São Paulo
Ypê conquista Top do Top, maior reconhecimento do prêmio Folha Top of Mind 2026
Empresa 100% brasileira e presente em 96,3% dos lares conquista o Top do Top e também é reconhecida pelo 19º ano em Preservação do Meio Ambiente e pelo 11º ano consecutivo com Detergente
Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, foi reconhecida como a marca mais lembrada espontaneamente pelos brasileiros no Folha Top of Mind 2026, premiação que chega à 36ª edição e tem como base uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha. O resultado foi anunciado na noite desta terça-feira (27), em São Paulo (SP).
A empresa conquistou o Top do Top, principal reconhecimento do levantamento, que identifica as marcas que estão na memória dos consumidores brasileiros. O resultado ganha relevância por ultrapassar as fronteiras do segmento de higiene e limpeza: no Top do Top, marcas de diferentes categorias disputam um mesmo espaço na lembrança espontânea do consumidor.
A conquista se soma a outros dois reconhecimentos da Ypê nesta edição. A companhia alcançou sua 19ª vitória em Preservação do Meio Ambiente e, pelo 11º ano consecutivo, o Detergente Ypê foi o mais lembrado pelos brasileiros na categoria Compras. Para o CEO, Waldir Beira Junior, os resultados reforçam uma trajetória construída ao longo de mais de sete décadas. Fundada em 1950, em Amparo, no interior de São Paulo, a Ypê é uma empresa 100% brasileira que reúne mais de 7.300 colaboradores e atualmente está presente em 96,3% dos lares do país, de acordo com a pesquisa Brand Footprint 2026, realizada pela Kantar.
“Ser lembrada espontaneamente no Top do Top tem um significado muito especial para nós porque esse reconhecimento vai além de uma categoria específica. Ele mostra o espaço que a Ypê conquistou na memória dos brasileiros a partir de uma relação de confiança construída todos os dias e por diferentes gerações. Recebemos esse reconhecimento com muita gratidão e também com a grande responsabilidade de continuar entregando qualidade, inovação e produtos que façam sentido para a vida das pessoas”, afirma o CEO.
A presença da marca na memória do consumidor acompanha mudanças na forma como os brasileiros pesquisam, descobrem e compram produtos. Em 2026, a Ypê ampliou sua atuação em social commerce, com iniciativas como o Super Dia da Marca no TikTok Shop. Atualmente, esse formato representa aproximadamente um terço do faturamento digital da companhia. Entre maio e junho deste ano, a entrada de novos consumidores nos canais digitais da marca cresceu 40%.
LEIA TAMBÉM:
A estratégia também passa por renovação de portfólio e comunicação. Entre os movimentos recentes estão a nova geração de lava-roupas Tixan XMAX e o reposicionamento da atuação em cuidados pessoais com Flor de Ypê e Banho a Banho. Outra frente de contato direto com o consumidor é a promoção Meu Ypê Premiado, que chegou à 12ª edição e segue até 11 de novembro, com dez carros zero-quilômetro, pagos em dinheiro, mais de 2 mil vouchers instantâneos de R$ 500 — cujo resultado é informado aos participantes no momento da participação — e um prêmio final de R$ 1 milhão, que será sorteado em 12 de novembro de 2026.
“Trabalhamos com diferentes pontos de contato que se complementam, conectando inovação, dados e escuta do consumidor. Seja no digital, no social commerce ou no ponto de venda físico, queremos estar onde as pessoas estão, acompanhando novos hábitos e novas gerações sem perder aquilo que construiu a relação da Ypê com os brasileiros ao longo de sua história, que é a confiança”, afirma Marcela Mariano, CMO da Ypê.
Para o varejo, a força da marca também se traduz em maior procura no ponto de venda e em oportunidades de crescimento para as categorias. “Quando uma marca ocupa um espaço tão relevante na memória do consumidor, ela chega à loja com confiança já construída. Isso favorece a decisão de compra, impulsiona o giro e amplia a capacidade de geração de valor das categorias. Esse reconhecimento também é resultado da parceria com os varejistas, que tornam nossas marcas disponíveis para milhões de brasileiros e nos ajudam a construir, juntos, um negócio mais produtivo e sustentável”, afirma Gabriela Pontin, vice-presidente Comercial da Ypê.
Meio ambiente: reconhecimento chega a 19 edições
O reconhecimento em Preservação do Meio Ambiente também tem caráter recorrente: esta é a 19ª vez que a Ypê figura como vencedora da categoria. A atuação ambiental da companhia inclui a transição para fontes renováveis de energia, redução do uso de matéria-prima nas embalagens, gestão hídrica e projetos de conservação.
Atualmente, 100% da eletricidade consumida pela empresa é proveniente de fontes renováveis certificadas. Desse total, 90% vêm de autoprodução eólica em parceria com a Casa dos Ventos e o restante é coberto por certificados I-REC. A empresa também informa que 94% da energia térmica utilizada em suas operações é proveniente de fontes renováveis. Essa matriz limpa permitiu à companhia reduzir em 31% suas emissões diretas de CO₂ em 2025 e garantir, pelo quarto ano consecutivo, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. concedido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces), que atesta a excelência da empresa na gestão e na transparência de suas emissões de gases de efeito estufa.
Em embalagens, otimizações realizadas nos frascos de detergente desde a década de 1980 reduziram em 52% o uso de resina plástica. Já o projeto Plantar Vida ultrapassou a marca de 1,2 milhão de árvores plantadas. A Ypê também apoia, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, o monitoramento voluntário da qualidade da água em 128 rios de 14 estados.
“O cuidado com o meio ambiente está relacionado aos nossos valores e à maneira como pensamos o futuro da empresa. Quando avançamos em economia circular, eficiência industrial e fontes renováveis de energia, estamos trabalhando para construir um negócio mais competitivo e capaz de gerar valor no longo prazo para a sociedade. Esse compromisso também traduz nosso propósito de deixar para as futuras gerações um mundo melhor do que aquele que recebemos”, afirma Waldir Beira Junior.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Rede municipal de Saúde de Monte Alegre do Sul já oferece implante contraceptivo
A Prefeitura de Monte Alegre do Sul, por meio do Departamento de Saúde, já realiza a inserção do Implanon nas Unidades de Saúde do município.
O Implanon é um implante hormonal colocado sob a pele do braço, que previne a gravidez por até três anos. É um método de alta eficácia, reversível e que dispensa o uso diário de anticoncepcionais.
Neste primeiro momento, os atendimentos estão sendo agendados e a inserção do implante está sendo priorizada para pacientes em situação de vulnerabilidade social e menores de 18 anos, conforme avaliação da equipe de saúde.
LEIA TAMBÉM:
Para ampliar a oferta do método, a enfermeira Rafaela participou do 3º ciclo de capacitação para inserção do implante, com a participação de Eloisa, articuladora da Saúde da Mulher da DRS-7.
A indicação deve ser avaliada por um profissional de saúde, considerando as necessidades de cada pessoa.
A iniciativa amplia o acesso aos métodos contraceptivos pelo SUS e fortalece as ações de planejamento reprodutivo no município.
As pessoas interessadas podem procurar a Unidade de Saúde de referência para receber orientações.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Eleições 2026: Lula é reeleito presidente da República; confira resultado do 2º turno em SP
O presidente venceu na capital e perdeu no interior de SP; estado registrou índice de abstenção de 19,8%
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi reeleito para o cargo no 2º turno das Eleições 2026. Com 99,9% das urnas totalizadas após a votação deste domingo, 25, Lula obteve o equivalente a 51,77% dos votos válidos no país, com Geraldo Alckmin (PSB) como seu vice, também reeleito. A chapa disputou a eleição pela coligação Brasil Pronto para Mais, formada por Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (composta por PT, PC do B, PV), PSB, PDT, e Federação PSOL Rede.
Concorreu à disputa o senador Flávio Bolsonaro (PL) e seu vice Alfredo Gaspar (PL). A chapa recebeu 48,23% dos votos válidos.
Resultados em SP: capital e interior
A votação teve resultados distintos na capital e no interior. No estado paulista, onde mais de 34,1 milhões de eleitoras e eleitores estavam aptos a votar, Flávio Bolsonaro venceu o pleito, recebendo 53,85% dos votos válidos. Já na capital, Lula obteve a maioria dos votos, com 55,5% dos votos válidos. São Paulo é a cidade com o maior eleitorado do país, com cerca de 9,1 milhões de eleitores. É possível verificar o resultado da votação em todas as cidades do estado por meio da página Resultados da Justiça Eleitoral.
Índice de abstenções
Neste 2º turno das Eleições 2026, com 99,9% das urnas apuradas, a abstenção registrada no estado de São Paulo alcançou 19,8% do eleitorado. Cerca de 6,7 milhões de eleitoras e eleitores não compareceram às urnas neste domingo (25). Na capital, mais de 1,8 milhão de eleitores aptos não votaram, um índice de abstenção de 20,36%. A taxa estadual se mostra menor em relação ao 2º turno de 2022, quando 21,07% do eleitorado paulista não exerceu seu direito de voto, o equivalente a 7,3 milhões de pessoas.
No 1º turno, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) registrou um percentual de abstenção de 22,5% no estado, aproximadamente 7,6 milhões de pessoas. Na capital, a taxa de abstenção foi um pouco maior: 23,4% do eleitorado paulistano não foi às urnas, mais de 2,1 milhões de pessoas.
Brancos e nulos
No estado de São Paulo, com 99,9% das urnas apuradas, foi registrado o percentual de 1,42% de votos em branco no 2º turno,. Já os votos nulos formaram 2,62% do montante. Na capital, nulos foram 2,98% e votos em branco, 1,44%.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Eleições 2026: estado de São Paulo tem apenas duas alterações de local de votação para o 2º turno
Mudanças são exceção e acontecem por motivo de força maior, como danos causados pelas fortes chuvas
No segundo turno das Eleições 2026, todo o estado de São Paulo terá apenas dois locais de votação alterados. As mudanças acontecem em um local da capital e em outro de Presidente Prudente em razão das fortes chuvas ocorridas no 1º turno.
Eleitoras e eleitores da 256ª Zona Eleitoral do Tucuruvi, na capital, que votam na E.E. Conselheiro Ruy Barbosa (Rua Professor Antônio Castelar de Franceschi, 200 – Horto Florestal) serão transferidos para o Recanto Nossa Senhora de Lourdes (Av. Luís Carlos Gentile, 1736, Vila Rosa). No local votam 4.649 eleitores, em 12 seções eleitorais: 185, 186, 187, 188, 189, 190, 239, 257, 306, 339, 420, 432.
No 1° turno o local ficou alagado devido às fortes chuvas e aos ventos, que causaram problemas estruturais no telhado da escola.
Já as eleitoras e os eleitores da 402ª Zona Eleitoral —Presidente Prudente, que votam na E.E. Florivaldo Leal (Rua Piracicaba, 90) foram transferidos para a Unesp (Rua Roberto Simonsen, 303, Jardim das Rosas – Portão de alunos 4 e 5). No local votam 3.267 eleitores, em 12 seções eleitorais (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 171, 201). Essa alteração ocorreu no próprio dia do 1° turno (4 de outubro) em razão do destelhamento da escola em razão do vendaval ocorrido no município.
Situações extraordinárias
A Justiça Eleitoral esclarece que as mudanças são exceção e acontecem por motivos extraordinários, como ocorrência de situações climáticas extremas, problemas na infraestrutura dos prédios utilizados como locais de votação, entre outros. É possível que até o dia da realização do segundo turno, haja novas mudanças pontuais de local de votação, por situações não previstas e inevitáveis. O TRE-SP fará a divulgação pelos meios de comunicação disponíveis, além de os cartórios fazerem a publicidade local.
LEIA TAMBÉM:
Ao contrário do que tem sido divulgado, eventuais mudanças são definidas pelo juízo eleitoral de cada zona, de acordo com as necessidades locais, não tendo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ingerência na decisão.
Consulta com antecedência
Antes do 1º turno, foram feitas alterações de local de votação, divulgadas por meio de tabela contendo todas as mudanças ocorridas após as eleições de 2024. O eleitorado desses locais já votou no novo endereço no 1º turno e votarão novamente no 2° turno, não tendo sido registrados problemas de comunicação acerca das mudanças.
O estado possui mais de 11 mil locais de votação, que são as escolas, faculdades e outros espaços que abrigam 103.904 seções eleitorais (salas de votação), em que cerca de 34,1 milhões de eleitores e eleitoras exercerão o direito de voto.
Ainda que em todo o estado de São Paulo tenham sido realizadas apenas duas mudanças de locais de votação entre o 1º e o 2º turno, caso o eleitor tenha dúvidas de onde votar, a Justiça Eleitoral paulista orienta que faça a consulta do local de votação no Autoatendimento, clicando em “Consultas” e escolhendo a opção “Onde votar”. A informação também consta no e-Título. Ao entrar no aplicativo, basta selecionar “Onde votar” na tela inicial.
A consulta pode ainda ser feita ainda pelo chatbot do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, nova ferramenta para atendimento ao eleitor disponível no site institucional do TRE-SP (opção Atendente Virtual do menu “Serviços”) e no WhatsApp: (11) 3130-2200.
Dúvidas podem ainda ser esclarecidas por meio da Central de Atendimento ao Eleitor, pelo telefone 148.
A Justiça Eleitoral paulista recomenda ao eleitorado que verifique a veracidade de informações recebidas sobre o pleito nos canais oficiais do TRE-SP, evitando a disseminação de desinformação.
Mais informações: [email protected]
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Campinas1 semana atrásParque Inflável Turma da Mônica chega a Campinas neste sábado, 24, após receber mais de 40 mil visitantes em SP
-
Campinas1 semana atrásIA encurta planejamento de eventos e muda rotina de organizadores
-
Campinas1 semana atrásCIC Campinas recebe Feirão de Emprego do Mercado Livre com 480 vagas para auxiliar de logística
-
São Paulo1 semana atrásPrefeitura de Morungaba institui Operação Verão 2026/2027 para prevenir riscos durante período de chuvas
-
Jornal Online4 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2061
-
Artur Nogueira1 semana atrásVôlei masculino de Artur Nogueira garante vice-campeonato inédito nos Jogos Abertos
-
Amparo1 semana atrásYpê inscrições para Programa de Estágio 2027; veja as vagas
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura de Artur Nogueira prepara manhã de diversão para as crianças neste sábado, 24


