Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Vereadores de Amparo pedem confiança nas autoridades e fazem propostas sobre ataques em escolas

Publicados

em

Botão de pânico foi uma das pautas

Durante a sessão ordinária do dia 10 de abril, os vereadores de Amparo fizeram uso do tempo destinado à Explicação Pessoal para mencionar as recentes ameaças de ataques a escolas na cidade, e também no país. “Há uma Comissão reunida e trabalhando por nós, o sistema de segurança está empenhado com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil. O que não podemos é colocar a cidade em pânico por conta de postagens na internet”, discursou o vereador Farlin Conrado (MDB), que é guarda civil municipal.

Conrado se refere a publicações em redes sociais que citam escolas de Amparo em supostos atentados, com datas anunciadas, após a tragédia ocorrida em uma creche em Blumenau (SC), no dia 5. “Como já anunciado pelo prefeito, em todas as escolas há câmeras de vigilância, viaturas em monitoramento e profissionais atentos”, completou ele, opinando ainda que não vê como solução a disponibilização de um profissional de segurança em cada escola. “É humanamente impossível”, disse.

LEIA TAMBÉM:

O vereador Carlos Cazotti (MDB) demonstrou sua tristeza. “Todos nós ficamos estarrecidos com o que está acontecendo em nosso Brasil, crianças indefesas, escolas invadidas e mortes. E agora nos causa repulsa por colocarem esse terror em nossa cidade. Vamos confiar no nosso Comitê (Gabinete Especial de Segurança nas Escolas, criado pelo Executivo) e punir quem faz essas divulgações, porque é crime”, disse.

 A professora e vereadora Sílvia Forato (PT) chamou a atenção para as divulgações das próprias pessoas públicas. “É uma situação triste, mas há protocolos a serem seguidos sob os olhares técnicos, formas corretas de agir. Digo isso para não sairmos dando opinião de como deve ser feito, como pessoas públicas, sem tomar esse cuidado”, declarou.

Silvinha lembrou que, na semana passada, ela fez declarações sobre o ambiente escolar atual e como certas atitudes levam à violência. “O abandono das escolas, os discursos de ódio que são incentivados publicamente, discursos de racismo, falas alusivas a ideias nazistas, tudo isso gera consequências violentas”, finalizou.

LEIA TAMBÉM:

O vereador André de Oliveira (PP) parabenizou a ação rápida do Executivo em formar o Gabinete Especial e apresentou sua indicação para disponibilizar profissionais fardados e armados nas escolas e também a realização de palestras. “Pensei em policiais/guardas da reserva. Sei que é algo perturbador para as crianças, mas é necessário para a segurança de todos. E também sugiro uma palestra semanal de 15 minutos para os envolvidos nesse trabalho, com treinos práticos para situações como estas. Só quero poder ajudar e tentar amenizar o medo dos pais”, disse.

Como nova sugestão prática ao Executivo, o vereador Pastor Elson Batista (PL) indicou a instalação de ‘botão de pânico’ para as unidades escolares, não apenas para ataques maiores como estes. “Sabemos que foram casos pontuais, mas há situações como briga interna de alunos, com uso de estiletes e tesouras, disponíveis na sala de aula. Nestes casos, o monitoramento e as portas de detector de metal não resolveriam, mas o botão de pânico sim”, comentou. Pastor Elson ressaltou que o principal, ao analisar os ataques em escolas, é que está faltando Deus na vida das pessoas. “Falta o amor pelas pessoas, a empatia, porque às vezes não existe dentro de casa. Essas crianças, muitas vezes, são instigadas a brigar, bater, devolver a ofensa”.

A vereadora Alice Veríssimo (União), que foi secretária municipal de Educação até dezembro de 2022, reforçou que o monitoramento já acontece em todas escolas e creches do município, mas que novas ações podem ser pensadas. “Treinamento com diretores das escolas já está acontecendo e o botão de pânico será adotado. Precisamos também de um programa interno nas escolas para que alunos e funcionários saibam lidar com esse tipo de situação de violência. Precisamos tratar o ambiente escolar, o bullying, o  dia a dia deles. Vimos de um tempo onde o armamento era estimulado, e não é por aí que se resolve. Temos que criar nas nossas escolas ambientes menos violentos, abertos à convivência familiar, da comunidade, para se sentirem corresponsáveis por aquele ambiente”, finalizou.

O presidente da Casa, vereador Edilson Camillo (Dil – PSD), também destacou os valores morais e pessoais. “Projetos de segurança são necessários, mas temos que pensar na questão da criança, da família. O  mais importante é cuidar dentro de casa, apresentar valores pessoais, ensinar e exigir o respeito. Fica a reflexão”.

Assista à sessão AQUI

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Artur Nogueira

Parceria entre Saean e Partiu Corrida fortalece ações ambientais no mês da água

Publicados

em

3ª edição da corrida Anima Artur acontecerá dia 17 de março, no Centro Cultural Tom Jobim; saiba como se inscrever

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) está engajado em mais uma ação que valoriza o meio ambiente, a saúde e o esporte no município. Em parceria com a empresa Partiu Corrida, a autarquia apoia a 3ª edição da corrida Anima Artur, que está marcada para o dia 17 de março.

O evento acontecerá no Centro Cultural Tom Jobim, a partir das 7h. Os interessados podem conferir outras informações e inscrições através do site: <ticketsports.com.br/e/anima-artur-2024-37501>.

Para tanto, o Saean sorteou oito ingressos para a corrida, nesta quarta-feira, 28. Os nomes dos ganhadores foram divulgados no Instagram @saeanarturnogueira, e os sorteados devem entrar em contato com a organização para receberem um kit com camiseta, medalha e viseira.

LEIA TAMBÉM:

Além disso, os kits contém materiais informativos sobre as políticas públicas de preservação da água. “Além de conscientizar a população sobre o cuidado com os recursos naturais, nosso objetivo também é lembrar os moradores sobre o importante papel que o Saean desempenha ao levar água limpa a todos os cantos da cidade”, pontua a presidente da autarquia Gabriela Montoya.

O prefeito Lucas Sia (PSD) destaca os benefícios do evento para o município. “A corrida Anima Artur fomenta o turismo nogueirense, proporciona lazer aos munícipes e incentiva a prática esportiva. Estamos muito felizes em apoiar essa iniciativa que promove bem-estar para todos nós”, diz.

A iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte, Lazer & Juventude e Cultura & Turismo. A Corporação Musical 24 de Junho ficará responsável pela música do evento.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira divulga prêmios do IPTU premiado 2024

Publicados

em

3ª edição do programa sorteará carro 0 km, geladeira, máquina de lavar roupas, Smart TV e micro ondas para contribuintes que pagam impostos em dia

A Prefeitura de Artur Nogueira divulga os prêmios da 3ª edição do ‘IPTU PREMIADO’. Serão sorteados um carro 0 km e uma máquina de lavar roupas, além da Smart TV, geladeira e um micro ondas. A lei foi sancionada pelo prefeito Lucas Sia (PSD) e é de autoria do vereador Melinho (União Brasil). O objetivo é valorizar os moradores e contribuintes que pagam os impostos em dia.

O chefe do Poder Executivo comemora mais uma edição do programa. “Repito, nada mais justo do que valorizar aqueles que cumprem com seus compromissos financeiros e contribuem para o desenvolvimento da cidade. Nossos moradores merecem e devem ser valorizados”, exclama Sia.

LEIA TAMBÉM:

Os sorteios serão realizados pela extração da Loteria Federal no último sábado do mês de abril, dia 27. Já as premiações serão feitas no dia 09 de junho, ocasião em que serão confirmados os ganhadores.

Podem participar dos sorteios pessoas físicas ou jurídicas, proprietários, locatários ou possuidores de imóveis inscritos no Cadastro Imobiliário Fiscal da Prefeitura nogueirense, contribuintes do IPTU e da Taxa de Coleta e Remoção do Lixo.

Como participar?
Para participar não é necessário realizar um pré-cadastro. Os interessados devem apenas ter seus pagamentos em dia, ou seja, não estarem inadimplentes.

O sorteio será pelo número do “Aviso de Lançamento”, o qual consta no carnê de IPTU.

Fique atento
O pagamento do IPTU pode ser feito em 10 parcelas, ou total (cota única) com 10% de desconto. A cota única tem vencimento em 10 de março de 2024.

Para quem optar por pagar parcelado, a 1ª parcela também vence em 10 de março; e as demais parcelas todo dia 10 dos meses seguintes – até dezembro.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, no carnê de IPTU predial é cobrada também a Taxa de Lixo (TL). Já no carnê de IPTU dos terrenos, é cobrada, além do IPTU, somente a Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

O pagamento em parcela única ou parcelado quita tanto o IPTU quanto as Taxas.

Lei 3.496
A Lei 3.496 é de autoria do vereador Melinho (DEM) e tem por objetivo auxiliar, incentivar e incrementar a arrecadação de tributos municipais. Além disso, a legislação – sancionada pelo prefeito Lucas Sia (PSD) visa estimular os contribuintes que estiverem em dia e/ou pagarem pontualmente os impostos deles.

“Não pode haver pendências judiciais ou administrativas relativas aos imóveis que possuam, nem nos tributos dos exercícios anteriores”, afirma a secretária da Fazenda Michele Passos.

Vale ressaltar que não são permitidos participar do sorteio os cadastros de IPTU e Taxa de Coleta e Remoção de Lixo que estejam vinculados ou inseridos a qualquer tipo de isenção ou anistia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura lança concurso “Estrelas do Sabor” para cozinheiras da Educação em Artur Nogueira

Publicados

em

Concurso acontece entre os meses de fevereiro e maio para servidoras lotadas na Secretaria de Educação; premiações envolvem frigobar e micro ondas

A merenda é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes de Artur Nogueira. Pensando nisso, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, anuncia uma iniciativa que valoriza as profissionais que se dedicam diariamente em prol da alimentação escolar.

“Estrelas do Sabor” é o concurso culinário, promovido exclusivamente para servidores que exercem as funções de cozinheiras ou auxiliares de cozinha da Prefeitura, com o tema: Descobrindo novas receitas.

LEIA TAMBÉM:

As inscrições estão abertas até o dia 21 de março, e podem participar as cozinheiras e auxiliares de cozinha que sejam funcionárias da Prefeitura Municipal, que estejam restritas na Secretaria de Educação, e que desempenhem funções em Unidades Educacionais Municipais e Escolas Estaduais por força do Convênio e nos Centros de Referência (Craee e Cratea).

O prefeito Lucas Sia (PSD) destaca que a iniciativa surgiu com objetivo de valorizar os profissionais da alimentação escolar nogueirense. “Precisamos reconhecer o trabalho lindo que as cozinheiras desempenham diariamente. Além disso, esse concurso vai engajar a equipe, desenvolver novas habilidades, ampliar as receitas no cardápio das escolas e claro, divulgar todos esses talentos à população”, pontua.

Inscrições
Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e enviar junto com uma foto do prato montado, para o e-mail: [email protected]. O prazo limite para envio é até o dia 21 de março, às 17h.

A ficha de inscrição, bem como todos os detalhes e regras de participação, estão disponíveis na página oficial da Prefeitura, através do link: https://arturnogueira.sp.gov.br/site/wp-content/uploads/2020/07/CONCURSO-RECEITAS-revisado.pdf.

Descobrindo novas receitas
O tema desta edição do concurso é Descobrindo novas receitas. A secretária de Educação Débora Sacilotto explica a ideia: “Sabe aquela receitinha que as crianças iriam amar? O cardápio escolar é pensado por nutricionistas e exige que a alimentação seja balanceada e principalmente, saborosa. Com base nos ingredientes existentes em nosso cardápio, nossas cozinheiras vão criar receitas novas, que poderão compor o cardápio durante o ano letivo”.

Cada participante deverá apresentar apenas uma receita com as seguintes características:

• Receita salgada;
• Composta por um elemento principal e até dois acompanhamentos;
• Os ingredientes devem ser aqueles que fazem parte da merenda escolar;
• Deverá ser inédita, ou seja, não deve estar no cardápio da merenda escolar;
• Os equipamentos e utensílios utilizados deverão estar disponíveis nas Unidades Educacionais.

As concorrentes inscritas poderão fazer o teste dos pratos na própria Unidade Educacional em que trabalham, e o Departamento de Nutrição fornecerá os ingredientes necessários.

Premiação
Duas participantes serão premiadas. Em 1° lugar, a vencedora terá a oportunidade de ganhar um frigobar e em 2° lugar, um micro ondas.

Todas as inscritas receberão certificado de participação e terão oportunidade de incluir as receitas na merenda escolar.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias