Entretenimento
Levi Simões conquista pole e vence duas corridas na 5ª etapa do Paulista de Fórmula Vee em Interlagos
Estreantes também se destacaram na pista e o lounge da categoria reuniu atrações para competidores e visitantes
Levi Simões #44 foi o vencedor das duas provas da 5ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee, realizada no último domingo, 02, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O piloto também conquistou a pole position na programação de sexta-feira, 31, que ainda contou com dois treinos livres.
Na primeira corrida, disputada na manhã de domingo, Simões manteve a liderança após a largada, enquanto Davi Osachuki #35 assumiu a segunda posição ao superar David D’amico #77. Os duelos entre D’amico e Osachuki, pela vice-liderança, e entre Gabriel Andrade #99 e João Alécio #95, pelo terceiro lugar, seguiram até a bandeirada, com trocas de posições constantes. Ao final, Simões venceu com vantagem, seguido por Osachuki em segundo, Alécio em terceiro, D’amico em quarto e Wellington Godoy #23 completando o top 5.
Na segunda prova, no fim da tarde do domingo, Simões voltou a liderar de ponta a ponta, mas desta vez precisou resistir à pressão de João Alécio #95. O piloto de 16 anos, um dos estreantes do Paulista de Fórmula Vee, protagonizou a maior escalada da largada ao saltar da sétima para a segunda posição. No segundo pelotão, Felipe Vriesman #1 ganhou destaque ao realizar uma dupla ultrapassagem e entrar na disputa pelo terceiro lugar com Osachuki. Gabriel Andrade sofreu um toque que provocou a perda do bico e de partes da carenagem, finalizando sua participação desclassificado por não se dirigir aos boxes. A corrida terminou sob intervenção do safety car, com Levi Simões em primeiro, João Alécio em segundo, Felipe Vriesman em terceiro, David D’amico em quarto e João Dante #128 na quinta posição.
Treinos livres abertos
A Fórmula Vee também organizou treinos livres abertos para apaixonados por automobilismo, com ou sem experiência em pilotagem, na quinta-feira (30/07), como uma oportunidade dos participantes terem o primeiro contato com um carro de fórmula. A experiência atende um público diverso, de adolescentes a adultos 40+, para o aprendizado sobre pilotagem ou aperfeiçoamento de quem se interessa pelo esporte. Os participantes contaram com o suporte da equipe da FVee e com análise de dados, para apresentação de informações individuais sobre pilotagem, que auxiliam os participantes na performance em pista.
LEIA TAMBÉM:
Raphael Kikuchi, piloto de rental kart, foi um dos pilotos que estreou na Fórmula Vee e na pilotagem em autódromo, durante a 5ª etapa do Paulista. Ele falou sobre a experiência de pilotar um carro da categoria justamente no circuito mais icônico do Brasil. “A sensação é a melhor possível. Para quem gosta de automobilismo é algo sem precedentes. Aconselho todo mundo, isso aqui é uma delícia!”, destacou.
Lounge da FVEE movimentou pilotos e visitantes
Além da emoção na pista, o lounge oficial da Fórmula Vee foi um dos pontos de encontro do fim de semana, reunindo pilotos, familiares e convidados em um ambiente preparado para convivência, descanso e interação. O espaço ofereceu cafés da manhã e da tarde da Rede Sacolão, degustação das cervejas IPA Zero e Pilsen Zero da Cervejaria Campinas, além de água, energéticos Vibe e água saborizada Smart Balance, para garantir alimentação e hidratação durante toda a programação.
Os visitantes também acompanharam as ativações da 4Mind Preparação Psicológica, que promoveu testes de reflexo e tempo de reação em vídeo, além de um bate-papo sobre avaliações mentais de volta rápida, utilizadas por pilotos da Fórmula 1, e suas aplicações na Fórmula Vee, com atividades práticas entre os competidores da etapa.
A Liga Acadêmica de Acupunturiatria realizou atendimentos voltados ao bem-estar dos pilotos, enquanto o simulador Automobilista 2, disponibilizado pela Extreme SimRacing e Logitech G, permitiu que os competidores aprimorassem suas habilidades e que o público experimentasse a sensação de pilotar um carro da categoria em ambiente virtual. O lounge contou, ainda, com exposição de karts MEGA Kart e de produtos Bardhal Brasil apresentados pela BraClean Premium Car Care, fornecedora oficial da Fórmula Vee.
Agenda da FVEE em agosto
Os próximos compromissos da Fórmula Vee serão nos dias 21 e 22 de agosto (sexta e sábado), com os Treinos Livres Abertos e a 4ª etapa da Copa Fórmula Vee-ECPA, respectivamente, no Autódromo Esporte Clube Piracicabano, em Piracicaba (SP).
CLASSIFICAÇÃO FINAL PÓS ETAPA 5 – PAULISTA DE FÓRMULA VEE | Pontos
PRO (Geral)
1° LEVI SIMÕES (SP) 398
2° MARCELO MEDICI (SP) 340
3° GABRIEL ANDRADE (RJ) 287
4° WELLINGTON GODOY (SP) 284
5° DAVID D’AMICO (SP) 242
6° DAVI OSACHUKI (SC) 233
7° GUILHERME PUTNOKI (SP) 230
8° ANDRÉ CROCCI (SP) 202
9° JOÃO DANTE (SP) 199
10° JACKSON BRITO (SP) 167
SUPER (Intermediários)
1° MARCELO MEDICI (SP) 412
LIGHT (Iniciantes)
1° GABRIEL ANDRADE (RJ) 417
JÚNIOR (14 a 22 anos)
1º DAVI OSACHUKI (SC) 387
SÊNIOR (40 anos +)
1° LEVI SIMÕES (SP) 410
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Entretenimento
Fórmula Vee estreia em Cascavel com rodada dupla do Campeonato Paulista de Automobilismo
Categoria disputa as 6ª e 7ª etapas da temporada no Autódromo Zilmar Beux, de 15 a 18 de outubro, em sua primeira participação na cidade pelo campeonato
A Fórmula Vee estreia com rodada dupla na cidade de Cascavel (PR) nesta sexta-feira, 16, pelo Campeonato Paulista de Automobilismo. As provas da 6ª e 7ª etapas da temporada serão realizadas nos dias 16 e 18 de outubro, levando os monopostos da categoria ao tradicional Autódromo Zilmar Beux.
A estreia em Cascavel representa, também, uma oportunidade para a Fórmula Vee ampliar sua presença no automobilismo nacional e apresentar a categoria a um novo público. O tradicional circuito paranaense é considerado um dos mais velozes, tradicionais e desafiadores do automobilismo brasileiro, com 3.058 metros de extensão e sentido anti-horário, com um traçado reconhecido pelas altas velocidades e pelo desafio que proporciona aos pilotos. Entre os pontos de maior destaque está o chamado “bacião”, uma das curvas mais exigentes do circuito, pois é feita em declive.
Para o organizador e sócio da Fórmula Vee, João Pedro Morato, a estreia representa um momento importante para a categoria e para os pilotos.
“Estamos muito animados para levar a Fórmula Vee pela primeira vez ao Campeonato Paulista, em Cascavel. É um autódromo tradicional, de alta velocidade e que exige bastante dos pilotos, então será um desafio novo para todos. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade importante de mostrar a Fórmula Vee em uma pista que tem uma história muito forte no automobilismo brasileiro. Esperamos um grande evento e uma etapa marcante para a categoria”, destaca.
Reta final da Fórmula Vee no Campeonato Paulista de Automobilismo
A programação de Cascavel faz parte da reta final da temporada 2026 da Fórmula Vee no Campeonato Paulista de Automobilismo. A etapa começou com dois treinos livres oficiais e tomada de tempos classificatória, na quinta-feira (15). As duas primeiras corridas, referentes à 6ª etapa, serão realizadas nesta sexta (16) e as últimas provas da 7ª etapa acontecem no domingo (18).
Depois da passagem pelo Paraná, a competição terá sua rodada final no Autódromo de Interlagos, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, encerrando a temporada da modalidade no Paulista de Automobilismo.
SERVIÇO
6ª e 7ª etapas da Fórmula Vee no Campeonato Paulista de Automobilismo
Quando: 15 a 18 de outubro de 2026
Local: Autódromo Zilmar Beux – Cascavel PR
Atividades:
6ª etapa – 16/10 (sexta-feira)
Corrida 1 – 7h35
Corrida 2 – 13h05
7ª etapa – 18/10 (domingo)
Corrida 1 – 7h30
Corrida 2 – 15h05
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Entretenimento
Mês das crianças: exposição imersiva leva famílias a uma viagem pela história da Grande Muralha da China em Campinas
Em cartaz no Instituto CPFL até 31 de outubro, atração gratuita reúne tecnologia, interatividade e experiências sensoriais para aproximar crianças e adultos da cultura chinesa
Que tal aproveitar o mês das crianças para fazer um passeio que une cultura, diversão e conhecimento? Em Campinas, a exposição imersiva “A Grande Muralha da China”, em cartaz no Instituto CPFL até 31 de outubro, oferece uma experiência diferente para famílias que buscam opções gratuitas de lazer e entretenimento. Com projeções, mapas digitais, instalações interativas, sons, aromas e texturas, a mostra convida crianças, jovens e adultos a conhecer um dos maiores símbolos da história e da cultura chinesa de uma maneira envolvente e sensorial.
Criada pela YDreams Global, a exposição transforma a visita em uma viagem por séculos de história, sem sair da cidade. Ao longo do percurso, o público conhece as origens e as transformações da Grande Muralha durante diferentes dinastias chinesas, além de descobrir curiosidades sobre a Rota da Seda e a importância da construção para a cultura da China.
Mais do que observar imagens e acompanhar informações históricas, os visitantes são convidados a interagir com os conteúdos e explorar a exposição por diferentes sentidos. Projeções em grande escala, recursos audiovisuais e mapas digitais se combinam a instalações que podem ser tocadas e sentidas, tornando a experiência especialmente interessante para o público infantil.
A proposta é aproximar as crianças da história e de outras culturas de forma lúdica, despertando a curiosidade e incentivando novas descobertas. Para os adultos, a visita também é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e vivenciar uma experiência cultural em família.
LEIA TAMBÉM:
Outro destaque é a acessibilidade. A exposição conta com conteúdos em braille, elementos táteis e instalações que permitem explorar a mostra pelo toque, ampliando as possibilidades de participação de diferentes públicos.
“Quando falamos em democratizar o acesso à cultura, precisamos pensar também em como cada pessoa pode vivenciar uma experiência cultural. A acessibilidade faz parte desse compromisso. Queremos que o Instituto CPFL seja um espaço aberto, em que diferentes públicos possam se aproximar da arte, da história e do conhecimento com autonomia e por diferentes caminhos. Uma exposição que pode ser vista, ouvida, tocada e sentida amplia essas possibilidades e torna essa experiência ainda mais significativa”, afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
A mostra integra a 10ª edição do CPFL Intercâmbio Brasil-China, iniciativa cultural do Instituto CPFL que, desde 2016, promove a aproximação entre os dois países por meio de atividades ligadas à arte, à filosofia, à música, à literatura e a outras manifestações culturais. Em 2026, a programação ganha um significado especial ao fazer parte das celebrações do Ano da Cultura China-Brasil.
Além da visitação gratuita e espontânea, escolas e instituições podem agendar visitas guiadas, com percursos organizados de acordo com as características de cada grupo. A atividade é uma alternativa para ampliar o contato de crianças e jovens com a história e a cultura por meio de uma experiência educativa e interativa.
Para as famílias que procuram uma programação diferente neste mês das crianças, a exposição é uma oportunidade de aprender, explorar e se divertir juntos. A visitação segue até 31 de outubro, no Instituto CPFL, em Campinas, com entrada gratuita.
Serviço
Exposição “A Grande Muralha da China”
Local: Instituto CPFL – Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas (SP)
Período: até 31 de outubro de 2026
Entrada: gratuita
Horários: segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h; quinta-feira, das 8h às 19h; sábado, das 10h às 16h. Fechado aos domingos e feriados.
Visitas guiadas: disponíveis para escolas e instituições, mediante agendamento.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Entretenimento
Dores invisíveis vividas pelos médicos podem se transformar em problemas perceptíveis de saúde
Segundo o mastologista Daniel Buttros, pesquisador em estilo de vida e câncer de mama, rotina clínica, expectativas sobre a medicina, entre outros fatores, tendem a desencadear problemas graves de saúde
A comunicação de más notícias diante da avaliação de um diagnóstico, o relacionamento com pacientes críticos combinado com excesso de trabalho, pressão por consultas mais rápidas e remunerações nem sempre justas são algumas situações na prática médica que convergem para o que a ciência chama de dores invisíveis. “Mas nem sempre o especialista habituado a investigar, diagnosticar, tratar e acompanhar desfechos clínicos dos pacientes percebe que suas dores invisíveis, quando acumuladas, podem evoluir para dores perceptíveis”, afirma o mastologista Daniel Buttros, pesquisador em estilo de vida e câncer de mama, obesidade e síndrome metabólica.
A opção pela medicina, e posteriormente a escolha de uma especialidade específica, segundo Daniel Buttros, também presidente da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), são motivadas por um ideal. “Ainda na faculdade, no entanto, o futuro médico não é preparado para o impacto emocional que a profissão exige, tampouco pela pressão por um status de doutor”, ressalta.
Ao avaliar as motivações para a carreira, a escolha da especialidade e as atitudes em relação à atenção primária entre estudantes do 1º ao 4º ano de uma faculdade norte-americana de medicina, estudo publicado pela revista BMC Medical Education constatou que o idealismo diminuiu durante a formação médica. Em contrapartida, o emprego e a segurança profissional ganharam importância, a dívida estudantil passou a pesar mais na escolha da especialidade e as atitudes negativas em relação à atenção primária aumentaram.
LEIA TAMBÉM:
A deterioração do idealismo durante a formação médica também foi objeto de estudo em uma publicação apresentada pela Medical Teacher. A investigação observou que o chamado currículo informal, que contempla conversas, exemplos e experiências cotidianas, assim como o currículo oculto, ou “o que a cultura ensina sem dizer” a partir de normas, hierarquias, valores e comportamentos tolerados, estiveram presentes em todos os níveis de formação. No entanto, o estudo mostrou que entre os estudantes havia a percepção de que algumas especialidades eram privilegiadas em detrimento de outras. “Os entrevistados também notaram que hierarquias eram reforçadas e comportamentos não profissionais poderiam ser normalizados”, destaca Buttros.
No exercício da medicina, o mastologista observa que “cada paciente que sai de um atendimento leva um pouco do médico em termos de esperança e deixa um pouco da dor dela no consultório”. Esta realidade profissional, que acaba que se fundindo com a vida pessoal, quase sempre vem acompanhada de consequências. Em muitas situações, as dores invisíveis podem resultar, como destaca o especialista, em fadiga de compaixão, que é o estado de tensão e preocupação relacionado à exposição repetida ao sofrimento e ao trauma dos pacientes. O burnout, relacionado às condições e ao ambiente de trabalho, também é um quadro possível.
Daniel Buttros enumera outras manifestações advindas das dores invisíveis. “Há a ‘hiperativação’, caracterizada por hipervigilância, que coloca o médico em alerta mesmo fora do hospital.” Na chamada “evitação”, o profissional tende a se afastar de situações e experiências emocionalmente difíceis do cuidado. “Uma terceira manifestação é a ‘revivência’. São pensamentos persistentes ou intrusivos sobre experiências difíceis.”
As dores invisíveis requerem dos médicos uma atenção precoce de que algo pode se transmutar em dores perceptíveis. “Fadiga de compaixão e burnout, por exemplo, podem ser prevenidos e tratados”, diz o mastologista. “Cuidar da regulação emocional, estabelecer uma rotina voltada à saúde física, ter um tempo fora do trabalho, praticar mindfulness e lançar mão de estratégias de resiliência são mais que indicados.”
Por fim, Daniel Buttros ressalta que as dores invisíveis são muito presentes e de difícil mensuração entre os profissionais da medicina. E conclui: “Os médicos não necessitam carregar um castelo nas costas. Precisam, sim, buscar cuidado e entender que situações vividas na carreira pedem acolhimento.”
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo1 semana atrásNem Um Dia a Mais: movimento criado pelo Instituto Caminhos de Cura chama atenção para o tempo como parte do tratamento contra o câncer
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2059
-
Jaguariúna1 semana atrásCentro Municipal do Autismo de Jaguariúna celebra Semana da Criança com ação especial
-
Jaguariúna5 dias atrásCom aproximadamente 10 mil vagas de emprego, UniFAJ realiza o Dia de Carreiras 2026/2 e mobiliza mais de 26 cidades da região
-
Campinas6 dias atrásSeara leva ceia para air fryer e amplia opções para diferentes formas de celebrar o Natal
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura de Artur Nogueira reforça que adesão ao REFIS 2026 segue até 15 de dezembro
-
Holambra1 semana atrásServiços públicos têm funcionamento alterado em função do feriado de Nossa Senhora Aparecida
-
Direito1 semana atrásReforma tributária entra em nova etapa em outubro e exige adaptação de empresas


