Conecte-se conosco

Holambra

Holambra começa vacinar idosos e novos grupos de pessoas com deficiência e comorbidades nesta sexta-feira, 14

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra começa a vacinar nesta sexta-feira, 14, holambrenses a partir de 60 anos, moradores com comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde e pessoas com deficiência que recebam Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, o BPC, com idade igual ou superior a 50 anos. A aplicação é realizada no Salão da Terceira Idade, no bairro Morada das Flores, em períodos diferentes do dia. Para os idosos será necessário o agendamento online, que é reaberto nesta quinta-feira, 13, às 13h.

O sistema deve ser acessado por meio do Portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, na aba “Agendamento de vacinação”. São disponibilizadas 200 vagas para moradores acima de 60 anos para o dia 14, das 7h às 12h. A aplicação das doses será realizada no Salão da Terceira Idade. É necessária a apresentação do Cartão Cidadão, documento oficial com foto e protocolo gerado no momento do agendamento.

Já no período da tarde será vez da imunização dos moradores com comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde (confira lista abaixo) e das pessoas com deficiência que recebam Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social com idade igual ou superior a 50 anos. A administração ocorrerá no mesmo local, mas no período da tarde: entre 13h e 16h. O atendimento será por ordem de chegada. Haverá a distribuição de senhas. Além do Cartão Cidadão e de documento oficial com foto, é preciso apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Eles precisam ter, no máximo, 6 meses de emissão e devem conter CRM e assinatura do profissional. Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante de recebimento do BPC.

“Pedimos que apenas quem realizou o agendamento se dirija ao Salão da Terceira Idade no período da manhã. E que só leve acompanhante se for realmente necessário”, explica o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “Em Holambra seguimos rigorosamente o calendário do Governo do Estado. Aqui a vacina chega e já vai para o braço dos moradores”, diz o prefeito Fernando Capato. “Vamos vacinar durante toda a sexta-feira e já estamos batalhando para que novas doses cheguem ao município”, fala.

Até agora foram aplicadas 3.829 doses da vacina contra a Covid-19 no município. A administração da segunda dose da CoronaVac está suspensa em caráter temporário. O Departamento Municipal de Saúde aguarda a chegada de novos lotes. A previsão é de que isso aconteça no início da próxima semana. A aplicação do complemento do imunizante da AstraZeneca ocorre normalmente, no PSF Santa Margarida, das 8h às 12h e entre 13h e 16h.

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

• Doenças Cardiovasculares

• Insuficiência cardíaca (IC)

• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar

• Cardiopatia hipertensiva

• Síndromes coronarianas

• Valvopatias

• Miocardiopatias e Pericardiopatias

• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

• Arritmias cardíacas

• Cardiopatias congênitas no adulto

• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

• Diabetes mellitus

• Pneumopatias crônicas graves

• Hipertensão arterial resistente (HAR)

• Hipertensão arterial – estágio 3

• Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade

• Doença Cerebrovascular

• Doença renal crônica

• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).

• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

• Obesidade mórbida – IMC ≥40

• Cirrose hepática

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Vacinação contra a Covid-19 – Holambra

Dia 14 de maio, sexta-feira

Moradores a partir de 60 anos com Cartão Cidadão
Salão da Terceira Idade
7h às 12h
Necessário agendamento em www.holambra.sp.gov.br

Dia 14 de maio, sexta-feira

-Moradores acima de 50 anos com comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde
-Pessoas com deficiência que recebam Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) acima de 50 anos
Salão da Terceira Idade
13h às 16h
Atendimento por ordem de chegada (distribuição de senhas)

Holambra

Holambra realiza Dia D de Multivacinação e imunização contra a Pólio

Publicados

em

O Departamento Municipal de Saúde realiza no domingo, 24, o Dia D de Multivacinação, com atualização da situação vacinal de moradores menores de 15 anos, e de imunização de crianças entre 1 e 4 anos contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A aplicação das doses ocorrerá das 8h às 15h nas unidades de Saúde do Imigrantes, Santa Margarida e Palmeiras. É importante levar o Cartão SUS e a caderneta de vacinação.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Wilma Gomes, para crianças e adolescentes de até 15 anos a aplicação acontecerá mediante a avaliação das vacinas que faltarem na carteirinha. Ela chama a atenção para os imunizantes que protegem contra a coqueluche e o sarampo. Já no caso da poliomielite, todos os holambrenses de 1 a 4 anos precisam receber a nova dose injetável.

LEIA TAMBÉM:

“O Ministério da Saúde passa agora a substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente, a famosa gotinha, por uma dose de vacina injetável”, explicou Wilma.

“É importantíssimo que os pais levem seus filhos aos locais de vacinação. O Dia D é uma ótima oportunidade para quem trabalha ou estuda e não consegue garantir a imunização durante a semana”, avalia o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Saúde de Holambra realiza mutirão de combate à Dengue no dia 23

Publicados

em

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra realiza no dia 23 mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. A ação será realizada entre 8h e 12h.

A iniciativa ocorre no Imigrantes e irá contar com agentes de saúde que farão visitas nas residências,  retirada de possíveis criadouros, orientações ao morador e entrega de material informativo.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com a médica veterinária da Vigilância Ambiental da cidade, os servidores estarão uniformizados e identificados com crachá. ” O trabalho será realizado aos sábados para facilitar a entrada dos agentes nas casas já que, durante a semana, muitas residências estão fechadas pois os moradores estão trabalhando fora”, falou. “É importantíssimo que todos colaborem e permitam a entrada dos agentes.”

O último balanço divulgado pelo Departamento Municipal de Saúde revela que Holambra registrou este ano 1313 casos de dengue.

O diretor municipal da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, reforça a importância do trabalho em conjunto entre a Prefeitura e a população. “Toda a comunidade precisa fazer a sua parte, evitando o acúmulo de água parada e sempre monitorar o jardim e o quintal”, alertou.

No site do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, está disponível para impressão um panfleto com ações que devem ser realizadas semanalmente. Além disso, é possível que a população contribua denunciando possíveis criadouros por meio da Ouvidoria. O telefone da Vigilância em Saúde é  o (19) 3802-7978.

Em caso de suspeita de dengue a orientação é procurar a unidade de saúde o mais breve possível.

Como combater o mosquito:
– Vedar caixas d´água
– Não manter água parada em calhas ou outros recipientes
– Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas
– Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas
– Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana

Sintomas da dengue:
– Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Dor nos ossos e articulações
– Manchas vermelhas no corpo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Novembro Azul: Saúde de Holambra faz campanha voltada aos homens para incentivar a realização de exames preventivos

Publicados

em

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra promove até dia 29 de novembro campanha voltada aos homens da cidade com objetivo de incentivar a procura por exames para o diagnóstico precoce de doenças, em especial o câncer de próstata. A ação faz parte do movimento Novembro Azul.

A população masculina a partir dos 40 anos é estimulada a procurar as unidades básicas de atendimento para realizar exames preventivos de sangue e urina. Para isso, basta apresentar Cartão Cidadão válido e documento pessoal com foto.

LEIA TAMBÉM:

“Ao se dirigir até a unidade mais próxima de casa, o morador já irá retirar guia com data e horário para a realização de exames como Hemograma, PSA e Urina. Eles serão colhidos em laboratório realizado na região central da cidade”, explica o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias.” Em caso de alteração o paciente será encaminhado para consulta médica”.

Ainda segundo o diretor, a rede pública municipal de saúde oferece apoio psicológico, orientação e acompanhamento para pacientes diagnosticados com câncer de próstata. O tratamento, que é de alta complexidade, é realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou em outras unidades de referência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias