Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Artur Nogueira deve iniciar rodízio para tentar garantir abastecimento de água

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Segundo a prefeitura, captação na represa que atende a demanda da cidade está em 28% da capacidade por conta da falta de chuvas. População fez filas em bicas para conseguir o recurso

Com reclamação de falta d’água por parte dos moradores, a Prefeitura de Artur Nogueira anunciou que deve fazer um rodízio para tentar garantir o abastecimento da população. De acordo com o Serviço de Água e Esgoto do município (Saean), a captação na represa Cotrins, que atende a demanda da cidade, está em 28% da capacidade por conta da falta de chuvas.

De acordo com a autarquia, de março a setembro choveu 80% a menos do esperado para o ano, o que agravou o problema de abastecimento na cidade. A EPTV, afiliada da TV Globo, esteve na represa na manhã desta segunda-feira (26) e verificou que o local está praticamente seco, com muitas partes com areia aparente. O nível do manancial está dois metros abaixo do normal.

Os moradores do município relatam dificuldades de abastecimento há pelo menos cinco dias em muitos bairros da cidade, entre eles o Vista Alegre e Nosso Chão. Por causa dos transtornos, a população se aglomerou em bicas para conseguir encher galões e garantir o mínimo de água para os próximos dias.

“É muito difícil. É impossível ficar sem água. Tem gente que está sem há dez dias, vem um pouco, e acaba de novo. E quando vem, vem muito suja. Ninguém está conseguindo fazer nada, não tem água para lavar louça, banheiro, nada”, diz o operador de máquinas José Carlos Machado.

Rodízio e poços

O superintendente do Saean de Artur Nogueira afirmou que as diretrizes do rodízio estão sendo definidas e serão disponibilizadas para a população “em breve”. Além disso, a prefeitura disse que ativou nove poços artesianos para tentar minimizar o problema.

Por G1 Campinas e Região

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira firma Consórcio Empreendedor junto ao Sebrae

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Serão ofertadas 364 horas de capacitação aos servidores municipais para modernização administrativa, desburocratização e empreendedorismo

O prefeito Lucas Sia (PSD) firmou a participação de Artur Nogueira junto ao Consórcio Empreendedor, que disponibilizará consultores ao município com a finalidade de modernizar a administração pública. Com o programa, serão ofertadas 364 horas de capacitação aos servidores municipais, repassada por um corpo técnico especializado de consultores do Sebrae e FGV.

A assinatura que firma a participação de Artur Nogueira ao convênio aconteceu no Gabinete Municipal e, além do prefeito, o encontro contou com a presença do representante regional do Sebrae de Campinas Júlio César Domingues; do assessor de diretoria de Administração e Finanças do Sebrae José Eduardo Martelli; do líder regional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Mario Roberto Vitale Junior; da secretária Municipal de Administração Glauci Barbosa; da agente de Desenvolvimento Municipal Tatiane Gibertoni Sia; e do vereador Adalberto di Lábio (PSD). 

Durante reunião, os representantes do consórcio entregaram os vouchers das consultorias à Prefeitura, que serão realizadas por agentes do Sebrae e da FGV.

O prefeito Lucas Sia (PSD) explica que o programa dará escala regional às políticas públicas de desenvolvimento de base empreendedora, por meio da integração com outros municípios, e em prol da melhoria do ambiente de negócios. “Esse convênio dará à Artur Nogueira e aos empreendedores dezenas de benefícios e caminhos para a desburocratização e capacitação, e ainda refletirá no melhor atendimento da população”, destacou Sia.

Mais sobre o consórcio
O Consórcio Empreendedor vai contar com uma equipe de consultores para trabalhar ao lado do prefeito para ajudar no planejamento e acompanhamento de ações para desburocratização do ambiente de negócios, inovação da agenda pública e empresarial, contribuir para o acesso dos pequenos ao mercado de compras governamentais e ampliar a atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho será focado em oito eixos temáticos: governança do desenvolvimento regional, desenvolvimento e comunicação institucional de consórcios, liderança e gestão pública regional, desburocratização e melhoria do ambiente de negócios, inovação no setor público, inclusão produtiva e cooperativismo/associativismo, compras públicas e educação empreendedora. 

Ao todo, o consórcio conta com cinco etapas de solução programada, sendo elas 100 horas no desenvolvimento dos serviços do portal Redesimples, 12 horas destinadas a elaboração de projeção de captação de recursos para modernização administrativa, 100 horas voltadas a consultoria para grupos de agricultores familiares, 48 horas para estruturação e acompanhamento da Sala do Empreendedor e outras 104 horas voltadas ao fortalecimento local em inclusão produtiva.

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira promove campanha de conscientização sobre o câncer de mama em zona rural

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A ação tem como objetivo a prevenção e a conscientização para  a população; Veja os locais

A fim de prevenir o câncer de mama e colo de útero, será realizada a Campanha do Outubro Rosa na zona rural de  Artur Nogueira. A iniciativa é da Prefeitura,  por meio da Secretaria de Saúde e o apoio da Secretaria de Agricultura.

A ação tem como objetivo conscientizar a população da área rural sobre a prevenção contra o câncer, além de realizar exames importantes como papanicolau e toque de mama. “O Outubro Rosa é um mês de mobilização e sensibilização. Por isso, além dos exames, nós iremos promover palestras que falem sobre o assunto a fim de sanar todas as dúvidas”, afirma a secretária de Saúde, Angela Pulz Delgado. De acordo com a pasta, também serão realizados agendamentos, cadastramentos e lanches para todos que participarem.

O secretário de Agricultura, Odair Boer, fala sobre a importância da Campanha e acrescenta que esta será uma forma de evitar danos maiores à saúde da população da zona rural. “Nem todos possuem facilidade para ir até a cidade com muita frequência, seja pela falta de tempo, ou pela falta de um meio de transporte. Por isso, acredito que esta é a hora de todos aproveitarem e fazerem seus respectivos acompanhamentos médicos a fim de evitarem complicações no futuro”, complementa.

Locais , datas e horário
– 25 de outubro: na Igreja Nossa Senhora Aparecido, do Bairro Parada, às 9h
– 26 de outubro: na Igreja São José da comunidade Bairrinho, às 9h
– 27 de outubro:  na Igreja comunidade Rosa mística, na vicinal Mogi, às 9h
-28 De outubro:  na Igreja Santo Antônio, do bairro Muniz, às 9h.

Continue lendo

Artur Nogueira

Educação promove live especial para comemorar Dia do Professor em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Encontro virtual será dirigido pelo professor Júlio Furtado, renomado no meio acadêmico e autor de diversos livros 

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Educação, promove uma live especial nesta quarta-feira, 13, às 18h30, para comemorar o Dia do Professor – celebrado em 15 de outubro. O encontro virtual será dirigido pelo educador Júlio Furtado, que aplicará a “terapia do professor”. 

Ainda durante o encontro, Júlio dará dicas e promoverá reflexões que abordarão temas como adaptação ao novo, resistência a mudança, comunicação e flexibilidade em um contexto de mudança dos paradigmas educacionais, tendo como foco o professor. 

A secretária de Educação Débora Sacilotto destaca que a live será um presente todos os educadores nogueirenses. “Todos os professores estão convidados para este momento, que foi planejado com muito carinho. O Júlio tem uma bagagem e tanto, e tenho certeza que a live será enriquecedora para todos nós”, ressalta. 

A palestra estará disponível no link https://youtu.be/9KeemsBIz-A, a partir das 18h30.

Sobre o palestrante
Júlio Furtado é pedagogo; psicólogo; professor de geografia; mestre em Educação pela UFRJ, diplomado em psicopedagogia pela Universidade de Havana, em Cuba; é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, em Cuba; e idealizador do Canal Sala dos Professores. 

Além da experiência acadêmica, Júlio é autor de vários livros e já ministrou mais de 2.500 palestras e cursos para professores e gestores em mais 1000 cidades brasileiras e em países como Chile, Argentina, Uruguai e Portugal. Júlio também é consultor educacional, professor de Pós graduação e Ensino Básico.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias