Conecte-se conosco

São Paulo

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Valinhos reúne 25 prefeituras

Publicados

em

Evento compartilha soluções tecnológicas para os serviços públicos e reconhece 11 Prefeitos Inovadores

Soluções para melhorar o atendimento na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram tratadas por prefeitos, gestores e servidores de 25 municípios que participaram, nesta quinta-feira, 18, do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Valinhos, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Valinhos.

O evento, no Senai Valinhos, mostrou como os governos municipais estão investindo na transformação digital dos serviços públicos. “Não se pode mais pensar numa administração analógica porque se antes aqueles prefeitos e gestores que não entendiam muito a necessidade da tecnologia passaram a ser cobrados. O importante é tornar o serviço mais eficaz”, disse o diretor da RCD, José Marinho.

LEIA TAMBÉM:

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, destacou a importância de se fazer gestão através de indicadores. Ela também enalteceu o investimento em tecnologia na segurança pública do município de 130 mil habitantes.

Segundo a prefeita, a instalação de equipamentos aliada à integração de bancos de dados de órgãos de segurança federal e estadual contribuem para que a cidade esteja entre as 10 mais seguras do país. O projeto de monitoramento de Valinhos também rendeu à capitã Lucimara o reconhecimento como prefeita inovadora 2023 durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes nesta quinta. “Sabemos que somente o efetivo não soluciona o problema da segurança. Em toda a cidade estão sendo implementadas câmeras de monitoramento, antecipamos o cronograma de instalação”, afirmou a prefeita.

Além da capitã Lucimara, a Rede Cidade Digital certificou outros 10 prefeitos inovadores (confira a relação abaixo). Participaram também do Fórum os prefeitos de Itatiba, Thomás Antonio Capeletto de Oliveira, de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar, e de Louveira, Estanislau Steck. Os secretários de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Paulínia, Danilo Barros, e de Tecnologia, Inovação e Projetos de Pindamonhangaba, Danilo Velloso, a coordenadora do Programa de Cidades Inteligentes de Jaguariúna, Karina Florido Rodrigues, e o diretor do Departamento de Informatização de Campinas, Rogério Rodrigues Amarante, também mostraram como as cidades usam a tecnologia para melhorar os serviços prestados à população.

No evento, os gestores puderam conhecer ainda soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Aprova Digital, IGTECH, AX4B, Mitra Sistemas, Placarsoft, Softplan, Sonner, SMAR APD e Seusdados Educa.

Segurança nas escolas – A necessidade de reforçar a segurança nas escolas, uma das grandes preocupações de pais e professores diante de ataques ocorridos no país recentemente, também fez com que as cidades da região buscassem alternativas.

Conforme o prefeito de Itatiba, Thomás Antonio Capeletto de Oliveira, todas as escolas públicas da cidade contam com botão de emergência. “Hoje os botões estão em pleno funcionamento, é totalmente gratuito, georreferenciado com a guarda municipal. Cinco pessoas em cada uma das 95 escolas tem o botão. Acho que foi uma inciativa muito positiva”, ressaltou o prefeito.

O prefeito de Louveira, Estanislau Steck, também apresentou as inovações voltadas para um governo mais digital e eficiente. O destaque é o cartão cidadão online do município, que segundo ele, tornou-se uma importante ferramenta na gestão da cidade, colocando o cidadão único dentro do atendimento público. “A gente usa indicadores para tomar decisão. Estamos correndo contra o tempo para otimizar recursos que possam ser aplicados em diversas áreas”, afirmou o prefeito.

Ele também citou a importância do cercamento eletrônico e o uso de câmeras com leitura de placas. Atualmente, Louveira está entre as 12 cidades mais seguras do Estado de São Paulo. “Estamos correndo atrás do que muitas já estão fazendo. Tecnologia não é frescura de prefeito para ganhar voto, nada disso, é necessidade, agilidade e dinheiro no caixa para melhorar o serviço”

Prefeitos Inovadores 2023 – Região de Campinas

MunicípioPrefeitoProjeto
VALINHOSLucimara GodoyCOI- CENTRO DE OPERAÇÕES E INTELIGÊNCIA
ITATIBAThomás Antonio Capeletto de OliveiraSISTEMA DE SEGURANÇA DIGITAL EM ESCOLAS
INDAIATUBANilson Alcides GasparPROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL
AMERICANAChico SardelliPROGRAMA ESCOLA SEGURA
SUMARÉLuiz Alfredo DalbenADESÃO DE SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: TELECARDIO IA
PAULÍNIAEdnilson CazellatoAPLICATIVO BOTÃO DO PÂNICO PARA IDOSOS
LOUVEIRAEstanislau SteckADESÃO DE SISTEMA PARA GESTÃO INTEGRADA DAS SECRETARIAS
CAMPINASDário Jorge Giolo SaadiIMPLEMENTAÇÃO DE SOLUÇÕES EM NUVEM
JAGUARIÚNAGustavo ReisINSTALAÇÃO DE LED NO MUNICÍPIO
HOLAMBRAFernando Henrique CapatoSISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO
PINDAMONHANGABAIsael DominguesAPLICATIVO NOVO TURISMO PINDA

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

São Paulo

Ouro, prata e bronze: 19,9 mil estudantes da região Campinas são medalhistas da primeira edição da Olimpíada de Matemática de SP

Publicados

em

Lista de vencedores da Omasp foi anunciada nesta sexta-feira, 17; mais de 127 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram premiados em todo Estado

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou nesta sexta-feira, 17, a lista final de estudantes medalhistas da primeira edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo, a Omasp. Mais de 127 mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio em todo Estado garantiram a premiação.

Na região de Campinas são 19,9 mil medalhistas, sendo 2.454 com medalhas de ouro, 5.576 de prata e 11,8 mil de bronze.

Cada escola tem acesso à lista de alunos medalhistas. Entre junho e julho, cada uma das 91 diretorias regionais de ensino organizará a premiação em espaços destinados a centenas ou milhares de alunos.

LEIA TAMBÉM:

O objetivo da competição organizada pela Seduc-SP é identificar estudantes de matemática que são destaques em todas as regiões do estado e torná-los referência de sucesso no ensino-aprendizagem em suas comunidades.

Por isso, de acordo com as regras da Omasp, todas as 644 cidades de São Paulo com unidades da rede pública estadual têm ao menos um medalhista. Entre as escolas, das 4.225 unidades que participaram da primeira Prova Paulista do ano, a avaliação bimestral da Seduc-SP, apenas 29 em toda a rede não contam com alunos premiados.

Além dos eventos para a entrega de medalhas, para o segundo semestre, está prevista a terceira e última etapa da Omasp, com aprofundamento do ensino de matemática e preparação para a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), iniciativas voltadas aos medalhistas de ouro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Corteva Agriscience inaugura novo laboratório para atender a agricultura do Brasil e da América Latina

Publicados

em

A Corteva Agriscience inaugura nesta quarta-feira, 15, às 10h, um novo laboratório em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Integrado de Campo para Proteção de Cultivo e Biotecnologia, em Mogi Mirim. A unidade fica localizada na Rodovia Engenheiro João Tosello, 71, e este novo laboratório vai realizar pesquisas nas áreas de biotecnologia (sementes), proteção de cultivos e biológicos e atender às necessidades dos agricultores do Brasil e América Latina. 

Serviço:
Inauguração novo laboratório Centro de Pesquisa Corteva em Mogi Mirim
Data: 
quarta-feira, 15
Horário: 10h
Local: Unidade da Corteva Agriscience em Mogi Mirim
Endereço: Rodovia Engenheiro João Tosello, 71 – Mogi Mirim

Sobre o Centro de Pesquisa Mogi Mirim
O Centro de Pesquisa da Corteva Agriscience, é um dos 10 espaços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da empresa no Brasil. Os centros são dedicados à P&D de novos produtos para atender às necessidades locais dos agricultores em sementes e biotecnologias, além de soluções em proteção de cultivos para diversas culturas, incluindo biológicos. O novo lab é multidisciplinar, o que quer dizer que está preparado para atender pesquisas nas áreas de biotecnologia (sementes), proteção de cultivo e biológicos, para demandas da agricultura brasileira e de outros países da América Latina. Toda a estrutura é para a Corteva oferecer soluções inovadoras para que os produtores possam maximizar sua produtividade e rentabilidade, com foco no futuro sustentável do agronegócio.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Democratização da cultura: “Oficinas da Villa” apresenta espetáculo gratuito no dia 11 de maio

Publicados

em

Jovens do projeto cultural farão apresentação na Brasilândia unindo música, ballet e capoeira

O projeto cultural “Oficinas da Villa” tem encerramento na cidade de São Paulo neste sábado, 11, com a apresentação do espetáculo “Encanto do Boi – Tradição e Alegria”, que será realizado na Brasilândia, no endereço da Av. General Penha Brasil, 2508, às 15h, com entrada aberta e gratuita ao público em geral.

Em São Paulo, as aulas foram iniciadas em maio de 2023, às segundas, terças e quartas-feiras, na Escola Estadual Assis José Ambrósio, no Jardim Peri. No primeiro ciclo, os alunos receberam formação teórica básica em cada uma das três modalidades e nos últimos meses colocaram os estudos em prática com foco na apresentação final, que unirá números de ballet, capoeira e música em um espetáculo especial que marcará o encerramento da primeira edição do projeto na capital paulista.

LEIA TAMBÉM:

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Oficinas da Villa” é realizado pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Teleperformance e produção da AH7 Gestão Cultural em parceria com a Villa 7 Produções Culturais, especializadas em gestão de cultura para organizações dos mais diversos segmentos por todo o país.

“O maior objetivo do projeto é a democratização do acesso à arte através da execução de oficinas, aulas, ensaios e apresentações com a participação de crianças e adolescentes de baixa renda, estudantes da rede pública de ensino do município selecionados com o intuito de terem a oportunidade de socialização, criação artística e desenvolvimento de percepção e sensibilidade que são restritas muitas vezes apenas às camadas mais privilegiadas da sociedade”, explica Anderson Horácio, gestor da AH7 Gestão Cultural que responde pela produção do projeto.

Com foco também na inclusão, os locais onde ocorreram as apresentações artísticas foram, obrigatoriamente, dotados de toda a estrutura de acessibilidade necessária para atender às pessoas com deficiência, como rampas de acesso, banheiros especiais, impressos com descritivos em braile, intérprete de libras, etc.

“Convidamos todos a prestigiarem nossos alunos neste espetáculo que irá encantar e emocionar o público, mostrando a força e a potência que a cultura tem de mudar a vida e a percepção das pessoas sobre o mundo e a realidade que nos cerca”, finaliza Horácio.

Sobre a Teleperformance: A Teleperformance, líder mundial em serviços empresariais digitalmente integrados, atua como uma parceira estratégica para as maiores marcas do mundo em diversos setores. Oferece um modelo de serviços de suporte One Office, que combina três famílias de soluções amplas e de alto valor: gerenciamento da experiência do cliente, serviços de back-office, e serviços de inteligência de processos de negócios. Essas soluções digitais de ponta a ponta garantem uma interação bem-sucedida com o cliente e processos otimizados, ancorados em uma abordagem única e abrangente de alta tecnologia e personalizados. A Teleperformance no Brasil possui 28.000 colaboradores, com presença em 23 Estados e mais de 300 cidades do país. No mundo são mais de 410.000 colaboradores do Grupo, localizados em 91 países, que suportam bilhões de conexões todos os anos em mais de 300 idiomas e mais de 170 mercados em um compromisso compartilhado com a excelência como parte do processo “Simpler, Faster, Safer”. Essa missão é sustentada pelo uso de soluções tecnológicas confiáveis, flexíveis, inteligentes e pelo cumprimento dos mais altos padrões de segurança e qualidade do setor, baseados na excelência em Responsabilidade Social Corporativa.

Sobre a Villa7 Cultura: Com experiência de uma década no desenvolvimento de projetos culturais, a Villa 7 Cultura cria projetos assertivos, direcionados e personalizados para empresas que desejam promover a sinergia entre sua missão, visão e valores com as necessidades (reais) da comunidade que os recebe. A partir do comprometimento necessário para condução dos projetos de maneira ágil e singular com transparência e boa utilização dos recursos, a Villa 7 estreita laços com ONGs, instituições e artistas, trabalhando árdua e intensivamente para levar o melhor conteúdo para plateias mais do que especiais.

Sobre a AH7 Gestão Cultural: A AH7 Gestão Cultural atua para democratizar o acesso à arte e cultura para cocriar o futuro desejável para todos. Nascida em 2014, a AH7 tem a responsabilidade de gerir aquilo que é subjetivo, impalpável e simbólico de forma objetiva e organizada, sem riscos de interferência no processo criativo, sintonizando ideias e potencializando os resultados das ações pleiteadas.

Serviço
Encerramento da 1ª edição do Projeto ‘Oficinas da Villa’ em São Paulo – Espetáculo “Encanto do Boi – Tradição e Alegria”
Data: 11 de maio
Horário: 15h
Local: Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia – São Paulo.
Entrada gratuita

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias