Conecte-se conosco

Jaguariúna

Programa ‘Prefeito Educador’ da UniFAJ garante bolsas gratuitas

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com foco em inovação acadêmica, o Programa Prefeito Educador tem sido uma via importante para garantir formação continuada a professores. Lançado em maio de 2017 pela UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), tem objetivo de proporcionar condições para ampliar os conhecimentos dos professores da rede pública municipal sobre como é construído o processo de ensino e aprendizagem do estudante do ensino superior para que possam, ainda na educação básica, olharem de forma personalizada para seus alunos e contribuírem com uma aprendizagem mais significativa. Por meio de parceria com as prefeituras, o programa disponibiliza o curso de especialização Metodologias Ativas e Intermeios no Ensino Superior e diversos cursos de extensão sobre inovação acadêmica.

“Propusemos a parceria no sentido de contribuir ainda mais com o trabalho que as prefeituras têm realizado arduamente em prol da educação nos municípios, mediante a oferta de formação continuada aos docentes através do Programa FOCO da IES e Pós-Graduação com a oferta de bolsas de estudo também aos docentes dos municípios para o Curso de Especialização em Docência e em Metodologias Ativas, além de mantermos nosso compromisso com o aluno, ofertando o Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é uma avaliação de extrema importância utilizada pelos estudantes para participação nos benefícios socioeducativos do Governo Federal, bem como nota para ingresso em instituições de ensino superior”, destaca o reitor do Centro Universitário de Jaguariúna, professor Ricardo Tannus.

Conforme o acordo, a UniFAJ promove a participação dos alunos no PROE ENEM gratuitamente, além de oferecer orientação profissional aos estudantes e conceder 50% de desconto nas inscrições do vestibular durante o evento UniFAJ Aberta (que acontece em outubro). A UniFAJ ainda vai disponibilizar bolsas de estudos para Módulos Específicos de Metodologias Ativas e 20 bolsas de estudos para docentes em pós-graduação para Especialização em Docência. A IES fará também a premiação aos prefeitos que cumprirem as responsabilidades estabelecidas no acordo com o título “Prefeito Educador”.

Em contrapartida, cabe à prefeitura que aderir à parceria promover a divulgação do Curso Preparatório para o Enem no município; fazer a divulgação do programa de orientação profissional ofertado gratuitamente na UniFAJ para estudantes de ensino médio; distribuir dez bolsas para módulos de Formação Continuada Docentes em Metodologias Ativas; responsabilizar-se pela participação, dando transporte a todos os alunos do 3º ano das escolas do município no evento da UniFAJ Aberta, no horário diurno ou noturno; conceder 20 bolsas de pós-graduação de Especialização em Docência aos docentes do município.

Até o momento, a parceria já está formalizada com as prefeituras de Amparo, Artur Nogueira, Conchal, Holambra, Estiva Gerbi, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Monte Sião, Cosmópolis e Santo Antônio de Posse.

PRIMEIRA TURMA

A primeira turma de professores da rede pública beneficiados por bolsas integrais concluiu o curso de Metodologias Ativas, oferecido pelo Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). O grupo é formado por 130 alunos que completaram todos os módulos.

O curso, com carga horária de 400 horas e periodicidade de 12 meses, surgiu em agosto de 2017 a partir da implantação o Projeto Social Prefeito Educador, o qual contempla professores com bolsa integral para poder estudar e obter o título de especialista. É um curso híbrido e modular. O quadro de docentes é formado por professores do Centro Universitário de Jaguariúna.

“A diretoria acadêmica da UniFAJ, engajada em colaborar com a formação continuada de professores externos, e com o intuito de colaborar com a comunidade acadêmica, decidiu estender os conhecimentos sobre as metodologias ativas para professores da rede pública de ensino, com foco na rede pública municipal de Jaguariúna e também de cidades vizinhas”, comenta Mara Teixeira Lopes Carvalho, que compartilha a gestão do curso com o professor Silvio Petroli.

 

 

Continue lendo

Jaguariúna

Programa Patrulha Agrícola apoia pequenos produtores rurais de Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Para atender os pequenos produtores rurais de Jaguariúna que precisam de apoio técnico e operacional, a Prefeitura oferece subsídio por meio do Programa Municipal Patrulha Agrícola com valores abaixo do mercado. Com isso, mesmo durante a pandemia, o setor tem até prosperado na cidade.

Coordenado e executado pelo Departamento Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, o programa disponibiliza os seguintes equipamentos: trator, grade aradora, grade niveladora, distribuidor de calcário, ensiladeira e subsolador. Com isso, o produtor não precisa alugar e diminui os custos da produção.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, destaca que a Prefeitura conta com um quadro de funcionários para a execução dos serviços, bem como um Engenheiro Agrônomo, que realiza a gestão do Programa e isso faz toda a diferença no auxílio aos pequenos produtores da cidade. “As operações de preparo de solo e plantio, bem como a manutenção e conservação do solo dentro das propriedades, representam para o pequeno produtor rural, que não possui máquinas e implementos agrícolas, uma parte significativa dos custos de produção”, explica a secretária.

COMO CONSEGUIR O AUXÍLIO
Os produtores rurais interessados no Programa Municipal Patrulha Agrícola devem ligar para o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente no telefone: (19) 3867-3073. Após protocolar o requerimento de “Patrulha Agrícola”, o técnico do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, entrará em contato com o agricultor.

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna antecipa campanha de vacinação contra a gripe

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Para evitar aglomerações, profissionais nos postos devem orientar a população sobre a necessidade de se manter o distanciamento e organizando a fila, caso seja necessário

A Campanha contra a Gripe (Influenza) será antecipada pela Prefeitura de Jaguariúna. Neste sábado, 10, acontece o “DIA D” em três postos de vacinação: UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul e UBS Florianópolis.

Das 8h às 13h devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes e puéperas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 6.374 pessoas desse primeiro grupo prioritário até o dia 10 de maio.

A Campanha segue acontecendo durante a semana sempre de segunda a sexta-feira das 8h às 15h na UBS da Roseira de Baixo além das três UBS`s onde acontece o DIA D. Para se vacinar contra a Influenza A é necessário apresentar carteira de vacinação e Cartão Cidadão. Os profissionais da saúde também devem levar o documento comprobatório da profissão e a carteira de vacinação.

A secretária da pasta, Maria do Carmo Pelisão, ressalta que a campanha contra a Covid-19 segue acontecendo normalmente, conforme o cronograma do Governo do Estado de São Paulo. “As pessoas que se vacinaram contra o coronavírus devem aguardar 14 dias para só então se imunizarem contra a Influenza”, explicou a secretária.

Continue lendo

Jaguariúna

Morre José Roberto Chiavegato vítima da Covid-19

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O professor José Roberto Chiavegato, conhecido como Bita, faleceu na tarde desta quarta-feira, 07, vítima da Covid-19. Ele foi secretário de Educação de Jaguariúna por 10 anos e estava internado na UTI há alguns dias.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias