Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Lucas Sia anuncia novo Plano Diretor após 15 anos sem revisão

Publicados

em

Segundo secretário de Planejamento, Artur Nogueira cresceu 25% em 10 anos de forma desordenada

O prefeito Lucas Sia (PSD) anunciou na sexta-feira, 17, a elaboração de um novo Plano Diretor para Artur Nogueira. O anúncio é feito cerca de 15 anos depois do lançamento do atual Plano, que ocorreu em 2006. Desde então, o município se baseava em um documento desatualizado, que nos últimos anos foi desconsiderado e negligenciado.

O novo Plano Diretor é promessa de campanha de Sia (PSD), a fim de reverter uma série de equívocos urbanísticos cometidos nos últimos anos. “Ainda estamos em tempo de corrigir todos esses erros e organizar a expansão de nossa amada Artur Nogueira. Administrar uma cidade é um grande desafio, e quando o crescimento não ocorre da forma correta é ainda mais desafiador. Queremos uma cidade cada vez mais desenvolvida, mas sempre dentro do que rege a legislação”, pontua.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento Fernando Arrivabene, a elaboração de um novo Plano é de extrema urgência, visto que Artur Nogueira cresceu 25% em 10 anos de forma desordenada em grande parte do período. “É importantíssimo que o Plano Diretor, quando em execução, seja rigidamente fiscalizado para que o crescimento do município seja saudável. Afinal, ele é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana”, destaca.

Arrivabene frisa que não seria possível a revisão e reaproveitamento do atual Plano, visto que tais práticas de revisão deveriam ser feitas de cinco em cinco anos, o que nunca aconteceu em 15 anos. Ele comenta que diversos problemas acabaram surgindo em consequência dos vários anos de falta de planejamento.

“Hoje, a realidade do município é outra. Alguns problemas permanecem, porém surgiram outros por não haver um plano revisado e colocado em prática”, exclama o arquiteto e urbanista. E completa, “é fundamental que os moradores acompanhem a execução do novo Plano Diretor e cobrem, no futuro, a sua efetiva implantação”.

O momento histórico marca mais uma promessa de campanha firmada pelo chefe do Poder Executivo, Lucas Sia (PSD) e sua equipe da Secretaria de Planejamento.

CONTRATAÇÃO E ELABORAÇÃO
O Plano Diretor será executado por profissionais da Fundação Instituto de Administração (FIA) – vinculada à Universidade de São Paulo (USP) – em um prazo de 12 meses, podendo ser finalizado antes do tempo. O contrato para desenvolvimento do Plano foi assinado na quinta-feira, 16, cujo custo será de R$498 mil, menor orçamento entre os órgão públicos consultados pela Administração Municipal.

A FIA é referência entre as escolas de negócios, e conta um corpo docente altamente qualificado, que desenvolve projetos de pesquisa, consultoria e educação em todas as áreas da administração de empresas.

Para elaboração do Plano nogueirense, será usado o conhecimento técnico da empresa contratada, aliado à secretaria de Planejamento do município. Durante o desenvolvimento do novo Plano Diretor, o mesmo será submetido a audiências públicas com participação da sociedade civil e, após concluído, será enviado à Câmara Municipal para apreciação e votação dos vereadores.

Por fim, Sia (PSD) destaca que o novo Plano deverá ter como objetivo distribuir os riscos e benefícios da urbanização, induzindo um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. Isso é possível a partir de regras, parâmetros, incentivos e instrumentos determinados pelo Plano Diretor.

Artur Nogueira

Prefeitura realiza semana Sipat em Artur Nogueira

Publicados

em

Evento interno visa a prevenção de acidentes de trabalho

Durantes os dias 24, 25 e 26 de maio, a Prefeitura de Artur Nogueira irá realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento interno ocorrerá sempre a partir das 14h no auditório do Salão Paroquial Papa João Paulo II. 

De acordo com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) municipal, as palestras dos três dias serão ministradas pelo instrutor Julino Telles. “Os assuntos abordados serão a respeito de saúde mental, comportamento seguro (segurança do trabalho) e motivação. Entendemos que o futuro depende da prevenção de hoje”, pontua.

A previsão é que cerca de 100 colaboradores da Administração Municipal participem da Sipat 2022. Desde 2019 sem acontecer, devido à pandemia, o evento tem por objetivo conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, previsto na legislação brasileira.

Continue lendo

Artur Nogueira

Com apoio da Prefeitura, projeto troca lâmpadas incandescentes por econômicas em Artur Nogueira

Publicados

em

Ação é da Neoenergia Elektro, que espera entregar 5 mil lâmpadas às famílias de baixa renda entre os dias 23 e 27 de maio

Com apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Artur Nogueira receberá, entre os dias 23 e 27 de maio, o projeto Energia Mais Eficiente. A ação é voltada aos clientes residenciais que podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, 40% mais econômicas.

A iniciativa da Neoenergia Elektro realiza ações de eficiência energética nas comunidades de baixo poder aquisitivo e instituições públicas da área de concessão da distribuidora. A expectativa é beneficiar 1.000 famílias com a entrega de 5 mil lâmpadas. 

Durante os cinco dias, o caminhão da concessionária irá percorrer os bairros Itamaraty, Jardim Blumenau, Coração Criança, Nosso Chão, Jardim Leonor, e Bom Jardim.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Para receber o kit de lâmpadas novas, os clientes residenciais, ou rurais-residenciais, devem estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica(TSEE) ou morar em comunidades de baixo poder aquisitivo, levar a conta de energia junto com a documentação de identificação do titular e até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (potência igual ou superior a 15W).

O PROJETO

O Projeto Energia Mais Eficiente faz parte do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.   O projeto é cooperativo e possibilita a ação conjunta das quatro distribuidoras do Grupo Neoenergia (Coelba, Celpe, Cosern e Elektro), com economia de escala, complementaridade de competências e aplicação das melhores práticas.

De um modo geral, o objetivo do projeto é otimizar e reforçar a divulgação dos conceitos sobre eletricidade e suas aplicações, os princípios de geração, transmissão, distribuição e utilização da eletricidade de forma eficiente e segura, além de divulgar o uso de equipamentos eficientes como forma de reduzir os custos financeiros e ambientais com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

PROGRAMAÇÃO – Projeto Energia Mais Eficiente em Artur Nogueira

Data: 23 de maio

Horário: 14h às 17h

Local: ação itinerante

Data: 24 a 27 de maio
Horário: 8h às 17h
Local: ação itinerante

Continue lendo

Artur Nogueira

Operação Inverno Antecipado: Prefeitura intensifica assistência aos moradores em situação de rua em Artur Nogueira

Publicados

em

Após parceria, moradores poderão se alojar em um local fechado, com disposição de roupas, cobertores e alimentação

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade, intensificou as ações em prol dos moradores em situação de rua. Após parceria, essa população poderá se alojar em um local fechado, com disposição de roupas, cobertores e alimentação.

Para proteger os moradores vulneráveis das noites frias, a Secretaria informou que, a partir desta sexta-feira (20) eles poderão se abrigar na Igreja Ministério Mevam, localizada na Rua João Luiz Machado, nº 333, Bela vista, onde passarão as noites com conforto. 

O titular da pasta Amarildo Boer agradece as parcerias firmadas. “A igreja foi gentilmente cedida pelo pastor Paulo Ferreira, onde oferecerá toda estrutura em parceria com a Prefeitura. Agradecemos imensamente ao Ministério Mevam e a comunidade Vida Melhor pela sensibilidade e pelo acolhimento desses moradores durante esses dias de frio”, destaca.  

AÇÕES INTENSIFICADAS

A secretaria alerta que, caso a população encontre alguma pessoa em situação de rua, deve entrar em contato com a Guarda Municipal (GM), pelos telefones (19) 3877-2353 ou 153. A solicitação pode ser anônima e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Em seguida, a GM acionará a equipe de assistência social, que fará a abordagem e encaminhará o morador ao abrigo. O prefeito Lucas Sia explica que além da proteção contra o frio, serão distribuídos kits de roupas, compostos por blusas, meias e cobertores. Haverá ainda alimentação reforçada e, caso a pessoa tenha animais, os mesmos também serão acolhidos com alimentação e estrutura necessária.

“Essas ações reafirmam o compromisso da gestão municipal de abrigar a população em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Queremos zelar pela segurança e bem-estar desses moradores, que merecem ser tratados com dignidade e respeito. Ao chegarem aos abrigos, os acolhidos terão acesso a refeições, banheiros e cuidados com higiene, além de receberem atendimento social”, reforça.

POPULAÇÃO PODE AJUDAR

A primeira-dama Simone Sia Rissato ainda destaca que a ajuda da população continua sendo bem-vinda. “Quem puder doar cobertas, roupas, qualquer tipo de agasalho, entre em contato conosco porque ninguém é tão pobre que não possa doar, nem tão rico que um dia não precise receber. Vamos aquecer o próximo nesse inverno”, pontua. 

Os interessados em ajudar podem contatar a secretaria de Assistência Social por meio dos telefones (19) 3827-9700 – ramais 9321, 9727, 9376 e 9378. As doações também podem ser entregues no Núcleo Administrativo, situado na Rua Nossa Senhora das Dores, Nº 629, no Centro.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias