Jaguariúna
Furto de energia: operações identificaram 83 irregularidades em Jaguariúna e Pedreira em 2024
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2024/12/image-2.png)
Energia recuperada pela CPFL Santa Cruz até outubro deste ano abasteceria 238 residências por um ano
Em ações de combate a fraudes e furtos entre janeiro e outubro deste ano, a CPFL Santa Cruz recuperou cerca de 858 Megawatts (MWh) desviados ilegalmente nas cidades de Jaguariúna e Pedreira. O volume de energia é equivalente ao consumo anual de, aproximadamente, 238 residências.
No total, foram regularizadas nesse período 83 instalações na região. A cidade com o maior número de casos no período foi Jaguariúna, com 57 unidades, seguida de Pedreira, com 26 regularizações.
A concessionária realiza as operações de forma permanente, com uso de tecnologia e apoio das autoridades policiais, para coibir as ligações clandestinas (os populares “gatos”), os desvios e as manipulações de medidores – atos previstos como crime no Código Penal, com pena de um a quatro anos de detenção.
LEIA TAMBÉM:
As ações conjuntas com as polícias Civil e Militar têm sido intensificadas e, com elas, as conduções dos identificados como suspeitos pelos crimes às delegacias. A CPFL também registra boletim de ocorrência contra o cliente apontado como responsável pelo furto de energia, que passa então a ser investigado e ter um histórico criminal.
“Além disso, a empresa tem aumentado a judicialização dos processos de fraude, cobrando que o cliente pague o retroativo da dívida pelo período em que furtou energia. Isso gera uma marca negativa em seu histórico financeiro”, alerta Gustavo Uemura, diretor comercial da CPFL Energia.
Prejuízos à população
Vale destacar que essas práticas ilegais prejudicam a população: além de comprometer a integridade do sistema elétrico, podendo ocasionar instabilidades e interrupções, geram risco à segurança, pois a manipulação indevida das instalações ou a ligação direta na rede de distribuição podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.
Além disso, as fraudes e furtos podem encarecer a conta de energia para todos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão da área, no momento das revisões tarifárias.
Tecnologia
Segundo o diretor comercial da CPFL Energia, o volume expressivo de energia recuperada é resultado de inspeções mais assertivas, impulsionadas pela aplicação de inteligência artificial, que permite o acompanhamento e a detecção remota de irregularidades. “A tecnologia possibilita a redução da reincidência e a diminuição do número de inspeções necessárias”, explica.
Uemura cita a blindagem de medições, inclusive nos grandes clientes, como indústrias e comércios, como outra ferramenta importante no combate às fraudes. “Os medidores blindados são acessíveis apenas aos técnicos da empresa e proporcionam acompanhamento do consumo em tempo real, permitindo que a leitura e faturamento sejam realizados à distância. Só em 2024, até outubro, blindamos cerca de 39 mil estabelecimentos das quatro distribuidoras da CPFL Energia”, conta o diretor.
Balanço da área de concessão
Entre janeiro e outubro de 2024, a CPFL Santa Cruz detectou mais de 1.815 mil irregularidades nos municípios de sua área de concessão. Ao todo, foram 3.333 MWh recuperados, o suficiente para abastecer 1,5 mil casas durante um ano.
“O resultado das operações contra esses crimes ressalta o compromisso da CPFL em garantir um fornecimento justo e confiável para toda a sociedade”, conclui Uemura.
Denúncias
A CPFL Santa Cruz incentiva a colaboração da população para o combate às irregularidades por meio de denúncia anônima pelo app “CPFL Energia” ou o site www.cpfl.com.br/fraude.
Confira os números de irregularidades nas cidades de Jaguariúna e Pedreira:
CIDADE | 2024 (até outubro) |
JAGUARIÚNA | 57 |
PEDREIRA | 26 |
83 |
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
![Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Gazetinha.jpeg)
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
SAAEJA inicia obra de adutora para abastecimento do reservatório do Jardim dos Ipês
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Thiago-Carvalho-_MG_7031-scaled.jpg)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna (Saaeja) iniciou nesta semana a construção da adutora setorizada do Jardim dos Ipês. A obra, na Rua Maranhão, interligará a Estação de Tratamento de Água (ETA) até o reservatório de água do Jardim dos Ipês e terá aproximadamente um quilômetro de extensão.
Segundo o Saaeja, a nova adutora dará maior eficiência no abastecimento da região, que abrange, além do Jardim dos Ipês, também os bairros Mauá 1 e 2 e Capotuna. A nova rede terá 300 metros cúbicos de capacidade e o prazo estimado para conclusão da obra é até o fim da próxima semana.
LEIA TAMBÉM:
“Vamos ter um bombeamento próprio de água para o Jardim dos Ipês, dando uma pressão melhor para o sistema daquela região que sofre com a altitude”, explica o superintendente do Saaeja, Wanderley Teodoro Filho.
Por causa da obra, a Secretaria de Mobilidade Urbana implantou um desvio temporário na Rua Maranhão. Durante o período de intervenções, os motoristas que trafegam pela via no sentido Centro deverão acessar a Avenida Pinto Catão para seguir seu trajeto. Da mesma forma, quem vem do bairro Capotuna precisará entrar na mesma avenida, na altura da Padaria do Posto.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
![Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Gazetinha.jpeg)
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Emoção marca inauguração da nova Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Inauguracao-nova-escola-cel-amancio-bueno-jaguariuna.jpg)
A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou na manhã desta segunda-feira, 10, a nova Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno, localizada na região central da cidade e que foi totalmente reformada. A solenidade contou com a presença de alunos, pais, professores e ex-docentes, além de autoridades municipais, e foi marcada pela emoção.
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Inauguracao-nova-escola-cel-amancio-bueno-jaguariuna7.jpg)
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Inauguracao-nova-escola-cel-amancio-bueno-jaguariuna3.jpg)
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Inauguracao-nova-escola-cel-amancio-bueno-jaguariuna5.jpg)
A iniciativa traz de volta à educação pública municipal um prédio histórico que por muitos anos foi sede dessa unidade de ensino, marcando gerações de jaguariunenses que frequentaram suas salas de aula. O espaço foi inaugurado em tempo recorde: foram 35 dias de reforma, que contou com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços e de diversos servidores da Educação.
LEIA TAMBÉM:
A reabertura do espaço reformado representa um importante passo para a educação da cidade. A unidade tem matriculados 391 alunos do Ensino Fundamental I e conta com uma equipe de 32 professores, além de monitores, agentes de gestão pública, agentes de serviços gerais, diretor, vice-diretor e coordenação pedagógica.
Inaugurado em 1946 e localizado no coração da cidade, o prédio da Escola Coronel Amâncio Bueno abrigava, desde 2009, o Paço Municipal e o gabinete da Prefeitura de Jaguariúna. Para viabilizar a mudança, o Gabinete Municipal foi transferido provisoriamente para a Fazenda da Barra.
O local passou por ampla reforma, garantindo uma infraestrutura adequada e moderna para os alunos e profissionais, com salas de aula com ar-condicionado e sala de regulação para crianças especiais.
“Essa escola é o símbolo da educação de Jaguariúna. Pais, seus filhos terão a melhor educação que Jaguariúna pode ter, com segurança, qualidade de ensino e uma equipe pedagógica preparada, com todas as salas com ar-condicionado”, disse o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto, que também é um ex-aluno da Amâncio. “Essa escola não estaria de pé se não fosse a união de todos. Muito obrigado a todos”, completou.
“É um dia histórico para a educação e a cidade de Jaguariúna. Não tenho palavras para agradecer à equipe da Educação. A escola ficou pronta em 35 dias. Obrigado ao prefeito, que me deu essa missão. E ainda temos muito trabalho pela frente”, disse a secretária de Educação de Jaguariúna, Juliana Guidi Amadeu.
“Hoje é um dia memorável para Jaguariúna”, comemorou Tomaz de Aquino Pires, que foi professor e diretor da Amâncio Bueno. Ele também foi o cerimonialista do evento de inauguração, que contou com uma homenagem aos antigos professores da escola. O primeiro a ser homenageado foi o ex-prefeito Antonio Maurício Hossri, que também foi diretor da escola.
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Inauguracao-nova-escola-cel-amancio-bueno-jaguariuna2.jpg)
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Inauguracao-nova-escola-cel-amancio-bueno-jaguariuna1.jpg)
Mariana Rodrigues de Oliveira Ribeiro, moradora do bairro Dom Bosco e mãe da Valentina, aluna do Ensino Fundamental do Amâncio, aprovou a volta da escola para o prédio original. “Achei uma boa ideia. Também fui aluna, estudei do primeiro ao sétimo ano aqui e fiquei triste quando ela fechou. Fico feliz de estar retornando e espero que a minha filha seja feliz como eu fui aqui”, disse ela, emocionada.
Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Valdir Parisi, o ex-prefeito Tarcísio Chiavegato, a ex-vice-prefeita Rita Bergamasco, o presidente da Câmara de Jaguariúna, Rodrigo Reis de Souza, o Rodriguinho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bernadete Hilário, o diretor do Grupo UniEduk, Flávio Pacetta, além de outros vereadores, secretários municipais, professores, alunos e servidores.
Fotos: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
![Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Gazetinha.jpeg)
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Turismo distribui repelente gratuitamente em Jaguariúna neste sábado e domingo
![](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Repelente-de-jaguariuna.jpg)
Uma ação para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti entre moradores e turistas acontecerá neste fim de semana em Jaguariúna. Numa parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios, e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), a ação irá distribuir gratuitamente frascos de repelente de citronela à população.
LEIA TAMBÉM:
A campanha – que aconteceria no último fim de semana e foi adiada devido às fortes chuvas na cidade – ocorre em dois pontos: no sábado, 08, na Feira Central da Praça Umbelina Bueno, das 9h às 11h, e no domingo, 09, no Centro Cultural, das 10h às 12h30.
Os produtos foram desenvolvidos pelos estudantes do curso de Farmácia da UniFAJ, sob a orientação da professora Dra. Michelle Jorge.
Além dos repelentes, a ação contará com atividades de conscientização conduzidas por um personagem caracterizado como o “mosquito da dengue”. Serão distribuídas mudas de citronela, doadas pela Flora Panhan, e panfletos com orientações sobre como prevenir a proliferação do Aedes aegypti.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
![Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho](https://gazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Gazetinha.jpeg)
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo1 semana atrás
Defesa Civil de SP renova alerta de chuvas: vítimas de enchentes podem buscar indenização
-
Jaguariúna1 semana atrás
Corpo de mulher em situação de rua é encontrado em Jaguariúna
-
Jaguariúna6 dias atrás
Prefeitura de Jaguariúna inaugura nova Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno nesta segunda
-
Amparo6 dias atrás
Amparo registra 908 casos positivos de dengue
-
Campinas7 dias atrás
Secovi-SP em Campinas e entidades do setor imobiliário se reúnem com prefeito Dário Saadi para discutir desafios do setor em 2025
-
Jaguariúna5 dias atrás
Mobilidade Urbana de Jaguariúna instala dois radares na Av. Marginal
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura anuncia novas professoras e aulas de Dança Contemporânea em Artur Nogueira
-
Jaguariúna7 dias atrás
Câmara de Jaguariúna define comissões na primeira sessão ordinária do ano