Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Chefe de cozinha representa Artur Nogueira em evento no México

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Carlos Eduardo Soares ostenta título de master chefe e há 42 anos viaja o mundo para cozinhar 

O chefe de cozinha Carlos Eduardo Soares, de 61 anos, representa Artur Nogueira em mais uma de suas viagens pelo mundo. Com a bandeira do município nogueirense em destaque no avental, Carlos ministrará duas aulas práticas no Gourmetour 2021, sediado em Zacatecas, no México. 

O evento gastronômico acontece de 10 a 12 de agosto, e é organizado pela União Latino-Americana de Instituições de Ensino Superior (Ulades). “Quem vai sediar esse evento é a Universidade de Vera Cruz (Universidad de la Vera-Cruz), a segunda maior faculdade privada do México, e a quarta maior da América Latina. É um prazer poder levar a bandeira de Artur Nogueira para hastear junto a da Brasil no evento e durante as minhas aulas”, diz.

O prefeito Lucas Sia (PSD) agradece a homenagem. “Tenho certeza que nossos munícipes se sentirão extremamente lisonjeados em serem representados em um evento tão importante como esse. Nossa gestão se preocupa em enaltecer a gastronomia local, através de iniciativas como o 1º  Festival Gastronômico, e fica feliz em saber que o nome de nossa cidade será levado para fora do país e auxiliará para o fomento do turismo e gastronomia de outra cidade (Zacatecas)”. 

O evento
Carlos explica que, a cada edição, o evento seleciona um tema, sendo que o cardápio deve atender às características da temática escolhida. Este ano, o assunto do Gourmetour é relacionado à comida saudável e seu reaproveitamento. Segundo Carlos, a ideia é alertar a sociedade de que pessoas do mundo têm passado fome enquanto o lixo gastronômico tem crescido.

 “Esse ano, nós temos que quebrar a cabeça e fazer receitas que sejam reaproveitadas. Repare no final de uma feira livre a quantidade de alimentos descartados sem que haja um reaproveitamento, sendo que 1/3 de todo alimento produzido é desperdiçado. Se eu faço parte do problema, faço parte também da solução”, frisa. 

O chefe ainda explica que o evento não é competitivo, já que ele foi convidado pela Ulades para ministrar palestras e compartilhar experiências. “A grande maioria que participará do evento, assim como eu, tem o título oficial de master chefe – título máximo dentro do universo da gastronomia”, comenta. 

Além de fomentar o turismo e renda na cidade de Zacatecas, o Gourmetour auxiliará causas sociais. “No último dia é feito um jantar de gala, e os lucros obtidos no evento são revertidos para causas sociais. Normalmente, as doações são feitas para hospitais do câncer, e esse ano acredito que seja voltado a algo para sanar a fome”. 

Pelo mundo
Há 42 anos na profissão, ele ostenta o título de master chefe e acumula prêmios em vários lugares do mundo, dentre eles o Brasil, Israel, Coreia do Sul, Portugal, India (Dehradun), Venezuela, Polônia, Chipre, Malásia e Austria. Carlos também foi jurado internacional da “Gastro World Master Chefs Competition Young Cooks Association of Denisli”, sediada na Turquia, em 2019.

“Viajei praticamente o mundo todo trabalhando. Representei o Brasil nas Olimpíadas de Sóchi, na Rússia, e todos os anos a gente faz muitas viagens a convite de universidades, onde os chefes dos continentes dão aulas para alunos de vários lugares do mundo que se inscrevem no Gourmetour”.

Carlos é especialista no segmento Street Food desde 2001, e considerado pioneiro em feiras gastronômicas noturnas. Quando ele não está viajando o mundo, ele se diverte em feiras de ruas com a família. “Meus filhos fazem feira de rua aqui no interior de São Paulo e, como eu trabalho 99% fora, está tudo parado e eu fico com eles dando uma força – ensinando e aprendendo”, diz. 

E, além de acumular títulos, os olhos de Carlos brilham quando ele veste o avental branco, chapéu de chefe, e faz aquilo que nasceu para fazer.  “Eu sou apaixonado por isso, quem me conhece sabe como eu sou com gastronomia”.

Continue lendo

Artur Nogueira

Artur Nogueira se destaca em Prêmio “Município Agro”

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Cidade conquista 33ª posição entre 645 municípios e recebe R$30 mil para Agricultura

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Agricultura, recebeu o Prêmio “Município Agro” por seu alto desenvolvimento na produção rural e alcançou a 33ª posição entre 645 municípios do estado de São Paulo. O evento aconteceu na tarde de ontem, 07, em São Paulo, e contou com a presença de autoridades, dentre eles o governador João Doria, o vice Rodrigo Garcia, vereadores, prefeitos e secretários.

 Com a colocação, Artur Nogueira foi contemplada com R$30 mil que serão destinados ao setor agrícola para auxiliar o município na ampliação do acesso aos serviços públicos essenciais à população do campo tais como empreendedorismo, desenvolvimento econômico, saúde, segurança e assistência social.

“Tivemos reconhecimento e, comprovamos um bom desempenho na gestão e atendimento aos cidadãos do campo. O trabalho não acabou. Apenas começou. Continuaremos cumprindo os critérios técnicos estipulados pelo Governo de São Paulo mas, acima de tudo, vamos desenvolver novas políticas públicas para o agro. Parabéns à nossa equipe da Secretaria de Agricultura e demais envolvidos”, explanou o prefeito Lucas Sia (PSD).

Sobre o Município Agro
O Ranking do Município Agro é o incentivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para promover o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário, sendo executado em parceria com as prefeituras.

As prefeituras, ao aderirem ao Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – SEDRUS, reconhecem a importância do agro e das necessidades de investir em ações para melhorar as condições de vida das pessoas na área rural. Uma forma de incentivar estas ações é o Ranking do Município Agro.

Dessa forma, de acordo com o Decreto Estadual n.º 64.467/2019, o SEDRUS tem como objetivo promover a elaboração e execução de planos de desenvolvimento agropecuário e agroindustrial no Estado, em conformidade com as diretrizes de política pública denominadas “Cidadania no Campo 2030” (Decreto Estadual n.º 64.320/2019).

Continue lendo

Artur Nogueira

Iluminação de Natal é alvo de vandalismo em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Prefeitura lamenta ato e aciona Delegacia de Polícia Civil

A iluminação de Natal foi alvo de vandalismo em Artur Nogueira. A ação dos criminosos aconteceu na madrugada desta terça-feira, 07, na Praça da Fonte, no Centro.

Segundo a Secretaria de Cultura, foi instalada toda iluminação de Natal na Praça da Fonte na segunda-feira, 06. No entanto, vândalos quebraram 100 metros de pisca-pisca em 10 árvores do local.

Apesar do episódio infeliz, as luzes e estruturas foram reparadas e substituídas já na manhã de hoje (7) para garantir o clima natalino na cidade. Com o tema “Artur Nogueira Iluminada”, o Natal no município tem encantado a todos com a magia da data comemorativa.

A Prefeitura lamentou o ato dos vândalos e acionou a Delegacia de Polícia Civil. Com base nas câmeras de segurança da redondeza, os indivíduos devem ser localizados em breve. Diante dos fatos, foi feito um Boletim de Ocorrência na Depol nogueirense.

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira instala painel “Casa da Memória” que resgata história do município

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Painel será instalado nesta quarta-feira, 08, na Réplica da Estação

Com o intuito de preservar o patrimônio e a história de Artur Nogueira, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, fará a instalação do painel “Casa da Memória” nesta quarta-feira, 08, na Réplica da Estação. A partir das 19h30, autoridades municipais estarão no local para prestigiar a inauguração.

Esta é uma iniciativa já planejada desde o início da nova gestão, e faz parte do processo de revitalização da Réplica da Estação, iniciada em julho deste ano.  O prefeito Lucas Sia (PSD) comenta sobre a adaptação e destaca sua importância cultural. “Nossa gestão demonstra zelo e cuidado com o patrimônio da cidade, pois preservar a história do nosso município é dar valor a tudo que foi construído até aqui. Com o painel, mais pessoas terão a oportunidade de ver a trajetória do povo nogueirense,” destaca.

A imagem retrata o momento em que moradores de Artur Nogueira fazem uma recepção na Estação ao Secretário Arajíro Miura e ao Ministro Itinerante do Japão Shigero Yoshida, em 1906. No registro, há uma pequena banda de música com pessoas bem trajadas para o evento formal.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo Renato Carlini, a instalação do painel “Casa da Memória” é uma iniciativa que visa “priorizar o patrimônio histórico do município através de registros que permanecem vivos a fim de que moradores e visitantes vejam a história nogueirense retratada em uma imagem”, frisa.

A Estação
Inaugurada em 1906, a linha transitava de Campinas para Artur Nogueira, Engenheiro Coelho e Conchal. Ao ser desativada em 1960 e demolida em 1978, a linha ferroviária precisou ser reconstruída em 2009, desta vez, com uma réplica fiel à estação original. Agora, a estação passa por novas adaptações a fim de continuar mantendo a história  da cidade preservada.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias