Conecte-se conosco

Jaguariúna

Entidades elogiam Jaguariúna por debater combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicados

em

Jaguariúna recebeu elogios dos principais convidados pela realização do 1º Fórum de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido nesta segunda-feira, 25 de junho, no campus I do Centro Universitário Jaguariúna (UniFAJ).

O evento, considerado um passo à frente na abordagem do problema que coloca o Brasil num ranking altamente negativo, teve um público formado por representantes de órgãos e entidades que atuam na proteção a crianças e adolescentes, como Conselhos Tutelares e CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Conforme Luciana Temer, do Instituto Liberta, que mediou os debates, o Brasil é o segundo país do mundo com mais casos de exploração sexual de meninos e meninas. Isso se deve, segundo ela, à precoce sexualização dessas crianças, fato que, infelizmente, é incentivado pela própria sociedade.

“Mudar esse quadro vergonhoso exige comprometimento, sobretudo daqueles que têm algum poder de decisão, motivo pelo qual parabenizo o prefeito Gustavo Reis pela iniciativa de promover esse necessário debate”, pontuou Luciana.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Carlos Bezerra Junior (PSDB), também parabenizou o prefeito Gustavo Reis por assumir o debate de um tema delicado e do qual pouco se fala abertamente, uma vez que a sociedade trata a sexualidade como um tabu, o que é um equívoco, segundo ele.

“Esquecer é permitir, e lembrar é combater, então, em um país onde uma criança ou adolescente é abusada a cada 8 minutos, e onde parte da mídia prefere tratar os casos com sensacionalismo, o debate maduro e a busca de soluções merecem elogios e incentivos”, observou o deputado.

AMPLIAR OS DEBATES

Enquanto anfitrião do Fórum, o prefeito de Jaguariúna lembrou o ótimo trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social via CRAS, e as parcerias mantidas com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e do Conselho Tutelar.

“O tema é espinhoso, sabemos disso, e quando procurei a Luciana (Temer) foi para ter subsídios que nos permitam levar esse debate ao Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), pois em ambos atuo na vice-presidência. São instâncias propícias para que esse debate produza medidas efetivas de proteção às nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito.

A diretora de Desenvolvimento Sustentável na Prefeitura de Jaguariúna, Carolina Freire, responsável pela organização do evento juntamente com as secretarias municipais de Assistência Social e de Gabinete, destacou o Programa de Combate às Drogas e outras Violências, realizado com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) junto aos jovens e adolescentes de Jaguariúna.

Com o apoio do prefeito Gustavo Reis e da secretária de Assistência Social, Andréa Dias Lizun, Carolina assumiu o compromisso de encaminhar, juntamente com os demais órgãos que abraçam a causa, os debates necessários para a elaboração do futuro “Plano Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A secretária Andréa Lizun lembrou que, embora Jaguariúna tenha um trabalho integrado entre os diversos órgãos, todos atuantes em suas responsabilidades, foram registrados 13 casos de estupro envolvendo crianças e adolescentes somente em 2017. “O debate que promovemos aqui, hoje, acredito que nos permitirá comemorar em breve uma redução significativa nessa triste realidade ou, quem sabe, zerar esse tipo de ocorrência”.

 

 

Jaguariúna

Palestra de Celso Russomano na UniFAJ aborda o Código de Defesa do Consumidor na prática e os impactos da inteligência artificial em golpes

Publicados

em

O evento foi promovido pela UniFAJ em parceria com a OAB de Jaguariúna

Nesta semana, o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) foi palco de uma importante palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor na prática, ministrada pelo deputado federal Celso Russomano. O evento, promovido pela universidade em parceria com a OAB de Jaguariúna, reuniu acadêmicos, professores, advogados, autoridades locais e membros da comunidade para um debate essencial sobre direitos e responsabilidades no atual contexto tecnológico.

Com foco na proteção dos consumidores e nos desafios impostos pelas novas tecnologias, a palestra trouxe à tona questões relevantes e práticas do cotidiano. Durante sua fala, o deputado Russomano destacou a importância de se entender as atualizações do Código de Defesa do Consumidor, especialmente diante das mudanças no cenário digital. Em particular, abordou a crescente utilização de inteligência artificial (IA) para a criação de vídeos e conteúdos falsificados, uma prática que tem se tornado uma forma recorrente de golpes na internet.

LEIA TAMBÉM:

A fala de Russomano foi bem recebida pelo público, que acompanhou atentamente a discussão sobre a responsabilidade das plataformas digitais e a importância da educação sobre literacia digital para prevenir fraudes e golpes. O deputado reforçou a necessidade de educar os consumidores sobre os seus direitos e como agir quando se deparam com situações de abuso ou desinformação.

O diretor geral da universidade, Flávio Pacetta, agradeceu a presença do deputado e a parceria com a OAB Jaguariúna, destacando a relevância do tema para a formação dos acadêmicos e para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna recebe o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin

Publicados

em

Após agenda na Fresenius, Alckmin tomou café na padaria com o prefeito Davi Neto

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, visitou Jaguariúna nesta sexta-feira, 28. Acompanhado pelo prefeito de Jaguariúna, Davi Neto, Alckmin participou da inauguração da expansão da fábrica da Fresenius Medical Care, líder mundial no fornecimento de produtos e serviços para pacientes com doença renal crônica e hemodiálise, com sede em Jaguariúna.
O grupo realizou recentemente investimento de R$1 bilhão em uma em nova planta de produção para quadruplicar a fabricação. Segundo o governo federal e a empresa, a fábrica assume a capacidade de atender 100% da demanda brasileira de pacientes renais e ainda exportar para 13 países da América Latina.

Alckmin – que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – destacou a importância do investimento para Jaguariúna e ressaltou o desenvolvimento da cidade, que abriga um dos grandes polos tecnológicos do País.

Após a cerimônia de inauguração na Fresenius, Alckmin e Davi Neto visitaram uma padaria local no centro da cidade, onde tomaram café e conversaram sobre vários assuntos. Davi reforçou o orgulho de receber o presidente em exercício na cidade e a importância dos novos investimentos da iniciativa privada em Jaguariúna, gerando mais empregos e renda para a população.

LEIA TAMBÉM:

“A visita do presidente em exercício é um marco e um orgulho para Jaguariúna e a inauguração da expansão da fábrica da Fresenius reforça o compromisso da nossa cidade com o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. Estamos no caminho do desenvolvimento”, disse o prefeito.

“Jaguariúna é uma cidade com alto índice de qualidade de vida, um importante centro com um polo de alta tecnologia e uma indústria na área da saúde com empresas como a Fresenius, top no mundo”, diz Alckmin.

Hemodiálise
A Fresenius irá expandir a produção do concentrado em pó de bicarbonato de sódio para hemodiálise, que irá beneficiar cerca de 154 mil pacientes em tratamento de diálise no Brasil e em outros países da América Latina. Esse produto, segundo a empresa, tem tecnologia avançada, é sustentável e seguro em comparação aos galões de concentrado de bicarbonato de sódio líquido.

Tecnologia
Na cerimônia de inauguração, Alckmin ressaltou a necessidade de o Brasil ter tecnologia, excelência e qualidade, para oferecer ao paciente o SUS. “O Brasil tem essa dádiva, que é o Sistema Único de Saúde, que cobre toda a despesa”, lembrando que 80% da população que faz hemodiálise no Brasil é pelo SUS.

“Esta expansão posiciona o Brasil como um dos poucos países no mundo a obter esta tecnologia avançada”, explica o presidente da Fresenius Medical Care Brasil, Alexandre Franco. “O grande investimento da empresa em tecnologia de ponta permitiu que o Brasil se tornasse autossuficiente na produção do bibag® (concentrado)”, afirma Franco.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Hub da Dengue: pelo segundo ano, UniFAJ reforça estratégia pioneira contra a doença em Jaguariúna

Publicados

em

Usando estrutura da própria faculdade, o projeto combina suporte remoto a pacientes e experiência prática para estudantes, reforçando o combate à dengue na cidade

Diante do aumento significativo de casos de dengue, o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), em parceria com a prefeitura do município, retomou o projeto Hub da Dengue – iniciativa pioneira de telemonitoramento para pacientes diagnosticados ou com suspeita da doença. Implementado pela primeira vez em 2024, a expectativa deste ano é superar os 4 mil atendimentos. Diante do agravamento da situação epidemiológica na região, também existe a possibilidade de ampliar o projeto para outras cinco cidades.

“Essa parceria com a prefeitura de Jaguariúna é um compromisso nosso com o bem-estar da comunidade, através do monitoramento e cuidado com os pacientes com dengue. Em 2024, durante dois meses, o projeto atendeu mais de 3,2 mil pessoas e, neste ano, a expectativa é de termos um número ampliado de atendimentos pelo agravamento da epidemia, podendo chegar a 4,2 mil, em média”, destaca o diretor geral do Centro Universitário de Jaguariúna, Flávio Pacetta.

LEIA TAMBÉM:

A gravidade da situação em todo o país reforça a necessidade de ações emergenciais, como o Hub da Dengue. Em Jaguariúna, são 3.910 casos confirmados e outros 318 estão em investigação, além de um óbito.

“O Projeto Hub Dengue Jaguariúna é uma iniciativa inovadora que visa combater o avanço da dengue na cidade de Jaguariúna. Por meio de uma ação colaborativa entre o poder público e o Centro Universitário de Jaguariúna, conta com a participação dos estudantes de cursos da área da saúde. Esse projeto tem como objetivo o telemonitoramento de casos confirmados de dengue, oferecendo uma abordagem eficiente e integrada no enfrentamento da doença”, afirma a secretária de Saúde de Jaguariúna, Conceição Camilo.

O projeto tem a participação de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e o curso Técnico de Enfermagem, que atuam sob a supervisão de 12 professores previamente capacitados pela secretaria de Saúde. Desde o início das atividades, em 10 de março, já foram realizados mais de 660 atendimentos. O projeto está previsto para seguir até 10 de maio, com possibilidade de extensão conforme a demanda sazonal.

“Uma iniciativa dessa magnitude traz desafios, como a comunicação com o paciente, especialmente quando o celular fornecido não é o dele. No entanto, com a cooperação de todos, conseguimos criar um processo eficaz, evitando complicações graves e aliviando a sobrecarga hospitalar”, afirma o idealizador do projeto e gestor do curso de Medicina da UniFAJ, André Lemos. Ele ainda menciona a possibilidade de expandir o projeto para outras cidades: “Estamos dialogando com municípios vizinhos como Santo Antônio de Posse, Itapira, Pedreira, Holambra e Amparo”.

“Os estudantes se aproximam das necessidades de saúde da população, aprendendo sobre conscientização, monitoramento de casos e evolução clínica da dengue. A interação com pacientes permite entender sinais, sintomas e exames, tornando o processo um aprendizado prático e humanitário por meio do telemonitoramento”, complementa a supervisora do projeto e professora do curso de Medicina da UniFAJ, Maria de Fátima Maia.

O modelo atual mantém o formato de 2024, com algumas melhorias, como a ampliação para o período noturno, em três dias da semana. O Hub tem capacidade para receber até 48 alunos por dia, considerando 3 turnos, e 32 alunos por dia, considerando 2 turnos; o telemonitoramento acontece de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com a estrutura da faculdade, incluindo a área de Tecnologia da Informação, além de sistemas digitais para registro e monitoramento dos casos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias