Campinas
Campinas altera itinerários e pontos de 14 linhas do transporte público
Alterações ocorrem em linhas que passam na plataforma interna do Terminal Central e por causa do início da operação do BRT Campo Grande
A partir desta segunda-feira, 16, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove alterações de itinerários e pontos em 14 linhas do transporte coletivo.
No Terminal Central, as linhas 140, 141, 142 e 162 vão deixar de atender a plataforma interna. Além destas, 10 linhas do sistema convencional deixam de circular no corredor exclusivo do Campo Grande e passam a transitar no pavimento asfáltico, à direita da via.
Os embarques e desembarques vão passar a ser realizados em novo ponto instalado na área externa, na alça do Viaduto Miguel Vicente Cury.
LEIA TAMBÉM:
As linhas vindas da Avenida João Jorge atenderão ao ponto externo do Terminal Central e irão seguir pela Saldanha Marinho, Dr. Campos Sales e Senador Saraiva (pista interna), retomando o trajeto pelo sentido bairro da Avenida João Jorge.
Além do ponto junto ao Terminal Central, os usuários poderão realizar embarque e desembarque na Saldanha Marinho (posterior à Ferreira Penteado) e na Senador Saraiva (anterior à Costa Aguiar).
Mudanças no Corredor Campo Grande
Linhas que irão transitar no pavimento asfáltico e atender as paradas existentes:
212 e 214 (Terminal Itajaí);
221 (Satélite Íris IV);
222 (Jardim Florence);
223 (Satélite Íris III);
224 e 225 (Residencial Sírius);
228 (Princesa D’Oeste);
229 (Jardim Florence II);
231 (Satélite Íris I).
Linhas 212 e 229
As linhas 212 e 229 voltam a atender as Dr. Salles Oliveira, no sentido Centro, e Bueno de Miranda, no sentido bairro. Deixam, portanto, de circular no BRT Perimetral, nos dois sentidos.
Os novos trajetos terão oito pontos no sentido Centro, na Salles Oliveira; e cinco no sentido bairro, na Marquês de Três Rios, Bueno de Miranda e Joaquim Villac.
Orientação da Emdec
Agentes da Emdec vão estar posicionados nos pontos de maior fluxo de usuários para orientar sobre as mudanças e acompanhar as travessias de pedestres.
Também irão realizar rondas permanentes ao longo do Corredor Campo Grande para monitorar a movimentação de usuários, realizar orientações e intervenções necessárias.
Os agentes preparam operação educativa com entrega de folhetos informativos e um contingente preparado para esclarecer dúvidas dos usuários das 4h até às 20h.
Futuras operações do BRT
O BRT Campo Grande inaugura, na sexta-feira (20), duas novas linhas semiexpressas. Entre o Terminal Mercado – BRT21 e o Terminal Campo Grande, ela atenderá também o Corredor Central; e o BRT26 a partir do Satélite Íris até o Terminal Mercado, além de uma linha paradora, BRT25, que sai do Satélite Íris até o Corredor Central.
A linha BRT20, criada em novembro de 2022, tornou-se paradora e atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central.
Os usuários do transporte público podem utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais, bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto. Também é possível consultar horários de partida e itinerários no site.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Campinas sedia Conferência Intermunicipal sobre meio ambiente e mudanças climáticas
Representantes de 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (marcaram presença na 1º Conferência Intermunicipal de meio ambiente da RMC, realizado nesta terça-feira, 21, na Escola Técnica Estadual (Etecap).
Autoridades de Campinas e municípios vizinhos se reuniram para discutir ações conjuntas para o enfrentamento da emergência climática, por meio de políticas públicas regionais.
O promotor do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público, Rodrigo Garcia, falou sobre a necessidade de conseguir executar os planos de combate às mudanças climáticas já existentes.
“A principal questão é a gente conseguir colocar em prática os planejamentos que já existem. A gente tem um planejamento amplo existente, mas que não é adequadamente implementado e isso em várias questões, seja saneamento, drenagem urbana que, muitas vezes, se sabe das áreas que existem impacto de alagamento, mas você continua permitindo construções nessas áreas… A conferência tem como finalidade rever o planejamento ou reforçar a necessidade desse planejamento”, diz o promotor.
LEIA TAMBÉM:
O presidente da RMC, Gustavo Reis, participou do encontro e destacou a importância em promover o debate de temas relevantes e de interesse comum entre os 20 municípios que compõem a região. “Tenho convicção que essa conferência será fundamental para a elaboração de políticas públicas que vão melhorar a vida dos cidadãos da RMC”, afirma.
Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, para discutir os cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; governança e educação ambiental.
As sugestões selecionadas serão enviadas para a etapa estadual da conferência, marcada para o mês de março. Depois, a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, em maio de 2025, reúne as contribuições dos municípios, estados e regiões.
O prefeito de Campinas, Dario Saad, pontuou sobre a demanda do clima ser tratada de forma conjunta como um avanço significativo, e ainda sobre ações que vem sendo realizadas na metrópole. “A política do clima não tem fronteira entre os municípios. A conferência é fundamental para discutir as mudanças climáticas na região metropolitana de Campinas. Em Campinas, temos enfrentado os efeitos das mudanças climáticas com obras de combate às enchentes, como o pacote de obras dos piscinões, plantamos mais de meio milhão de árvores, temos uma usina verde de compostagem, mas temos que avançar cada vez mais”, fala o prefeito.
O tema escolhido para o encontro nacional, que também foi condutor das fases anteriores, é “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Educação libera resultado do Provão Paulista; 914 aprovados na 1ª chamada são da região de Campinas
SP garante mais de 15 mil vagas diretas ao ensino superior para alunos da rede pública por meio do programa; 7.600 delas para este primeiro semestre
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou às 14h desta segunda-feira, 20, o resultado e a primeira chamada do Provão Paulista Seriado 2025 para 7.652 estudantes que ingressarão nos cursos superiores no primeiro semestre na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).
Os resultados estão disponíveis no portal do Provão Paulista. A divulgação da aprovação é individual e cada estudante pode verificar sua situação no portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. Dos estudantes da rede estadual aprovados e convocados nesta primeira chamada, 914 são da região de Campinas.
LEIA TAMBÉM:
Pelo segundo ano, a Secretaria da Educação aplicou a prova que beneficia estudantes no acesso às instituições de ensino superior do estado, entre elas as melhores do país e da América Latina.
Para este primeiro semestre, as vagas são distribuídas da seguinte forma:
1.500 para a USP;
934 para a Unesp;
325 para a Unicamp;
4.893 vagas para as Fatecs.
As demais vagas das Fatecs são destinadas aos cursos que têm início no segundo semestre, assim como todas as turmas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
“Parabenizamos a todos os aprovados no Provão Paulista. Agora, está na hora de fazer a matrícula. A faculdade espera por vocês”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.
Psicologia na USP São Paulo no topo
Entre centenas de cursos disponíveis pelo Provão Paulista, a turma de psicologia na USP no campus de São Paulo esteve no topo entre os mais concorridos na melhor universidade do país, com um total de 786,4 candidatos por vaga. Na sequência, o curso de fisioterapia no mesmo campus registrou 618,7 candidatos por vaga.
Na Unesp, o curso mais procurado foi o de administração em Jaboticabal, com 478,8 candidatos por vaga. Na Unicamp, o curso mais procurado foi o de arquitetura e urbanismo com 514,7 candidatos por vaga.
Nas Fatecs, o curso de análise e desenvolvimento de sistemas também recebeu alta procura, com 798,3 candidatos por vaga, para o campus de Americana. Esses cursos foram registrados entre as oito opções de cada estudante.
Conforme edital, as vagas são divididas proporcionalmente e igualitariamente entre alunos da rede estadual de ensino, Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), estudantes de outras redes públicas do país e, ainda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Dos 7.652 convocados nesta primeira chamada, 5.592 são oriundos da rede estadual de SP, 1.417 das Etecs do Centro Paula Souza, 212 da rede federal e de outros estados, 225 das redes municipais e 206 dos colégios da USP, Unesp e Unicamp.
Com a divulgação dos resultados, cada participante deve acessar a área do estudante para verificar a sua aprovação no curso escolhido. Os alunos que concluíram a 3ª série nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.
Matrículas
Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. A primeira delas acontece junto à divulgação dos resultados, nesta segunda-feira, 20.
Cada instituição de ensino superior tem o seu próprio cronograma, além de suas regras para o processo de matrícula. As regras de cada universidade estão disponíveis no Portal do Provão Paulista.
É preciso que cada estudante atente-se a todas as regras de cada universidade e das Fatecs publicadas na Instrução Normativa para Matrículas de cada instituição.
Após as três chamadas unificadas, as instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às organizadas pela Seduc-SP e divulgadas no portal oficial.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
CPFL acelera transformação sustentável com foco em resiliência climática e cidades mais seguras
Companhia avança em plano ESG com ações integradas para adaptação climática
A CPFL Energia anuncia a atualização de seu Plano ESG 2030 com a inclusão do 24º compromisso estratégico: estabelecer planos de adaptação climática para seus negócios de geração, transmissão e distribuição. O objetivo é fortalecer a resiliência de seus ativos e responder de forma ainda mais robusta aos desafios impostos pelos eventos climáticos extremos.
Os recentes fenômenos, como tempestades severas e períodos de chuvas intensas, evidenciam a necessidade de ações coordenadas. Na geração, por exemplo, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) têm enfrentado a gestão de volumes elevados de água, reforçando a importância de operações ágeis no controle de vertimentos e na segurança de barragens. Na transmissão e distribuição, ventos fortes e quedas de árvores têm causado danos significativos à infraestrutura elétrica.
LEIA TAMBÉM:
Para mitigar esses impactos, a CPFL já avança em soluções como o programa Arborização + Segura, que alia a preservação ambiental ao cuidado com a rede elétrica. Em parceria com prefeituras, a companhia já promoveu o plantio de espécies nativas adaptadas ao ambiente urbano, reduzindo o risco de interferência com a rede e melhorando a infraestrutura das cidades. Essa iniciativa destaca o papel da CPFL na integração de sustentabilidade e qualidade de vida para as comunidades atendidas.
“Os desafios climáticos exigem um olhar integrado e inovador. O plano de adaptação climática e as iniciativas como o Arborização + Segura são exemplos de como estamos construindo um futuro mais resiliente, ao mesmo tempo em que garantimos um fornecimento de energia seguro e sustentável para a sociedade”, afirma Rodolfo Sirol, diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Grupo CPFL.
Com ações que consolidam estratégias já existentes e abrem espaço para novas frentes, o compromisso da CPFL reflete sua visão de longo prazo, que une tecnologia, inovação e cuidado com o meio ambiente e comunidade para fortalecer a rede elétrica e prevenir crises futuras.
Acesse o plano ESG do Grupo CPFL aqui: Plano ESG 2030 | CPFL
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo5 dias atrás
Pagamento do licenciamento 2025 já está disponível
-
Campinas1 semana atrás
Hospital Municipal e Rede Básica de Saúde de Itapira contam com apoio de estagiários em medicina da UniFAJ
-
Jaguariúna2 dias atrás
Suplente de vereadora, Rose Guerreira toma posse na Câmara de Jaguariúna
-
Campinas1 semana atrás
Mais de 128 mil MEIs ativos em Campinas: um retrato do empreendedorismo local
-
Jaguariúna2 dias atrás
Secretaria de Esportes inicia manutenção em campos de futebol
-
Campinas6 dias atrás
CPFL Energia é reconhecida pelo prêmio Top Employer pelo sexto ano consecutivo
-
Jornal Online4 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1969
-
Artur Nogueira7 dias atrás
Artur Nogueira realiza Conferência Municipal de Meio Ambiente