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CPFL faz cadastro automático de Tarifa Social para clientes com direito ao desconto

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Clientes precisam estar no Cadastro Único do Governo Federal, se enquadrar nas regras e ter dados atualizados na prefeitura para receber o benefício da Tarifa Social

A recente mudança na legislação federal que determina a inclusão automática de beneficiários na Tarifa Social de Energia Elétrica não altera as rotinas que são praticadas nas distribuidoras da CPFL Energia. Antes mesmo da existência da lei, a companhia já realizava o cruzamento de dados com os dados oficiais para identificar os potenciais clientes de baixa renda que podem receber o desconto, que pode chegar até 65% de redução na conta de luz.

Criado em 2010, o benefício da Tarifa Social é um direito de clientes que tenham renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, que a soma das rendas da residência dividida pelo número de integrantes não ultrapasse meio salário, cujo atualmente é R$605,22. Os clientes também precisam, obrigatoriamente, estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal. Clientes que atendam aos requisitos para a Tarifa Social devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município para fazer o cadastro. É fundamental ter o Número de Identificação Social (NIS).

Os descontos para beneficiários da Tarifa Social são cumulativos e variam de acordo com os quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês. Nos primeiros 30 kWh, o desconto é de 65%, reduzido para 40% no intervalo entre 31 e 100 kWh e 10% entre 101 e 220 kWh ao mês.

A concessão desse desconto passou a ser obrigatória, por conta da Lei Federal 14.203, sancionada em setembro de 2021 e que começou a vigorar em janeiro deste ano. A CPFL irá conceder o desconto da tarifa baixa renda aos clientes que se enquadram nas regras para receber o benefício sem necessidade do cliente comparecer a uma agência ou procurar os canais de atendimento da companhia.

A busca mensal dos dados é feita de forma automática pela distribuidora, utilizando informações disponibilizadas pelo Governo Federal para realizar o cadastramento. Para isso, é necessário que o cliente esteja com os dados atualizados na prefeitura. Caso tenha dúvidas, deve procurar a área de Assistência Social do município. Atualmente, o grupo CPFL tem 642 mil clientes que recebem esse benefício.

“O cliente que for titular da conta de energia não precisa mais ir a uma agência ou entrar em contato com a CPFL. Todo o trabalho de busca aos beneficiários é feito pela CPFL, que cruza os dados do Ministério da Cidadania com sua base de clientes para conceder o direito da Tarifa Social”, explica o diretor comercial do Grupo CPFL, Rafael Lazzaretti.

Mesmo com esse novo procedimento de cadastramento automático, a CPFL orienta seus clientes a ficarem atentos e entrarem em contato com a empresa pelos canais de atendimento apenas nas situações em que o cadastro não ocorra de forma automática. Isso pode ocorrer caso o beneficiário do CadÚnico não seja o titular da conta ou caso a unidade de consumo não seja classificada como residencial.

Quem tem direito à Tarifa Social?
Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou
Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; ou
Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
Família indígena ou quilombola inscrita no CadÚnico.
Plano de Sustentabilidade: Essa e outras ações estão alinhadas com o Plano de Sustentabilidade da companhia, que tem como meta, maximizar os impactos positivos sobre as comunidades, investindo pelo menos R$60 milhões em projetos sociais até 2024.

Campinas

Rodovia SP-342 recebe reforço na sinalização para aumentar a segurança viária

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Em uma iniciativa para melhorar a segurança viária e proporcionar mais conforto aos motoristas, a rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-342) recebeu um complemento em sua sinalização horizontal entre os quilômetros 240 e 251, trecho entre Águas da Prata e a divisa com o sul de Minas Gerais.

Foram implantadas tachas refletivas ao longo desse percurso, um recurso que potencializa a visibilidade noturna e em dias de chuva, oferecendo uma experiência de condução mais segura e confiante ao motorista. Veja o vídeo do percurso clicando AQUI

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As tachas refletivas são elementos fundamentais para a sinalização viária moderna, pois proporcionam maior destaque e visibilidade mesmo em condições climáticas adversas.

Com o objetivo de reduzir os riscos de acidentes e orientar os condutores, a implantação desse dispositivo reforça o compromisso da Renovias com a conservação e modernização das rodovias.

A iniciativa faz parte de um plano abrangente de melhorias na infraestrutura rodoviária, buscando atender às necessidades dos clientes e garantir maior eficiência no fluxo de tráfego. Este avanço também reflete a preocupação da concessionária em atender aos padrões mais elevados de qualidade e segurança no sistema viário.

Segue quantitativo de serviços executados este ano para a melhoria da segurança viária na SP-342:

Serviço executadoUnidadeSP342
Área de pintura26.968
Extensão eqmetros166.769
tachas monounidade18.645
tachas biunidade3.029
Total de Tachasunidade21.674
Placasunidade11
Dispositivos de Proteção e segurançaunidade4

Programa de Redução de Acidentes

Além de investir constantemente em melhorias na infraestrutura das rodovias, a Renovias tem reforçado suas campanhas educativas a fim de conscientizar quem trafega pelas rodovias sobre atitudes seguras que podem prevenir acidentes.

Ao longo de toda a malha concedida, painéis com mensagens educativas referentes à campanha “Quem vai seguro, volta bem” orientam sobre a proibição do uso de celular ao volante, a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e de se respeitar os limites de velocidade, dentre outros temas.

Além disso, a Renovias tem atuado nos municípios lindeiros, com ações de segurança em parceria com as Guardas Civis Municipais, Polícia Militar e Bombeiros.

O resultado das campanhas de segurança é a redução significativa do número de acidentes com vítimas fatais. No comparativo entre janeiro a novembro de 2023 com o mesmo período de 2024, a concessionária Renovias registrou redução de 19% em acidentes com mortes.

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Campinas

Renovias espera fluxo de 547 mil veículos durante Operação Natal

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Movimento mais intenso de saída para o feriado deve ser durante o final de semana, no sentido interior

A Renovias prevê movimento de 547. 584 veículos nas rodovias que fazem a interligação entre Campinas, o Circuito das Águas e o sul de Minas Gerais, durante a Operação Natal. Ao longo de todo o feriado, as equipes da concessionária atuarão com foco em garantir as condições de fluxo e prestar atendimento aos motoristas com agilidade e eficiência.

De acordo com Alexandre Bueno, coordenador de tráfego da Renovias, é preciso que o motorista, antes de pegar a estrada, fique atento aos horários de pico e à manutenção veicular. “Para ter uma viagem segura e sem transtornos, o motorista precisa estar em dia com a revisão do carro. Férias tranquila, é uma viagem sem problemas”, comenta.

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 Ele orienta os motoristas a evitarem os horários de fluxo mais intenso. Na saída, estão previstos maiores movimentos no sentido interior, neste final de semana. No retorno, é esperada concentração de veículos no sentido capital, quarta-feira, 25, das 16h às 20h.

O Centro de Controle Operacional da Renovias monitora 24 horas por dia toda sua malha viária por meio de modernos equipamentos do Sistema de Monitoramento de Tráfego. O cliente que precisar de atendimento pode entrar em contato direto com a concessionária pelo Disque Renovias, a partir do número 0800 055 9696 ou por meio dos telefones de emergência instalados a cada quilômetro de rodovia. Condições de tráfego podem ser acessadas no site da concessionária: www.renovias.com.br

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Campinas

Renovias prevê a circulação de mais de 1 milhão de veículos nas festas de final de ano

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Motoristas devem ficar atentos aos cuidados com os veículos antes de pegar a estrada

A Renovias prevê movimento de 1,037 milhão de veículos nas rodovias que fazem a interligação entre Campinas, o Circuito das Águas e sul de Minas Gerais, durante as Operações de Natal e Ano Novo, tanto sentido capital quanto interior.  

Para a operação de Natal os horários de maior movimento serão na sexta-feira (20/12) das 16h às 20h, no sábado (21/12) das 8h às 13h e na quarta-feira (25/12) das 16h às 20h, totalizando 547 mil veículos. Ao longo de todo o feriado as equipes da concessionária atuarão com foco em garantir as condições de fluxo e prestar atendimento aos motoristas com agilidade e eficiência.  

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Para a operação Ano Novo, a concessionária estima 490 mil veículos entre os dias 27 de dezembro e 01 de janeiro. O maior movimento de saída para o Réveillon deve ser sentido Norte (interior). Os horários de fluxo mais intenso estão previstos para acontecer das 16h às 20h na sexta-feira (27/12), no sábado (28/12) das 08h às 13h e na quarta-feira (01/01) das 16h às 20h. 

“Especialmente nesta época de festas, é importante que o motorista se atente à revisão do seu veículo antes de pegar a estrada. A manutenção antecipada do veículo evita transtornos no trajeto e garante o deslocamento com conforto e segurança”, comentou o gerente operacional da Renovias, Alberto Correia Junior. 

Para garantir uma viagem segura e tranquila, programe pausas durante o trajeto, planeje a rota com as melhores vias e defina os locais de parada segura para abastecer, se alimentar e descansar. Fique atento às medidas de segurança: 

  • Verifique o nível do combustível e calcule o tempo de viagem para não ficar parado na rodovia; 
  • Use sempre o cinto de segurança; 
  • Acomode as bagagens com cuidado no porta-malas;  
  • Verifique a água no radiador, o sistema de freios, os faróis e as lanternas; 
  • Confira estepe, triângulo, macaco e chave de roda; 
  • Calibre os pneus, inclusive o estepe; 
  • Cheque o nível de óleo no motor; 
  • Tenha os documentos do carro e do motorista atualizados em mãos. 
  • Movimento AFASTE-SE 

A Concessionária recomenda aos motoristas que, ao perceberem uma situação que envolva qualquer tipo de atendimento nas rodovias, principalmente no acostamento, mude de faixa sempre que for possível e seguro. Outra opção é reduzir a velocidade do veículo em até 40 km/h a menos que o limite regulamentado para a estrada. O objetivo é proteger aqueles que trabalham prestando atendimento nas rodovias, proporcionando a estes profissionais, condições mais seguras para realizar suas atividades. 

Atendimento ao motorista 
Para obter informações sobre condições de tráfego e solicitar serviços como auxílio mecânico, resgate ou informar ocorrências nas rodovias, a Renovias disponibiliza o canal de atendimento 0800 055 9696. O motorista também pode utilizar os telefones de emergência instalados a cada quilômetro de rodovia para entrar em contato com o Centro de Controle de Operações (CCO), em casos de emergência. 

A segurança é um valor da Renovias. Por isso, será intensificado o número de equipes de plantão, proporcionando mais rapidez no atendimento. As condições de tráfego podem ser obtidas on-line, em tempo real, no site www.renovias.com.br.

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