Jaguariúna
Alea lança livro “Os Quatro Porquinhos” para mostrar vantagens das moradias construídas em uma fábrica
Sistema construtivo ganha espaço no mercado entregando segurança, sustentabilidade e economia
A Alea, empresa de construção off-site da Construtora Tenda, vai mostrar por meio de uma fábula infantil, as vantagens de seu sistema construtivo. O livro “Os Quatro Porquinhos”, é uma adaptação da obra original, que mostra a resistência, rapidez, conforto térmico e o acabamento do sistema multi paredes na construção de casas.
Assim como na história original, cada porquinho constrói sua casa com um material diferente: palha, tábua e alvenaria. Como os leitores já sabem, as duas primeiras são facilmente destruídas pelo lobo. Nesta versão, a casa de alvenaria também deixa de ser a solução adequada, pois ainda não estava concluída. A única alternativa para os irmãos é fugir para a casa da irmã, a porquinha Alea, a quarta integrante da história.
LEIA TAMBÉM:
A Alea, que optou por um sistema mais moderno e inteligente, consegue acolher seus irmãos. Apesar das diversas tentativas do lobo de destruir essa moradia, a casa permanece intacta, mantendo os quatro a salvo.
“Decidimos recriar a história dos Três Porquinhos, que se tornam quatro em nossa versão, por ser uma fábula infantil amplamente conhecida. De forma lúdica, conseguimos destacar as vantagens do sistema off-site, com casas em wood frame, mostrando que é possível ter uma casa segura e bonita, sem os desperdícios e as dificuldades dos métodos tradicionais de construção. Na Alea, estamos transformando o mercado de habitação com uma proposta inovadora que une tecnologia avançada, eficiência e sustentabilidade. Em um contexto de déficit habitacional no Brasil, a Alea surge para tornar a construção de casas acessível a todos, em qualquer lugar, explica Luis Martini, COO da Alea.
Os primeiros cinco mil exemplares do livro serão distribuídos para os colaboradores da Alea e para os novos compradores das casas. A publicação tem 23 páginas e tem autoria e ilustrações de Gustavo Duarte e revisão de Viviane Campos.
Conquistas de Alea
A fábrica da Alea em Jaguariúna, é a maior da América Latina na tecnologia wood frame, tem capacidade para produzir até 10 mil casas por ano. São moradias construídas com paredes com diversas camadas, de diferentes materiais, cada um com uma finalidade, garantindo segurança, conforto térmico e economia de materiais no momento da construção.
As casas feitas com esta tecnologia podem passar pelos mesmos processos que uma casa de alvenaria, como reforma, troca de pisos e revestimentos, inclusive nas áreas molhadas, como banheiro e cozinha, que recebem tratamento específico contra infiltrações. Além disso, um dos componentes das camadas é a madeira, um material que captura carbono, tornando a construção muito mais sustentável. Essa escolha não apenas reduz a pegada de carbono, mas também contribui para um menor impacto ambiental, com menor uso de água e geração de resíduos.
As paredes do sistema wood frame mantêm a temperatura da casa mais agradável que as de alvenaria, reduzindo o tempo de uso de ar-condicionado e auxiliando na economia de energia. A tecnologia das residências Alea é certificada pela norma de desempenho NBR 15.575, além de ser homologada pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
A resistência das casas é garantida pelos materiais utilizados. Eles permitem que as paredes suportem o peso de móveis planejados e a fixação de aparelhos eletrônicos, da mesma maneira que a construção em alvenaria. O tratamento recebido pelas paredes também evita mofo, absorção de odor, proliferação de cupim e proteção isolante contrafogo.
Este sistema, desenvolvido nos Estados Unidos, também é amplamente usado no Canadá, Alemanha, entre outros países, que reconhecem as inúmeras vantagens desse método.
Sobre a Alea
A Alea, empresa de construção off-site da Construtora Tenda, é pioneira mundial ao trazer uma tecnologia utilizada em habitações de alto padrão nos países do 1º mundo para o Brasil. Seu grande diferencial está na industrialização off-site, com uso de tecnologia de wood frame, em que os produtos são desenvolvidos na maior e mais produtiva fábrica de casas industrializadas da América Latina. Localizada em Jaguariúna, a fábrica de casas Alea já produziu e entregou mais de mil casas, e tem capacidade de construir uma unidade a cada 36 minutos ou 10 mil casas por ano. A empresa oferece casas com uma proposta de arquitetura e urbanismo diferenciados, trazendo muito conforto e bem-estar para seus clientes.
Sobre a Tenda
A Tenda (B3: TEND3) é uma das principais construtoras do Brasil e está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3. Com foco em habitação econômica, atua em dez regiões metropolitanas do Brasil, com empreendimentos voltados para as faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa Minha Vida. Ao longo de sua bem-sucedida trajetória, a companhia já propiciou a mais de 160 mil famílias a conquista da casa própria.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Prefeitura de Jaguariúna entrega kits escolares a todos os alunos da rede municipal
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou a entregar os kits escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino.
Segundo a secretaria, os kits foram organizados de acordo com cada faixa etária e etapa de ensino, contendo materiais de qualidade, adequados às necessidades dos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
A entrega dos kits escolares é realizada nas unidades escolares, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação, e é feita diretamente ao aluno, não sendo necessária a presença dos pais ou responsáveis para a retirada.
Nos próximos dias, também serão entregues os kits de materiais escolares para os alunos da Educação Infantil, garantindo que todos os estudantes da rede municipal recebam os itens necessários para o desenvolvimento das atividades escolares.
Veja abaixo os itens que compõem os kits:
- Infantil: agenda escolar, apontador com depósito, borracha branca, caderno de desenho, canetinha hidrográfica, giz de cera grande, guache, lápis de cor grande, lápis grafite, massa de modelar, pincel nº 8, tesoura sem ponta e cola branca.
- Fundamental I: apontador com depósito, borracha branca, caderno brochurão, caderno de desenho, caneta esferográfica azul, canetinha hidrográfica, giz de cera grande, lápis de cor grande, lápis grafite, régua, cola bastão e cola branca.
- Fundamental II: apontador com depósito, borracha branca, caderno de desenho, caderno universitário, caneta esferográfica azul, preta e vermelha, lápis de cor grande, lápis grafite, régua, tesoura sem ponta, transferidor e cola branca.
“Com essa ação, a Prefeitura de Jaguariúna reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade, investindo em estrutura, materiais pedagógicos e no bem-estar dos alunos, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem em toda a rede municipal”, informa a Secretaria de Educação.
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos da Escola das Artes de Jaguariúna
A Secretaria de Cultura de Jaguariúna informa que já estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos da Escola das Artes de 2026. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 06. Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 2 mil vagas em mais de 40 modalidades artísticas e de bem-estar.
Entre as opções oferecidas estão ballet, jazz, gastronomia, bateria, violão, yoga, pilates, teatro, hip-hop, ritmos, entre outras. A novidade para este ano é a inclusão da modalidade de dança country, ampliando ainda mais o leque de atividades disponíveis à população da cidade que se destaca como a “capital Country do Brasil”.
Segundo a Secretaria de Cultura, podem se inscrever pessoas a partir de 4 anos de idade, respeitando a faixa etária específica de cada curso. Cada candidato poderá escolher até duas modalidades.
LEIA TAMBÉM:
Ainda de acordo com a secretaria, a Escola das Artes registrou mais de 3 mil atendimentos no ano passado, e a proposta para 2026 é ampliar ainda mais o número de vagas, garantindo maior acesso da população às atividades culturais e formativas.
As inscrições devem ser feitas pelo aplicativo Cidadão Mais, na opção “Escola das Artes”. Em caso de dúvidas, os interessados podem buscar atendimento presencial na secretaria da Escola das Artes, localizada no Parque Santa Maria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a democratização do acesso à cultura, oferecendo cursos gratuitos para diferentes faixas etárias — de crianças a partir de 4 anos até adultos com mais de 90 anos — e promovendo o desenvolvimento artístico e social da comunidade de Jaguariúna”, informa a Secretaria de Cultura.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Feira Noturna de Jaguariúna desta quarta celebra o Mês da Mulher
A Feira Noturna de Jaguariúna desta quarta-feira, 04, comemora o Mês da Mulher. O evento será realizado no Parque Santa Maria, das 17h às 22h, e tem entrada gratuita.
A programação musical ficará por conta das cantoras Valéria Santos, Dany Zanolo e Karol Figueiredo, que vão animar a noite do evento. A Feira Noturna é promovida semanalmente pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
O evento conta com barracas de frutas, verduras e pasteis, artesanato local, entre outras, atraindo moradores e turistas. Também há brinquedos para as crianças e praça de alimentação com food trucks.
Serviço:
Feira Noturna de Jaguariúna – Especial Mês da Mulher
Data: hoje, 04/03
Horário: das 17h às 22h
Local: Parque Santa Maria
Endereço: Rua José Alves Guedes, 1.003 – Jardim Sonia
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jaguariúna1 semana atrásPedágio de Jaguariúna terá redução de 29% e custará R$ 12,55 a partir de julho
-
Amparo1 semana atrásPrefeitura de Amparo reforça Saúde com veículos para Unidades de Saúde
-
Amparo1 semana atrásImunizante contra a bronquiolite está a disposição para Amparo
-
Jornal Online6 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2027
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura de Artur Nogueira promove “Entre Elas” para fortalecer o empreendedorismo feminino
-
Campinas1 semana atrásObras de recuperação do pavimento devem ser finalizadas nos próximos dias
-
Campinas1 semana atrásCarnaval 2026 movimenta economia da região de Campinas e alta ocupação hoteleira em Paulínia
-
Campinas1 semana atrásPedágios da Rota Mogiana terão redução de até 29% nas tarifas atuais com nova concessão


