São Paulo
São Paulo tem 11 das 20 melhores cidades do Brasil
Índice de Progresso Social avaliou 5.570 municípios brasileiros com base em indicadores sociais e ambientais
O estado de São Paulo tem 11 das 20 cidades com melhores condições de vida do Brasil, segundo levantamento do Instituto Imazon. Gavião Peixoto, com 4,8 mil habitantes e 307 quilômetros distante da capital paulista, lidera o ranking como a cidade com melhor qualidade de vida do país. Ao todo, foram avaliados todos os 5.570 municípios do país.
O cálculo é feito pelo Índice de Progresso Social (IPS), que mede e classifica a qualidade de vida com base em 57 indicadores sociais e ambientais. As informações vêm de fontes públicas como DataSUS, IBGE, Inep e MapBiomas.
Entre as 20 melhores cidades com maior pontuação, 11 são paulistas. O pódium, inclusive, é protagonizado por São Paulo: Gavião Peixoto (73,10), Jundiaí (71,80) e Osvaldo Cruz (71,76). Confira a lista das 20 melhores cidades do Brasil:
- Gavião Peixoto (SP) — 73,10
- Jundiaí (SP) — 71,80
- Osvaldo Cruz (SP) — 71,76
- Pompéia (SP) — 71,76
- Curitiba (PR) — 71,29
- Nova Lima (MG) — 71,22
- Gabriel Monteiro (SP) — 71,16
- Cornélio Procópio (PR) — 71,16
- Luzerna (SC) — 71,10
- Itupeva (SP) — 71,08
- Rafard (SP) — 71,08
- Presidente Lucena (RS) — 71,05
- Adamantina (SP) — 70,97
- Maringá (PR) — 70,87
- Alto Alegre (RS) — 70,86
- Ribeirão Preto (SP) — 70,80
- Brasília (DF) — 70,73
- Barra Bonita (SP) — 70,71
- Araraquara (SP) — 70,70
- Águas de São Pedro (SP) — 70,66
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Últimos dias para a inscrição no programa Friboi Desenvolve, da JBS, para formação de jovens lideranças no interior de SP
Iniciativa foca em recém-formados para ocupar cargos de supervisão em atividades relacionadas à produção e manutenção; vagas abertas em Lins e Barretos
Recém-formados têm até o dia 22 de maio para se inscrever no programa Friboi Desenvolve, da JBS. A iniciativa é voltada à formação de primeira liderança nas áreas de produção e manutenção industrial da marca. No estado de São Paulo, são quatro oportunidades distribuídas nas unidades de Lins e Barretos. As inscrições podem ser feitas online no portal de carreiras da JBS neste link: https://friboidesenvolve.gupy.io/.
O programa oferece 62 vagas distribuídas em diversas fábricas pelo país e é voltado a profissionais com até dois anos de formados em curso superior. Além de São Paulo, há ainda oportunidades nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rondônia.
Os participantes do programa terão uma jornada de desenvolvimento com duração total de 18 meses, composta de 12 meses de aprendizado na prática, seguidos por seis meses de supervisão compartilhada, com a possibilidade de efetivação dos participantes em posições de liderança após conclusão do ciclo.
LEIA TAMBÉM:
A estrutura de capacitação utiliza a metodologia de aprendizado 70-20-10. Nesse modelo, 70% do conhecimento é obtido por meio de vivência prática e job rotation, 20% via aprendizado social e troca de experiências com equipes e diretores, e 10% por meio de treinamentos estruturados e workshops.
Para as vagas de produção, o foco está nos graduados em Engenharia (Alimentos, Agronômica ou Produção), Zootecnia, Medicina Veterinária e Gestão Industrial. Para a área de manutenção, as oportunidades contemplam formados em Engenharia Eletricista, Mecânica, Mecatrônica, Química, Automação ou Manutenção Industrial.
“Nosso compromisso com o desenvolvimento de pessoas é o principal diferencial competitivo do negócio. Buscamos acelerar talentos com alto potencial, preparando líderes capazes de atuar com excelência e contribuir de forma sustentável para o futuro da organização”, afirma Wanderson Costa, Diretor de RH da Friboi.
O setor de proteína animal no Brasil mantém um papel central na balança comercial e na criação de empregos qualificados. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o setor de alimentos oferece 10,6 milhões de postos de trabalho, o equivalente a 10,3% de toda a força de trabalho no país. O programa Friboi Desenvolve foi criado para atender essa demanda ao preparar profissionais para atuar em cenários em transformação e ritmo acelerado.
O processo seletivo é composto de seis etapas, incluindo testes, avaliações técnicas de resolução de problemas de produção ou diagnóstico de manutenção, e entrevistas com comitês locais e corporativos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 22 de maio de 2026 diretamente no portal de carreiras da JBS neste link: https://friboidesenvolve.gupy.io/.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
9º Conexidades promove adesão de municípios ao ranking internacional de sustentabilidade Green City
Dirigentes indonésios da Universitas Indonesia apresentam visão global sobre sustentabilidade urbana durante o evento.
O 9º Conexidades trará uma novidade em sua programação, ampliando o diálogo entre gestão pública e sustentabilidade em escala global. Pela primeira vez, o evento sediará a adesão de municípios brasileiros ao Green City, um ranking internacional que avalia práticas sustentáveis em cidades a partir de critérios alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A ação conecta gestores públicos diretamente aos responsáveis pelo ranking, desenvolvido pela Universitas Indonesia, e ganha força com a parceria da Universidade de São Paulo. A USP é atualmente a única instituição acadêmica brasileira entre as 100 melhores do ranking global, ocupando a quinta posição, o que reforça a relevância técnica da iniciativa dentro do evento.
LEIA TAMBÉM:
O Green City é uma evolução do UI GreenMetric, criado em 2010 para avaliar o impacto ambiental de instituições de ensino superior. A metodologia considera indicadores como infraestrutura, energia, gestão de resíduos, uso da água, mobilidade e educação ambiental. Com a expansão para o UI GreenCityMetric, o modelo passa a contemplar também municípios, promovendo uma leitura estruturada da sustentabilidade urbana.
A superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patrícia Iglecias, que acompanha a evolução do ranking, destaca a importância desse movimento. “A ideia do Green City é trabalhar temas de sustentabilidade nas cidades e incentivá-las cada vez mais”.
A especialista destaca ainda que a participação no ranking vai além de uma classificação. Segundo Patrícia, ao integrar o sistema, as cidades passam a fazer parte de uma rede global de troca de experiências, o que contribui para acelerar soluções e aprimorar práticas alinhadas aos desafios contemporâneos da sustentabilidade.
Durante o Conexidades, que acontece de 15 a 19 de junho em Campos do Jordão, os gestores públicos terão a oportunidade de realizar a adesão de seus municípios diretamente com os representantes internacionais do ranking, criando um ambiente de interação entre academia, organismos internacionais e lideranças municipais. A expectativa é que a novidade estimule uma cultura de monitoramento contínuo e transparência na gestão ambiental.
Sobre o Conexidades
O Conexidades é considerado o maior encontro nacional de parceiros públicos e privados voltado à gestão pública e ao desenvolvimento dos municípios. Realizado pela Multiplicidades, em parceria com a UVESP, reúne autoridades, especialistas e lideranças para debater soluções inovadoras e eficientes para a gestão pública. Com foco em temas como governança, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento regional, o evento promove a troca de experiências e a construção de parcerias.
Itinerante, o Conexidades já passou por cidades como Ubatuba, São Carlos, Olímpia, São Sebastião e Holambra. Agora, em sua 9ª edição, o encontro reafirma seu compromisso com a modernização da gestão pública e a busca por soluções alinhadas aos desafios contemporâneos, consolidando-se como uma plataforma estratégica para o desenvolvimento regional e nacional.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas em: conexidades.com.br
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
2ª etapa do Paulista de Fórmula Vee tem disputas intensas em Interlagos
Levi Simões venceu na geral e na Master, enquanto o estreante Filipe Vriesman triunfou na Light e Marcelo Médici garantiu vitória na Super
A segunda etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee 2026, disputada na última sexta-feira, 17, e no domingo, 19, no tradicional Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, foi marcada por disputas intensas dentro da pista. Na categoria Light, a vitória ficou com Filipe Vriesman #1, enquanto Marcelo Médici #33 levou a melhor na Super, conquistando seu primeiro pódio na classificação geral. Já Levi Simões #44 foi o grande destaque da etapa ao conquistar a vitória na geral e também na categoria Master, consolidando um desempenho dominante.
Na primeira prova, na sexta-feira, 17, os destaques foram Médici e Simões, que se revezaram na liderança da prova a partir da volta 4, além do estreante Filipe Vriesman, que fez corrida de recuperação após problemas na tomada de tempo e já estava em 4º, na mesma volta. Por fim, Médici superou Simões cruzando em primeiro por milésimos, com Simões em segundo, Vriesman em terceiro, Wellington Godoy #23, em quarto, e Davi Osachuki #35 fechando o top 5.
Na corrida 2, no domingo, 19, Médici teve problemas na classificação, enquanto Simões abriu vantagem desde a largada. Vriesman fez outra boa prova de recuperação, largando do fim do grid, mas chegando à segunda posição na quarta volta. Médici também escalou e já se encontrava no top 5, na volta 7, superando Vriesman na 10ª volta. Levi Simões foi o vencedor, com Médici em segundo, Vriesman em terceiro, Godoy em quarto e Gabriel Andrade #99 em quinto.
Lounge
Para relaxar nos intervalos das corridas, pilotos e convidados desfrutaram de um lounge confortável mais uma vez, com café da manhã e da tarde oferecidos pela Rede Sacolão e degustação de cerveja IPA Zero da Cervejaria Campinas.
A novidade da etapa foi o oferecimento de acupuntura aos pilotos, com apoio da Liga Acadêmica de Acupunturiatria. “Esse final de semana teve uma exigência física muito grande, fui para a pista diversas vezes, cheguei com muita dor e sem força na mão. E depois do tratamento com acupuntura eu consegui correr até o final e ir para o pódio. Esse tratamento foi imprescindível”, comentou o piloto Gabriel Andrade.
E, para aqueles que não abrem mão da adrenalina, o simulador Automobilista 2 garantiu a diversão no espaço, com carros da Fórmula Vee atualizados e fiéis às configurações reais da modalidade no Paulista, com os apoios da Extreme e Logitech G.
Próximos desafios
A programação da temporada 2026 da FVee continua neste fim de semana, entre os dias 24 e 26 de abril. A agenda começa na sexta-feira, com treinos livres abertos e o Super Curso de Pilotagem, voltados a iniciantes e pilotos com alguma experiência previamente inscritos. No sábado (25), as atividades e corridas da 2ª etapa da Copa FVee-ECPA, em Piracicaba (SP), enquanto o domingo será dedicado à FVee Open, campeonato voltado a estreantes, e ao Desafio AMIKA, iniciativa que busca impulsionar novos talentos para a principal categoria do Campeonato Paulista de Fórmula Vee.
CLASSIFICAÇÃO FINAL APÓS A ETAPA2 – PAULISTA DE FÓRMULA VEE | Pontos
PRO (Geral)
1º Levi Simões (SP) 104
2° Marcelo Médici (SP) 94
3° Oliver Paludo (USA) 79
4° Filipe Vriesman (PR) 70
5° Wellington Godoy (SP) 67
6° David D’amico (SP) 60
7° Gabriel Andrade (RJ) 60
8° Davi Osachuki (SC) 54
9° Guilherme Putnoki (SP) 54
10° André Crocci (SP) 54
SUPER (Intermediários)
1° Oliver Paludo (USA) 108
2° Marcelo Médici (SP) 104
3° Filipe Vriesman (PR) 80
4° Wellington Godoy (SP) 79
5° David D’amico (SP) 67
LIGHT (Iniciantes)
1° David D’amico (SP) 106
2° Filipe Vriesman (PR) 104
3° Gabriel Andrade (RJ) 86
4° Davi Osachuki (SC) 75
5° Jackson Brito (SP) 64
Master (40 anos +)
1° Levi Simões (SP) 112
2° Marcelo Médici 94
3° David D’amico (SP) 75
4° Vinícius Vilela (SP) 70
5° André Crocci (SP) 67
6° Cláudio Reina (SP) 30
Júnior (14 a 22 anos)
1º Filipe Vriesman (PR) 104
2° Oliver Paludo (USA) 94
3° Davi Osachuki (SC) 84
4° João Dante (SP) 70
5º Rafael Marques (MT) 52
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online4 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2038
-
Jaguariúna1 semana atrásPAT de Jaguariúna realiza mutirão de emprego nesta quarta
-
Amparo1 semana atrásDefesa Civil de Amparo participa de capacitação da Operação São Paulo sem Fogo
-
Holambra5 dias atrásServiços públicos em Holambra têm funcionamento alterado em função do feriado do padroeiro Divino Espírito Santo
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura anuncia novo mutirão de empregos em Artur Nogueira
-
Holambra1 semana atrásSaúde de Holambra alerta população para importância de verificar situação vacinal contra o sarampo
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura anuncia 2ª edição da Feira Pet em Artur Nogueira
-
Economia1 semana atrásRenner amplia presença no estado de São Paulo e inaugura nova loja em Paulínia


