Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariúna tem o melhor ensino fundamental da RMC segundo o IDEB

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Jaguariúna tem a melhor Educação Municipal da Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado neste final de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação. Com nota 6,4, a cidade se destaca sozinha na liderança em qualidade do ensino no Fundamental II que abrange do 6° ao 9°. Itatiba ficou em segundo lugar com 5,9, além de Americana e Pedreira empatadas na terceira colocação com 5,8.

No Fundamental I, do 1° ao 5° ano, Jaguariúna recebeu nota 7,4 também ficando no primeiro lugar da RMC junto ao município de Indaiatuba. A segunda colocação ficou com Holambra com 7,3 e a terceira com Pedreira e Vinhedo empatadas com avaliação de 7,2.

O índice varia de zero a 10 e a partir da nota 6,0 já corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

“Em Jaguariúna nós alcançamos essa faixa da Educação de primeiro mundo e esse resultado é reflexo do grande trabalho que nossa pasta tem feito na cidade. Para nós é uma satisfação enorme ver a prova de que todo investimento e ações têm revertido em um ensino que se torna referência em nossa região e traz aos nossos moradores o nível de excelência. Essa área é uma de nossas prioridades dada a importância da formação das crianças e jovens para o futuro. Fico realmente muito feliz com essa avaliação e parabenizo todos nossos profissionais e alunos da rede”, comemorou o prefeito Gustavo Reis.

Além de liderar o ranking das cidades, Jaguariúna vem se superando nas avaliações do Inep que acontece a cada dois anos. No levantamento anterior, o Fundamental II tinha recebido avaliação de 5,8 e teve esse salto para 6,4. O Fundamental I já tinha uma nota elevada em 7,1 e conseguiu crescer para os 7,4. A Secretária de Educação, Cristina Catão comenta o desafio.

“Nossa cidade mantém uma crescente no nível do ensino e já tinha índices altos e de destaque na RMC, por isso, conseguir manter esse aumento na qualidade nos deixa ainda mais emocionados e certos de que todos os nossos esforços têm dado um resultado muito positivo. Crescer quando já estamos em um patamar elevado é sempre mais difícil, mas estamos encarando e nos mobilizando constantemente para manter esse desenvolvimento”.

Entre as ações da prefeitura de Jaguariúna na Educação estão os investimentos em capacitação dos profissionais de todas as hierarquias dentro das escolas, a infraestrutura em sala de aula, o sistema apostilado, atividades extracurriculares e merenda de qualidade.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica reflete dois conceitos importantes para a qualidade do ensino, abrangendo o fluxo escolar e o desempenho dos alunos. O cálculo é feito a partir de dados sobre aprovação escolar através do Censo Escolar e das médias de desempenho nas avaliações que são aplicadas pelo Inep: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para as unidades da federação e a Prova Brasil para os municípios.

Neste contexto do Ministério da Educação há, inclusive, uma meta para o país de que Brasil alcance a média de 6,0 até 2022.

“Em Jaguariúna nós já superamos essa meta e vamos trabalhar sempre. Essa avaliação traz de fato o real cenário da educação no país e confirma o nosso destaque não só na Região Metropolitana de Campinas”, finaliza a secretária Cristina Catão.

 

Jaguariúna

Programa Patrulha Agrícola apoia pequenos produtores rurais de Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Para atender os pequenos produtores rurais de Jaguariúna que precisam de apoio técnico e operacional, a Prefeitura oferece subsídio por meio do Programa Municipal Patrulha Agrícola com valores abaixo do mercado. Com isso, mesmo durante a pandemia, o setor tem até prosperado na cidade.

Coordenado e executado pelo Departamento Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, o programa disponibiliza os seguintes equipamentos: trator, grade aradora, grade niveladora, distribuidor de calcário, ensiladeira e subsolador. Com isso, o produtor não precisa alugar e diminui os custos da produção.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, destaca que a Prefeitura conta com um quadro de funcionários para a execução dos serviços, bem como um Engenheiro Agrônomo, que realiza a gestão do Programa e isso faz toda a diferença no auxílio aos pequenos produtores da cidade. “As operações de preparo de solo e plantio, bem como a manutenção e conservação do solo dentro das propriedades, representam para o pequeno produtor rural, que não possui máquinas e implementos agrícolas, uma parte significativa dos custos de produção”, explica a secretária.

COMO CONSEGUIR O AUXÍLIO
Os produtores rurais interessados no Programa Municipal Patrulha Agrícola devem ligar para o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente no telefone: (19) 3867-3073. Após protocolar o requerimento de “Patrulha Agrícola”, o técnico do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, entrará em contato com o agricultor.

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna antecipa campanha de vacinação contra a gripe

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Para evitar aglomerações, profissionais nos postos devem orientar a população sobre a necessidade de se manter o distanciamento e organizando a fila, caso seja necessário

A Campanha contra a Gripe (Influenza) será antecipada pela Prefeitura de Jaguariúna. Neste sábado, 10, acontece o “DIA D” em três postos de vacinação: UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul e UBS Florianópolis.

Das 8h às 13h devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes e puéperas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 6.374 pessoas desse primeiro grupo prioritário até o dia 10 de maio.

A Campanha segue acontecendo durante a semana sempre de segunda a sexta-feira das 8h às 15h na UBS da Roseira de Baixo além das três UBS`s onde acontece o DIA D. Para se vacinar contra a Influenza A é necessário apresentar carteira de vacinação e Cartão Cidadão. Os profissionais da saúde também devem levar o documento comprobatório da profissão e a carteira de vacinação.

A secretária da pasta, Maria do Carmo Pelisão, ressalta que a campanha contra a Covid-19 segue acontecendo normalmente, conforme o cronograma do Governo do Estado de São Paulo. “As pessoas que se vacinaram contra o coronavírus devem aguardar 14 dias para só então se imunizarem contra a Influenza”, explicou a secretária.

Continue lendo

Jaguariúna

Morre José Roberto Chiavegato vítima da Covid-19

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O professor José Roberto Chiavegato, conhecido como Bita, faleceu na tarde desta quarta-feira, 07, vítima da Covid-19. Ele foi secretário de Educação de Jaguariúna por 10 anos e estava internado na UTI há alguns dias.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias