São Paulo
Governo assina convênio para transformação de três Ciretrans em postos do Poupatempo
As unidades serão instaladas nos municípios de Atibaia, Itatinga e Porto Ferreira; Investimento do Governo do Estado na infraestrutura é de cerca de R$500 mil
O Governo de São Paulo assinou nesta quinta-feira, 08, convênio para a integração de três Ciretrans às novas unidades do Poupatempo. As cidades beneficiadas serão Atibaia, Itatinga e Porto Ferreira. A assinatura do documento contou com a presença do vice-governador, Rodrigo Garcia, do diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto e do diretor da Prodesp, Murilo Macedo, além dos prefeitos dos municípios.
A unidade do Ciretran de Atibaia é uma das maiores entre os postos que serão integrados. Atende a todo o município que tem 142.761 mil habitantes. Em Itatinga, cidade de 23.342 habitantes, o Ciretran oferece todos os serviços disponibilizados pelo Detran. Em Porto Ferreira, a integração oferecerá um espaço com mais conforto para o atendimento das demandas da cidade, que tem cerca de 55 mil habitantes. Entre os serviços mais solicitados nos municípios estão transferência de veículos, primeira habilitação e renovação de CNH, exames práticos e revistoria de veículos.
O modelo já foi implementado em 82 unidades e deverá chegar a 340 até 2022, oferecendo 242 serviços online. Além de expandir a capacidade dos serviços prestados, a unificação resultará em atendimento público de qualidade, de forma presencial e remota, por meio dos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) do Poupatempo Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), para todos os municípios paulistas – incluindo o alcance a cidades menores.
A unificação do atendimento trará ganho em qualidade e eficiência ao cidadão. A unidade do Ciretran de Atibaia, por exemplo, realiza cerca de 300 atendimentos diários. Com a integração dos dois órgãos a capacidade será de 650, incluindo todos os serviços já realizados pelo Ciretran e os do do Poupatempo como CDHU e IIRGD, entre outros. Em Porto Ferreira, eram cerca de 100 atendimentos diários e passarão para 150, assim como em Itatinga, que tinha média 70 atendimentos e no novo formato contará com 140, incluindo todos os serviços prestados pelo Ciretran e Poupatempo. O investimento do Governo do Estado na infraestrutura das novas unidades é de cerca de R$500 mil.
Para o presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, a integração entre o Detran e o Poupatempo é fundamental para que o Estado atenda cada vez melhor. O grande objetivo é ser mais eficiente e menos burocrático e a unificação sem dúvida simplifica a vida das pessoas. Elas passam a resolver de forma simples, rápida e efetiva, tudo em um só lugar, no Poupatempo”, explica Neto. “Além do mais, essa sinergia aumenta o leque de opções tanto na forma presencial como digital. Dessa forma, vamos saltar para mais de 240 serviços, de diferentes órgãos, até 2022”, acrescenta.
“O novo modelo de Poupatempo, incorporado ao Detran.SP, é mais moderno, compacto e com foco os serviços digitais. Como os atendimentos serão realizados no mesmo local por diversos órgãos, o cidadão ganhará em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia, sem perder o padrão de qualidade, marca registrada do programa, que cada vez mais estará próximo da população, inclusive nas cidades de menor porte”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp.
Detran Digital
O processo de transformação digital do Detran.SP foi impulsionado com a pandemia. Ao longo de 2020, o departamento ampliou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43, em 2019, para 74, até o início deste ano. O objetivo é oferecer ao cidadão, tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia. Nos primeiros dois meses de 2021, já foram feitos mais de 2,5 milhões de atendimentos de serviços do departamento de trânsito nos canais digitais e nos postos do Poupatempo. Desse total, 2.216.605 milhões de interações foram realizadas pelo site e aplicativo (86%). Enquanto isso, foram 360.333 atendimentos presenciais nos postos físicos (14%).
São Paulo
Pagamento do licenciamento 2025 já está disponível
Nos primeiros 15 dias deste ano, mais de 2,3 milhões de pessoas já regularizam o veículo no estado de SP
O pagamento do licenciamento 2025 já está disponível para o cidadão paulista. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) possibilita que veículos com qualquer final de placa possam ter a situação regularizada de forma antecipada, de janeiro a junho, antes do início do calendário oficial, no segundo semestre do ano. Essa é uma facilidade para os condutores do estado que desejam também pagar o IPVA de forma integral e começar o ano sem pendências.
O procedimento para licenciar o veículo é totalmente automatizado e custa R$167,74 este ano. Para pagar adiantado, basta que o proprietário do veículo faça o acesso ao seu sistema bancário, tanto pelo caixa eletrônico quanto pelo acesso on-line, para concluir o pagamento. Após realizar o pagamento, o condutor pode acessar o site do Detran-SP para emitir o documento eletrônico do veículo atualizado, por meio do acesso com login e senha (https://novo.detran.sp.gov.br/detransp?id=licenciar_veiculo ), ou ainda consultar pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
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Em janeiro de 2024, o Detran-SP licenciou 3.879.829 veículos, sendo que 89% foram realizados de maneira tecnológica e automatizada – sem intervenção humana. Apenas 401.289 operações precisaram ser realizadas manualmente por servidores do Detran-SP. Esses casos ocorrem, por exemplo, quando existem erros por multas de outros Estados, que não estejam integrados à base do órgão estadual de trânsito ou quando há bloqueios a serem sanados.
“Nos primeiros 15 dias de 2025, já percebemos os efeitos dos avanços realizados ao longo do último ano com a transformação digital e simplificação dos processos. Nesse período, já tivemos 2.397.403 licenciamentos emitidos, sendo 96,16% automatizados. Isso comprova que a entrega está ocorrendo de forma mais ágil para o cidadão paulista”, afirma Vinícius Novaes, diretor de Veículos Automotores do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
Se o licenciamento não estiver disponível para pagamento, o condutor deverá verificar se há algum tipo de impedimento como multas ou débitos pendentes, como não ter pago o licenciamento do ano anterior, ou ainda algum bloqueio (judicial, gravame ou outros).
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São Paulo
Helicóptero cai em Caieiras, na Grande SP, com quatro pessoas a bordo
O piloto e uma criança foram resgatados com vida
Um helicóptero com quatro passageiros caiu em Caieiras, no interior de São Paulo, nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes. A aeronave foi avistada pelo helicóptero Águia do Corpo de Bombeiros no Morro do Tico Tico, nesta sexta-feira, 17.
O piloto, identificado como Edenilson de Oliveira Costa, e uma criança de 12 anos, foram resgatados com vida.
Além deles, a aeronave estava ocupada por mais dois passageiros, segundo os bombeiros. Eles (homem e mulher) foram encontrados sem vida. O dono da aeronave era um empresário de Americana.
Segundo a Defesa Civil, o piloto e a criança foram levados para o Hospital das Clínicas.
A aeronave perdeu o sinal de GPS por volta das 20h34 da noite de quinta-feira, 16. A informação também foi confirmada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.
O helicóptero é um modelo EC 130B4 de prefixo PRWVT. A aeronave estava a caminho da cidade de Americana quando se acidentou.
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São Paulo
Prefeitura de Monte Alegre do Sul declara situação de calamidade financeira
Prefeitura publica decreto que suspende pagamentos de despesas dos exercícios anteriores
Por determinação do prefeito Rafa Vezzan, e após diagnóstico do balanço financeiro das contas públicas da cidade nos primeiros 10 dias do mandato, a prefeitura de Monte Alegre do Sul publicou decreto de situação de calamidade financeira.
O documento suspende o pagamento de despesas dos exercícios anteriores, devido às dificuldades para o encerramento do exercício contábil de 2024, que impossibilita a realização de empenhos de contratos correntes em 2025 e que afeta grande parte dos serviços, inclusive os essenciais, da cidade.
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Após assumir a prefeitura, a atual administração tomou conhecimento da grave situação financeira e fiscal no município, inclusive, com o bloqueio de R$448.377,27, ocorrido no dia 10/01, do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido a compromissos assumidos e não pagos pela Prefeitura na administração anterior, junto ao INSS.
Até o momento, há um saldo de contas a pagar que passa o montante de R$2 milhões, com menos de R$75 mil deixados em conta para esses compromissos.
Além das dívidas, da falta de recursos em caixa e da desorganização fiscal do município, a atual administração herdou da anterior uma série de problemas que passam desde a estrutura dos equipamentos públicos, até pela falta de materiais básicos para manutenção e limpeza.
O decreto tem por objetivo, tentar equilibrar a saúde financeira de Monte Alegre do Sul, sem paralisação dos serviços essenciais da cidade.
Com isso, o Departamento Municipal de Fazenda e Finanças avaliará a situação financeira do tesouro municipal e, no prazo máximo de 45 dias apresentará proposta que possibilite o pagamento dos compromissos financeiros assumidos que não possuam a correspondente disponibilidade financeira, sem prejuízo da continuidade dos serviços públicos essenciais e das despesas constitucionais.
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