Conecte-se conosco

São Paulo

Espetáculo online “Era Uma Vez Nos Contos de Fadas” chega a Mogi Guaçu para falar sobre a falta da água

Publicados

em

Governo do Estado de São Paulo traz espetáculo teatral gratuito online à toda população

Dá para imaginar diferentes personagens dos clássicos contos de fadas, todos juntos, numa mesma história, falando sobre a questão da falta da água e a importância de cuidar do meio ambiente? Pois é exatamente isso que o projeto teatral “Era Uma Vez nos Contos de Fadas” propõe ao público de Mogi Guaçu nos dias 07 às 10h e 08 às 14h, em duas sessões online e gratuitas para toda a população.

“Com a chegada da pandemia do Covid-19, tivemos que readaptar todos os projetos culturais que antes aconteciam presencialmente em escolas, instituições, entidades assistenciais e espaços públicos. Entendemos que a conscientização de temas tão importantes como esses – do cuidado com água e com o meio ambiente – não podem parar por conta da nova realidade que vivemos. Então, adaptamos o espetáculo, que agora será exibido online e poderá ser acessado por qualquer pessoa que entrar no link que será divulgado”, explica a diretora artística, Meire Moraes.

Para assistir à live basta acessar a página oficial do Era Uma Vez Nos Contos de Fadas no facebook ou através do site www.eraumaveznoscontosdefadas.com.br.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC) através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto chega a Mogi Guaçu, com patrocínio da Mahle, realização e organização de Patricia Henrique, Inova Esporte e Cultura, Perfectto

Projetos e Lumax Produções, e apoio da Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu
Mogi Guaçu é a primeira a receber a versão online do espetáculo, que antes da pandemia já havia percorrido cidades como Arujá, Jundiaí e Indaiatuba, encantando mais de 3 mil crianças.

“Nosso objetivo é criar,através da cultura, uma ação de educação ambiental que faz a conexão da arte com a sustentabilidade, utilizando conteúdos com foco no meio ambiente, promovendo conscientização e práticas que transformam. Agora, mais do que nunca, em virtude do período de seca que vivemos e da falta de chuva, torna-se urgente falar sobre a importância da água para nossa sobrevivência”, destaca a idealizadora do espetáculo, Patrícia Henrique.

Em 50 minutos de duração mesclando música e dança, o espetáculo teatral online “Era Uma Vez Nos Contos de Fadas” busca de forma lúdica mostrar a importância da preservação dos recursos naturais, incentivando ações necessárias para mantermos vivo o nosso meio ambiente. Levando ao palco personagens famosos dos contos clássicos, a peça teatral consegue tratar de temas importantes como a água e a união de todos na preservação do planeta.

Sinopse
Certo dia, algo inesperado acontece: a água de todos os vilarejos dos contos de fadas acaba e os personagens ficam desesperados, sem saber o motivo. Alguns deles começam a sumir de onde moram e aparecem numa floresta do mundo real: a Amazônia.

Sem entender nada e sem saber onde estão, encontram Mogi, um índio da floresta, que explica que eles foram escolhidos para defender a preservação da água, tanto nos contos de fadas, quanto no mundo real e, para isso, terão que decifrar as charadas que lhes serão entregues. Desta maneira, vão descobrir como preservar o meio ambiente, limpando o rio, reciclando lixos e impedindo que vilões acabem com a natureza.

Os personagens escolhidos são: Malévola, A Pequena Sereia Ariel, Capitão Gancho e Peter Pan. Depois de muitas brigas e desentendimentos, eles percebem que se não se unirem, não conseguirão ter a água de volta e nem voltar aos seus lares. É quando decidem, então, trabalhar juntos, pois a água é a fonte da vida e, sem ela, não poderão viver.

Sobre a Mahle
A MAHLE é um dos principais parceiros internacionais de desenvolvimento e fornecedor da indústria automotiva, além de pioneira na mobilidade para o futuro. O Grupo MAHLE está comprometido em tornar o transporte mais eficiente, mais ambientalmente correto e mais confortável por meio da otimização contínua do motor de combustão interna, voltando-se para o uso de combustíveis alternativos e lançando a fundação para a introdução global da mobilidade elétrica. O portfólio do grupo encaminha todas as questões essenciais relacionadas ao trem de força e tecnologia do ar condicionado – tanto para propulsores de combustão interna quanto para a mobilidade elétrica. Os produtos MAHLE estão instalados em pelo menos metade dos veículos em todo o mundo. Componentes e sistemas MAHLE também são usados fora da estrada – em aplicações estacionárias, máquinas móveis, transporte ferroviário e também em aplicações marítimas.

A empresa possui o Programa MAHLE de Responsabilidade Social que contempla várias iniciativas sociais, voltadas à educação, inclusão de jovens no mercado de trabalho, motivação e incentivo ao trabalho voluntário junto aos colaboradores e às comunidades.

Sobre Patrícia
Produtora cultural há mais de 10 anos, organizou e administrou vários eventos culturais e espetáculos teatrais, em todas as etapas de realização. Agora, realiza um sonho na produção do seu próprio projeto “Era Uma Vez Nos Contos de Fadas”.

Sobre a Inova Projetos
A INOVA PROJETOS é uma empresa especializada na consultoria de projetos culturais e esportivos, no desenvolvimento de políticas de patrocínios com incentivos fiscais buscando soluções inovadoras que façam da cultura e do esporte um negócio de sucesso. Nosso objetivo visa contribuir para o exercício da cidadania, da responsabilidade social e do desenvolvimento humano sustentável.

Sobre a Perfectto Projetos
A PERFECTTO PROJETOS é uma empresa especializada na gestão e produção de projetos esportivos e culturais através de mecanismos de incentivos fiscais, tendo realizado diversos projetos próprios e com parcerias de empresas culturais, grupos de teatro e ONGs. Os projetos abrangem desde a produção de eventos culturais de grande proporção de público em praças públicas, até a circulação de projetos em escolas públicas e entidades assistenciais.

SOBRE A LUMAX PRODUÇÕES

Empresa que desde 2009 desenvolve projetos culturais com temas educativos, usando o lúdico para melhor entendimento do público. Diversos de seus trabalhos se tornaram de grande interesse público, sendo contemplados com voto de louvor e moção de aplausos.

São Paulo

Nem Um Dia a Mais: movimento criado pelo Instituto Caminhos de Cura chama atenção para o tempo como parte do tratamento contra o câncer

Publicados

em

Iniciativa busca conscientizar a população sobre os direitos previstos nas Leis dos 30 e 60 dias e mobilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores e sociedade

Para quem enfrenta o câncer, o tempo tem outro valor. Uma espera por um exame, pelo resultado de uma investigação ou pelo início do tratamento pode representar uma preocupação que vai muito além da rotina de um atendimento de saúde. É a partir dessa realidade que nasce o Nem Um Dia a Mais, movimento do Instituto Caminhos de Cura que defende o cumprimento dos prazos previstos na legislação brasileira para o diagnóstico e o início do tratamento do câncer.

Com o conceito “Tempo também é tratamento”, o movimento parte de uma questão objetiva: os direitos já estão garantidos por lei, mas precisam acontecer, de fato, na jornada de quem enfrenta a doença.

A Lei nº 13.896/2019, conhecida como Lei dos 30 dias, estabelece que, diante de uma suspeita de câncer, os exames necessários para a confirmação do diagnóstico devem ser realizados em até 30 dias, mediante solicitação fundamentada do médico responsável. Já a Lei nº 12.732/2012 determina que o primeiro tratamento de pacientes com câncer no SUS deve começar em até 60 dias após o diagnóstico em laudo patológico, ou em prazo menor quando houver necessidade terapêutica registrada no prontuário.

LEIA TAMBÉM:

O Nem Um Dia a Mais nasce com a proposta de transformar informação em mobilização. O movimento não se apresenta como uma campanha restrita a um período do ano, mas como uma causa permanente, que pretende reunir pacientes oncológicos, familiares, profissionais da saúde, gestores, instituições e cidadãos em torno de um objetivo comum: contribuir para que os direitos previstos na legislação sejam efetivamente cumpridos.

A proposta é promover conscientização, identificar os principais gargalos que dificultam o cumprimento dos prazos, estimular o diálogo entre diferentes setores e contribuir para a construção de soluções.

“Tempo também é tratamento” é mais do que o conceito do movimento. É a ideia central que orienta sua atuação: respeitar o tempo de quem enfrenta o câncer significa também respeitar direitos, cuidar de pessoas e preservar sua dignidade.

A participação é aberta a todos. Pacientes e ex-pacientes oncológicos, familiares, profissionais da saúde, gestores e cidadãos que apoiam a causa podem fazer parte da comunidade do movimento.

Para conhecer o movimento e participar: www.nemumdiaamais.com.br

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Em Morungaba: Conselho de Habitação discute avanços do Plano Local de Habitação de Interesse Social

Publicados

em

Na manhã desta quarta-feira, 07, o prefeito Luis Fernando Miguel reuniu-se em seu gabinete com o Departamento de Obras e Urbanismo, integrantes do Conselho Municipal de Habitação de Morungaba (CMHM) e representantes técnicos do Grupo de Trabalho do Plano Local de Habitação de Interesse Social (GT-PLHIS), para uma devolutiva das atividades que estão sendo desenvolvidas, desde o mês de julho.

Durante a reunião, foi apresentado um balanço das atividades do GT-PLHIS, viabilizado por edital do Sistema Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), que abrangeu visitas técnicas dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISAL de Americana, elaboração de mapas e um diagnóstico geral do Município.  

LEIA TAMBÉM:

Entre as deliberações, ficou definida a realização de uma apresentação pública dos resultados, na Assembleia Geral Ordinária do CMHM, no dia 21 de outubro (quarta-feira), às 15h. A pauta incluiu ainda a discussão da minuta do Plano Municipal de Habitação, a estruturação do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FHIS) e do Conselho Gestor, além da regulamentação da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) no município.  

“O desenvolvimento de Morungaba se constrói com planejamento e visão de futuro: ao estruturarmos o Plano de Habitação, podemos garantir, além de moradia digna, mais qualidade de vida para as famílias, preservando nosso patrimônio natural e fazendo a cidade crescer com sustentabilidade”, explicou o prefeito Fernando.

Elaborado em parceria técnica com a AEAI, o PLHIS visa organizar o crescimento urbano, conter ocupações de risco e direcionar políticas públicas eficientes para a habitação popular em Morungaba, atendendo às diretrizes do Plano Diretor Municipal.

O encontro contou com a participação do diretor do Departamento de Obras e Urbanismo, o engenheiro civil Diogo Caldas, do arquiteto do departamento, Jean Pierre Crété, além da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba (AEAI) — representada pelo seu presidente, o engenheiro civil Nelson Mostaço e pelas arquitetas Ana Lucia Andretta Ambrosin e Luciene Cristina Trevizan — e da arquiteta Daniela Colin, do Coletivo Ponte.  

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

 Monte Alegre do Sul realiza plantio de mais 1.000 árvores

Publicados

em

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Prefeitura de Monte Alegre do Sul realizou, na segunda-feira, 21, o plantio de mais 1.000 mudas de árvores no bairro do Falcão. A ação foi desenvolvida pelas equipes dos Departamentos de Agricultura e Meio Ambiente e de Serviços Públicos.

As novas mudas se somam às 1.000 árvores plantadas anteriormente na área. Ao todo, já foram plantadas 2.000 mudas de espécies nativas, dentro de um total de 6.000 previstas.

O plantio integra as medidas de compensação ambiental necessárias para a liberação da operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro da Barra. A iniciativa contribui para a recuperação ambiental da área e para o cumprimento das exigências estabelecidas pelos órgãos competentes.

LEIA TAMBÉM:

A ação faz parte do processo de implantação do sistema de tratamento de esgoto do município, que proporcionará benefícios para a saúde pública, a preservação dos recursos hídricos e a qualidade de vida da população.

Com o plantio das espécies nativas, o município também avança nas ações de recuperação ambiental, contribuindo para a preservação da área e para o cumprimento das medidas necessárias à implantação e operação da ETE.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias