnica da Laerdal. Os simuladores ficam no Centro Escola de Especialidades Médicas – CEEM em Indaiatuba.

  1. SIMMAN 3G PLUS

Camila explica que, para simulações de casos clínicos relacionados às Urgências e Emergências em adultos, os estudantes do curso de Medicina terão apoio do SimMan 3G Plus, um simulador adulto com capacidade para simular diferentes condições clínicas.

A docente salienta que, a partir dessa tecnologia, o curso poderá promover cenários extremamente realistas indo ao encontro das necessidades educacionais tanto dos indivíduos quanto da equipe multidisciplinar com enfoque em:

  • Treinamento das habilidades psicomotoras e de pensamentos cognitivos e críticos;
  • Educação em gerenciamento de crises e vias aéreas difíceis, tanto típicas quanto atípicas;
  • Reconhecimento e análise de ECG (eletrocardiograma), desfibrilação, cardioversão sincronizada;
  • Interpretação e tratamento de situações letais e de urgência relacionadas às situações cardíacas;
  • Verificação de pressão sanguínea e auscultação;
  • Reconhecimento e tratamento de uma variedade de sons cardíacos, respiratórios, intestinais e vocais.
  • SIMMOM

O outro equipamento igualmente adquirido é o simulador SimMom, que possibilita o atendimento a um processo de parto interativo. Essa tecnologia oferece a funcionalidade exigida para treinar em larga escala habilidades em obstetrícia.

A anatomia e funcionalidade da SimMom permitem o treinamento de multiprofissionais obstétricos, além de auxiliar no gerenciamento de situações de risco e no desenvolvimento de habilidades para tomada de decisão em situações obstétricas críticas”, destaca Camila.

A docente comenta, ainda, que há cenários pré-programados que fornecem um treinamento padronizado e que também podem ser utilizados associados a cenários customizados. “Um instrutor treinado consegue controlar a adaptação do cenário de acordo com as necessidades individuais do estudante ou da equipe”, acrescenta.

  • SIMBABY

O Grupo UniEduK também adquiriu o SimBaby, simulador de paciente infantil de nove meses de idade com anatomia realística e funcionalidade clínica que habilitam treinamentos de simulação de atendimentos em pacientes críticos.

Ele permite aos estudantes praticar o tratamento emergencial em pediatria, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades clínicas individuais específicas, considerando o paciente pediátrico e em grupo”, ressalta a docente.

Por fim, o SimBaby auxilia no diagnóstico correto, baseado em observações ativas e desenvolvimento de habilidades motoras como a reanimação pediátrica em casos de parada cardiorrespiratória.

Para a coordenadora do Curso de Medicina da UniMAX, professora Valéria Lima, a utilização de simuladores é um avanço incontestável na formação médica, embora, infelizmente, pouco disponível para a maioria dos estudantes em formação no país. Por meio de simuladores, os estudantes podem aprender sem causar danos para pacientes reais. Além dessa vantagem, podem repetir determinados procedimentos até serem certificados e considerados capazes para realizá-los em pacientes reais.

A utilização desses simuladores em ambientes que simulam uma Unidade de Terapia Intensiva, um centro obstétrico ou uma enfermaria hospitalar amplia o realismo e a contextualização da aprendizagem, favorecendo, assim, uma maior retenção dos conhecimentos pelos estudantes”, salienta a coordenadora.

O CEEM oferece esses ambientes, além de um Centro Cirúrgico e diversos consultórios que possibilitam tanto atividades simuladas como atendimento a pacientes reais. Os estudantes da UniMAX, após certificados em atividades simuladas, podem oferecer atendimento a pacientes reais, com a supervisão de docentes vinculados ao curso e especialistas vinculados aos serviços de saúde. “Promover a qualificação do atendimento aos usuários da saúde de Indaiatuba faz parte da missão do Curso de Medicina da UniMAX”, afirma a professora Valéria Lima.

Campinas

RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul

Publicados

em

Colaboradores da construtora participarão de uma palestra sobre câncer de próstata, no dia 28 de novembro, ministrada por especialistas da Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia

Em apoio à campanha mundial Novembro Azul, a RB2 Empreendimentos promove uma ação voltada à conscientização sobre o câncer de próstata e o cuidado com a saúde masculina para seus colaboradores. A iniciativa será realizada no dia 28 de novembro, às 7h, com uma palestra especialmente desenvolvida para os trabalhadores da construção civil da empresa, no canteiro de obras da cidade de Paulínia.

A ação contará com a participação da enfermeira Gabriely Alves Pereira e da técnica de enfermagem Denise Ducatti Marconato, profissionais vinculadas à Secretaria de Saúde de Paulínia, que abordarão a importância dos exames preventivos e discutirão formas de identificar sinais precoces da doença. O objetivo é compartilhar informações valiosas e desmistificar tabus em torno da saúde do homem, incentivando a prática do cuidado preventivo entre os colaboradores.

LEIA TAMBÉM:

Com a ação, a empresa quer fortalecer o engajamento dos trabalhadores na campanha do Novembro Azul, garantindo que todos compreendam a importância de cuidar da saúde com responsabilidade e prevenção. Por isso, durante todo o mês também serão distribuídos materiais educativos com esse foco. 

A RB2 Empreendimentos acredita na importância de atuar para além das obras que desenvolve, valorizando o capital humano, fundamental para o sucesso da construtora. Para Ricardo Bisca, CEO da empresa, “iniciativas como o Novembro Azul reafirmam nosso compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos trabalhadores, que são nosso maior patrimônio”.

Em outubro, durante a campanha Outubro Rosa, a empresa também realizou uma ação em parceria com a AUPACC (Amigos Unidos por amor Contra o Câncer), abordando a prevenção do câncer de mama e arrecadando fundos para o Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, na região central do estado de São Paulo. Com a campanha “Mulheres Leves e Audazes”, a empresa apoiou mulheres em tratamento, na cidade de Paulínia, fortalecendo seu compromisso social com a saúde e a transformação de vidas.

Sobre a RB2 Empreendimentos

Com sede na cidade de Limeira (SP), a RB2 Empreendimentos atua desde 2018 no mercado da construção civil residencial, especificamente no interior de São Paulo.

A empresa é reconhecida por sua política de qualidade focada em saúde e segurança, com obras entregues em Limeira e Mogi-Mirim, e em construção nas cidades de Paulínia, Jaú e São José dos Campos.

Comprometida com a qualidade e a excelência dos projetos, desde a execução à entrega, a construtora busca pela melhoria contínua de seus processos e empreendimentos, por meio da satisfação dos clientes; do retorno aos investidores; da sustentabilidade dos canteiros de obras e pelo bem-estar, saúde e segurança dos colaboradores.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Campanha ‘Miojo no carro’

Publicados

em

Nesta semana a influenciadora digital Caru Melilo (@meujantar) lançou a campanha “Miojo no carro”. Caru mora em Campinas, faz resenha de restaurantes na região e já foi cinco vezes embaixadora do Campinas Restaurante Week.

A campanha visa o combate a fome das pessoas em situação de rua. “Uma atitude simples, barata, possível e sem atravessador”, explica a influenciadora.

Caru conta que há algum tempo já pratica este ato solidário, mas que agora decidiu divulgar e usar a sua visibilidade para que este ato do bem chegue até mais pessoas. Como já era de se esperar, Caru, que tem mais de 25 mil seguidores, não recebeu apenas elogios pela ação, mas também críticas.

LEIA TAMBÉM:

“Estou muito tranquila em relação as críticas, já esperava por elas, pois é do ser humano criticar. Mas eu entendo que o barulho de quem quer fazer tem que ser maior. Então, convido a todos para entrar nesta campanha”, diz.

A fome é uma situação existente e real para as pessoas em situação de rua. A escolha do macarrão instantâneo se deu por ser um alimento de fácil transporte, validade estendida e valor muito acessível.

Além do mais, o miojo é um alimento que não precisa de utensílios para ser feito. Ele pode ser feito em uma lata, apenas com água quente e em apenas três minutos.

E você, o que achou desta ideia?

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Rota das Bandeiras registra passagem de 738 mil veículos pelo Corredor Dom Pedro de rodovias durante o feriado prolongado

Publicados

em

Volume registrado em quatro dias de Operação Especial foi 3,6% acima do previsto inicialmente pela Concessionária

O Corredor Dom Pedro de rodovias, que conecta a Região Metropolitana de Campinas (RMC) ao Circuito das Frutas e ao Vale do Paraíba, teve movimento intenso durante o fim de semana prolongado provocado pelo feriado de Proclamação da República. Em quatro dias de Operação Especial, entre quinta-feira, 14, e domingo, 17, a Concessionária Rota das Bandeiras registrou a passagem de pouco mais de 738 mil veículos, volume 3,6% acima do previsto inicialmente.

A saída para o feriado, na quinta-feira, contou com a passagem de 245 mil veículos, o que provocou lentidão sobretudo na pista sul (sentido Jacareí) da D. Pedro I (SP-065), no trecho entre Campinas e Atibaia. Como ocorre tradicionalmente, o retorno do feriado teve tráfego diluído, sem provocar congestionamentos.

LEIA TAMBÉM:

Durante os quatro dias de Operação Especial, a D. Pedro I (SP-065) contou com a passagem de 522 mil veículos. Na Prof. Zeferino Vaz (SP-332), foram outros 98 mil motoristas. Na região de Jundiaí, a Eng. Constâncio Cintra (SP-360) teve o registro de 94 mil veículos, enquanto na Romildo Prado (SP-063) foram outros 23 mil usuários.

Para garantir o atendimento ágil aos motoristas, guinchos e ambulâncias permaneceram em pontos estratégicos das rodovias. Durante os quatro dias, foram 155 atendimentos mecânicos e 248 remoções com guincho. A Concessionária registrou 16 acidentes, sendo dois fatais na D. Pedro I, em Igaratá e Campinas.

Todo o movimento nas rodovias foi acompanhado em tempo real por 95 câmeras conectadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Rota das Bandeiras, com monitoramento 24 horas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias