Conecte-se conosco

Amparo

Em Amparo, Ipem-SP realizará verificação de radares

Publicados

em

Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP ), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo, fará verificação metrológica nesta segunda-feira, 05, a partir das 9h45, nos radares instalados nos seguintes endereços no município de Amparo, cidade localizada a 138 km da capital. Serão eles:

– Avenida Europa, nº 610;

– Avenida Europa, nº 791;

– Avenida Arlindo Fava, nº 131.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.    

LEIA TAMBÉM:

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.   

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.    

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.        

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Campinas.   

Em 2023, o Ipem-SP verificou 6.265 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. 

A verificação metrológica   
O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Veja:    

Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler.      

Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida.    

Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida.   

Em geral, os medidores são constituídos por:  

– Dispositivo de detecção, que identifica as distâncias necessárias para o cálculo da velocidade dos veículos.    

– Dispositivo de medição, constituído por micro processador e software que capta os dados do sistema de detecção e efetua o cálculo da velocidade.    

– Dispositivo de processamento, constituído por um processador e software dedicado ao controle do sistema.    

– Dispositivo de armazenamento, que registra e armazena os dados referente à medição.   

– Dispositivo de registro óptico, constituído por câmera fotográfica ou de vídeo capaz de identificar o veículo.  

Os medidores podem ser fixos, portáteis (tipo pistola), móveis (instalados em veículos em movimento) ou estáticos (sobre suporte que pode ser deslocado de um ponto para outro). No Estado de São Paulo é o Ipem-SP que fiscaliza todos esses instrumentos e verifica se apresentam medições corretas. A verificação dos instrumentos em operação é feita uma vez ao ano (verificação periódica), ou sempre que sofrem manutenção ou transferência de local de instalação (verificação eventual).  

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.    

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.     

Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Amparo

Ação Preventiva da Patrulha Maria da Penha será implantada nas Unidades de Saúde de Amparo

Publicados

em

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar, a Guarda Civil Municipal dará início a um novo projeto de ação preventiva nas Unidades de Saúde do município.

O trabalho será executado em parceria com as secretarias municipais de Políticas Públicas para Mulheres; Saúde e Segurança, Defesa Civil e Trânsito.

O objetivo é ampliar a conscientização da população sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, além de divulgar os canais de denúncia e os serviços de apoio disponíveis na cidade.

LEIA TAMBÉM:

Durante as ações, será afixado um cartaz informativo nas unidades, destacando os cinco tipos de violência doméstica mais comuns, bem como os canais de ajuda. A equipe da Patrulha Maria da Penha estará presente para dialogar com os profissionais da saúde, pacientes e comunidade, esclarecendo dúvidas e fortalecendo a rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Essa ação demonstra o compromisso da prefeitura de Amparo com a promoção da segurança, da dignidade e do respeito às mulheres, atuando de forma articulada com os órgãos da rede de atendimento e proteção do município.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Eventos de saúde e bem-estar comemoram dois anos de ação do Centro de Saúde da Mulher em Amparo

Publicados

em

Na próxima semana, a Prefeitura de Amparo realiza ações de saúde e bem-estar em comemoração aos dois anos de atendimento do Centro de Saúde da Mulher “Beatriz Galvão de Campos Cintra”.

As atividades, preparadas pelas secretarias de Saúde e de Políticas Públicas para as Mulheres acontecem na terça e quarta-feira, 27 e 28.

LEIA TAMBÉM:

Na terça-feira, tem coleta de Papanicolau, visando a prevenção do câncer de útero. O serviço já pode ser agendado sem fila de espera pelo telefone 19-3807-2036.

Na quarta-feira, das 9h às 11h, o Centro de Saúde da Mulher terá ações de bem-estar, com automassagem com a profissional Claudia Gonçalez, contação de histórias para as crianças, com Arminda Riolo e música ao vivo.

O Centro de Saúde da Mulher está localizado na localizado na Rua Prefeito Gustavo Vasconcelos, 137, no Centro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Amparo

Sábado tem vacinação na Unidade de Saúde do Centro de Amparo

Publicados

em

O sábado, 24, será de Multivacinação da Unidade de Saúde do Centro, ao lado da GCM – Guarda Civil Municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe atenderá todos os públicos, com prioridade para crianças que estejam com vacinas atrasadas. As vacinas serão aplicadas das 8 às 15h.

LEIA TAMBÉM:

As secretarias municipais de Saúde e de Educação estão em trabalho conjunto, conferindo carteirinhas e informando os pais, quando há alguma imunização em atraso. Com autorização dos pais, a equipe pode ir até a unidade escolar.

Desde segunda-feira, 19, está disponível, para todos os grupos, a vacinação contra a Influenza. Conforme o Informe Técnico de 2025, a vacinação deve priorizar gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais, como doenças respiratórias, diabetes, imunossupressão e obesidade mórbida.

A oferta da vacina para a população em geral busca ampliar os benefícios da imunização, reduzir os atendimentos ambulatoriais e as internações, principalmente no período de maior circulação do vírus.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias