São Paulo
EMTU está com inscrições abertas para 26 vagas de estágio
Interessados devem se inscrever até 90/04; oportunidades são para estudantes do ensino superior em São Paulo, São Bernardo do Campo, Campinas, Santos, São Vicente, Sorocaba e São José dos Campos
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está com inscrições abertas para interessados em participar do processo seletivo público de 26 vagas de estágio em sete municípios do estado de São Paulo.
As inscrições e prova on-line podem ser feitas até às 12h do dia 09/04/2024, no Portal do CIEE (clique aqui para acessar). O edital (nº 01/2024) está disponível para consulta e download na mesma página.
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São 6 vagas em São Paulo, 15 em São Bernardo do Campo, 1 em Campinas, 2 em Santos ou São Vicente, 1 em São José dos Campos e 1 em Sorocaba, com bolsa-auxílio mensal aproximada de R$1.927,00 (valor com base em 120 horas efetivamente estagiadas no mês) e auxílio-transporte de R$150,00 mensais.
Para as oportunidades, a EMTU busca estudantes do ensino superior que estejam matriculados nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Direito, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Tecnologia em Sistemas Automotivos, Tecnologia em Mecânica Automobilística, Tecnologia em Transportes Terrestres e correlatos.
Abaixo, mais informações sobre as vagas de estágio.
São Paulo
- 3 vagas para Administração de Empresas (a partir do 2º semestre até o penúltimo semestre do curso)
- 1 vaga para Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (a partir do 3º semestre até o penúltimo semestre do curso)
- 2 vagas para Direito (a partir do 6º semestre até o penúltimo semestre do curso)
São Bernardo do Campo
- 5 vagas para Administração de Empresas (a partir do 2º semestre até o penúltimo semestre do curso)
- 2 vagas para Ciência da Computação (a partir do 4º semestre até o penúltimo semestre do curso)
- 1 vaga para Ciências Contábeis (a partir do 3º semestre até o penúltimo semestre do curso)
- 1 vaga para Ciências Econômicas (a partir do 2º semestre até o penúltimo semestre do curso)
- 1 vaga para Comunicação Social – Jornalismo (a partir do 3º semestre até o penúltimo semestre do curso)
- 1 vaga para Direito (a partir do 6º semestre até o penúltimo semestre do curso)
- 1 vaga para Engenharia Ambiental (a partir do 4º semestre até o penúltimo semestre do curso)
- 1 vaga para Sistemas de Informação (a partir do 3º semestre até o antepenúltimo semestre do curso)
- 1 vaga para Tecnologia em Sistemas Automotivos ou Tecnologia em Mecânica Automobilística (a partir do 2º semestre até o penúltimo semestre do curso)
- 1 vaga para Tecnologia em Transporte Terrestre (a partir do 2º semestre até o penúltimo semestre do curso)
Campinas
- 1 vaga para Administração de Empresas (a partir do 2º semestre até o penúltimo semestre do curso)
Santos/São Vicente
- 1 vaga para Administração de Empresas (a partir do 2º semestre até o penúltimo semestre do curso)
- 1 vaga para Engenharia Civil (a partir do 6º semestre até o penúltimo semestre do curso)
São José dos Campos
- 1 vaga para Administração de Empresas (a partir do 2º semestre até o penúltimo semestre do curso)
Sorocaba
- 1 vaga para Administração de Empresas (a partir do 2º semestre até o penúltimo semestre do curso)
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São Paulo
Pagamento do licenciamento 2025 já está disponível
Nos primeiros 15 dias deste ano, mais de 2,3 milhões de pessoas já regularizam o veículo no estado de SP
O pagamento do licenciamento 2025 já está disponível para o cidadão paulista. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) possibilita que veículos com qualquer final de placa possam ter a situação regularizada de forma antecipada, de janeiro a junho, antes do início do calendário oficial, no segundo semestre do ano. Essa é uma facilidade para os condutores do estado que desejam também pagar o IPVA de forma integral e começar o ano sem pendências.
O procedimento para licenciar o veículo é totalmente automatizado e custa R$167,74 este ano. Para pagar adiantado, basta que o proprietário do veículo faça o acesso ao seu sistema bancário, tanto pelo caixa eletrônico quanto pelo acesso on-line, para concluir o pagamento. Após realizar o pagamento, o condutor pode acessar o site do Detran-SP para emitir o documento eletrônico do veículo atualizado, por meio do acesso com login e senha (https://novo.detran.sp.gov.br/detransp?id=licenciar_veiculo ), ou ainda consultar pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
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Em janeiro de 2024, o Detran-SP licenciou 3.879.829 veículos, sendo que 89% foram realizados de maneira tecnológica e automatizada – sem intervenção humana. Apenas 401.289 operações precisaram ser realizadas manualmente por servidores do Detran-SP. Esses casos ocorrem, por exemplo, quando existem erros por multas de outros Estados, que não estejam integrados à base do órgão estadual de trânsito ou quando há bloqueios a serem sanados.
“Nos primeiros 15 dias de 2025, já percebemos os efeitos dos avanços realizados ao longo do último ano com a transformação digital e simplificação dos processos. Nesse período, já tivemos 2.397.403 licenciamentos emitidos, sendo 96,16% automatizados. Isso comprova que a entrega está ocorrendo de forma mais ágil para o cidadão paulista”, afirma Vinícius Novaes, diretor de Veículos Automotores do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
Se o licenciamento não estiver disponível para pagamento, o condutor deverá verificar se há algum tipo de impedimento como multas ou débitos pendentes, como não ter pago o licenciamento do ano anterior, ou ainda algum bloqueio (judicial, gravame ou outros).
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São Paulo
Helicóptero cai em Caieiras, na Grande SP, com quatro pessoas a bordo
O piloto e uma criança foram resgatados com vida
Um helicóptero com quatro passageiros caiu em Caieiras, no interior de São Paulo, nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes. A aeronave foi avistada pelo helicóptero Águia do Corpo de Bombeiros no Morro do Tico Tico, nesta sexta-feira, 17.
O piloto, identificado como Edenilson de Oliveira Costa, e uma criança de 12 anos, foram resgatados com vida.
Além deles, a aeronave estava ocupada por mais dois passageiros, segundo os bombeiros. Eles (homem e mulher) foram encontrados sem vida. O dono da aeronave era um empresário de Americana.
Segundo a Defesa Civil, o piloto e a criança foram levados para o Hospital das Clínicas.
A aeronave perdeu o sinal de GPS por volta das 20h34 da noite de quinta-feira, 16. A informação também foi confirmada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.
O helicóptero é um modelo EC 130B4 de prefixo PRWVT. A aeronave estava a caminho da cidade de Americana quando se acidentou.
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São Paulo
Prefeitura de Monte Alegre do Sul declara situação de calamidade financeira
Prefeitura publica decreto que suspende pagamentos de despesas dos exercícios anteriores
Por determinação do prefeito Rafa Vezzan, e após diagnóstico do balanço financeiro das contas públicas da cidade nos primeiros 10 dias do mandato, a prefeitura de Monte Alegre do Sul publicou decreto de situação de calamidade financeira.
O documento suspende o pagamento de despesas dos exercícios anteriores, devido às dificuldades para o encerramento do exercício contábil de 2024, que impossibilita a realização de empenhos de contratos correntes em 2025 e que afeta grande parte dos serviços, inclusive os essenciais, da cidade.
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Após assumir a prefeitura, a atual administração tomou conhecimento da grave situação financeira e fiscal no município, inclusive, com o bloqueio de R$448.377,27, ocorrido no dia 10/01, do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido a compromissos assumidos e não pagos pela Prefeitura na administração anterior, junto ao INSS.
Até o momento, há um saldo de contas a pagar que passa o montante de R$2 milhões, com menos de R$75 mil deixados em conta para esses compromissos.
Além das dívidas, da falta de recursos em caixa e da desorganização fiscal do município, a atual administração herdou da anterior uma série de problemas que passam desde a estrutura dos equipamentos públicos, até pela falta de materiais básicos para manutenção e limpeza.
O decreto tem por objetivo, tentar equilibrar a saúde financeira de Monte Alegre do Sul, sem paralisação dos serviços essenciais da cidade.
Com isso, o Departamento Municipal de Fazenda e Finanças avaliará a situação financeira do tesouro municipal e, no prazo máximo de 45 dias apresentará proposta que possibilite o pagamento dos compromissos financeiros assumidos que não possuam a correspondente disponibilidade financeira, sem prejuízo da continuidade dos serviços públicos essenciais e das despesas constitucionais.
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