Jaguariúna
Alea lança livro “Os Quatro Porquinhos” para mostrar vantagens das moradias construídas em uma fábrica
Sistema construtivo ganha espaço no mercado entregando segurança, sustentabilidade e economia
A Alea, empresa de construção off-site da Construtora Tenda, vai mostrar por meio de uma fábula infantil, as vantagens de seu sistema construtivo. O livro “Os Quatro Porquinhos”, é uma adaptação da obra original, que mostra a resistência, rapidez, conforto térmico e o acabamento do sistema multi paredes na construção de casas.
Assim como na história original, cada porquinho constrói sua casa com um material diferente: palha, tábua e alvenaria. Como os leitores já sabem, as duas primeiras são facilmente destruídas pelo lobo. Nesta versão, a casa de alvenaria também deixa de ser a solução adequada, pois ainda não estava concluída. A única alternativa para os irmãos é fugir para a casa da irmã, a porquinha Alea, a quarta integrante da história.
LEIA TAMBÉM:
A Alea, que optou por um sistema mais moderno e inteligente, consegue acolher seus irmãos. Apesar das diversas tentativas do lobo de destruir essa moradia, a casa permanece intacta, mantendo os quatro a salvo.
“Decidimos recriar a história dos Três Porquinhos, que se tornam quatro em nossa versão, por ser uma fábula infantil amplamente conhecida. De forma lúdica, conseguimos destacar as vantagens do sistema off-site, com casas em wood frame, mostrando que é possível ter uma casa segura e bonita, sem os desperdícios e as dificuldades dos métodos tradicionais de construção. Na Alea, estamos transformando o mercado de habitação com uma proposta inovadora que une tecnologia avançada, eficiência e sustentabilidade. Em um contexto de déficit habitacional no Brasil, a Alea surge para tornar a construção de casas acessível a todos, em qualquer lugar, explica Luis Martini, COO da Alea.
Os primeiros cinco mil exemplares do livro serão distribuídos para os colaboradores da Alea e para os novos compradores das casas. A publicação tem 23 páginas e tem autoria e ilustrações de Gustavo Duarte e revisão de Viviane Campos.
Conquistas de Alea
A fábrica da Alea em Jaguariúna, é a maior da América Latina na tecnologia wood frame, tem capacidade para produzir até 10 mil casas por ano. São moradias construídas com paredes com diversas camadas, de diferentes materiais, cada um com uma finalidade, garantindo segurança, conforto térmico e economia de materiais no momento da construção.
As casas feitas com esta tecnologia podem passar pelos mesmos processos que uma casa de alvenaria, como reforma, troca de pisos e revestimentos, inclusive nas áreas molhadas, como banheiro e cozinha, que recebem tratamento específico contra infiltrações. Além disso, um dos componentes das camadas é a madeira, um material que captura carbono, tornando a construção muito mais sustentável. Essa escolha não apenas reduz a pegada de carbono, mas também contribui para um menor impacto ambiental, com menor uso de água e geração de resíduos.
As paredes do sistema wood frame mantêm a temperatura da casa mais agradável que as de alvenaria, reduzindo o tempo de uso de ar-condicionado e auxiliando na economia de energia. A tecnologia das residências Alea é certificada pela norma de desempenho NBR 15.575, além de ser homologada pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
A resistência das casas é garantida pelos materiais utilizados. Eles permitem que as paredes suportem o peso de móveis planejados e a fixação de aparelhos eletrônicos, da mesma maneira que a construção em alvenaria. O tratamento recebido pelas paredes também evita mofo, absorção de odor, proliferação de cupim e proteção isolante contrafogo.
Este sistema, desenvolvido nos Estados Unidos, também é amplamente usado no Canadá, Alemanha, entre outros países, que reconhecem as inúmeras vantagens desse método.
Sobre a Alea
A Alea, empresa de construção off-site da Construtora Tenda, é pioneira mundial ao trazer uma tecnologia utilizada em habitações de alto padrão nos países do 1º mundo para o Brasil. Seu grande diferencial está na industrialização off-site, com uso de tecnologia de wood frame, em que os produtos são desenvolvidos na maior e mais produtiva fábrica de casas industrializadas da América Latina. Localizada em Jaguariúna, a fábrica de casas Alea já produziu e entregou mais de mil casas, e tem capacidade de construir uma unidade a cada 36 minutos ou 10 mil casas por ano. A empresa oferece casas com uma proposta de arquitetura e urbanismo diferenciados, trazendo muito conforto e bem-estar para seus clientes.
Sobre a Tenda
A Tenda (B3: TEND3) é uma das principais construtoras do Brasil e está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3. Com foco em habitação econômica, atua em dez regiões metropolitanas do Brasil, com empreendimentos voltados para as faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa Minha Vida. Ao longo de sua bem-sucedida trajetória, a companhia já propiciou a mais de 160 mil famílias a conquista da casa própria.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
‘Jaguariúna – um espetáculo de rodeio’ tem sessões no Teatro Municipal
Quem ainda não assistiu ao musical “Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” tem a oportunidade de conferir a encenação hoje e amanhã, dias 21 e 22 de novembro, no Teatro Municipal Dona Zenaide. A peça, que conta com a participação de mais de 600 alunos da Escola das Artes, tem lotado todas as sessões desde domingo, 17, e é uma realização da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. As sessões começam às 19h30 e têm entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro. A retirada dos ingressos está condicionada à apresentação de um documento oficial com foto, e cada pessoa pode retirar até dois ingressos por CPF.
O espetáculo faz parte da Revirada Regional de Cultura e conta com apoio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).
“Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” acompanha a jornada de Duda, uma candidata ao concurso Rainha do Rodeio, e de Valdomiro, o visionário por trás do evento, enquanto relembram os 35 anos do Jaguariúna Rodeio Festival. A narrativa destaca momentos marcantes e pessoas que ajudaram a construir a história do maior festival country do Brasil, celebrando também a relação do rodeio com a cidade de Jaguariúna, que comemora seus 70 anos.
O espetáculo mistura músicas populares, de vários estilos como pop e rock, e performances vibrantes, criando uma celebração da tradição, cultura e história local, reunindo diferentes gerações em uma noite de emoção e magia.
Fotos: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
Começa hoje o “Festival Jaguariúna 70, um show de solidariedade”, que celebra os 70 anos de emancipação do município e será realizado na Red Eventos. O evento será aberto às 19h com o show do trio Os Decris. Na sequência, às 21h, será a vez de George Israel, ex-integrante da banda Kid Abelha, e às 23h entra em palco a dupla sertaneja Mateus e Cristiano.
Amanhã, 15, feriado do Dia da Proclamação da República, o festival continua com o segundo e último dia de apresentações. Às 18h será a vez da cantora Paula Falcão. Às 20h, a dupla sertaneja Lucylla e Lucyana sobe ao palco da Red e, às 22h, o cantor Paulo Ricardo, grande nome do rock nacional e ex-integrante da banda RPM, encerra o festival.
LEIA TAMBÉM:
O evento – que seria realizado no Parque Santa Maria – foi transferido para a Red Eventos devido à previsão de chuvas. O novo local conta com área totalmente coberta que oferecerá mais segurança e conforto ao público e artistas, além de estacionamento gratuito, praça de alimentação e brinquedos gratuitos para as crianças, visando manter a estrutura e o bem-estar dos visitantes.
A Prefeitura de Jaguariúna também disponibilizará ônibus gratuito para deslocamento do público até a Red, ida e volta (confira as linhas e horários neste link: https://tinyurl.com/mwuy98kf).
Além de comemorar os 70 anos de Jaguariúna, o festival irá arrecadar fundos para o Lar Feliz, instituição que assiste crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O festival é patrocinado por: Jaguar Plásticos, Alea, UniFAJ, Ceaflor, Band FM Campinas e Nativa FM. Os artistas também contribuem com o evento, doando total ou parcialmente seus cachês.
A Red Eventos fica na Avenida Antártica, 1.530, bairro Santa Úrsula, em Jaguariúna.
Na Red Eventos
Dia 14/11
19h – Os Decris
21h – George Israel (do Kid Abelha)
23h – Mateus e Cristiano
Dia 15/11
18h – Paula Falcão
20h – Lucylla e Lucyana
22h – Paulo Ricardo
Foto: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna anunciou as linhas de ônibus que estarão em operação para atender ao público durante o Festival ‘Jaguariúna 70’. O evento, que será realizado na Red Eventos, contará com suporte de transporte coletivo gratuito para facilitar o deslocamento da população até o local.
LEIA TAMBÉM:
Com essa ação, a Secretaria visa proporcionar um acesso mais seguro e conveniente ao festival, além de contribuir para reduzir o fluxo de veículos e o impacto no trânsito da região. As linhas estarão disponíveis nos dias do evento, oferecendo horários específicos para garantir que todos possam chegar e sair com tranquilidade.
Confira a relação completa de linhas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
-
Campinas5 dias atrás
RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul
-
Jaguariúna1 semana atrás
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
-
Campinas5 dias atrás
Rota das Bandeiras registra passagem de 738 mil veículos pelo Corredor Dom Pedro de rodovias durante o feriado prolongado
-
Santo Antônio de Posse1 semana atrás
Santo Antônio de Posse é premiada pelo segundo ano consecutivo por desempenho no combate a transmissão vertical do HIV