Conecte-se conosco

Jaguariúna

Eleições 2020: Entrevista com pré-candidato a prefeito de Jaguariúna, Alberto Rizzoni

Publicados

em

O Jornal Gazeta Regional dá continuidade a série de entrevistas com os nomes colocados a pré-candidatos de Jaguariúna, nas eleições de outubro

Paula Partyka – [email protected]

Jaguariúna tinha, até então, seis nomes colocados como pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano. A partir de novas movimentações políticas, um novo nome surge e integra essa lista.

Portanto, há sete nomes colocados como pré-candidatos. São eles, Gustavo Reis (MDB), que concorre à reeleição, Alberto Rizzoni (PSD), Davi Neto (PTB), Du Corrêa (PTC), Gabriel Tenan (PP), Fernando Husch Pereira (PSDB) e Fred Chiavegato (PSDB).

Para melhor informar o seu leitor, a Gazeta Regional lança uma série de entrevistas com todos os nomes. A série teve início com o pré-candidato do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Du Corrêa e deu-se sequência com o Fernandinho Português (PSDB) e depois com o advogado Gabriel Tenan (PP).

Nesta edição, 1714, confira a entrevista com o pré-candidato do PSD, Alberto Rizzoni (PSD)

Gazeta Regional: O seu nome é um dos que estão colocados hoje para uma possível candidatura a prefeito de Jaguariúna, nas eleições de outubro. Como o senhor avalia essa possibilidade?

Alberto Rizzoni: Essa possibilidade é real. Temos o aval tanto da municipal, com estadual e nacional. Venho me preparando para que isso aconteça e estamos aí, firme e forte na luta. Isso é uma realidade sem volta.

Gazeta Regional: O senhor se considera preparado para assumir uma possível candidatura?

Alberto Rizzoni: Com certeza. Pela minha vivência, sou uma pessoa que gosta de buscar. Para ser um bom administrador a gente tem que buscar informações e ouvir muito. Além disso, trabalho em escola há 35 anos, 20 como professor e 15 como diretor. Então a gente convive com as pessoas e aprende muito.

Eu acho que a vida é a arte de aprender e tudo que a gente aprende deve colocar em prática. E é isso que vamos fazer na futura administração, eu como pré-candidato a prefeito.

Gazeta Regional: Como está sua articulação política dentro do partido e que chances o senhor vê de conseguir disputar a eleição?

Alberto Rizzoni: Dentro do partido meu nome como pré-candidato é unânime. Tão unânime que já temos a chapa majoritária completa, com o vice pré-candidato Dr. Élcio, ético, que trabalhou por mais de 20 anos aqui na rede pública.

É concreta a unanimidade. Acho que formamos uma parceria muito boa: saúde e educação. Queremos governar com ética, transparência e fazer o melhor para Jaguariúna pois ela merece.

Gazeta Regional: Existem disputas internas que podem inviabilizar sua candidatura?

Alberto Rizzoni: Nenhuma. É consenso.

Gazeta Regional: Na sua avaliação, quais os atributos que um bom prefeito deve ter?

Alberto Rizzoni: Primeiro, honestidade. A política hoje carece desse atributo. Honestidade acima de tudo.

Ética. Acho que toda pessoa e bom administrador tem que ser ético e por isso ele também tem que ter transparência. Tem que ser uma administração voltada para a transparência.

E, lógico, a capacidade. E ninguém governa sozinho. Eu vou formar uma equipe técnica que coloque as coisas para funcionar.

Gazeta Regional: Quais áreas da Administração o senhor vê como prioridade na gestão pública? Por quê?

Alberto Rizzoni: Prioridade é o bem-estar das pessoas. Todo mundo fala saúde, educação e segurança. Eu acho que tudo é prioridade.

Quando a gente governa, a gente governa para um povo. As coisas só acontecem na saúde, educação e segurança quando a gente tem uma sintonia de todas as áreas juntas.

Eu acho que não existe saúde sem educação. Educação sem saúde. E não existe educação e saúde sem segurança.

O que assola muito, muito mesmo, é a questão da segurança. A gente vê as pessoas inseguras e isso leva a elas para um quadro de depressão que repercute na saúde e educação.

Tem que investir bastante na segurança. Não digo só em guardas e policiais, tem que fazer um trabalho na área preventiva. Tem que tirar o jovem da ociosidade. A ociosidade é que leva as pessoas a trilharem um caminho que não é o correto.

Gazeta Regional: Jaguariúna tem se destacado nos cenários regional, estadual e nacional em várias áreas, como saúde, educação e segurança. O senhor avalia que é possível melhorar ainda mais esses índices? De que forma?

Alberto Rizzoni: Tudo tem que melhorar, nada pode ser estagnado. Um administrador que pensa que está bom e para, há uma perda. Tudo pode melhor e melhorar muito.Temos mesmo índices apontados como positivos para Jaguariúna, mas eu acho que pela arrecadação e potencial que a cidade tem, dá para fazer muito mais.

Uma coisa preocupante na área da educação, é o aumento do número de crianças e adolescentes com deficiências intelectuais. A cidade cresceu e os números de atendimentos cresceram e a gente precisa então investir um pouco mais nessa situação, para integrar mais a sociedade e ao mercado de trabalho.

Na saúde, temos que colocar para funcionar e acontecer o que já temos. Melhorar nosso Hospital, melhorar os atendimentos nos postinhos e otimizar tudo isso para gerar uma eficiência no serviço público para a população.

E na segurança temos que investir mesmo nas políticas de prevenção. Cortar o mal pela raiz.

Gazeta Regional: Quais as suas principais sugestões para a cidade, como pré-candidato a prefeito?

Alberto Rizzoni: Administrar a cidade de uma forma coletiva, onde as secretarias municipais se conversem e interajam. Também estamos em uma era digital e isso não pode ser desprezados, acho que temos que trazer toda essa tecnologia para que o serviço público seja otimizado para que a população desfrute com mais acessibilidade.

Jaguariúna também precisa muito ver a questão do emprego. Recebemos empresas aqui e devemos sentar com eles e oportunizar para nossos jovens sim.

Se o problema é mão de obra qualificada, vamos qualificar. Até porque implantar uma empresa no município leva um tempo, se ela passar qual a qualificação que é preciso a administração pode sim estar qualificando esses jovens e dando uma perspectiva para ele.

E acho que o jovem tem que ser instigado a ser empreendedor e acreditar que ele tem chance de estar no mercado de trabalho e que pode sim desempenhar um grande papel na sociedade.

Gazeta Regional: Fale um pouco sobre a sua família e vida pessoal.

Alberto Rizzoni: Falar da gente mesmo não é fácil. Sou cristão. Sou formado Biólogo, sou pedagogo, pós-graduado em gestão pública voltado também para a área educacional e gosto de estar estudando e reciclando.

Sou uma pessoa que gosta de enfrentar desafios. Sou filho de pai comerciante e mãe professora que me deram toda essa base. Eu agradeço muito aos meus pais.

Sou casado, tenho dois filhos que me fazem muito feliz. Uma esposa muito boa, maravilhosa.

Meu hobbie é conversar, rir e aprender. Eu acho que não existe uma conversa que você não aprenda. Toda conversa a gente compartilha conhecimento.

Gosto de star sempre com os amigos. Aprecio futebol, não sou fanático. Sou santista.

Acredito que a união faz a força e que a gente é capaz. Acredito muito nas pessoas e sonho em poder contribuir muito para Jaguariúna, de uma forma bem consciente e responsável.

Jaguariúna

Jaguariúna inicia vacinação contra a gripe para as crianças, idosos e grupos prioritários

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta semana a vacinação contra a gripe na cidade, dentro da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Quem tomou a vacina em 2023 também deve receber a nova dose, pois a vacina é atualizada anualmente.

Nessa fase da campanha, que vai até 31 de maio, são vacinadas crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), além de gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e pessoas em situação de rua, entre outras.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação acontece nas unidades básicas de saúde (UBSs) Florianópolis, Nova Jaguariúna, Fontanella, 12 de Setembro (abertura da sala às 8h), Roseira de Cima e Roseira de Baixo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Na UBS Florianópolis, há horário estendido na sala de vacina às terças, quartas e sextas-feiras, até as 19h30. Na UBS Nova Jaguariúna, o horário estendido acontece às segundas e quartas-feiras, até as 18h30 e, na UBS 12 de Setembro, o horário estendido é às terças e quintas-feiras, até as 19h. As pessoas devem levar um documento de identidade e a carteira de vacinação.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, “a vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde”.
A vacina é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Quem pode tomar a vacina
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Gestantes e puérperas
Povos indígenas e quilombolas
Trabalhadores da saúde
Pessoas com 60 anos ou mais
Professores das escolas públicas e privadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade

Locais e horários de vacinação
A vacinação acontece nas unidades básicas de saúde (UBSs) Florianópolis, Nova Jaguariúna, Fontanella, 12 de Setembro (abertura da sala às 8h), Roseira de Cima e Roseira de Baixo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Na UBS Florianópolis, há horário estendido na sala de vacina às terças, quartas e sextas-feiras, até as 19h30.

Na UBS Nova Jaguariúna, o horário estendido acontece às segundas e quartas-feiras, até as 18h30.

Na UBS 12 de Setembro, o horário estendido é às terças e quintas-feiras, até as 19h.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Mutirão contra a dengue visita 468 imóveis no sábado em Jaguariúna

Publicados

em

O mutirão contra a dengue realizado no sábado, 23, visitou um total de 468 imóveis nos bairros 12 de Setembro e Jardim Imperial. A ação integra a política de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti implementada pela Secretaria de Saúde de Jaguariúna.

Um total de 293 casas foram efetivamente trabalhada. Outros 163 imóveis estavam fechados e dez proprietários se recusaram a receber os agentes. No total, quatro amostras de larvas foram coletadas.

LEIA TAMBÉM:

Os agentes visitam as residências em busca de possíveis focos, orientam a população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito (dengue, chikungunya e zica) e sobre como evitar o acúmulo de água em locais ou recipientes.

O mutirão também contou com a ajuda dos jovens da Fanfarra do Clube de Desbravadores e Aventureiros de Jaguariúna. As músicas ajudaram a chamar a atenção dos moradores dos bairros para a ação.

Outra ajuda obtida foi do McDonald’s de Jaguariúna, que ofereceu almoço para todos os agentes de saúde que estavam trabalhando no combate à dengue.

A Secretaria de Saúde destaca a importância da colaboração dos moradores, permitindo a entrada dos agentes e seguindo as orientações para o combate à dengue e outras doenças, não deixando acumular água em vasos e outros objetos.

Os moradores podem enviar mensagens de texto e fotos de locais que possam ser foco de dengue pelo número (19) 99783-2319, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Estudantes da UniFaj ajudam Saúde de Jaguariúna no combate à dengue

Publicados

em

O combate à dengue em Jaguariúna vai ganhar mais um reforço. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna e o Grupo UniFAJ, a Secretaria Municipal de Saúde contará com a ajuda de estudantes e professores dos cursos de medicina e de enfermagem, que vão atuar em diferentes áreas para fortalecer os pontos da atenção.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a Secretaria de Saúde, aos sábados e domingos, os estudantes do curso de medicina vão ajudar o corpo clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jaguariúna e, de segunda a sexta-feira, alunos do curso de enfermagem e do curso técnico estarão atuando em ações como notificações oficiais, cartão dengue, testes rápidos, entre outras.

Além dessas ações, estudantes também atuarão em campo nos mutirões para identificação de criadouros e orientação da população quanto a medidas preventivas.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias