Jaguariúna
Chuva forte provoca estragos em vários pontos de Jaguariúna e Prefeitura mobiliza Defesa Civil, Bombeiros e Secretarias no atendimento à população

A forte chuva que durou quase três horas ininterruptas foi marcada por raios e trovoadas, atingiu toda a cidade na noite de quarta-feira (23) e provocou estragos consideráveis em Jaguariúna. Os prejuízos materiais começaram a ser quantificados nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (24).

De acordo com a diretora da Defesa Civil de Jaguariúna, Fernanda Rodrigues de Souza Tesche, foram registrados 116mm de chuva, o equivalente a 12 dias de chuvas constantes e moderadas na cidade. “Foi muita água mesmo, pois quando temos 70mm já é considerado estado de observação. Além disso, caíram muitos raios também, o que assustou bastante”, destaca.
Os raios danificaram, ainda, a central de internet no Paço Municipal, que ficou apenas com os telefones funcionando e sem comunicação com o site oficial da administração, o Facebook e outras redes sociais Instagram e Twitter.

Diante da situação, equipes da Defesa Civil, Bombeiros Municipais, Polícia Municipal (ex-Guarda Municipal), e das secretarias municipais de Assistência Social, Meio Ambiente e do Departamento de Obras e Serviços Públicos foram a campo para executar ações emergenciais em vários pontos da cidade.

Atuando em conjunto, realizaram desobstrução de ruas, isolando áreas e oferecendo atendimento a quem precisasse de ajuda. Por conta disso, foram suspensas temporariamente a coleta de entulhos e de galhos de árvores, que é setorizada e acontece rotineiramente durante a semana.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços, Lucas Gabriel Lopes, nas primeiras horas os pontos mais prejudicados foram uma tubulação de águas pluviais, que cedeu e provocou o afundamento de parte do asfalto na Avenida Pacífico Moneda (bairro Vargeão), e a queda de parte de dois muros: o da Escola Municipal Irineu Espedito Ferrari, na Vila 12 de Setembro, e o do Condomínio Vila Toscana.
“Também tivemos um grande estrago no asfalto da pista na saída de Jaguariúna para Pedreira, bem próximo a um posto de gasolina. Uma de nossas equipes foi para lá com máquinas e equipamentos para retirar as placas que se soltaram, isolar e sinalizar a área para providenciar o reparo com urgência, pois é um trecho de grande fluxo de veículos, explica Lucas Lopes.
Defesa Civil e Bombeiros
Atuando em conjunto, equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros Civis Municipais foram acionadas e também atenderam várias ocorrências. Conforme a diretora da Defesa Civil, que acompanhou e coordenou os trabalhos ao lado do responsável pelos Bombeiros, Paulo Henrique da Vinha, um dos pontos mais críticos foi em frente ao Parque dos Lagos, na Vila 12 de Setembro, onde o nível da água chegou a 1,5 metro na altura e vários veículos acabaram ilhados.

“Ali é uma baixada e o acúmulo de água foi grande. Pelo menos 4 veículos de passeio e 1 microônibus, que tentaram passar quando a água já subia, ficaram ilhados. Retiramos os passageiros pelas janelas, utilizando botes, e também recolhemos quem estava nos carros, levando todos a um local seguro. O mesmo aconteceu perto do Parque Santa Maria, onde um casal ficou ilhado dentro de um carro. Estivemos prestando socorro até por volta das 2 horas da madrugada e, felizmente, não houve nenhuma vítima”, disse a diretora da Defesa Civil.
De acordo com o balanço prévio, feito pela Defesa Civil e os Bombeiros Civis Municipais, quatro árvores caíram durante o temporal, sendo duas na Avenida Marginal (região central) e outras duas na Avenida Tassinari, no Jardim Dona Luiza. Quanto a imóveis alagados, ainda segundo a Defesa Civil, não houve necessidade de remover nenhuma família.
O único caso em que a família precisava ser retirada do local, devido ao alagamento da casa, localizada próxima à Cerâmica Santa Glória, no bairro Vargeão, houve recusa por parte dos moradores. Diante do impasse, Defesa Civil e Bombeiros acionaram a Secretaria de Assistência Social. A assistente social que compareceu ao local registrou a recusa da família em aceitar ser acomodada temporariamente numa Pousada, com despesas custeadas pela Prefeitura.
Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Fotos: Ivair Oliveira
Jaguariúna
UniFAJ realiza atendimentos gratuitos para quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda

IR Solidário ocorre entre os dias 05 e 09 de maio, das 19h às 21h, em Jaguariúna
O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) realiza, de 05 a 09 de maio, mais uma edição do IR Solidário. A ação tem por objetivo oferecer atendimentos gratuitos para os contribuintes que precisam fazer a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2025). Os plantões ocorrem das 19h às 21h, no campus 1 do centro universitário em Jaguariúna.
O IR Solidário é promovido pelo curso de Ciências Contábeis da UniFAJ. Alunos do 5º e 7º semestres, sob supervisão dos docentes, realizarão atendimentos que vão desde tirar dúvidas sobre o IR, até a montagem e envio da declaração à Receita Federal.
Para isso, o contribuinte deve comparecer ao local da ação com documento pessoal que tenha o número do CPF; informes de rendimentos de trabalho e dos bancos onde possuir contas; e comprovantes de despesas com saúde, educação e de bens em nome do titular. O contribuinte deverá ter em mãos a senha Gov.br, que será digitada por ele no momento de envio da declaração.
LEIA TAMBÉM:
Para o docente de Ciências Contábeis da UniFAJ e organizador do evento, Luis Fernando de Morais, o IR Solidário é uma forma de o contribuinte fazer a sua declaração de maneira segura.
“A ação representa ao contribuinte a chance de acesso gratuito à orientação especializada, segurança no preenchimento da declaração e incentivo à cidadania fiscal”, garante. “Aos alunos, é a oportunidade única de aplicar conhecimentos técnicos em situações reais, desenvolvendo competências profissionais e senso de responsabilidade social”, complementa o gestor de Ciências Contábeis da UniFAJ, professor Anderson Barros.
Além de auxiliar na declaração, o IR Solidário busca incentivar os contribuintes a ajudarem os projetos voltados ao bem-estar das crianças, adolescentes e idosos, com a doação de 3% a 6% do Imposto de Renda para entidades assistenciais de Jaguariúna. Em 2024, 45 contribuintes passaram pelo IR para tirar dúvidas e fazer a declaração.
Quem precisa fazer a declaração?
O prazo para envio da declaração do IR em 2025, ano-calendário 2024, vai até às 23h59 do dia 30 de maio. Pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$33.888 anuais ou que tenham posse ou propriedade de bens com valor superior a R$800 mil, são obrigadas a declarar.
Entre as principais mudanças para este ano, estão a exigência de declaração de rendimentos no exterior; prioridade na restituição para quem usar a declaração pré-preenchida com Pix; a possibilidade de atualização de bens imóveis com tributação diferenciada; além da exclusão de alguns campos no preenchimento online. A Receita Federal estima receber 46,2 milhões de declarações, quase 3 milhões a mais do que as 43,2 milhões entregues no ano passado.
IR Solidário – UniFAJ 2025
Datas: 05 a 09 de maio
Horário: 19h às 21h
Local: Campus 1 da UniFAJ – Rua Amazonas, 504, Jardim Dom Bosco – Jaguariúna
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
1ª Feira de Empregos inclusivos de Jaguariúna atrai mais de 60 candidatos

A 1ª Feira de Empregos Inclusivos de Jaguariúna, realizada nesta quarta-feira, 30, atraiu mais de 60 candidatos a vagas de trabalho oferecidas por várias empresas da região. O evento, realizado no Boulevard do Centro Cultural de Jaguariúna, foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios, em parceria com o Polo de Empregabilidade Inclusiva do Estado de São Paulo (PEI). O objetivo é gerar oportunidades e promover a diversidade no mercado de trabalho.
LEIA TAMBÉM:
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no total, 16 empresas de Jaguariúna, Amparo e Holambra participaram da feira. Os candidatos selecionados durante o evento passarão por avaliações junto aos empregadores.
Além da oferta de vagas de emprego inclusivas, a programação incluiu a palestra “Os dois lados da inclusão no mercado de trabalho”, ministrada por Tatiana Rolim, psicóloga, escritora e especialista em diversidade e inclusão.
O evento também contou com os serviços do Banco do Povo e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna.
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Jaguariúna
Jaguariúna terá encontro inclusivo no Boulevard

Neste domingo, 04, o Boulevard do Centro Cultural de Jaguariúna será palco para o 2º Encontro Inclusivo. O evento, organizado pelo Projeto CromosSomos, acontece a partir das 14h e tem o apoio da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios.
Segundo os organizadores, o encontro é aberto ao público e, quem quiser, pode doar um quilo de alimento. O evento contará com cantina, pintura facial, brinquedos e histórias inclusivas para as crianças.
LEIA TAMBÉM:
“O projeto tem como objetivo desmistificar a t21 (síndrome de Down), acolher famílias, promover encontros e incluir pessoas, além de dar visibilidade, inclusão e representatividade para pessoas com a síndrome”, afirma Cássia Bettanin Gonçalves, fundadora do Projeto CromosSomos.
Serviço:
2º Encontro Inclusivo
Data: 04/05/2025 (domingo)
Local: Boulevard do Centro Cultural
Horário: 14h
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Prefeitura de Artur Nogueira vacina cães e gatos contra raiva nesta quarta e quinta
-
Jaguariúna1 semana atrás
Expresso Sicoob chega a Jaguariúna com cursos gratuitos e certificados
-
Amparo1 semana atrás
Segurança reforçada: bolsistas convocados por concurso começam a formação para integrar o quadro da GCM de Amparo
-
Jornal Online5 dias atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1983
-
Amparo1 semana atrás
Projeto de escritora amparense alia Educação e Cultura nas escolas rurais de Amparo
-
Amparo1 semana atrás
Esgoto: população de Amparo começa a ser informada sobre as obras de ampliação da rede
-
Amparo1 semana atrás
Amparo sedia Copa São Paulo de Ciclismo no domingo, 27
-
Campinas1 semana atrás
Campinas recebe Encontro Nacional do Café – ABIC