Conecte-se conosco

Jaguariúna

Maio Laranja: uma chamada à vulnerabilidade das crianças

Publicados

em

O mês de maio aborda uma missão importante: mobilizar a sociedade na conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O Maio Laranja é uma campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, instituída pela Lei Nº 14.432/2022. Por meio dessa iniciativa, busca-se incentivar ações de conscientização e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes – especialmente em 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Preocupada em disseminar informação e conscientizar a população sobre o tema, a influenciadora digital, Fernanda Saduh, alerta sobre um certo padrão dos abusadores. “Geralmente são aquelas pessoas que estão mais próximas”, considera.

Fernanda foi uma vítima de abuso quando tinha 8 anos, de uma pessoa que tinha muita proximidade com a família. Naquele momento ela sabia que existia algo errado, pois o abusador pedia segredo de suas ações, mas ela não tinha reação, afinal, era uma criança de 8 anos.

LEIA TAMBÉM:

“Não foi por um longo período, foram alguns meses, porque eu me incomodava muito até que chegou um momento em que eu disse que iria gritar. Mas nunca falei nada com medo, pois o abusador me ameaçava e manipulava para que eu não falasse”, relata.

Depois de algum tempo os abusos cessaram, mas Fernanda nunca contou aos seus pais, amigos ou familiares. Após algum tempo descobriu que a sobrinha do abusador também tinha sido abusada por ele, pois se dizia apaixonada pelo tio, e ela se sentiu culpada em não ter exposto a situação naquela época.

Após anos de terapia, Fernanda se sentiu confortável em abrir essa situação para outras pessoas com o intuito de conscientizar os pais. Ela ressalta que a criação sem colocar a punição em primeiro lugar é fundamental para abrir o diálogo nas famílias. “Se a criança acha que está errada, por que que ela vai contar se vai levar bronca?”, reflete.

Outra sugestão de Fernanda é ensinar aos filhos os limites do corpo. Pedir licença quando vai encostar nas regiões íntimas, mostrando que são partes do corpo que não é permitido encostar.

Ela é mãe do Lucas, de 3 anos, e Giovana de 5. “Levei minha filha para uma consulta e a médica pediu para ela tirar a roupa, inclusive a calcinha. Na hora ela olhou para mim e perguntou se podia, porque eu ensino isso para ela. Aí expliquei que estávamos na médica e eu estava junto, então ela poderia tirar. Se ela estivesse sozinha, não deveria”, conta.

Para ela é importante dar às crianças essa informação e instrução, pois acredita que esse seja o melhor caminho para evitar qualquer tipo de abuso, principalmente porque seu filho Lucas tem Transtorno Espectro Autista (TEA).

Dados revelam que autistas tem 10 a 16% mais risco de sofrer abuso sexual na infância. Este fato relaciona-se às dificuldades com a comunicação e socialização, que tornam mais difícil a compreensão e a denúncia de comportamentos abusivos. Por isso Fernanda toma todas as medidas necessárias com seus filhos para prevenir a violência.

Outra questão que Fernanda ressalta é aquele ponto em comum entre as famílias: utilizam nomes fofos para as partes íntimas do corpo. Para ela, isso só dificulta a identificação de um abuso. A educação sexual é um dos caminhos para o consentimento em todas as circunstâncias.

A vulnerabilidade explícita e alarmante de crianças típicas e atípicas à violência sexual é alarmante, por isso torna o assunto ainda mais necessário, não apenas no Maio Laranja, como em todo o decorrer do ano.

Criar uma criança é um desafio. Identificar um abuso também, pois muitos sinais passam despercebidos. Mas, quando algo assim é descoberto, os pais precisam ter coragem de denunciar, para evitar que o abusador faça outras vítimas e para evitar que crianças cresçam com traumas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Hub da Dengue: pelo segundo ano, UniFAJ reforça estratégia pioneira contra a doença em Jaguariúna

Publicados

em

Usando estrutura da própria faculdade, o projeto combina suporte remoto a pacientes e experiência prática para estudantes, reforçando o combate à dengue na cidade

Diante do aumento significativo de casos de dengue, o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), em parceria com a prefeitura do município, retomou o projeto Hub da Dengue – iniciativa pioneira de telemonitoramento para pacientes diagnosticados ou com suspeita da doença. Implementado pela primeira vez em 2024, a expectativa deste ano é superar os 4 mil atendimentos. Diante do agravamento da situação epidemiológica na região, também existe a possibilidade de ampliar o projeto para outras cinco cidades.

“Essa parceria com a prefeitura de Jaguariúna é um compromisso nosso com o bem-estar da comunidade, através do monitoramento e cuidado com os pacientes com dengue. Em 2024, durante dois meses, o projeto atendeu mais de 3,2 mil pessoas e, neste ano, a expectativa é de termos um número ampliado de atendimentos pelo agravamento da epidemia, podendo chegar a 4,2 mil, em média”, destaca o diretor geral do Centro Universitário de Jaguariúna, Flávio Pacetta.

LEIA TAMBÉM:

A gravidade da situação em todo o país reforça a necessidade de ações emergenciais, como o Hub da Dengue. Em Jaguariúna, são 3.910 casos confirmados e outros 318 estão em investigação, além de um óbito.

“O Projeto Hub Dengue Jaguariúna é uma iniciativa inovadora que visa combater o avanço da dengue na cidade de Jaguariúna. Por meio de uma ação colaborativa entre o poder público e o Centro Universitário de Jaguariúna, conta com a participação dos estudantes de cursos da área da saúde. Esse projeto tem como objetivo o telemonitoramento de casos confirmados de dengue, oferecendo uma abordagem eficiente e integrada no enfrentamento da doença”, afirma a secretária de Saúde de Jaguariúna, Conceição Camilo.

O projeto tem a participação de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e o curso Técnico de Enfermagem, que atuam sob a supervisão de 12 professores previamente capacitados pela secretaria de Saúde. Desde o início das atividades, em 10 de março, já foram realizados mais de 660 atendimentos. O projeto está previsto para seguir até 10 de maio, com possibilidade de extensão conforme a demanda sazonal.

“Uma iniciativa dessa magnitude traz desafios, como a comunicação com o paciente, especialmente quando o celular fornecido não é o dele. No entanto, com a cooperação de todos, conseguimos criar um processo eficaz, evitando complicações graves e aliviando a sobrecarga hospitalar”, afirma o idealizador do projeto e gestor do curso de Medicina da UniFAJ, André Lemos. Ele ainda menciona a possibilidade de expandir o projeto para outras cidades: “Estamos dialogando com municípios vizinhos como Santo Antônio de Posse, Itapira, Pedreira, Holambra e Amparo”.

“Os estudantes se aproximam das necessidades de saúde da população, aprendendo sobre conscientização, monitoramento de casos e evolução clínica da dengue. A interação com pacientes permite entender sinais, sintomas e exames, tornando o processo um aprendizado prático e humanitário por meio do telemonitoramento”, complementa a supervisora do projeto e professora do curso de Medicina da UniFAJ, Maria de Fátima Maia.

O modelo atual mantém o formato de 2024, com algumas melhorias, como a ampliação para o período noturno, em três dias da semana. O Hub tem capacidade para receber até 48 alunos por dia, considerando 3 turnos, e 32 alunos por dia, considerando 2 turnos; o telemonitoramento acontece de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com a estrutura da faculdade, incluindo a área de Tecnologia da Informação, além de sistemas digitais para registro e monitoramento dos casos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

UniFAJ e UniMAX realizam feirão com mais de 5 mil vagas de emprego

Publicados

em

Dia de Carreiras ocorre em 1° de abril, nos campi dos centros universitários em Jaguariúna e Indaiatuba

O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX), por meio de seus Núcleos de Carreiras (NUCA) e das Escolas de Negócios, realizam no dia 1º de abril o Dia de Carreiras, um feirão de empregos que ofertará mais de 5 mil vagas de emprego para atuar em 36 empresas da região. As ações são gratuitas e serão realizadas em Jaguariúna, das 17h às 21h, e em Indaiatuba das 18h às 22h, nos campi de ambos os centros universitários.

Em Indaiatuba, o feirão ocorre no campus 1 da UniMAX e reunirá 17 empresas da região. Já em Jaguariúna, a ação será promovida no campus 2 da UniFAJ e contará com 19 participantes. Serão disponibilizadas ainda vagas das unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), das cidades da região de Campinas. Durante o Dia de Carreiras, as empresas receberão os currículos e haverá também a possibilidade de já realizar entrevista com os candidatos no próprio local.  

LEIA TAMBÉM:

As vagas são para diversas áreas nos setores administrativos, operacionais e comerciais. São oportunidades para diversos níveis de escolaridade, desde o fundamental incompleto ao ensino superior. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve comparecer aos centros universitários com documentos pessoais e o currículo impresso.

Em ambas as ações, o candidato contará ainda com análise de currículo e orientação de como se portar em entrevistas de empregos, ações promovidas pelos cursos de RH e Psicologia da UniFAJ e UniMAX. Em Jaguariúna, serão realizadas também palestras com temas relacionados ao mercado de trabalho.

O Dia de Carreira conta com o apoio das prefeituras de Jaguariúna e Indaiatuba, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região (CCCER) e da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ).

Empresas presentes no feirão: 

Indaiatuba
– Aeroporto de Viracopos
– CPFL   
– SEW-Eurodrive Brasil  
– Mann+Hummel
– Valeo
– Kion
– CIEE
– PAT Indaiatuba
– Grupo Erviegas
– Grupo Bio
– Nube
– Redutores IBR
– Hydac
– Grupo GTA
– Dayco Power Transmission  
– Hella do Brasil Automotive
– Grupo Proficenter

Jaguariúna
– Ambev
– Motorola Mobility
– Jaguar Plásticos
– Sealed Air (Cryovac)
– Camfil Latinoamerica
– PAT Jaguariúna
– Antonelli Supermercados
– Cooperflora
– Holambelo
– CIEE
– Unicharm do Brasil
– Imediato Nexway
– Expert Consultoria
– Gualapack Brasil 
– Falcão Mentoring
– Deal4B – Soluções em Tecnologia
– Casa Alea
– WME Engenharia
– Grupo Hiper Loja

Dia de Carreiras na UniFAJ e na UniMAX 
Quando: 01/04 (terça-feira)

Local:
– Em Jaguariúna: Campus 2 da UniFAJ – Rodovia Campinas-Mogi Mirim, s/nº – km 127 – Tanquinho Velho
Horário: 17h às 21h

– Em Indaiatuba: campus 1 da UniMAX – Avenida Nove de Dezembro, 460, Jardim Pedroso 
Horário: 18h às 22h

Mais informações: 0800 775 55 55

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna auxilia proprietários rurais na regularização ambiental

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, está auxiliando proprietários rurais na regularização ambiental de seus imóveis. A iniciativa visa garantir o cumprimento da legislação ambiental e proporcionar diversos benefícios aos produtores rurais.

A regularização ambiental assegura o uso sustentável da propriedade, reduzindo impactos ambientais e promovendo a conservação dos recursos naturais. Além disso, é um requisito essencial para que os produtores rurais possam acessar:

Programas de incentivo;
Benefícios financeiros;
Autorizações ambientais para diversas atividades.

LEIA TAMBÉM:

A regularização ambiental envolve um conjunto de ações que os proprietários rurais devem adotar para se adequarem à legislação vigente. Essas medidas garantem a preservação e recuperação de áreas de preservação permanente (APPs), reserva legal, áreas de uso restrito, Compensação de Reserva Legal, quando necessário.

Como regularizar o imóvel rural?
O primeiro passo para a regularização ambiental é a inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Esse registro é obrigatório para todas as propriedades rurais, independentemente do tamanho. O processo só é concluído quando o órgão ambiental estadual confirma que o imóvel está ambientalmente adequado, conforme estabelecido pela Lei nº 12.651/2012.

Para facilitar o processo, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, oferece suporte técnico aos proprietários rurais que precisam realizar ou adequar seu CAR. O atendimento tem como objetivo orientar e auxiliar os produtores a cumprirem todas as exigências ambientais.

Para mais informações ou agendamento de atendimento, entre em contato pelo telefone (19) 3199-7531.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias