Morungaba
Comitê em Morungaba discute ações de combate à Dengue e à Febre Amarela

Servidores da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba participaram da segunda reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, realizada no CAPS Durvalina Martins Pellisson, na manhã semana passada. A reunião teve como objetivo discutir estratégias para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, Zika e febre amarela, dentro do Plano Municipal de Combate às Arboviroses.
Promovida pelo Setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde da Prefeitura, a reunião contou com a presença de representantes da Saúde e da Comunicação. O município busca unir esforços para combater a disseminação dessas doenças, especialmente após o aumento de casos no ano passado, tanto em Morungaba quanto em toda a região.
LEIA TAMBÉM:
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Luiza Aymbere, apresentou as principais estratégias que serão implementadas, destacando a importância da integração das equipes de Saúde com outros departamentos municipais. Entre as ações planejadas, estão a intensificação das visitas casa a casa, a criação de mapas para monitoramento dos focos de incidência, arrastões para eliminação de criadouros e a divulgação de orientações por meio de vídeos e publicações nas redes sociais e imprensa. Além disso, serão intensificadas as campanhas de conscientização sobre o uso de repelente e a vacinação contra a dengue e a febre amarela, especialmente para crianças e adolescentes.
Ainda na manhã de quinta-feira, 23, a vice-prefeita de Morungaba, Claudia Rossi, e a diretora do Departamento de Saúde, Maysa Piovesan, participaram de um evento no Palácio dos Bandeirantes, onde o Governo do Estado anunciou a criação do Centro de Operações de Emergências (COE) para o combate ao Aedes aegypti.
Até a última quarta-feira, 22, São Paulo havia registrado 31 municípios em estado de emergência, com 29.604 casos de dengue e seis óbitos confirmados. O COE, formado por diversas secretarias estaduais e o Exército, atuará para coordenar estratégias e apoiar os municípios no planejamento de ações. Uma preocupação adicional é a reintrodução do sorotipo 3 da dengue no Estado de São Paulo, identificado desde 2023. Como esse sorotipo não circulava há anos, grande parte da população está mais vulnerável à infecção.
A diretora de Saúde de Morungaba, Maysa Piovesan, ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre os departamentos municipais para obter resultados positivos no combate à dengue. “A situação para os próximos meses é preocupante e exige ações imediatas e eficazes. Precisamos da mobilização de toda a sociedade, pois a preservação das vidas de nossos munícipes depende da colaboração de todos. Não podemos perder tempo!”, afirmou. A participação das escolas também foi destacada como essencial para conscientizar as crianças e suas famílias.
A próxima reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses está agendada para quinta-feira, 29, no CAPS.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Morungaba
Departamento de Educação recebe palestra “Voz é Vida!” como parte da Semana da Inclusão

A Prefeitura de Morungaba, por meio do Departamento de Educação, realizou na noite desta segunda-feira, 14, a palestra “Voz é Vida!”, como parte da Campanha Nacional da Voz 2025. O evento aconteceu no Teatro Municipal Fioravante Frare e integrou a programação da Semana da Inclusão.
Voltada especialmente aos profissionais da Educação, a palestra foi conduzida pela professora Maria Cecilia Moreira Baradel, que abordou temas essenciais sobre o uso da voz no ambiente educacional. Entre os destaques da apresentação estiveram a importância da comunicação na educação inclusiva, os cuidados com a saúde vocal e a prática do aquecimento vocal antes do início das atividades em sala de aula.
Além disso, os participantes puderam aprender técnicas práticas para melhorar a qualidade da voz, fundamentais para o dia a dia dos educadores, que fazem uso constante desse recurso como ferramenta de trabalho.
A Semana da Inclusão segue até a próxima quarta-feira (16/4), com uma programação diversificada voltada a professores, gestores, alunos da rede municipal de ensino e da APAE, reforçando o compromisso da administração municipal com a promoção de uma educação mais inclusiva e acolhedora.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Morungaba
Morungaba recebe 3ª Etapa do Circuito Paulista de Trekking

A prefeitura de Morungaba, por meio do Departamento de Esporte e Lazer e em parceria com o Circuito Paulista de Trekking, recebeu a 3ª etapa do circuito que teve largada no Ginásio de Esportes “Luiz Seraphim”.
O evento contou com equipes de diversas cidades paulistas, além de representantes de Morungaba. Com 3 horas de duração e 10 km de distância, os competidores percorreram toda a cidade em busca de conquista seu lugar no pódio.
LEIA TAMBÉM:
Um circuito de trekking é uma competição entre equipes, cujo objetivo é percorrer a pé um caminho pré-determinado pelo organizador, obedecendo às velocidades definidas para cada trecho desse caminho. Os participantes levam consigo tudo o que precisam, como alimentos, equipamentos de acampamento e roupas, e podem ter que lidar com terrenos variados, incluindo subidas e descidas íngremes.
A classificação completa pode ser consulta no site: https://cptrekking.com.br/resultados-e-performances/
O prefeito, Luis Fernando Miguel e os vereadores Tomás Federicci, Eliseu Santos da Silva e diretor de Esporte e Lazer Hygor Andrei Petroli prestigiaram o evento, parabenizando os atletas e reforçando o compromisso da prefeitura com a prática de esportes.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Morungaba
Semana da Inclusão 2025 leva atividades a crianças e profissionais da rede em Morungaba

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Educação, promoverá a primeira edição do evento “Vozes da Inclusão”, com a Semana da Inclusão 2025, entre os dias 13 e 16 de abril.
A programação conta com atividades especiais para professores, gestores, alunos da rede municipal de ensino e da APAE e abre com o “Dia da Inclusão”. O evento é gratuito e será aberto ao público no dia 13 de abril (domingo), no CEM (Centro de Eventos de Morungaba), das 9h às 13h.
O Dia da Inclusão contará com diversas atividades lúdicas e culturais: Contação de histórias, jogos educativos, troca de brinquedos, pintura facial, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce, além de apresentações dos Projetos Sociais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
LEIA TAMBÉM:
O destaque fica por conta do período das 10h às 11h, quando o ambiente será livre de música, criando um espaço mais acolhedor para crianças com sensibilidade auditiva.
Ao longo da semana, as outras atividades serão exclusivamente direcionadas aos alunos e professores das escolas da rede municipal. Os alunos trabalharão o tema em sala de aula e os profissionais da rede municipal também participarão de atividades, como a palestra “Voz é Vida!”, na segunda-feira, 14, às 18h20, no Teatro Municipal Fioravante Frare, com Ciça Baradel, que abordará a importância da voz e da comunicação na educação inclusiva.
Na quarta-feira, 16, os alunos da APAE e dos sextos e sétimos anos da EMEF Prof. Irineu Tobias participarão de uma palestra do Instituto Passo-a-Passo em parceria com a Câmara Municipal por meio da “Escola Legislativa”, com foco em temas de inclusão e cidadania.
A Semana da Inclusão é uma iniciativa importante para a sociedade, pois promove a diversidade, a inclusão, a empatia e a compreensão, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e inclusivos e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Amparo4 dias atrás
Vacinação de Estudantes será intensificada em Amparo
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1981
-
Amparo5 dias atrás
Palestras marcam programação do mês pela consciência do Transtorno do Espectro Autista em Amparo
-
Campinas1 semana atrás
Região de Campinas se consolida como principal polo gastronômico do Interior de São Paulo
-
Amparo1 semana atrás
Oportunidade: seguem até 29 de abril as inscrições para o Processo Seletivo da Prefeitura de Amparo
-
Campinas1 semana atrás
Renovias recebe inscrições para vaga de Auxiliar de Placas
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira realiza melhorias nas estradas do Pq. das Palmeiras
-
Amparo1 semana atrás
Cães de faro da GM de Amparo localizam 30kg de drogas durante operação