Conecte-se conosco

Pedreira

Grupo Primavera encerra Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, após beneficiar 380 crianças

Publicados

em

A organização da sociedade civil (OSC) Grupo Primavera, de Campinas, encerra nesta sexta-feira, 26, a partir das 18h, o Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, que capacitou educadores sociais de quatro creches filantrópicas e beneficiou 380 crianças. O encerramento acontecerá no Centro Integrado Municipal de Educação Infantil (CIMEI) “Maria Cecilia Betiolli Lima”, com a participação dos educadores e equipe do Primavera.

Participaram do projeto 40 educadores das CIMEI “Walkyria Thomazini Cavicchia” e “Maria Cecilia Betiolli Lima”– ligadas ao grupo Nisfram – e da Creche Santo Antonio, todas conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação de Pedreira.

Patrocinado pelas empresas Buckman, DHL e CI&T e aprovado pela Lei Rouanet, o projeto contou com 4 sessões que totalizaram 12 horas de capacitação online. Com o kit completo formado por 16 bonecos em mãos, os educadores utilizaram diferentes métodos de manipulação dos fantoches e contação de histórias. Os educadores de Pedreira formaram a segunda turma a receber capacitação on-line neste ano. A primeira turma, capacitada no primeiro semestre de 2021, contou com 119 educadores sociais de Campinas.

Para a gestora executiva do Grupo Primavera, Ruth Maria de Oliveira, o teatro de fantoches oferece um resultado preciso e rápido no desenvolvimento da educação e na construção de relações sociais, auxiliando na construção da cidadania e da cultura. “Neste ano abordamos temas ligados à tecnologia, período em que as crianças tiveram mais contato com celular e computadores”, explica.

Na capacitação, os educadores foram apresentados ao projeto de forma alegre e lúdica. “O objetivo era encantar inicialmente o educador para, depois, ele encantar as crianças. Trabalhar com fantoches não é somente manipular o boneco, cantar uma música ou mesmo brincar com eles. Envolve técnicas de narração oral cênica, entendendo o processo de interatividade com o público e a criatividade na construção e adaptação de histórias”, complementa Ruth.

Em 40 anos de existência, o Grupo Primavera atingiu a marca de mais de 11 mil atendidos por meio de seus programas de educação complementar, cultural e profissional, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los cidadãos ativos na sociedade. Oferece aos atendidos conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.

A instituição, fundada em 1981, recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos. O ingresso no Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.

O Projeto Teatro de Fantoches, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. Por meio do teatro com os bonecos, a OSC acredita que é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionar mecanismos diferentes para o aprendizado delas.

Todos os fantoches são feitos na oficina de criação do Grupo Primavera e, neste ano, 3.500 foram confeccionados. Grandes empresas patrocinam o projeto, levando suas marcas nos kits, compostos cada um por 16 bonecos, um cenário e o livro pedagógico que ensina sobre o uso adequado dos fantoches, inclusive com sugestões de histórias elaboradas por arte-educadoras.

Pedreira

Secretaria Estadual de Turismo reúne prefeitos e secretários para fortalecer o Turismo Municipal

Publicados

em

A Secretaria de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo promoveu na quarta-feira, 19, um grande evento com prefeitos e secretários de turismo das Estâncias Turísticas e dos Municípios de Interesse Turístico (MITs) do Estado, na sede da secretaria.

Pedreira esteve representada pelo Prefeito Fábio Polidoro, Secretária de Divulgação e Turismo Letícia Pedroso e pelo Secretário de Governo Alessandro Luiz de Godoy (Mole).

LEIA TAMBÉM:

O foco do encontro, batizado de “Boas-Vindas Dadetur Programas da Setur”, foi apresentar a estrutura e os programas da pasta para as novas gestões municipais de MITs e Estâncias do Estado. “Foram realizados painéis de apresentação da Coordenadoria de Turismo (Cotur), do
Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Municípios Turísticos (Dadetur), do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), do acesso ao Programa CrediturSP e sobre o uso e preenchimento da plataforma de Ranqueamento”, destaca o Prefeito Fábio Polidoro.

No período da tarde, aconteceu um “Plantão Tire Dúvidas” onde os prefeitos e secretários tiveram a oportunidade de interagir com o corpo técnico responsável pelo suporte e acompanhamento dos convênios do Dadetur e com a equipe da Coordenadoria de Turismo para esclarecer dúvidas sobre convênios e programas da Setur-SP.

“Este encontro foi uma oportunidade única para fortalecer a parceria entre a Setur-SP e os Municípios Turísticos (Estâncias e MITs), especialmente os que estão em processo de adaptação à nova gestão. Nosso objetivo sempre é compartilhar conhecimento, apresentar os programas da secretaria e facilitar o acesso a recursos essenciais para o desenvolvimento do turismo em todo o Estado”, enfatizou Roberto de Lucena, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Pedreira

Saúde de Pedreira intensifica Campanha de Mobilização contra a Dengue

Publicados

em

Agentes de saúde estão percorrendo as ruas da cidade realizando a entrega de material informativo

A Prefeitura de Pedreira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na semana passada, a Campanha de Mobilização contra a Dengue, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção à Dengue.

A vacina contra a Dengue está sendo aplicada nas Unidades de Saúde do município em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Até o momento a Secretaria Municipal de Saúde registrou 89 casos confirmados de Dengue e aguarda o resultado de mais 124 casos suspeitos.

Dengue, Zika e Chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e a forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Pedreira

Pedreira participa da 9ª edição do Empreenda Tur em Monte Alegre do Sul

Publicados

em

A Prefeitura de Pedreira representada pelos secretários municipais Letícia Pedroso, Divulgação e Turismo, e Éder Geraldo Alves, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, esteve participando da 9ª edição do Empreenda Tur, evento itinerante que promove o turismo e o empreendedorismo em municípios do interior de São Paulo, realizado na cidade de Monte Alegre do Sul, no Circuito das Águas Paulista.

LEIA TAMBÉM:

Com palestras, workshops, feiras de negócios, opções de crédito e serviços para o setor, o Empreenda Tur reuniu os principais profissionais do turismo com o objetivo de desenvolver uma das regiões que mais recebem visitantes em todo o Estado. “Atendendo solicitação do Prefeito Fábio Polidoro, estivemos juntamente com membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), expondo produtos industrializados pelas empresas Cerâmica São Joaquim, Decoradora Colonial, Arte Real e Plásticos Rainha, aos participantes do Empreenda Tur, em Monte Alegre do Sul”, destaca a secretária de Turismo, Letícia Pedroso.

Durante o evento, especialistas debateram estratégias para valorizar o patrimônio cultural, promover roteiros temáticos e integrar a história local à experiência do turista. A ideia é criar oportunidades de trabalho e renda para a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável a partir da atividade turística.

“Na ocasião realizamos a entrega de ofícios assinados pelo Prefeito Fábio Polidoro, ao Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto Lucena, e também para a Deputada Estadual Edna Macedo, solicitando projetos que atendam a área de turismo em Pedreira”, ressalta.

O evento foi realizado pela Federação dos Empreendedores do Brasil (Fenae Brasil), em parceria com a Prefeitura de Monte Alegre do Sul e os municípios da região, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e o Sistema S (Sesc, Senac e Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sebrae, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias