Entretenimento
Fazenda da Barra abre as portas ao público a partir de 16 de junho
A partir deste sábado, 16, a Fazenda da Barra, um dos principais patrimônio histórico de Jaguariúna abre suas portas para visitação pública. Para esse marco histórico pudesse ocorrer a Prefeitura de Jaguariúna realizou um intenso processo de restauro em seus prédios e demais instalações. Tanto o prédio principal como as demais instalações já foram tombados como patrimônios históricos do município.
“Estamos preparando uma cerimônia simples, mas muito bonita e significativa para a importância do evento, que é abrir as portas da fazenda para que a população conheça em detalhes um dos mais significativos patrimônios de sua história”, disse o prefeito Gustavo Reis.
Por ser um fato inédito, a prefeitura preparou uma programação, com início às 8h30, com a bênção da restaurada Capela de Santa Isabel, que fica ao lado do antigo terreiro para secagem do café, e, em seguida, à 9h, a inauguração da Capela da Fazenda. As festividades continuam com a apresentação dos cães adestrados do Canil da Guarda Civil Municipal. Às 10h, o público poderá conferir a apresentação da Orquestra Violeiros do Jaguary.
Haverá ainda a inauguração da nova Sede da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) que pertence à Guarda Civil Municipal (GCM) e ocupará uma das edificações da fazenda, a entrega do Canil da GMC de Jaguariúna e inauguração das trilhas para passeios dos visitantes.
A secretária de Turismo e Cultura (Setuc), Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos, disse que o restauro concluído é uma das conquistas mais importantes no tocante à preservação da memória e dos patrimônios arquitetônico e cultural do município, cujos moradores terão muito mais elementos para entender as origens da cidade onde vivem.
“Tudo naquela fazenda é grande e espetacular, a começar pela casa principal com seus paredões de taipa, treliças imensas de madeira, janelas de pinho de riga, assoalho de jatobá e as pilastras construídas com pedras. Na parte externa, a Fazenda da Barra também impressiona porque mostra, em detalhes, como funcionavam as grandes propriedades em Jaguariúna, pois tinham a estrutura de uma verdadeira agroindústria”, diz a secretária.
No Estado de São Paulo, o órgão responsável pela preservação e proteção do patrimônio cultural é o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Na esfera federal, a proteção desse patrimônio é responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura.

Entretenimento
Exposição no Instituto CPFL transforma história em experiência acessível e sensorial
Na semana dedicada à conscientização sobre inclusão de pessoas com deficiência, mostra sobre a Grande Muralha da China chama atenção por recursos que permitem conhecer história e cultura por meio de diferentes sentidos
Em uma semana que amplia as discussões sobre inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, o Instituto CPFL, em Campinas, chama atenção para uma experiência cultural em que conhecer também significa tocar, sentir e explorar. Em cartaz desde o início de setembro, a exposição imersiva “A Grande Muralha da China” reúne recursos sensoriais e interativos que ajudam a tornar o conteúdo acessível a diferentes públicos.
A proposta vai além das projeções e dos recursos audiovisuais característicos das experiências imersivas. Ao longo do percurso, elementos táteis, texturas, sons, aromas e conteúdos acessíveis permitem explorar aspectos da história e da construção da Grande Muralha por diferentes sentidos. A experiência inclui ainda recursos de comunicação em braille e instalações que podem ser tocadas e sentidas pelos visitantes.
A iniciativa reforça uma concepção de acessibilidade que não se limita à possibilidade de entrar e circular por um espaço cultural, mas busca oferecer condições para que diferentes pessoas possam efetivamente participar da experiência. Dessa forma, história, tecnologia e recursos sensoriais se combinam para ampliar as formas de contato com o conteúdo apresentado.
LEIA TAMBÉM:
“Quando falamos em democratizar o acesso à cultura, precisamos pensar também em como cada pessoa pode vivenciar uma experiência cultural. A acessibilidade faz parte desse compromisso. Queremos que o Instituto CPFL seja um espaço aberto, em que diferentes públicos possam se aproximar da arte, da história e do conhecimento com autonomia e por diferentes caminhos. Uma exposição que pode ser vista, ouvida, tocada e sentida amplia essas possibilidades e torna essa experiência ainda mais significativa”, afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
Criada pela YDreams Global, especializada no desenvolvimento de experiências imersivas, interativas e multissensoriais, a exposição utiliza tecnologia como ferramenta para aproximar o visitante de séculos de história. Mapas digitais, projeções, instalações interativas e experiências sensoriais ajudam a apresentar desde as primeiras estruturas defensivas que deram origem à Grande Muralha até diferentes dinastias chinesas, a Rota da Seda e a transformação da construção em um dos grandes símbolos culturais da China.
A mostra integra a 10ª edição do CPFL Intercâmbio Brasil-China, frente cultural do Instituto CPFL que, desde 2016, promove a aproximação entre os dois países por meio da arte, filosofia, música, literatura e outras experiências culturais. Em 2026, a programação ganha ainda mais relevância por integrar as celebrações do Ano da Cultura China-Brasil.
Além da visitação espontânea e gratuita, grupos de escolas e instituições podem solicitar visitas guiadas. Com agendamento prévio, as monitorias permitem organizar o percurso e aprofundar a experiência de acordo com as características do grupo, ampliando as possibilidades de contato com os conteúdos da exposição.
A exposição “A Grande Muralha da China” permanece aberta ao público até 31 de outubro, no Instituto CPFL, em Campinas. A entrada é gratuita.
Serviço
Exposição Imersiva “A Grande Muralha da China”
Local: Instituto CPFL – Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas (SP)
Período: até 31 de outubro de 2026
Horários: segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h; quinta-feira, das 8h às 19h; sábado, das 10h às 16h
Entrada: gratuita
Visitas guiadas para escolas e instituições: mediante agendamento prévio
E-mail: [email protected]
Telefone para agendamento: Mareh – (11) 97841-4558
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Entretenimento
Du Gabbiadini supera problemas no motor e soma pontos importantes na 8ª etapa do Campeonato San Marino
O jovem piloto Du Gabbiadini disputou no último sábado, 12, a 8ª etapa do Campeonato San Marino de Kart 2026, realizada no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia (SP). Competindo na categoria F4 Júnior, o piloto terminou a etapa na oitava colocação e manteve-se firme na briga pelas primeiras posições da classificação geral.
Du iniciou o fim de semana com bom desempenho nos treinos, especialmente nas condições de pista molhada, mas enfrentou dificuldades durante a tomada de tempo. O motor locado para a etapa apresentou falhas e não entregou o rendimento esperado, fazendo com que o piloto garantisse apenas a 7ª posição no grid de largada.
Na primeira corrida, disputada sob chuva, Du fez uma boa largada e ganhou uma posição logo no início. Partindo de sétimo, chegou a ocupar a sexta colocação durante algumas voltas, mostrando ritmo competitivo mesmo diante das dificuldades. Entretanto, o motor voltou a apresentar problemas e perdeu rendimento ao longo da prova, dificultando a defesa da posição diante dos adversários que vinham atrás. Du terminou a corrida na 8ª colocação.
LEIA TAMBÉM:
No intervalo entre as duas provas, a equipe Veiga Motorsport trabalhou para solucionar os problemas apresentados pelo equipamento, em conjunto com a RBC, fornecedora dos motores, que são sorteados a cada etapa do campeonato.
Para a segunda corrida, Du largou da 8ª posição, mas o motor continuou sem apresentar a evolução esperada. Com o decorrer da prova, o equipamento perdeu ainda mais rendimento, obrigando o piloto a administrar a situação para levar o kart até a bandeirada. Du finalizou a corrida na 9ª colocação e na oitava colocação na etapa, após a soma dos resultados.
“Infelizmente, perdemos uma grande chance devido às falhas do motor. Nos treinos da semana nos dedicamos muito sob chuva e tínhamos tudo para um resultado positivo”, lamentou o piloto.
Apesar das dificuldades enfrentadas na etapa, Du Gabbiadini segue entre os principais nomes da F4 Júnior. Com os pontos conquistados em Paulínia, o piloto ocupa atualmente a 7ª posição na classificação geral, com 146 pontos, e continua na disputa por uma vaga entre os cinco primeiros colocados ao final do campeonato, que ainda terá mais duas rodadas.
Para o preparador e chefe da Veiga Motorsport, Fábio Veiga, o resultado não reflete todo o potencial apresentado pelo piloto durante o fim de semana. “Sabemos que o Du tinha condições de brigar por posições muito melhores nesta etapa. Ele fez um trabalho muito bom nos treinos. O mais importante agora é manter o foco”, afirmou Veiga.
Além do Campeonato San Marino, Du Gabbiadini também disputa etapas do Circuito Paulista de Kart, em Birigui (SP), e da Copa São Paulo Light de Kart, em Interlagos, visando a preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado em novembro no Kartódromo Speed Park, em Birigui.
Texto: Práxis Mídia
Foto: Fernando Camargo
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Entretenimento
Chuva desafia pilotos na 8ª etapa do Campeonato San Marino
Pista molhada durante toda a programação exigiu precisão e controle dos competidores na abertura da fase decisiva da temporada em Paulínia
A chuva ditou o ritmo das disputas na 8ª etapa do Campeonato San Marino 2026, realizada neste sábado, 12, no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia (SP). Com a pista molhada durante toda a programação, os pilotos precisaram enfrentar condições bastante desafiadoras, em uma rodada que exigiu ainda mais sensibilidade ao volante, controle do kart e capacidade de adaptação ao traçado escorregadio.
Em um cenário no qual qualquer erro poderia comprometer o resultado, os vencedores das oito categorias mostraram regularidade e eficiência para transformar as difíceis condições de pista em bons resultados na luta pelo campeonato em sua fase decisiva.
Na F4 Sênior, Davi Pisani foi o vencedor. Pela F4 Super Sênior, Dado Salau foi o grande campeão, com Maurício Guzzo em segundo. Na F4 Grand Super Sênior, Marcelo Arruda levou a melhor e foi o vencedor da rodada, com Marcelo Dias na segunda colocação. Entre os pilotos da F4 60+, Paulo Rosa venceu e conquistou pontos importantes para o campeonato.
LEIA TAMBÉM:
A F4 Júnior foi uma das categorias com maior movimentação e número de pilotos pontuando. João Lucas Costa foi o campeão da etapa, com Henrique Bezerra em segundo lugar.
Na Mirim, a vitória ficou com Anthony Conche, seguido por Max Maximino, em segundo. Já a Cadete também apresentou uma disputa equilibrada nas primeiras posições. Joaquim Davo foi o vencedor, seguido por Luiz Moro, segundo colocado.
Fechando a rodada, a F4 Sprinter – que mais uma vez levou o maior número de pilotos para a pista (15) – teve Juliano Pinto como principal nome. O piloto venceu a etapa e Pedro Leite foi o segundo.
Agora faltam apenas duas rodadas para o fim da terceira temporada da competição, a principal do interior de São Paulo. A 9ª e penúltima etapa será no próximo dia 3 de outubro. A Super Final, que valerá pontuação dobrada, será no dia 7 de novembro.
O Campeonato San Marino tem os seguintes patrocinadores: Família Davo Hotel e Vinícola, Sicredi, Mega Kart, Kart Machine, Dias Diesel, ToyKids, Hello Next, YHBrasil e Gandolfo Estúdio.
A competição conta com vistoria e diretores de prova da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), motores RBC lacrados e sorteados, transmissão ao vivo no YouTube do kartódromo de todas as etapas, cobertura fotográfica profissional e divulgação na imprensa especializada e regional.
Confira os resultados de pódio da etapa:
F4 SÊNIOR
1º Davi Pisani
F4 SUPER SÊNIOR
1º Dado Salau
2º Maurício Guzzo
3º Paulo Roseiro
4º Flavio Chohf
F4 GRAND SUPER SÊNIOR
1º Marcelo Arruda
2º Marcelo Dias
3º Gustavo Mattedi
F4 60+
1º Paulo Rosa
F4 JUNIOR
1º João Lucas Costa
2º Henrique Bezerra
3º Felipe Luco
4º Lucas Perini
5º Dudu Lopes
MIRIM
1º Anthony Conche
2º Max Maximino
3º Yuri Tagami
4º Noah Herman
CADETE
1º Joaquim Davo
2º Luiz Moro
3º Lorenzo Cipriano
4º Inácio Lopes
5º Gabriel Maris
F4 SPRINTER
1º Juliano Pinto
2º Pedro Leite
3º Feliphi Frois
4º Lorenzo Mazzetti
5º Rafael Schincariol
Texto: Práxis Mídia
Fotos: Fernando Camargo
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2055
-
Jaguariúna4 dias atrásJaguariúna realiza na próxima segunda-feira a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
-
Holambra4 dias atrásExpoflora deve movimentar R$ 200 milhões e impulsionar economia em raio superior a 100 km de Holambra
-
Campinas4 dias atrásFestival da Lua celebra cultura chinesa com programação gratuita e horário estendido da exposição “A Grande Muralha da China” em Campinas
-
Entretenimento7 dias atrásDu Gabbiadini supera problemas no motor e soma pontos importantes na 8ª etapa do Campeonato San Marino
-
Artur Nogueira1 semana atrásInscrições para novos alunos da Rede Municipal seguem até 18 de setembro em Artur Nogueira
-
Jaguariúna4 dias atrásPrimeiro sábado do JRF terá entrada gratuita para moradores de Jaguariúna
-
Campinas7 dias atrásCafé Filosófico CPFL debate possibilidade de uma nova ordem mundial a partir da filosofia chinesa

