São Paulo
Detran.SP abre vagas para integração com Poupatempo em mais 40 cidades
A iniciativa tem como objetivo aprimorar o atendimento ao público com qualidade e eficiência; A meta é a ampliação para 340 unidades até 2022
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) abriu processo de adesão de 40 municípios com Ciretrans ao modelo de integração com o Poupatempo, considerado o serviço público mais bem avaliado de São Paulo. Inovador, o novo formato de atendimento já foi implementado em 82 unidades do Poupatempo e deverá chegar a 340 até 2022, oferecendo 242 serviços digitais. Esta reestruturação operacional possibilita ao Estado alcançar uma economia de cerca de R$100 milhões por ano.
Entre as cidades selecionadas estão Embu das Artes, Matão, Pirassununga, Vargem Grande do Sul, Ferraz de Vasconcelos, Atibaia, Santana do Parnaíba, Cubatão, Valinhos, Jandira, Ribeirão Pires, Paulínia, Itanhaém, Mairiporã, Santa Fé do Sul, Cajamar, Ibiúna, Caçapava, Itapira, Arujá, São Roque, Jaboticabal, Cosmópolis, Cruzeiro, Pirassununga e Amparo, Batatais, entre outras.
“Os serviços prestados pelo Detran.SP e incorporados à gestão do Poupatempo serão capazes de reduzir a demanda presencial e aumentar a procura por meio dos canais digitais tornando assim o atendimento ainda mais ágil e eficiente para facilitar o dia a dia do cidadão”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.
“A interlocução com os prefeitos é fundamental para que a integração dos serviços do Poupatempo e das Ciretrans ocorra de forma eficaz, resultando num atendimento de excelência ao cidadão”, afirma o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia.
Existem contrapartidas que as Prefeituras Municipais precisam adotar antes da oficialização da integração: o poder municipal deve apresentar um imóvel e providenciar as adequações estruturais necessárias, de acordo com o projeto básico estabelecido. Dentre elas, o local deve possuir uma boa localização e visibilidade, ser de fácil acesso ao público, localizado na região central da cidade com opções de transporte público que facilitem o acesso aos cidadãos e funcionários portadores de deficiência, e garantir condições de conforto ambiental, quanto à temperatura e ruído no local.
Cada unidade deve ser compatível com a capacidade de atendimento ao público de seu município, que varia de local para local. Os municípios com 20 a 70 mil habitantes, devem possuir estabelecimentos com área mínima de 200m², por exemplo. Já os que possuem mais de 70 mil habitantes, devem ter no mínimo 300m².
Com a pandemia de coronavírus, o processo de transformação do Detran.SP foi impulsionado. Ao longo de 2020, o departamento ampliou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43, em 2019, para 74, até o início deste ano. O objetivo é oferecer ao cidadão, tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia.
Além de expandir a capacidade dos serviços prestados, transformando unidades do Detran.SP em postos Poupatempo, a medida resultará em atendimento público de qualidade, de forma presencial e remota, por meio dos portais do Detran.SP do Poupatempo Poupatempo, para todos os municípios paulistas – incluindo o alcance a cidades menores.
“Integrar nossos serviços ao programa fará a população ganhar ainda mais. As pessoas serão atendidas nas novas unidades com mais comodidade, de forma simples, eficiente e com toda segurança – e contando também com um maior leque de serviços prestados, além daqueles referentes à CNH e documentação veicular”, enfatiza Neto.
Em 2020, o Detran.SP bateu recorde em atendimentos digitais, foram mais de 125 milhões de interações pela internet, pelos sites e aplicativos do Detran e Poupatempo. Para se ter uma ideia, em 2019, foram 47 milhões.
Dos principais serviços, 90% deles já podem ser realizados online, dispensando a necessidade de ir até uma unidade física do Detran.SP ou posto do Poupatempo. Além da transferência veicular, mais de 70 outros serviços podem ser feitos pela internet, como: renovação de CNH, licenciamento, reabilitação de CNH cassada, pesquisa de débitos e restrições de veículo e consulta de pontuação de multas.
São Paulo
Qualifica SP prorroga inscrições de oferta com 3,3 mil vagas para cursos gratuitos e remotos
Com 3,3 mil vagas disponíveis, a oferta de cursos gratuitos e remotos de qualificação profissional do Qualifica SP – Novo Emprego, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo, foi prorrogada até esta sexta-feira, 29. Os interessados devem se cadastrar pelo site www.qualificasp.sp.gov.br.
As aulas são online e ao vivo, com vagas distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite. A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas em aberto.
LEIA TAMBÉM:
A oferta conta com cursos de assistente administrativo (780 vagas), assistente contábil de crédito e cobrança (210 vagas), assistente de recursos humanos (570 vagas), auxiliar de logística (270 vagas), balconista de farmácia (330 vagas), espanhol para recepção (390 vagas), inglês para recepção (510 vagas), operador de caixa (150 vagas), operador de telemarketing (30 vagas), porteiro e controlador de acesso (30 vagas), recepção e atendimento (30 vagas) e técnicas de vendas (30 vagas).
Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados no estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.
A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas têm previsão de início para o dia 2 de dezembro. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.
Serviço Prorrogação das inscrições para cursos profissionalizantes do Qualifica SP – Novo Emprego
Quantidade de vagas: 3.330 vagas
Formato: Remoto
Inscrições: até 29 de novembro
Início das aulas: 2 de dezembro (previsão)
Site para inscrições: www.qualificasp.sp.gov.br
São Paulo
Governo de SP premia os melhores cafés especiais do Estado de SP
Região do Circuito da Águas Paulista tem 8 produtores entre os 10 melhores cafés do Estado em suas respectivas categorias
O 23º Concurso Estadual “Qualidade do Café de SP” ocorreu nesta terça, 26, em Campinas, elegendo os ganhadores do café paulista. Os melhores cafés foram premiados em cinco categorias: natural, cereja descascado, fermentado, orgânico; novidade desta edição com o canephora.
Para valorizar a excelência dos cafeicultores paulistas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP (SAA) realizou nesta terça-feira, 26, a cerimônia de premiação do tradicional Concurso “Qualidade do Café de São Paulo”, na sede do Instituto Agronômico (IAC-Apta), em Campinas.
LEIA TAMBÉM:
Em sua 23ª edição, foram avaliadas mais de 300 amostras de todo o estado e a disputa entre os melhores grãos ocorreu em cinco categorias: natural, cereja descascado, fermentado, orgânico e a novidade foi a inclusão de uma nova categoria: coffea canephora, que representa uma grande fatia da produção nacional de café, cerca de 40%.
O Circuito das Águas Paulista contou com 8 produtores de cafés entre os melhores do Estado, ficando entre os 10 melhores cafés do Estado em cada categoria. No café orgânico, Silvia Fonte, do Sítio São Roque, de Serra Negra, ficou em 3° lugar, seguido de Luciana Capobianco, Fazenda Barreiro, de Socorro, em 4º lugar e Vinícius de Farias, Fazenda Santana, de Serra Negra, em 6º lugar, que também levou o 3° lugar no café cereja descascado, seguido de Márcia Bichara, Cafezal em Flor, de Monte Alegre do Sul, em 7º lugar e Dalcio Guidetti, Sítio São Pedro, de Serra Negra, em 10° lugar. E no café natural, Pedro Goulart, Sítio Manacá, de Serra negra, ficou em 3º lugar, e Regina Marchi, Santa Serra, de Serra Negra, em 7º lugar. Todos eles fazem parte da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista – ACECAP, que entre seus objetivos atua para melhorar e promover os cafés especiais do Circuito das Águas Paulista, assim como divulgar os produtores e a qualidade dos grãos produzidos na região. Além de promover a cultura do café, estimula o consumo dos cafés especiais, através de apoio aos associados e parceiros no desenvolvimento de suas atividades.
“O café é a essência de São Paulo, o Estado começou com o café. Parabéns aos vencedores e a todos os competidores do concurso, pois, isso agregará muito valor e contribuirá a evoluir ainda mais este produto de excelência”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
O concurso é organizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), juntamente com Apta Regional, Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Vendas de imóveis usados crescem pelo 2º mês seguido no Estado de SP
Segundo a Pesquisa CRECISP feita com 2.297 imobiliárias de todo o Estado de SP, as vendas de casas e apartamentos residenciais usados cresceram pela segunda vez consecutiva. Em outubro, houve alta de 7,58% no volume de imóveis vendidos, após o índice positivo de 2,02% registrado em setembro na comparação com agosto.
Com isso, o acumulado anual desse segmento marcou alta de 15,49%, mantendo boas expectativas para os corretores de imóveis paulistas. Quanto às locações, o aumento de 3,42% de outubro confirmou um acumulado também positivo de 24,20% ao longo de 2024.
LEIA TAMBÉM:
O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, chamou a atenção para as formas de pagamento utilizadas pelos compradores de casas e apartamentos em outubro. “A CAIXA liderou o ranking de financiamentos, com 32% dos negócios. Os demais bancos responderam por 21,6% e os proprietários parcelaram 23,6% das transações. Esse é um indicador que mostra que mais de 77% das vendas precisaram ser financiadas de alguma forma. E mesmo que tenha ocorrido um crescimento no volume de negócios realizados, os seis meses de 2024 que fecharam no vermelho não podem ser tirados da balança, sinal claro que o governo ainda precisa de uma política mais efetiva para o nosso mercado.”
Segundo a Pesquisa CRECISP, foram vendidas mais casas (51%) que apartamentos (49%) nas cidades paulistas consultadas. Os compradores buscaram, preferencialmente, por imóveis na faixa de preço acima de R$ 500 mil (27,3%).
Tanto as casas quanto os apartamentos mais vendidos nesse período tinham 2 dormitórios. Mas no que se refere à área útil, ela variou entre 50 m² e 100 m² para as casas e apenas até 50 m² para os apartamentos. 45,0% dessas propriedades estavam situadas na periferia das cidades consultadas pela Pesquisa.
Inquilinos buscaram imóveis de aluguel até R$1.500,00
Cresceu o volume de casas e apartamentos alugados em outubro na comparação com setembro. Segundo as imobiliárias que participaram da Pesquisa, houve um aumento de 3,42% em relação ao mês anterior.
A maioria dos inquilinos procurou por imóveis com aluguel variando entre R$1.000 e R$1.500 (25,4%) e 56,1% das propriedades alugadas estavam situadas na periferia.
A preferência desses novos locatários foi pelo fiador como garantia locatícia. Eles estavam presentes em 74,2% dos novos contratos de aluguel. Na sequência, vieram: o seguro fiança (8,9%) e o depósito caução, com 8,1%.
Em 38,4% dos cancelamentos de contratos de aluguel ocorridos em outubro, os inquilinos não informaram o motivo da mudança; 42,1% deles optaram por imóveis com aluguel mais barato e 19,5% para aluguéis mais caros.
Os locatários escolheram, em sua maioria, casas com 3 dormitórios e área útil de 100 m² a 200 m². Os apartamentos eram, preferencialmente, de 2 dormitórios com até 50 m² de área útil.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1961
-
Amparo5 dias atrás
Amparo se prepara para o “Natal Mágico de Noel” 2024 com uma programação imperdível para toda a família
-
Jaguariúna1 semana atrás
‘Jaguariúna – um espetáculo de rodeio’ tem sessões no Teatro Municipal
-
Morungaba5 dias atrás
1ª Copa Extrema de Futebol de Base acontece nos dias 12, 13 e 14 de dezembro
-
Jaguariúna2 dias atrás
Prefeitura de Jaguariúna abre inscrições para o Prouni Municipal neste domingo
-
Holambra1 semana atrás
Holambra realiza Dia D de Multivacinação e imunização contra a Pólio
-
Campinas2 dias atrás
Papai Noel chega de helicóptero no Paulínia Winner Mall Shopping neste domingo, dia 1º
-
Campinas2 dias atrás
Senac Mogi Guaçu faz evento gratuito sobre as raízes da cidade e o futuro do turismo e da gastronomia