Pedreira
Grupo Primavera encerra Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, após beneficiar 380 crianças
A organização da sociedade civil (OSC) Grupo Primavera, de Campinas, encerra nesta sexta-feira, 26, a partir das 18h, o Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, que capacitou educadores sociais de quatro creches filantrópicas e beneficiou 380 crianças. O encerramento acontecerá no Centro Integrado Municipal de Educação Infantil (CIMEI) “Maria Cecilia Betiolli Lima”, com a participação dos educadores e equipe do Primavera.
Participaram do projeto 40 educadores das CIMEI “Walkyria Thomazini Cavicchia” e “Maria Cecilia Betiolli Lima”– ligadas ao grupo Nisfram – e da Creche Santo Antonio, todas conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação de Pedreira.
Patrocinado pelas empresas Buckman, DHL e CI&T e aprovado pela Lei Rouanet, o projeto contou com 4 sessões que totalizaram 12 horas de capacitação online. Com o kit completo formado por 16 bonecos em mãos, os educadores utilizaram diferentes métodos de manipulação dos fantoches e contação de histórias. Os educadores de Pedreira formaram a segunda turma a receber capacitação on-line neste ano. A primeira turma, capacitada no primeiro semestre de 2021, contou com 119 educadores sociais de Campinas.
Para a gestora executiva do Grupo Primavera, Ruth Maria de Oliveira, o teatro de fantoches oferece um resultado preciso e rápido no desenvolvimento da educação e na construção de relações sociais, auxiliando na construção da cidadania e da cultura. “Neste ano abordamos temas ligados à tecnologia, período em que as crianças tiveram mais contato com celular e computadores”, explica.
Na capacitação, os educadores foram apresentados ao projeto de forma alegre e lúdica. “O objetivo era encantar inicialmente o educador para, depois, ele encantar as crianças. Trabalhar com fantoches não é somente manipular o boneco, cantar uma música ou mesmo brincar com eles. Envolve técnicas de narração oral cênica, entendendo o processo de interatividade com o público e a criatividade na construção e adaptação de histórias”, complementa Ruth.
Em 40 anos de existência, o Grupo Primavera atingiu a marca de mais de 11 mil atendidos por meio de seus programas de educação complementar, cultural e profissional, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los cidadãos ativos na sociedade. Oferece aos atendidos conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.
A instituição, fundada em 1981, recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos. O ingresso no Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.
O Projeto Teatro de Fantoches, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. Por meio do teatro com os bonecos, a OSC acredita que é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionar mecanismos diferentes para o aprendizado delas.
Todos os fantoches são feitos na oficina de criação do Grupo Primavera e, neste ano, 3.500 foram confeccionados. Grandes empresas patrocinam o projeto, levando suas marcas nos kits, compostos cada um por 16 bonecos, um cenário e o livro pedagógico que ensina sobre o uso adequado dos fantoches, inclusive com sugestões de histórias elaboradas por arte-educadoras.
Pedreira
Ocorrências com pipas causam 7 interrupções no sistema elétrico de Jaguariúna e Pedreira em 2024
Dados reforçam o alerta da CPFL Santa Cruz sobre os riscos de acidentes e de interrupções de energia
Popular entre crianças e adolescentes em diversas regiões do Brasil, as pipas ganham o céu especialmente com a chegada das férias escolares. Porém, para que a diversão seja garantida, a CPFL Santa Cruz, por meio da sua campanha Guardião da Vida, ressalta a importância de a brincadeira ser feita longe da rede elétrica. Além de prevenir acidentes, a orientação evita interrupções no fornecimento de energia. Ao longo de 2024, somente nas cidades de Jaguariúna e Pedreira, o brinquedo foi responsável por 7 perturbações no sistema elétrico.
“A proximidade com a rede elétrica pode provocar choques fatais e interrupções de energia, por isso recomendamos procurar campos abertos, longe de equipamentos de energia e, em hipótese alguma, tentar resgatar pipas que ficaram presas na fiação”, afirma Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia.
LEIA TAMBÉM:
Por esse motivo, a CPFL trabalha o tema ativamente com sua campanha Guardião da Vida, realizando, por exemplo, palestras para crianças e adolescentes de escolas do ensino público e particular em toda a sua área de concessão. Equipes da companhia visitam as instituições e levam, de forma lúdica e divertida, orientações sobre os perigos de soltar pipas próximas a redes elétricas.
Entre as mensagens da campanha, também está o alerta sobre o uso do cerol ou da chamada ‘linha chilena’. O material, por conduzir energia, ao ser utilizado nas linhas das pipas aumentam consideravelmente os riscos de choques, se tiverem contato com a rede de distribuição. “Além disso, o cerol também possui um potencial cortante, capaz de romper cabos de energia, provocando interrupções e ampliando a possibilidade de acidentes”, destaca Campos.
Caso a população se depare com fios partidos e caídos no chão, a recomendação é não se aproximar e entrar em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 772 2196 (ligação gratuita). Se houver vítimas, Corpo de Bombeiros, SAMU ou outro órgão de socorro médico deve ser acionado imediatamente. Importante destacar que o uso do cerol ou ‘linha chilena’ é crime no Estado de São Paulo, de acordo com a Lei Estadual no. 12.192, de 2006.
Ocorrências de pipas na rede elétrica
Nos municípios de Jaguariúna e Pedreira, foram cerca de 7 ocorrências de falta de energia provocadas por pipas que atingiram a rede elétrica em 2024. A cidade de Jaguariúna possui o maior número de ocorrências registradas, com 4 casos computados.
Cidades | 2024 |
Jaguariúna | 4 |
Pedreira | 3 |
TOTAL REGIONAL | 2024 |
7 |
Abaixo, as dez principais dicas da CPFL Santa Cruz para soltar pipas com segurança:
- Solte pipas longe da rede elétrica, em locais onde não haja nenhum tipo de cabo de energia.
- Priorize espaços abertos, como praças, parques e campos de futebol, para brincar com elas.
- Evite empinar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas ou rodovias, onde há fluxo de veículos.
- Não use cerol ou a linha “chilena”, pois são proibidos pela Lei Estadual nº 12.192, de 2006.
- Evite também as “rabiolas”, já que elas podem enroscar nos fios elétricos, provocar desligamentos e causar choques, muitas vezes fatais.
- Não utilize papel alumínio na confecção da pipa, pois é um material perigoso que pode causar curtos-circuitos.
- Caso a pipa fique presa nos fios, não tente soltá-la.
- Jamais tente resgatar uma pipa utilizando canos, bambus ou laçar o brinquedo na rede elétrica com linhas, pois isso oferece sérios riscos à vida.
- Evite soltar pipas em dias de chuva, especialmente com raios, pois elas podem atuar como para-raios, conduzindo energia.
- Não empine pipas sobre lajes de casas. Além do risco de aproximação com a rede elétrica, uma distração pode levar a quedas perigosas.
Para mais orientações e dicas de segurança, acesse: https://guardiaodavida.com.br/.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Pedreira
Fábio Polidoro toma posse para 2º mandato em Pedreira
O prefeito Fábio Polidoro e vice Magda Bllix tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 1ª, para o segundo mandato à frente da prefeitura de Pedreira. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal na presença dos vereadores eleitos, familiares e amigos.
A solenidade foi presidida pela vereadora mais votada do último pleito, Patricia Aletheia Trevizan Pedroso.
LEIA TAMBÉM:
O prefeito anunciou o secretariado e afirmou que a nomeação logo no primeiro dia do ano e a entrega do plano de metas reafirma o compromisso de entregar para a população tudo o que foi prometido durante a campanha. “Tenho certeza que os próximos quatro anos serão promissores”, diz Fábio.
Secretários e secretárias municipais
- Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa: Carina Galvão Freitas
- Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana: Angelo Milani Pavão
- Secretaria Municipal de Governo: Alessandro Luis De Godoy (Mole)
- Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos: Marcelo Rodrigues Teixeira
- Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos: Sergio Aparecido De Santi
- Secretaria Municipal de Finanças: Jose Homero Silingardi
- Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas: Carlos Henrique Teixeira Pires (Nene do Piraja)
- Secretaria Municipal de Serviços Urbanos: Paschoal Aparecido Lorner
- Secretaria Municipal de Educação: Mariangela Aparecida de Oliveira Rodrigues
- Secretaria Municipal de Saúde: Ana Lucia Nieri Goulart
- Secretaria Municipal de Divulgação e Turismo: Leticia Pedroso
- Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente: Ricardo Sergio Sartori
- Secretaria Municipal De Assistência e Desenvolvimento Social: Rodolfo Firminio De Souza Rossetti
- Secretaria Municipal de Planejamento: Jose Luis Nieri
- Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Urbano: Eder Geraldo Alves
- Secretaria Municipal de Esportes e Lazer: Emerson Bernardino de Godoy
- Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania: Licurgo Nunes Costa
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Pedreira
Celebração de Ano Novo no Morro do Cristo: Shows e animação garantidos
No dia 31 de dezembro, a cidade de Pedreira convida todos para uma grande festa no Morro do Cristo, com muita música e animação para celebrar a chegada de 2025. A festa começa às 18h, com apresentações de talentosos artistas locais, trazendo o melhor da música.
À medida que a noite se aproxima, a expectativa cresce para o show especial da banda Sem Parar, que promete agitar a virada do ano com um repertório contagiante. Não perca essa oportunidade de celebrar a virada de ano com muita energia e alegria no Morro do Cristo!
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo1 semana atrás
Transferência Digital de Veículos permite atualização de documento em segundos e garante prêmio de inovação ao Detran-SP
-
Santo Antônio de Posse1 semana atrás
Ricardo Cortez é empossado como prefeito de Santo Antônio de Posse
-
Jaguariúna1 semana atrás
Davi Neto suspende emissão de alvarás e licenças para novos loteamentos e condomínios em Jaguariúna
-
Jaguariúna1 semana atrás
A partir do dia 06 Secretaria de Saúde de Jaguariúna estará em novo endereço
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1967
-
São Paulo6 dias atrás
Em 1ª reunião de secretários do ano, prefeito Leitinho anuncia Odair Dias no Governo de Nova Odessa
-
Campinas1 semana atrás
Mulheres de Paulínia e região agora contam com praticidade e agilidade em serviços de beleza
-
Amparo1 semana atrás
Suspeita de irregularidade: Médico fazia plantões simultâneos em Amparo e Serra Negra