Conecte-se conosco

Amparo

Amparo terá dois polos de atendimento exclusivo para pacientes com dengue

Publicados

em

Os polos estarão abertos a partir de quarta-feira, 09, às 7h:  um na UPA do São Dimas e outro na região central,  com entrada ao lado do “Postão” (antigo CTA)

A população de Amparo ganha reforços na Saúde, com a instalação de dois polos de atendimento e acompanhamento exclusivos para  pacientes com dengue.  Serão duas unidades abertas a partir das 7h desta quarta-feira, 09: uma no Jd. São Dimas, junto à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e outra na região central, no antigo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), com entrada na lateral do “Postão”.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as unidades serão direcionadas ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos paciente com dengue.

Ações fáceis de serem implementadas na rotina impedem a proliferação do mosquito transmissor da doença

Dez minutos por semana. Parece pouco, mas para impedir contaminação e até óbito de um ente querido vale muito. A Prefeitura de Campinas registrou dois óbitos, até o momento, por conta da dengue e investiga outras sete. Uma doença que voltou a atormentar a região e uma das causas é a falta de cuidado da população. A coordenadora do curso de Enfermagem da Unimetrocamp, Andreia Ribeiro, afirma que  segundo pesquisadores e especialistas o combate da dengue não depende somente do poder público: “é necessário ação conjunta da população e prefeitura.”

A professora defende que todo mundo precisa fazer sua parte como “perder” cerca de dez minutos na rotina para “para fazer uma varredura na casa em busca de focos, usar repelente, e, se possível, tomar a vacina de acordo com a indicação e faixa etária”.  A perda, na verdade, se torna uma vitória. Segundo o núcleo de informações estratégicas em saúde do estado, Campinas tem, em 2025, 6.156 casos confirmados de dengue e 2.485 em investigação. 

LEIA TAMBÉM:

Do lado da Prefeitura, o trabalho segue com mais de 200 mil visitas a imóveis, mais de três mutirões, mais 19 ações de educação em saúde para profissionais e serviços de saúde, e distribuição da vacina para crianças de 10 a 14 anos. Os estudos demonstram que o imunizante ainda é limitado, mas, de acordo com Andreia, fundamental na luta. “Não impede a transmissão pela dengue, tem capacidade de evitar a gravidade da doença.”

Em Campinas, o SUS disponibiliza a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em duas doses com intervalo de três meses entre as doses. Na rede privada, a vacina é indicada para pessoas até 59 anos. Mesmo assim, Andreia alerta: “o principal combate à dengue ainda é o combate ao criadouro do mosquito e que depende principalmente da colaboração da população.”

Um agravante à falta de preocupação das pessoas da região é a circulação dos diferentes sorotipos da doença. Neste ano, é o DENV-3 que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença. Além dele, existem outros três (DENV-1, DENV-2, -3 e DENV-4). A infecção por algum não garante a imunidade aos outros, portanto, alguém pode ser infectado até quatro vezes. 

A pessoa deve recorrer ao médico nas seguintes situações:

  • Febre de 38°C ou mais
  • Dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações
  • Mal-estar, fadiga, perda de apetite e náuseas
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Dor abdominal intensa e contínua
  • Vômitos persistentes

E, de acordo com a coordenadora da Unimetrocamp, “não existe tratamento específico caseiro para tratar a dengue, a não ser as orientações fornecidas pelos profissionais da saúde com relação à ingestão de líquidos para hidratação como água, soro caseiro, chás em geral, sucos e água de coco. O paciente com dengue deve tomar 60ml de água por kilo”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Amparo

Mercado Municipal é o mais novo polo gastronômico e turístico da Estância de Amparo

Publicados

em

Foram investidos cerca de R$1,6 milhão na restauração completa da estrutura do prédio e do entorno

Restaurante de frutos do mar, cafés de alto padrão, queijos premiados e vinícolas locais fazem do novo Mercado Municipal de Amparo um espaço atrativo para os moradores da cidade e para visitantes de todas as regiões.

Depois de passar por uma completa restauração e revitalização, o Mercado foi reaberto na noite desta quinta-feira, 24, num evento aberto ao público, com música e degustação gourmet. Seis empreendedores montaram suas lojas dentro do espaço, que foram selecionadas por processo licitatório.

Para o representante responsável por uma das vinícolas, a reforma atende a uma demanda antiga para valorização do Mercado como monumento da história amparense. “Foi uma luta grande para chegarmos a este momento, e estamos muito felizes por esta reabertura que vai atrair não apenas os visitantes de Amparo, mas também muitos turistas de outras cidades e estados”, diz Luiz Nascimento.

LEIA TAMBÉM:

Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o Mercado foi restaurado com recursos do Departamento de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Dadetur), com contrapartida da Prefeitura de Amparo, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Mercado Municipal está localizado na Praça Dr. Araújo, no centro de Amparo.

Horário de funcionamento:

Quarta e quinta: das 8h às 22h

Sexta e sábado: das 8h às 23h

Domingo: das 8h às 22h

Segunda e terça: fechado.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Amparo

Obras de ampliação da rede de esgoto avançam em Amparo

Publicados

em

Como parte das condicionantes da Barragem Duas Pontes, Amparo está sendo beneficiada com a ampliação da rede de esgoto, com objetivo de tratar 100% do sistema, em todos os distritos e bairros da cidade.

Está sendo agilizada a implantação do sistema CATE/Amparo (Coleta, Afastamento e Tratamento de Esgoto), que irá tratar de maneira eficiente todo o esgoto antes de ele ser destinado ao rio Camanducaia, o que contribuirá também para a proteção daquele ecossistema.

A obra é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com execução a cargo do SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo), em parceria com a prefeitura de Amparo e acompanhamento e supervisão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Amparo (SAAE).

LEIA TAMBÉM:

Para que a população seja adequadamente informada sobre a obra e sobre as movimentações de máquinas e equipes, estão em andamento visitas cautelares feitas por funcionários  das empresas contratadas pelo Estado.

Durante a visita cautelar, o agente faz um relatório fotográfico das paredes dentro e fora do imóvel. Esta é uma medida preventiva, para o caso de surgir rachadura ou algum outro dano na estrutura dos imóveis, durante ou após as intervenções no subsolo e na superfície das vias. Os moradores também são informados sobre o detalhamento das obras e recebem um folder explicativo (veja o folder nas imagens desta matéria).

Visitas cautelares já foram feitas em Arcadas, São Dimas e Jd. Juliana, e continuarão por toda a cidade, durante todo o ano, até chegarem no Distrito de Três Pontes, que também será contemplado pelo CATE/Amparo.

Além das visitas cautelares, algumas movimentações de maquinários já começaram no Jd. Juliana, mais precisamente na Rua Vereador Dr. Carlos de Campos Sampaio. No local, cones foram colocados para isolar parte da rua.

Uma equipe trabalha na perfuração da terra, no leito do Camanducaia. Segundo informações do Governo do Estado, o CATE de Amparo prevê redes coletoras de esgoto numa extensão total de 36 km, passando por distritos e pela área urbana.

Serão instaladas nove estações de bombeamento de esgoto até chegar na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que passa por reforma e ampliação, onde serão tratados, em média, 141 litros por segundo do esgoto coletado.

O município vizinho de Monte Alegre do Sul também terá obras do CATE. Segundo o Governo do Estado, Amparo e Monte Alegre do Sul terão tecnologia de tratamento do esgoto moderna, conhecida como nível terciário, que promove a remoção de fósforo e nitrogênio, atendendo aos padrões de qualidade exigidos pela legislação ambiental para o lançamento no rio Camanducaia.

Para mais informações ligue: Centro de Comunicação e Interação Social da SP Águas em Amparo: fone/whatsApp (19) 3817-4278 ou acesse www.spaguas.sp.gov.br/site/barragens-pedreira-e-duas-pontes

Centro de Comunicação e Interação Social da SP Águas em Amparo
Rua Comendador Guimarães, 249 – Cento – Amparo
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 16h
Contato: fone/whatsApp (19) 3817-4278
e-mail: [email protected]

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Amparo

Projeto de escritora amparense alia Educação e Cultura nas escolas rurais de Amparo

Publicados

em

Por meio do  “Livro Amigo – semeando a leitura, colhendo futuros” as Cimes Profª. Jacyra Ribeiro Guilardi, Plínio Morato de Oliveira e Bairro da Areia Branca recebem atividades de quarta a sexta-feira

As escolas Cime (Centro Integrado Municipal De Educação) Profª. Jacyra Ribeiro Guilardi, Plínio Morato de Oliveira e Bairro da Areia Branca recebem nesta semana atividades do Projeto “Livro Amigo – semeando a leitura, colhendo futuros, que aliam Educação e Cultura.

LEIA TAMBÉM:

De autoria da escritora amparense Thaís Falleiros, a Princesa Tata, o projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc 1 e agora resulta diversas atividades: distribuição do livro infantil “Centopeia vaidosa, espetáculo de contação de história para as crianças, encontro entre os alunos e a autora para autógrafo e distribuição do e-book para os professores com atividades pedagógicas.

Formação pedagógica
Além das atividades para os alunos, também será ofertada aos professores das escolas localizadas nas áreas rurais de Amparo uma oficina denominada “A importância do livro enquanto estratégia lúdica no processo de ensino/aprendizagem”, a ser desenvolvida pela autora e pela psicopedagoga, Cíntia Maria Zanarella Ferreira. São 50 vagas para professores. A oficina ocorre nesta quinta-feira, 24, das 18h30 às 20h30, no Fundo Social de Solidariedade.

A formação será certificada pela Secretaria Municipal de Educação e podem participar os professores que atuam nas unidades escolares municipais, localizadas na área rural, os professores (PEB I, PAEB e PADI), que atuam nas unidades escolares por ordem de classificação docente, professores contratados pelo Processo Seletivo, professores contratados pela Promove e professores contratados pelas OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) com Termo de Colaboração junto à Prefeitura.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias