Conecte-se conosco

Pedreira

Saúde de Pedreira convoca a população para vacinação contra a Gripe Influenza

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza está imunizando crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres que fizeram parto nos últimos 45 dias ) e trabalhadores da área da saúde. Em Pedreira a Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina está disponível em oito Postos de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h e aos sábados, na Central Municipal de Saúde, das 8h às 15h.

“O imunizante protege a população contra a Influenza A, que inclui H1N1, H3N2 e Influenza B. A campanha de prevenção contribui para não gerar sobrecarga na Rede Hospitalar, que já tem sua capacidade ocupada por pacientes acometidos pela COVID-19”, destaca a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Pedreira, Isabel Cristina dos Santos Lima.

Segundo a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, é preciso respeitar 14 dias de intervalo para receber a vacina contra a gripe após ter tomado a dose contra a Covid-19. “Como a imunização contra a Covid-19 também está em andamento, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas aptas a receber as duas vacinas tomem primeiro a dose contra o Coronavírus e depois a da Gripe”, ressalta a secretária Ana Lúcia.

Continue lendo

Pedreira

Grupo Primavera encerra Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, após beneficiar 380 crianças

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A organização da sociedade civil (OSC) Grupo Primavera, de Campinas, encerra nesta sexta-feira, 26, a partir das 18h, o Projeto Teatro de Fantoches em Pedreira, que capacitou educadores sociais de quatro creches filantrópicas e beneficiou 380 crianças. O encerramento acontecerá no Centro Integrado Municipal de Educação Infantil (CIMEI) “Maria Cecilia Betiolli Lima”, com a participação dos educadores e equipe do Primavera.

Participaram do projeto 40 educadores das CIMEI “Walkyria Thomazini Cavicchia” e “Maria Cecilia Betiolli Lima”– ligadas ao grupo Nisfram – e da Creche Santo Antonio, todas conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação de Pedreira.

Patrocinado pelas empresas Buckman, DHL e CI&T e aprovado pela Lei Rouanet, o projeto contou com 4 sessões que totalizaram 12 horas de capacitação online. Com o kit completo formado por 16 bonecos em mãos, os educadores utilizaram diferentes métodos de manipulação dos fantoches e contação de histórias. Os educadores de Pedreira formaram a segunda turma a receber capacitação on-line neste ano. A primeira turma, capacitada no primeiro semestre de 2021, contou com 119 educadores sociais de Campinas.

Para a gestora executiva do Grupo Primavera, Ruth Maria de Oliveira, o teatro de fantoches oferece um resultado preciso e rápido no desenvolvimento da educação e na construção de relações sociais, auxiliando na construção da cidadania e da cultura. “Neste ano abordamos temas ligados à tecnologia, período em que as crianças tiveram mais contato com celular e computadores”, explica.

Na capacitação, os educadores foram apresentados ao projeto de forma alegre e lúdica. “O objetivo era encantar inicialmente o educador para, depois, ele encantar as crianças. Trabalhar com fantoches não é somente manipular o boneco, cantar uma música ou mesmo brincar com eles. Envolve técnicas de narração oral cênica, entendendo o processo de interatividade com o público e a criatividade na construção e adaptação de histórias”, complementa Ruth.

Em 40 anos de existência, o Grupo Primavera atingiu a marca de mais de 11 mil atendidos por meio de seus programas de educação complementar, cultural e profissional, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los cidadãos ativos na sociedade. Oferece aos atendidos conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.

A instituição, fundada em 1981, recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos. O ingresso no Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.

O Projeto Teatro de Fantoches, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. Por meio do teatro com os bonecos, a OSC acredita que é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionar mecanismos diferentes para o aprendizado delas.

Todos os fantoches são feitos na oficina de criação do Grupo Primavera e, neste ano, 3.500 foram confeccionados. Grandes empresas patrocinam o projeto, levando suas marcas nos kits, compostos cada um por 16 bonecos, um cenário e o livro pedagógico que ensina sobre o uso adequado dos fantoches, inclusive com sugestões de histórias elaboradas por arte-educadoras.

Continue lendo

Pedreira

Técnicos de Pedreira participaram de capacitação sobre o Programa Município VerdeAzul em Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal do Meio ambiente, recebeu no dia 19, representantes de várias cidades da região para o curso de capacitação do Ciclo 2021 do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo do Estado de São Paulo. O evento foi realizado no Teatro Municipal Dona Zenaide e Pedreira esteve representada pelos engenheiros ambientais José Renato Belotto e Agata Gasparini da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Pedreira.

O coordenador do Programa em Jaguariúna, José Walter Figueiredo, destacou que a capacitação dos municípios abordou a resolução que estabelece as diretrizes do Programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Para o engenheiros José Renato e Agata Gasparini o Programa VerdeAzul é um importante indutor de políticas públicas ambientais. “A capacitação teve como objetivo melhorar o desenvolvimento destas políticas em Pedreira e assim avançarmos nas diretivas ambientais que interessam a todos”, ressaltaram os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

Continue lendo

Pedreira

Prefeito Hamilton Bernardes Junior estará participando do painel “Reforma Tributária para o Setor Público e Privado”

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Estância Turística de Olímpia recebe no período de 23 a 27 de novembro, da 4ª edição do Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, evento voltado às lideranças municipais que discutirá importantes temas para o desenvolvimento das cidades, unindo a iniciativa privada, entidades, fundações, governo e associações representativas.

Durante toda a semana, assuntos fundamentais serão debatidos, com a presença de autoridades estaduais e nacionais. Além disso, o local contará com diversos estandes de empresas públicas, privadas e Prefeituras Municipais para divulgação das cidades e instituições. O evento tem organização da UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo.

A abertura do Conexidades será na terça-feira, 23, às 19h, e contará com a participação de autoridades municipais, Sebastião Misiara; do presidente da União dos Vereadores do Brasil, da presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dra. Cristiana de Castro Moraes; e do secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, que representará o Governo do Estado de São Paulo.

O prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior, estará participando na quarta-feira, 24 de novembro, às 15h30, do painel “Reforma Tributária para o Setor Público e Privado”, que contará ainda com a participação de Roberto Giannetti da Fonseca, economista; Lucas Cepeda, Head de Competitividade no Centro de Liderança Pública – CLP; George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.

A 4ª edição do Conexidades será gratuita e presencial, no Centro de Convenções do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, respeitando todos os protocolos de segurança.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias