Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Artur Nogueira deve iniciar rodízio para tentar garantir abastecimento de água

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Segundo a prefeitura, captação na represa que atende a demanda da cidade está em 28% da capacidade por conta da falta de chuvas. População fez filas em bicas para conseguir o recurso

Com reclamação de falta d’água por parte dos moradores, a Prefeitura de Artur Nogueira anunciou que deve fazer um rodízio para tentar garantir o abastecimento da população. De acordo com o Serviço de Água e Esgoto do município (Saean), a captação na represa Cotrins, que atende a demanda da cidade, está em 28% da capacidade por conta da falta de chuvas.

De acordo com a autarquia, de março a setembro choveu 80% a menos do esperado para o ano, o que agravou o problema de abastecimento na cidade. A EPTV, afiliada da TV Globo, esteve na represa na manhã desta segunda-feira (26) e verificou que o local está praticamente seco, com muitas partes com areia aparente. O nível do manancial está dois metros abaixo do normal.

Os moradores do município relatam dificuldades de abastecimento há pelo menos cinco dias em muitos bairros da cidade, entre eles o Vista Alegre e Nosso Chão. Por causa dos transtornos, a população se aglomerou em bicas para conseguir encher galões e garantir o mínimo de água para os próximos dias.

“É muito difícil. É impossível ficar sem água. Tem gente que está sem há dez dias, vem um pouco, e acaba de novo. E quando vem, vem muito suja. Ninguém está conseguindo fazer nada, não tem água para lavar louça, banheiro, nada”, diz o operador de máquinas José Carlos Machado.

Rodízio e poços

O superintendente do Saean de Artur Nogueira afirmou que as diretrizes do rodízio estão sendo definidas e serão disponibilizadas para a população “em breve”. Além disso, a prefeitura disse que ativou nove poços artesianos para tentar minimizar o problema.

Por G1 Campinas e Região

Continue lendo

Artur Nogueira

Poupatempo de Artur Nogueira será inaugurado nesta sexta com presença do vice-governador

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Cerimônia acontece após toda a estrutura ser montada e profissionais passarem por capacitação

Com estrutura montada e profissionais 100% capacitados, a tão sonhada inauguração do Poupatempo de Artur Nogueira acontece já nesta sexta-feira, 28, em cerimônia com a presença do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).

Instalada pela Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Administração e em parceria com o Governo de São Paulo, a unidade é mais uma importante conquista para o município e trará inúmeros benefícios ao cidadão nogueirense.

Além do vice-governador, a cerimônia de inauguração receberá o diretor da Prodesp Murilo Macedo, autoridades locais –  prefeito, vice, secretários, vereadores -, e autoridades do Governo de São Paulo.

De acordo com a Prodesp, o novo modelo de Poupatempo, incorporado ao Departamento de Trânsito (Detran-SP), é mais moderno, compacto e com foco nos serviços digitais. Como os atendimentos são realizados no mesmo local por diversos órgãos, o cidadão ganhará em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia. 

O chefe do Executivo, Lucas Sia (PSD), comemora a chegada da unidade, que tornará uma série de serviços menos burocráticos. “Sem dúvida, essa é mais uma conquista para a população nogueirense. A Prefeitura segue empenhada junto ao Governo de São Paulo para melhorar cada vez mais a prestação dos serviços públicos, com atendimento eficaz e de qualidade”, frisa. 

Capacitação
A inauguração ocorrerá após todos os funcionários que atuarão na nova unidade terem participado de um eficiente treinamento. A capacitação era uma etapa fundamental para ambientação da equipe de atendimento da unidade, e abordou temas conceituais e comportamentais, com módulos em ambiente virtual e presencial.

Logo após a etapa de ambientação dos novos colaboradores no posto, foi feita a fase de pré-operação – última etapa para que os profissionais possam iniciar atendimentos à população antes da inauguração da unidade. 

Serviços
Dentre os serviços oferecidos pelo Poupatempo estão todos aqueles desempenhados pelo Procon, além de emissão do Registro Geral (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e demais serviços de CNH, licenciamento anual de veículo, acordo com a CDHU, dentre outros. A lista completa pode ser conferida no site poupatempo.sp.gov.br.

Para ser atendido, o cidadão deverá obrigatoriamente realizar o agendamento prévio através do portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. A unidade de Artur Nogueira está localizada onde funcionava o Detran-SP, na Rua Alice Pereira Mansur, nº 51, na Vila Queiroz.

Continue lendo

Artur Nogueira

Artur Nogueira recebe novas 1.002 doses contra a Covid-19

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Vacinas são destinadas às segundas doses e doses adicionais

Artur Nogueira recebeu, nesta quarta-feira, 26, uma nova remessa dos imunizantes contra a Covid-19. Desta vez, foram enviadas ao município 1.002 doses voltadas às segundas doses e doses adicionais para pessoas maiores de 12 anos. As vacinas foram retiradas pela Secretaria de Saúde no Departamento Regional de Saúde VII (DRS-7), em Campinas.

Desde que a vacina começou a ser distribuída no Estado, Artur Nogueira já recebeu 107.487 doses. Até esta quarta-feira, um total de 44.922  pessoas já tinham sido vacinadas na cidade.

Locais de vacinação:

Espaço Mãe e Filho
Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 14h
Sob livre demanda
Primeiras, segundas, e doses adicionais 
Grupos: crianças, adolescentes e maiores de 18 anos 

UBS Teresinha Vicensotti
Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 14h
Sob livre demanda 
Primeiras, segundas, e doses adicionais 
Grupos: crianças, adolescentes e maiores de 18 anos

Continue lendo

Artur Nogueira

Saúde de Artur Nogueira realiza mais de 470 mil atendimentos em 2021

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Números foram apresentados durante audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (25) 

Sempre prezando pela qualidade de vida da população nogueirense e garantindo o acesso gratuito à saúde, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ultrapassou a marca de mais de 470 mil atendimentos ambulatoriais de Atenção Básica e Pronto-Atendimento, realizados durante o ano de 2021. 

De acordo com a pasta, os atendimentos incluem atendimento médico geral, atendimento de enfermagem ambulatorial, atendimento de especialidade, atendimento domiciliar, entre outros. O prefeito Lucas Sia (PSD) comemora o número expressivo. 

“Esse significativo número representa um trabalho de toda a equipe da saúde, desde médicos a auxiliares de enfermagem, e que não medem esforços para oferecerem saúde de qualidade aos usuários do sistema público. Volto a dizer que Saúde é prioridade em nosso governo, e nosso objetivo é sempre garantir um atendimento de excelência em todas as nossas unidades”, frisa. 

Os números de atendimentos foram apresentados durante Audiência Pública, realizada na manhã desta terça-feira, 25, no Plenário da Câmara Municipal. 

Atenção básica
Grande parte dos atendimentos foi realizada nos 12 Postos de Saúde Familiar (PSFs) de Artur Nogueira e se refere a serviços oferecidos pela Atenção Básica. A secretária de Saúde Angela Pulz Delgado explica que a área é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. 

“Os PSFs representam a ponta mais próxima da Prefeitura com a população. Por meios deles orientamos os moradores sobre a prevenção de doenças, solucionamos os possíveis casos de agravos e direcionamos os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade”, pontua. 

Nas unidades de Atenção Básica da cidade, o morador pode ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal, cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, curativos, inalações e aplicação das vacinas.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias