Conecte-se conosco

Campinas

Comgás viabiliza transformação de ônibus a gás em Campinas

Publicados

em

Motor a GNV reduz a emissão de gases do efeito estufa e tem custo de combustível mais baixo que motor a diesel; substituição foi feita em parceria com as empresas Tupy e MWM

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, em conjunto com a Tupy e sua subsidiária MWM, apresentou a solução da transformação de motores a diesel para motores 100% a gás, realizada pela própria MWM, para a Itajaí Transportes Coletivos da cidade de Campinas, onde o trânsito e o transporte público são gerenciados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A cidade, que busca reduzir emissões de poluentes e ter uma alternativa com baixo custo de combustível, adotou a solução para um ônibus de sua frota municipal.

A substituição do motor foi realizada pela Tupy MWM e o veículo, de responsabilidade da Itajaí, já está prestando serviços aos usuários, em linhas da região do Campo Grande. Trata-se do primeiro ônibus da frota municipal movido a GNV e a expectativa é que outros veículos sejam incorporados gradativamente.

A troca do motor de diesel para o motor da MWM 100% a GNV reduz em até 25% a emissão dos gases do efeito estufa, o CO² (dióxido de carbono). Além disso, a geração de material particulado é próxima de zero, chegando a uma redução acima de 90% na emissão de poluentes locais e contribuindo para a melhora da qualidade do ar na cidade, pois o gás natural veicular praticamente elimina a “fumaça preta” expelida pelos motores convencionais dos ônibus a Diesel, uma das causas de doenças respiratórias.

LEIA TAMBÉM:

Além de ser mais sustentável para o meio ambiente, o motor a GNV tem uma redução do custo operacional na comparação com o motor a diesel. “O gás natural oferece muitos benefícios, como o de até 30% na redução do custo por quilômetro rodado em relação ao diesel, se o veículo for abastecido dentro da garagem; a fácil manutenção, pois 85% dos componentes são similares aos usados nos motores convencionais; a possibilidade do abastecimento rápido; e também ruído 20% menor do que a motorização a diesel”, explica Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás.

A solução da substituição do motor a diesel por um motor 100% a gás vem atender uma demanda do mercado por soluções que favoreçam a descarbonização, reduzindo cada vez mais a emissão de gases poluentes na atmosfera. O veículo foi entregue com motor novo, mantendo mesma potência e torque, e com todo o sistema de gás instalado e documentação regularizada para o GNV.

Para impulsionar cada vez mais o uso do gás em ônibus e caminhões, a Comgás tem realizado estudos logísticos com indústrias, transportadoras e viações, para viabilizar rotas, retorno financeiro e proporcionar operações sustentáveis, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa pela substituição do diesel. “O uso do GNV em ônibus é uma excelente alternativa para reduzir emissões, pois tem infraestrutura de abastecimento e ainda pode gerar economia no custo do km rodado”, reforça Guilherme Santana Freitas.

Segundo o presidente & CEO da MWM, José Eduardo Luzzi, “permanecemos na busca constante por soluções completas e conectadas à descarbonização nos segmentos rural e urbano, sendo uma delas a transformação veicular de veículos médios e pesados de diesel para gás. Essa alternativa tem múltiplos benefícios como a redução da emissão de CO2, qualidade, produtividade e até mesmo redução de custos. Estamos discutindo diversas oportunidades no mercado nacional e, dentro área de concessão da Comgás, formamos uma parceria, na qual participamos com a transformação do motor, e a Comgás com o GNV. Estamos certos do sucesso desta parceria e do seu impacto positivo para o segmento de transportes no Brasil.

De acordo com o setor de engenharia mecânica da Itajaí Transportes Coletivos, mesmo com resultados ainda preliminares, o ônibus a GNV tem se demonstrado um veículo altamente eficiente em relação à potência e desempenho, além de apresentar uma economia no consumo.

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destaca que “uma das apostas para desenvolver o transporte público em Campinas é a opção por ônibus menos poluentes. O gás natural é uma solução sustentável para a mobilidade urbana, do ponto de vista ambiental, econômico e social, já que reduz a emissão de poluentes e a poluição sonora, além de apresentar menor custo operacional”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

4ª Rodada de Negócios do Circuito das Águas Paulista será em Socorro

Publicados

em

A Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Circuito das Águas Paulista (ADECAP) em parceria com a ACE SOCORRO realiza no dia 28 de maio, terça-feira, a partir das 08h30, no Grínberg’s Village Hotel, a 4ª Rodada de Negócios abrangendo empreendedores de toda a região. O Evento profissional conta com o apoio institucional do COMTUR, da ASTUR e da cidade de Socorro

O Circuito das Águas Paulista é composto por nove cidades, que juntas somam cerca de  310 mil moradores e formam um eixo econômico potente no interior paulista. Além de agrupar diversos atrativos turísticos, qualidade de vida, natureza invejável junto à Serra da Mantiqueira, mão de obra qualificada,  as cidades são conhecidas por boa infraestrutura e desenvolvimento ordenado. Tantas características positivas tornam a região um oásis para viver, trabalhar, visitar e investir. Pilares que norteiam a Agência de Desenvolvimento Circuito das Águas Paulista (ADECAP) com o objetivo de potencializar a região nestes quatros eixos, trazendo propostas de desenvolvimento responsável e orientado para as demandas do futuro.

Parceria inédita promove workshop que ensina melhorar sua comunicação ainda esse ano

As de cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, formadoras do Circuito das Águas Paulista, têm considerável pujança econômica reunindo cerca de 50 mil empresas, de diferentes tamanhos e oferta de produtos e serviços. Cada cidade, com sua vocação e seus empreendedores, podem crescer mais, criar corredores de abastecimento interno, valorização de produtos locais, com mais sustentabilidade e cooperação. Afinal, foi-se o tempo de “tudo que é de fora é melhor”.

As  Rodadas de Negócios do Circuito das Águas Paulista têm o poder de potencializar e estimular Negócios locais e regionais. Tudo começa com o conhecimento e apresentação de empreendedores, produtos e serviços a disposição para que possam ser vendidos,  comprados e indicados dentro das rodas e grupos de interesse profissional. A 1ª Rodada ocorreu  na Fazenda Benedetti, em Amparo, com a participação de 50 empresários e líderes regionais. A 2ª  Rodada de Negócios se deu  em Águas de Lindóia, no Thermas Hot World e reuniu cerca de 70 empresários da região. Já a 3ª Rodada, também ocorrida em 2023, ocorreu na Cidade de Holambra, no Bloemen Park, com pouco mais de 80 empresários do Circuito das Águas Paulista e outras cidades vizinhas.

De acordo com a presidente da ADECAP, professora Laura Santi, “as Rodadas de Negócios têm se mostrado uma forte ferramenta para unir empresários , membros do setor público e de entidades do 3º setor, com a produção de relacionamentos comerciais, trocas de informações, recomendações e amizades, que só fortalecem a nossa região.”

O Diretor de Comunicação e Eventos da ADECAP, Rafael Perez, pequeno empresário da área de Marketing Digital com  forte atuação regional, esclarece “que os empresários e profissionais de posição gerencial e acima precisam construir relacionamentos, se comunicar com outras pessoas de mercado, diretamente no mesmo segmento de ação ou não, pois a troca de informações, vivencias e produção de Negócios se dá nas Rodadas e também muito depois delas,  com a continuidade de contato e visitas agendadas”.  E completa Rafael, “precisamos abrir nossas agendas para participar de eventos de negócios e cultivar relacionamentos”.

A 4ª Rodada de Negócios que se realizará em Socorro no dia 28 de maio, terça-feira, já está aceitando inscrições por meio do Link https://vzit.com.br/adecap-agencia-de-desenvolvimento-circuito-das-aguas-paulista/4a-rodada-de-negocios-adecap-agencia-de-desenvolvimento-circuito-das-aguas-paulista-28-05-2024-10108.

Para Maria Isabel Lopes, presidente da ACE SOCORRO, “a realização da 4ª Rodada de Negócios do Circuito das Águas Paulista aqui em Socorro traz para os empresários locais a oportunidade de conhecer e realizar negócios regionalmente”. E esclarece também que “esta é uma ótima oportunidade de reunir diversos segmentos empresariais em um mesmo local e momento, conhecer e se fazer conhecido por outros empresários qualificados.”

O valor das inscrições começa em 50 reais e inclui café de boas vindas, apresentações de forte impacto informativo, a oportunidade de apresentações individuais e pelo menos 3 rodadas de negócios com metodologia especifica. Desejando, também será possível participar de um almoço de relacionamento no restaurante do Grínberg’s Village Hotel em sistema de buffet completo com bebidas à parte .

Faça já a sua inscrição!

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Sorriso Maroto abre as vendas para a turnê “Sorriso as Antigas” em Campinas

Publicados

em

Produzido pela Faro Eventos, show inédito na região conta com compromisso social de arrecadação para doação a ONGs de todo o país

O fenômeno do pagode, Sorriso Maroto, está de volta à RMC! A partir das 12h desta quarta-feira, 15, os ingressos poderão ser adquiridos pela plataforma ingresse.com. A banda desembarca em Campinas, com a esperada turnê “Sorriso as Antigas”, trazendo um repertório recheado de clássicos que fizeram história ao longo de mais de 25 anos de carreira. Com uma mega estrutura e muita emoção, o show promete ser uma viagem nostálgica pelos grandes sucessos da banda, como “Futuro Prometido”, “Ainda Gosto de Você”, “Me Olha Nos Olhos”, “A Primeira Namorada”, “Fica Combinado Assim” e “Sinais”.

LEIA TAMBÉM:

Além da música, o Sorriso Maroto também tem um compromisso social. Em 2023, a banda arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos e R$1,2 milhão em doações para o projeto Espalhando Sorrisos. Este ano, o grupo dobrará o valor final de cada arrecadação durante a turnê, destinando os recursos para ONGs de todo o país e para um mutirão de saúde oral voltado para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.

A Faro Eventos, responsável pela produção e divulgação do show, está bastante otimista com a recepção do público da região: “Trabalhar com um evento de tamanha relevância, como a turnê ‘Sorriso as Antigas’ é uma honra para nós. Além da qualidade musical que o Sorriso Maroto oferece, é fundamental destacar o cunho social desta iniciativa, que está alinhado com os valores de responsabilidade social da nossa empresa”, diz o sócio-diretor da Faro Eventos, Victor Brentegani.

Serviço:
“Turnê Sorriso as Antigas”
Data: 19 de outubro de 2024
Local: em breve mais informações
Ingressos: ingresse.com

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Obras de recuperação do pavimento avançam na Campinas-Mogi

Publicados

em

Nesta semana, obras acontecem nos dois sentidos da SP-340

As obras de recuperação do pavimento na rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340), entram em sua quarta semana de execução. Desde 22 de abril, os serviços têm sido executados de maneira coordenada, com equipes de Engenharia trabalhando tanto na aplicação do novo pavimento, quanto na sinalização horizontal.

Todos os trabalhos acontecem das 22h às 05h, horário estratégico para minimizar os impactos no tráfego da rodovia. Até a noite de quarta-feira, 15, as obras acontecem no sentido Norte (sentido interior), entre os km 128 e 130, em Jaguariúna. A partir da noite de quinta-feira, 16, as equipes passam a trabalhar no sentido Sul (sentido capital), iniciando no km 131 e seguindo até o dia 28 de maio até o km 123.

LEIA TAMBÉM:

As obras devem ser concluídas no final de julho, com recuperação de aproximadamente 60 quilômetros da rodovia. Para a realização do trabalho, serão utilizadas 10.560 toneladas de concreto asfáltico (CBUQ), o equivalente a 880 caminhões.

Todo o trecho em obras está devidamente sinalizado e conta com a fiscalização das equipes de inspeção da Renovias e do Policiamento Rodoviário. A Concessionária reforça aos clientes que respeitem a sinalização e os limites de velocidade ao passar pelo local com obras e/ou serviços de manutenção, uma vez que operários estão nas imediações da pista.

Para evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego, recomenda-se, sempre que possível, que programem seus deslocamentos. As condições do trânsito estão disponíveis no site www.renovias.com.br.

O Sistema de Atendimento aos Usuários (SAU) da Renovias está à disposição dos motoristas, 24 horas por dia. Para acioná-lo, basta ligar no 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implantados a cada quilômetro.

A Renovias destaca ainda que o cronograma de obras é dinâmico e poderá sofrer alterações. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias