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Holambra

Prefeitura de Holambra orienta sobre procedimentos para solicitar poda ou supressão de árvores

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A Prefeitura de Holambra, por meio do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, possui um procedimento padrão a ser adotado pelos moradores que desejam solicitar a poda ou supressão de árvores localizadas em suas calçadas. O passo inicial é informar ao setor de protocolo da Prefeitura o serviço desejado por meio do e-mail [email protected] ou presencialmente, no Paço Municipal.

A partir da solicitação, um técnico do setor de meio ambiente se desloca até o endereço para avaliar as condições da árvore e, posteriormente, uma equipe do Departamento Municipal de Parques e Jardins é acionada para executar o tipo de serviço autorizado.

No caso de podas, há diversas técnicas aplicadas, de acordo com a finalidade: limpeza (segurança), reparo de danos, levantamento, equilíbrio ou rebaixamento de copa, condução, formação e raízes. Quando o problema envolve a rede elétrica, a concessionária de energia responsável deve ser acionada para primeiro atendimento por motivos de segurança. Posteriormente, equipes da Prefeitura realizarem a eventual supressão ou acabamento na poda.  

No caso das supressões, são realizadas por motivos como estado fitossanitário comprometedor (presença de parasitas ou condenada à morte), plantio em local inadequado (quando a árvore foi plantada no meio do calçamento, atrapalhando a acessibilidade dos pedestres, árvore inadequada para o local, espécies não recomendadas para plantio em calçadas), árvores localizadas em área a ser construída ou que está causando transtornos às edificações ou equipamentos urbanos, entre outros.

Podas e supressões em áreas públicas também só acontecem após avaliação de técnicos do meio ambiente. Desde o início do ano foram realizadas 109 supressões e 34 podas. O supervisor do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Silveira Anselmo, salientou que a supressão de árvores não significa uma diminuição na arborização do município: “É imperativo frisar que a Lei Municipal Complementar n° 170 prevê a obrigatoriedade da plantação de duas árvores para cada uma que é retirada. Caso o espaço na calçada não seja suficiente para o plantio de duas árvores quando há uma retirada, a árvore adicional é doada ao poder público para plantio no perímetro urbano”, explicou.

Plantio em calçadas

A Prefeitura desenvolveu uma cartilha onde disponibiliza a lista de espécies de árvores aptas para plantio em calçadas, disponível no site https://issuu.com/prefeituradeholambra/docs/cartilha-arboriza____o. Essa lista também está disponível na emissão da autorização da poda. Ainda no site da Prefeitura, o munícipe pode encontrar informações sobre o Espaço Árvore, um modelo que normatiza o plantio de árvores nas calçadas do município, permitindo livre circulação e espaço para que a árvore se desenvolva de maneira adequada, sem danificar o piso ao redor (https://www.holambra.sp.gov.br/departamento/8/agricultura-e-meio-ambiente.html). Mais informações através do telefone (19) 3802-8000, ramal 233.

Holambra

Serviços públicos em Holambra têm funcionamento alterado em função do feriado de Corpus Christi

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Serviços e espaços públicos de Holambra sofrerão alterações no funcionamento nos dias 19 e 20 de junho, em função do feriado nacional de Corpus Christi, na quinta-feira, e de ponto facultativo na sexta.

As Unidades Básicas de Saúde, a Academia da Saúde, o Centro de Atendimento Psicossocial, a Vigilância Ambiental, o consultório veterinário do Programa Meu Pet e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), terão as atividades paralisadas nestes dias. A Farmácia Municipal funcionará normalmente na sexta-feira (20) e não abrirá no feriado. A Policlínica e o Serviço de Ambulância (192) funcionarão normalmente, 24 horas por dia, sem qualquer interrupção, para atendimentos de urgência e emergência.

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O Paço Municipal, o Espaço do Empreendedor e a Biblioteca Municipal ficarão fechados nos dias 19 e 20. A retomada das atividades ocorrerá no dia 23 de junho, segunda-feira. O mesmo ocorre no Departamento de Promoção Social, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Salão da Terceira Idade, no Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT) e também nas creches e escolas municipais. O Conselho Tutelar atuará em sistema de plantão na quinta e na sexta-feira e também no sábado e domingo por meio do telefone (19) 99747-2269.Os ônibus do transporte público municipal  circularão em horário de domingo na quinta-feira (19) e funcionarão normalmente na sexta-feira (20).

A coleta de lixo doméstico será realizada como de costume. A de recicláveis será suspensa no feriado. Moradores dos condomínios Vila de Holanda, Palm Park e empresas no caminho do Antigo Aterro Municipal de Resíduos  devem guardar os itens para descarte no dia 26. O Ecoponto ficará aberto nos dias 20 e 21 de junho, como de costume, das 7h40 às 12h e entre 13h e 16h. O local ficará fechado em 19 de junho.


Confira o horário de funcionamento dos serviços e espaços públicos durante o feriado prolongado de Corpus Christi:

-Unidades Básicas de Saúde, Academia da Saúde, Centro de Atendimento Psicossocial,  Vigilância Ambiental, Consultório Veterinário do Programa Meu Pet e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – fechados em 19 e 20 de junho.

-Farmácia Municipal: funcionamento normal na sexta-feira. Fechada na quinta-feira, dia 19.

-Policlínica Municipal e Serviço de Ambulância: funcionamento normal para atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia.

-Paço Municipal, Biblioteca Municipal e Espaço do Empreendedor: atividades suspensas no feriado e no ponto facultativo.

-Creches e escolas municipais: atividades paralisadas nos dias 19 e 20 de junho.

-Departamento de Promoção Social, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Salão da Terceira Idade e Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT): fechados nos dias 19 e 20 de junho.

-Conselho Tutelar: sistema de plantão nos dias 19, 20, 21 e 22 de junho.

-Transporte público: os ônibus circulam normalmente na sexta-feira e em horário de domingo na quinta-feira, dia 19.

-Coleta de lixo doméstico: atendimento normal.

-Coleta de recicláveis: interrupção no dia 19 de junho.

-Ecoponto: fechado no dia 19. Funcionamento normal em 20 e 21 de junho.

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Holambra realiza Dia D de imunização contra a gripe e atualização da caderneta de vacinação em 15 de junho

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O Departamento Municipal de Saúde de Holambra irá realizar no domingo, 15 de junho, o Dia D de Vacinação contra a gripe e atualização da caderneta de vacinação para moradores a partir de 6 meses de idade. O atendimento irá ocorrer entre 8h e 15h nas unidades básicas do Santa Margarida e Imigrantes. 

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Wilma Gomes, para o atendimento é preciso apresentar documento com CPF, Cartão Cidadão e caderneta de vacinação. 

“Entendemos que muitas pessoas enfrentam uma rotina agitada durante a semana. Por isso, escolhemos o domingo  para que todos tenham a oportunidade de se proteger “, disse o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “A imunização é essencial para preservar o bem-estar de toda a comunidade. Vale reforçar que as vacinas são seguras e gratuitas.”  

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Iniciada 4ª edição da gincana Tampinha Legal

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Começou nesta segunda-feira, dia 26 de maio, a 4ª edição da Gincana Tampinha Legal, uma iniciativa que mobiliza escolas do município em uma ação solidária voltada à preservação do meio ambiente. Com o término previsto para o dia 14 de novembro, a iniciativa premiará os três estudantes da rede municipal e os três de outras instituições que mais coletarem tampinhas plásticas com um computador para o 1º lugar, um tablet para o 2º e um mini game console para o 3º.  

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Para participar, os alunos deverão levar à escola em que estudam tampas plásticas de embalagens de produtos como garrafas pet, shampoo, esmalte, detergente, desodorante, pasta de dente, tampinhas das caixas de leite e suco, separadas por cores, limpas e agrupadas por quilo. Todo o material recolhido será armazenado e direcionado para a equipe do Tampinha Legal, um programa socioambiental da indústria de transformação do plástico que repassa às entidades participantes recursos proporcionais aos itens arrecadados. A coleta de tampas plásticas, com geração de recursos destinada a entidades assistenciais, foi regulamentada pela Lei Municipal nº 965, de 12 de dezembro de 2019.

As entidades contempladas em nossa cidade serão a Associação Príncipe Bernardo e o Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho, o NAOTT, que promovem o bem-estar e a inclusão social na comunidade. 

“Com essa gincana, buscamos não apenas envolver as crianças e jovens em uma competição saudável, mas também formar uma consciência ambiental mais sólida e estimular práticas sustentáveis desde cedo. Além de reduzir o volume de resíduos descartados incorretamente nas ruas, a iniciativa ainda transforma solidariedade em ação concreta, beneficiando entidades que fazem a diferença em nossa cidade”, destacou o diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Mario Luiz Sitta.

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